You are on page 1of 8

CAP.

2 A CABEA BEM-FEITA
Segundo Montaigne: Mais vale uma cabea bem-feita que bem cheia, ou seja, no devemos acumular o saber e sim ser hbil para colocar e tratar os problemas e principalmente dispor de princpios organizadores para ligar os saberes e lhes dar sentido.

A aptido geral
A educao deve desenvolver a aptido natural da mente para que os discentes possam colocar e resolver os problemas estimulando assim o pleno emprego da inteligncia geral. Para que o aluno utilize-se dessa plena inteligncia geral ele deve ser curioso e para isso ele deve ser estimulado e no acorrentado intelectualmente pelas amarras da instruo. A inteligncia geral deve ser interligado ao mecanismo da dvida que faz o indivduo repensar o pensamento. Todo educador deve acima de tudo ser um bom filsofo estimulando os seus discentes para o desenvolvimento do esprito problematizador

A organizao dos conhecimentos


Segundo Morin devemos desenvolver a aptido para contextualizar e globalizar os saberes procurando as relaes de reciprocidade de cada fenmeno com seu contexto, com isso para pensar localizadamente, preciso pensar globalmente e vice-versa.

Um novo esprito cientfico


De acordo com Morin, segunda revoluo cientfica do sculo XX oferece atualmente a formao de uma cabea bem feita, pois propiciou desdobramentos que permitem a globalizao, a ligao e a contextualizao dos saberes. A revoluo trouxe consigo novas cincias transdisciplinares como a Ecologia, cincias da terra e Cosmologia que tem por objeto no um setor ou uma parcela, mas um sistema.

CAP. 3- A CONDIO HUMANA


A condio humana, o autor afirma que o estudo da condio humana depende da reflexo filosfica e das descries literrias (ponto de vista das cincias humanas) e tambm est sujeito s cincias naturais renovadas e reunidas (a Cosmologia, as cincias da Terra e a Ecologia). Segundo Morin todo o conhecimento para ser pertinente, deve contextualizar seu objeto, ou seja, Quem somos ns? inseparvel de Onde estamos, de onde viemos, para onde vamos? De acordo com o autor, paradoxalmente, as cincias humanas oferecem a mais fraca contribuio para o estudo da condio humana, pois esto fragmentadas e compartimentadas. Morin afirma que continua sendo fundamental a contribuio da cultura das humanidades para o estudo da condio humana, comeando pela linguagem que nos leva ao carter mais original da condio humana, pois nos distinguem da condio animal, no podemos nos esquecer da literatura, do romance, do filme, da poesia, das artes, msica, pintura, escultura, etc...

CAP. 4 - APRENDER A VIVER


Neste captulo o autor deixa claro que o educador deve ter cincia de que ensinar a viver necessita no s dos conhecimentos, mas tambm da transformao, em seu prprio ser mental, do conhecimento adquirido em sabedoria cientfica e da incorporao dessa sabedoria para toda a vida. Na educao segundo Morin devemos transformar as informaes em conhecimento e o conhecimento em saber cientfico e incorporar e saber para toda a vida. Morin denota ainda, que necessrio que a escola primria, desde o incio, tenha uma boa percepo, para que se construa no indivduo, uma traduo reconstrutora realizada pelo crebro, a partir de terminais sensoriais, e que nenhum conhecimento possa dispensar interpretao. Segundo o autor o aprendizado da vida deve dar conscincia de que a verdadeira vida no est tanto nas necessidades utilitrias(as quais ningum consegue escapar) mas na plenitude de si e na qualidade potica da existncia, porque viver exige, de cada um, lucidez e compreenso ao mesmo tempo, e, mais amplamente, a mobilizao de todas as aptides humanas.

CAP. 5 ENFRENTAR A INCERTEZA


Se no esperas o inesperado , no o encontrars HERCLITO

Enfrentar a Incerteza, diz respeito ao uso de estratgias para se atingir a conscincia das pessoas. Diz que uma estratgia traz em si a conscincia da incerteza que vai enfrentar e, por isso mesmo, encerra uma aposta. Devemos estar plenamente conscientes para no cairmos em uma falsa certeza. Foi a falsa certeza que sempre cegou os generais, os polticos, os empresrios, e os levou ao desastre.

Morin afirma tambm, que cada um deve estar plenamente consciente de que sua prpria vida uma aventura, mesmo quando se imagina encerrado em uma segurana burocrtica; Todo destino humano implica uma incerteza irredutvel, at na absoluta certeza, que a da morte, pois ignoramos a data. Cada um deve estar plenamente consciente de participar da aventura da humanidade, que se lanou no desconhecido em velocidade, de agora em diante, acelerada.

You might also like