You are on page 1of 21

TICA

NA ADMINISTRAO PBLICA

Adm. Herickson Rubim Rangel


15/10/09 Natal - RN

TIPOS
tica pessoal: refere-se ao individual a partir de uma conscincia ou carter. tica Pblica (ou social): a responsabilidade da sociedade como um todo pelo BEM COMUM. tica Profissional: agir a partir da atividade profissional. Especificada nos Cdigos Deontolgicos profissionais.

INTRODUO ADM. PBLICA


Administrao Pblica tem como principal objetivo o interesse pblico, seguindo os princpios constitucionais da legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficincia, ou seja, a gesto dos interesses pblicos, por meio de prestao de servios pblicos. A administrao pblica envolve a todos os membros da sociedade. Isso porque os atos do Poder Pblico alcanam aos indivduos em geral de alguma forma. No h quem no seja influenciado por atos da Administrao Pblica. Funo/cargo pblica deveria ser a conscientizao do que o esprito pblico com o qual todos os membros do Estado devem estar comprometidos. Isso nada mais do que faz-los saber que suas aes devem visar sempre e primeiramente ao benefcio da coletividade.

CORRUPO - RANKING*
CLASSIFICAO PAIS 1 Dinamarca Nova Zelndia Sucia 4 5 Cingapura Noruega NOTA 9,3 9,3 9,3 9,2 9,0

22
80 109 158 180

Chile
Brasil Argentina Venezuela Somlia

6,9
3,5 2,9 1,9 1,0

(*) A pontuao final vai de zero ( o nvel de corrupo mais alto) a 10 (sem corrupo aparente)

Fonte: ONG Transparncia Internacional, 2008.

PARA REFLETIR...
A corrupo aumenta medida que as pessoas relaxam ou relegam a participao poltica para um plano inferior de sua vida (Mike Davis). Quando uma pessoa comete um ato de corrupo e voc fica sabendo e nada faz, ao contrrio, aceita como algo natural ou inevitvel, nesse momento voc passa a ser totalmente permissvel corrupo(Jos Antonio Martins).

TICA - CONCEITOS
A tica (palavra originada diretamente do latim ethica, e indiretamente do grego, ethik) um ramo da filosofia, e um sub-ramo da axiologia, que estuda a natureza do que considerado adequado e moralmente correto.

Segundo CAPAIOLO, tica aquilo que julgamos ser certo.

Conduta tica fair play, jogo limpo, propagado pela Fifa

O caso do jogo entre Ajax e Cambuur Leeuwarden (Campeonato Holands)

PARA REFLETIR...

A grande corrupo e consequncia da pequena

PARA REFLETIR...
Se voc recebe um troco a maior, voc devolve? Se voc identifica um valor indevido no seu contra-cheque voc comunica ao RH?
Se voc acha um objeto perdido voc pega para voc?

PARA REFLETIR...

Jornal A Gazeta de 6/6/2009

Somos antiticos em graus diferentes.

PARA REFLETIR...
THOMAS HOBBES (sec. XVI/XVII) as pessoas so ms e preciso vigiar o comportamento a toda hora. Jean-Jacques ROUSSEAU (sec. XVIII) "O homem bom por natureza. a sociedade que o corrompe.

POR QUE AS PESSOAS AGEM DE MANEIRA ATICA?


ignorncia ambio presses superiores vnculos de amizade impunidade falta de preocupao do rgo com certos valores morais.

ETAPAS DA FORMAO DA CONSCINCIA MORAL


AUTONOMIA

Mobilizao interna Conscincia SOCIONOMIA Conduo de si Busca de aprovao HETERONOMIA de imagem.

ANOMIA

Algum determina regras(coero/imposio)

Ausncia de leis/ Agir por instinto

CONSTITUINTES DO CAMPO TICO


Conscincia de si e dos outros; Capacidade para controlar e orientar desejos, impulsos, tendncias e sentimentos; Ser responsvel(autor da ao); Avaliar efeitos e conseqncias sobre si e outros; Identificao da melhor forma de se viver, respeitando convivncia no espao de tempo que se vive;

TICA PESSOAL
Papelzinho

no cho lixo Sonzinho alto perturba Mau atendimento, falta de postura e descomprometimento com obrigaes de trabalho afetam os resultados e a imagem da organizao Desrespeito no trnsito crime Sentar em banco reservado para passageiros especiais e no dar lugar a quem precisa desrespeito Atraso de um minuto atraso

TICA PBLICA
Resgate de valores (honestidade, tolerncia, flexibilidade, integridade, humildade, coragem, profissionalismo...) Melhor atendimento ao pblico
No usar o cargo, suas condies ou informaes em favor de interesses privados

Promover o crescimento coletivo Busca da Justia Social Entendimento de que os atos individuais afetam o todo Melhoria da imagem do servio pblico Promoo da eficincia e qualidade

TICA PROFISSIONAL - PAPEL DO SERVIDOR Priorizar a necessidade do cidado Trajar adequadamente Saber guardar segredos No invadir a privacidade dos outros Ser Cordial Buscar informao sobre a tarefa e suas interaes Conhecer a atribuio do seu e dos demais departamentos/setores.

TICA PROFISSIONAL - PAPEL DO SERVIDOR Atender bem ao pblico interno e externo Evitar palavres e fofocas Ser pontual Desligar o celular em situaes ou lugares onde necessrio concentrao e ateno Aceitar presente Dedicao tarefa

CDIGOS DE TICAS EXISTENTES


Esfera Federal: Decreto n 1171/94Cdigo de tica Profissional do servidor Pblico Civil do Poder Executivo Federal; Esfera Estadual: Decreto n 1.595/2005Cdigo de tica dos servidores Civis dos Poder Executivo do Estado do Esprito Santo; Esfera Municipal: Lei n 2.994/82- Estatuto dos Servidores Pblicos do Municpio de Vitria.

OBRIGADO

hrrangel@ipamv.org.br

(27) 3324-9433 r/212

You might also like