You are on page 1of 17

A VIDA DE PLATO

Plato nasceu em 427 a.c.. Era filho de Perection e Arston, que deu ao filho, a quem chamou de Aristocles, a melhor educao que se poderia dar a algum naquela poca. Plato - palavra que se utilizava para designar homens com ombros largos - foi a alcunha que Aristocles adquiriu, ainda novo, por causa da sua constituio fsica. Plato no teve esposa, nem deixou filhos.

Plato, Escola de Atenas, de Rafael Sanzio. Palcio Apostlico, Vaticano

A VIDA DE PLATO
BUSTO DE PLATO

Plato , no s um dos maiores Filsofos de

todos os tempos, foi um dos maiores escritores da Histria da Humanidade. Deixou cerca de trinta

textos sob a forma de dilogo. Dilogos que no tm


Plato como protagonista. Na maioria, Scrates que aparece como figura principal e pensa-se que,

nos primeiros, Plato estar realmente a exprimir o


pensamento do mestre. Morreu em 347 a.C.

aproximadamente.

PENSAMENTO PLATNICO

Em linhas gerais, Plato desenvolveu a noo de que o homem est em contato permanente com dois tipos de realidade: a inteligvel e a sensvel. A primeira a realidade imutvel, igual a si mesma. A segunda so todas as coisas que nos afetam os sentidos, so realidades dependentes, mutveis e so imagens da realidade inteligvel. Tal concepo de Plato tambm conhecida por Teoria das Idias ou Teoria das Formas. Foi desenvolvida como hiptese no dilogo Fdon e constitui uma maneira de garantir a possibilidade do conhecimento e fornecer uma inteligibilidade relativa aos fenmenos.

Plato resolve esse problema com sua Teoria das Ideias. O que h de permanente em um objeto a Ideia; mais precisamente, a participao desse objeto na sua Ideia correspondente. E a mudana ocorre porque esse objeto no uma Idia, mas uma incompleta representao da Ideia desse objeto. No exemplo da rvore, o que faz com que ela seja ela mesma e seja uma rvore (e no outra coisa), a despeito de sua diferena daquilo que era quando mais jovem e de outras rvores de outras espcies (e mesmo das rvores da mesma espcie) a sua participao na Ideia de rvore; e sua mudana devese ao fato de ser uma plida representao da Ideia de rvore.

A REMINISCNCIA

Uma das condies para a indagao ou investigao acerca das Ideias que no estamos em estado de completa ignorncia sobre elas.

AMOR

No Simpsio (tambm conhecido como O Banquete), de Plato, Scrates revela que foi a sacerdotisa Diotima de Mantinea que o iniciou nos conhecimentos e na genealogia do amor. As ideias de Diotima esto na origem do conceito socrtico-platnico do amor.

CONHECIMENTO

Plato no buscava as verdadeiras essncias da forma fsica como buscavam Demcrito e seus seguidores. Sob a influncia de Scrates, ele buscava a verdade essencial das coisas. O conhecimento era o conhecimento do prprio homem, mas sempre ressaltando o homem no enquanto corpo, mas enquanto alma. O conhecimento contido na alma era a essncia daquilo que existia no mundo sensvel. Portanto, em Plato, tambm a tcnica e o mundo sensvel eram secundrios. A alma humana enquanto perfeita participa do mundo perfeito das ideias, porm este formalismo s reconhecvel na experincia sensvel. Tambm os conhecimentos tinha fins morais.

POLTICA

Plato achava um absurdo que homens com mais votos pudessem assumir cargos da mais alta importncia, pois nem sempre o mais votado o melhor preparado. Era preciso criar um mtodo para impedir que a corrupo e a incompetncia tomassem conta do poder pblico. "Os males no cessaro para os humanos antes que a raa dos puros e autnticos filsofos chegue ao poder, ou antes, que os chefes das cidades, por uma divina graa, ponham-se a filosofar verdadeiramente." (Plato, Carta Stima, 326b).

POLTICA

Todo o projeto poltico platnico foi traado a partir da convico de que a Cidade-Estado ideal deveria ser obrigatoriamente governada por algum dotado de uma rigorosa formao filosfica.

Plato acreditava que existiam trs espcies de virtudes baseadas na alma, que corresponderiam aos estamentos da plis:

A primeira virtude era a da sabedoria, deveria ser a cabea do Estado, ou seja, o governante, pois possui carter de ouro e utiliza a razo.

POLTICA

A segunda espcie de virtude a coragem, deveria ser o peito do Estado, isto , os soldados ou guardies da plis, pois sua alma de prata imbuda de vontade.

A terceira virtude, a temperana, que deveria ser o baixo-ventre do Estado, ou os trabalhadores, pois sua alma de bronze orienta-se pelo desejo das coisas sensveis.

