You are on page 1of 15

Arte Grega

Arte Grega
Introduo: Enquanto a arte egpcia uma arte ligada ao esprito, a arte grega liga-se inteligncia, pois os seus reis no eram deuses, mas seres inteligentes e justos que se dedicavam ao bem-estar do povo. E mesmo seus deuses possuam virtudes e defeitos.

A arte grega volta-se para o gozo da vida presente hedonismo.


Contemplando a natureza, o artista se empolga pela vida e tenta, atravs da arte, exprimir suas manifestaes. Na sua constante busca da perfeio, o artista grego cria uma arte de elaborao intelectual em que predominam o ritmo, o equilbrio, a harmonia ideal.

Eles tinham como caractersticas: o racionalismo; amor pela beleza; interesse pelo homem, essa pequena criatura que a medida de todas as coisas; e a democracia.

As edificaes que despertaram maior interesse so os templos. A caracterstica mais evidente dos templos gregos a simetria entre o prtico de entrada e o dos fundos. O templo era construdo sobre uma base de trs degraus. O degrau mais elevado chamava-se estilbata e sobre ele eram erguidas as colunas. As colunas sustentavam um entablamento horizontal formado por trs partes: a arquitrave, o friso e a cornija. As colunas e entablamento eram construdos segundo os modelos da ordem drica, jnica e corntia. O fato de serem politestas e de acreditarem na semelhana entre deuses e homens, criou uma expresso religiosa singular no Mundo Grego, sendo que os templos dos mais variados deuses se espalharam por todas as cidades gregas. A utilizao de colunas de pedra uma das caractersticas marcantes da arquitetrua grega, sendo responsvel pelo aspecto monumental das construes.

A ordem drica foi a primeira e a mais simples das ordens arquitetnicas, sendo uma verso em pedra das peas de madeira. O estilo drico vem em primeiro lugar por uma razo muito simples: o drico foi um dos primeiros povos que dominaram a Grcia. Nessa ordem, a parte principal da coluna, ou fuste, repousa diretamente sobre o embasamento; o acabamento no alto da coluna, ou capitel, extremamente simples; a parte que assenta sobre os capitis, ou arquitrave, larga, macia, sem rebuscamentos.

Paternon de Atenas

A ordem drica traduz a forma do homem o masculino

-Os templos gregos eram sempre construdos sobre uma base de 3 degraus. - Simetria entre o prtico de entrada e dos fundos. - Totalmente em mrmore sc. V a.C.

ORDEM JNICA
Na ordem Jnica as propores so mais elegantes, ou seja, mais esbelto em suas relaes entre largura e altura. Essas propores ocorrem desde a mtrica das colunas e iro influenciar as dimenses finais da construo. Por isso seu aspecto mais delicado e de carter feminino, principalmente se comparado ao templo drico que possui propores mais pesadas.

Ao contrrio da coluna drica, a jnica no assenta diretamente sobre patamares, mas tem uma base - plinto - que assume diversas formas. A vantagem do plinto que todo o conjunto ganha maior leveza. O fuste, por sua vez, afina um pouquinho em direo ao capitel. A coluna elegante no s porque mais alta em relao ao dimetro (corresponde a at 9 vezes o dimetro, enquanto a drica no passa de 5 vezes e meia) mas tambm pelo fato de possuir maior nmero de caneluras - frisos verticais da coluna - de 24 a 44 (na drica so de 16 a 20). Alm disso, as caneluras jnicas no terminam em arestas vivas, mas so biseladas, ou seja, entre uma e outra h um pequeno risco, ajudando a coluna a parecer mais esquia. O capitel ornado com desenhos em espiral chamados volutas; entre o capitel e a coluna, feito uma gola trabalhada, h outro tipo de enfeite ovalado, o gorjal.

Templo de Atena Nik. Fins do sculo V a.C. Atenas. de certa forma a anttese do Partenon. Em seu tamanho diminuto, impem-se as formas do delicado jnico, a elegncia de suas colunas, o primoroso acabamento dos elementos arquitetnicos e de sua ornamentao escultrica.

A ordem jnica representa a graa e o feminino.

FIGURAS

FIGURAS

ORDEM CORNTIO
A ordem corntia apareceu no sculo IV a.C. e se caracterizou sobretudo pela forma do capitel. H uma lenda que explica a origem desse estilo. Diz a lenda que certa vez, uma bela jovem corntia fora enterrada em campo aberto; sua ama colocara

sobre o tmulo um cesto coberto de telhas, contendo objetos que a jovem mais queria.
Na primavera seguinte, brotaram no lugar alguns ps de acanto. encontrando os obstculos das telhas, as folhas dobraram-se, formando volutas incompletas. Inspirado nesse motivo - continua a lenda -, um arquiteto grego chamado Calmaco teria criado a

nova ordem. Na verdade, porm, o estilo conrntio parece ter sido importado do Egito,
onde j existiam templos cujos capitis eram decorados com motivos florais.

ORDEM CORNTIO
Tirando a forma do capitel, os demais elementos da ordem corntia so muito parecidos com os da jnica, como, por exemplo, o fuste estriado, a coluna

assentada numa base e a arquitrave dividida em trs partes. A coluna um pouco mais esguia: sua altura igual a at 11 vezes o dimetro. A ordem corntia, por sua prpria

natureza,

exigia

dos

escultores

muita

habilidade para ornamentarem os capitis com duas ou trs carreiras de folhas e volutas, estas ltimas se enrolando acima

das folhas.

FIGURAS

Coluna Drica

Coluna Jnica

Coluna Corntia

O que mais sobressai da Arquitetura grega :

A ordem (a que cada edifcio pertence);

A harmonia das suas propores: os edifcios no so excessivamente grandes; so construdos dimenso humana;

O equilbrio do conjunto apesar da natureza geomtrica da planta;

A delicadeza da decorao: presente no canelado das colunas, no adorno dos capitis, nos relevos dos frisos e do fronto, assim como na utilizao de cores garridas que do luz, brilho e alegria ao conjunto.

You might also like