O HOMEM E A ALMA

O homem para Plato era dividido em corpo e alma. O corpo era a matria e a alma era o imaterial e o divino que o homem possua. Enquanto o corpo est em constante mudana de aparncia, a alma no muda nunca. Desde quando nascemos, temos a alma perfeita, porm no sabemos. As verdades essenciais esto inscritas na alma eternamente, porm, ao nascermos, ns as esquecemos, pois a alma aprisionada no corpo.

O HOMEM E A ALMA
Para Plato a alma divida em trs partes:

Racional: cabea; esta tem que controlar as outras duas partes. Sua virtude a sabedoria ou prudncia. Irascvel: trax; parte da impetuosidade, sentimentos. Sua virtude a coragem. dos

Concupiscente: baixo ventre; apetite, desejo, mesmo carnal (sexual), ligado ao libido. Sua virtude a moderao ou temperana.

O HOMEM E A ALMA

Plato acreditava que a alma depois da morte reencarnava em outro corpo, mas a alma que se ocupava com a filosofia e com o Bem, esta era privilegiada com a morte do corpo. A ela era concedida o privilgio de passar o resto dos seus tempos em companhia dos deuses. Por meio da relao de sua alma com a Alma do Mundo, o homem tem acesso ao mundo das Ideias e aspira ao conhecimento e s ideias do Bem e da Justia. A ao do homem se restringe ao mundo material; no mundo das Ideias o homem no pode transformar nada. Pois o que perfeito, no pode ser mais perfeito.

AS OBRAS DE PLATO

A coleo das obras de Plato compreende trinta e cinco dilogos e um conjunto de treze cartas.

OS SEUS DILOGOS PODEM SER CONSIDERADOS DENTRO DE QUATRO PERODOS DISTINTOS:

Dilogos considerados de juventude ou socrticos, at cerca de 390 a.C. (antes da morte de Scrates). Dilogos ditos de transio. Dilogos de maturidade (escritos provavelmente entre 387 a.C. e 368 a.C.). Dilogos considerados de velhice.

SUAS OBRAS:

Hpias menor: trata do agir humano; Primeiro Alcibades: trata da doutrina socrtica do autoconhecimento; Segundo Alcibades: trata do conhecimento; Apologia de Scrates: relata o discurso de defesa de Scrates no tribunal de Atenas; Eutfron: trata dos conceitos de piedade e impiedade; Crton: trata da justia; Hpias maior: discusso esttica; Hiparco: ocupa-se com os conceitos de cobia e avidez; Laques: trata da coragem; Lsis: trata da amizade/amor; Crmides: dilogo tico; Protgoras: trata do conceito e natureza da virtude; Grgias: trata do verdadeiro filsofo em oposio aos sofistas; Mnon: trata do ensino da virtude e da rememorao (anamnese); Fdon: relata o julgamento e morte de Scrates e trata da imortalidade da alma; O Banquete: trata da origem, as diferentes manifestaes e o significado do amor sensual;

SUAS OBRAS:

Fedro: trata da retrica e do amor sensual; on: trata de poesia; Menxeno: elogio da morte no campo de batalha; Eutidemo: crtica aos sofistas;

Crtilo: trata da natureza dos nomes;


A Repblica: aborda vrios temas, mas todos subordinados questo central da justia; Parmnides: trata da ontologia. neste dilogo que o jovem Scrates, a personagem, defende a teoria das formas que duramente criticada por Parmnides; Teeteto: trata exclusivamente da Teoria do Conhecimento; Sofista: dilogo de carter ontolgico discute o problema da imagem, do falso e do no ser; Poltico: trata do perfil do homem poltico; Filebo: versa sobre o bom e o belo e como o homem pode viver melhor; Timeu: trata da origem do universo. Crtias: Plato narra aqui mito de Atlntida atravs de Crtias (seu av). um dilogo inacabado; Leis: aborda vrios temas da esfera poltica e jurdica. o ltimo (inacabado), mais longo e complexo dilogo de Plato; Epidmite Epstolas: Cartas (dentre as quais, somente a de nmero 7 (sete) considerada realmente autntica).

TETRALOGIAS:

H, na Antiguidade, duas classificaes das obras de Plato: a trilgica, de Aristfanes de Bizncio, e a tetralgica, de Trasilo. Segundo Dignes Larcio, as nove tetralogias so: I. Eutfron , Apologia de Scrates, Crton, Fdon II. Crtilo, Teeteto, Sofista, Poltico III. Parmnides, Filebo, Banquete, Fedro IV. Primeiro Alcibades (1), Segundo Alcibades (2), Hiparco (2), Os amantes. V. Theages (2), Carmides, Laques, Lsis VI. Eutidemo, Protgoras, Grgias, Mnon VII. Hpias (maior) (1), Hpias (menor),on, Menxenes VIII. Clitfon (1), A Repblica, Timeu, Crtias IX. Minos (2), Leis, Epnomis (2), Stima carta (1).

You might also like