You are on page 1of 19

AVALIAES QUANTITATIVAS I

Iluminamento Rudo

*Metodologias utilizadas pela ACSET Servios e Comrcio

ILUMINAMENTO
o

As medies dos nveis de iluminncia tem por objetivo avaliar a intensidade de luz em determinados ambientes de trabalho, a fim de evitar/minimizar riscos ocupacionais. Todo local que tem por caracterstica ser*coberto ou fechado, que ocorra atividades e/ou trnsito de funcionrios, devero ser avaliados.

*Para locais cobertos, considerar o tipo de local e como a iluminncia natural chega ao local, verificando assim, a sua necessidade de avaliao.

Os valores medidos nos locais de trabalho devero ser comparados com os valores constantes das tabelas de iluminncias por classe de tarefas visuais da NBR 5413.

PROCEDIMENTOS PARA INICIAR A AVALIAO

Verifique se a calibrao do aparelho no est vencida, junto ao certificado de calibrao do mesmo; Verifique a bateria antes de cada medio; Ligue o Luxmetro, pressionando a tecla power e em seguida configure a *escala que ir realizar a medio pressionando a tecla range; A superfcie da fotoclula deve ficar na horizontal; Antes das leituras a fotoclula deve ser exposta luz at que as mesmas estabilizem, o que geralmente acontece em 10 15 minutos.

*Configure a escala de acordo com a extenso e os nveis de luminosidade do local. Em locais de nveis de iluminamento muito baixos, configure para uma escala menor.

METODOLOGIA DE AVALIAO
o

A iluminncia deve ser medida no campo de trabalho, assim definido como a regio onde, para qualquer material nele situado, exigem-se condies de iluminncia apropriadas ao trabalho visual a ser realizado. Quando este no for definido, entende-se como tal o nvel referente a um plano horizontal a 0,75m do piso.

0,75 m

LOCAIS A SEREM AVALIADOS

LOCAIS A SEREM AVALIADOS

LOCAIS A SEREM AVALIADOS

MODELO DE PLANILHA DE AVALIAO

*Incidncia de Luz Natural

** Lmpadas Danificadas

*** Ausncia de Luz

RUDO

O rudo um dos principais agentes fsicos, presentes nos locais de trabalho. um dos maiores focos de ateno de quem se ocupa com estudo das condies laborais de trabalho. Os sons apresentam diversas variaes sonoras. Utiliza-se a escala logartmica decibel (dB)

RESPOSTAS DINMICAS

Os medidores de rudo apresentam padres de velocidades de respostas, de acordo com o tipo de rudo a ser medido e os objetivos da avaliao. A diferena deles est no tempo de integrao do sinal, ou constante de tempo.
Slow Resposta Lenta Avaliao ocupacional de rudos contnuos

ou intermitentes, avaliao de fontes estveis.

Fast Resposta Rpida Avaliao ocupacional legal de rudo de impacto ou nveis de conforto de uma vizinhana

CIRCUITOS DE PONDERAO

Circuito de ponderao A A "Curva A" faz com que o medidor perceba o som como ns ouvimos. O circuito de compensao A foi idealizado para tentar reproduzir as curvas de audibilidade humana. Por apresentar melhores correlaes com os testes subjetivos,tem sido o circuito de compensao mais utilizado para medio de rudo contnuo.

CIRCUITOS DE PONDERAO

Circuito de ponderao C A curva de ponderao "C" quase plana e foi incorporada aos medidores para a hiptese de necessidade de medir todo o som do ambiente (sem filtros), ou para avaliar a presena de sons de baixas freqncias. O circuito C o mais utilizado para medir rudos de impacto, tendo em vista que apresenta uma resposta mais linear.

PROCEDIMENTOS PARA INICIAR A AVALIAO

Verifique se a calibrao do aparelho no est vencida, junto ao certificado de calibrao do mesmo; Verifique a bateria antes de cada medio; Utilizar o medidor somente dentro das condies de umidade e temperatura especificados pelo fabricante; O uso do protetor de vento sobre o microfone sempre recomendvel a fim de evitar possveis interferncias da velocidade de ar e proteger o microfone contra poeira.

METODOLOGIA DE AVALIAO

*Os nveis de rudo contnuo devem ser

medidos com medidor de nvel de presso sonora na curva de equalizao "A" e com resposta lenta (slow). As leituras devem ser feitas prximas ao ouvido do trabalhador.

*Conforme NR 15

METODOLOGIA DE AVALIAO

Para os rudos de impacto (aqueles que apresentam picos de energia acstica com durao menor que 1 segundo), a medio deve ser feita na resposta rpida (fast) e ponderao na curva "C". Sempre devem ser realizadas vrias medies ( de 4 a 5, trabalhando - se com a mdia), com o medidor posicionado prximo ao ouvido do trabalhador.

*Conforme NR 15

PROCEDIMENTOS DE MEDIO

Caso se identifique que existe diferena significativa entre os nveis de presso sonora que atingem os ouvidos, a medio ser realizada do lado exposto ao maior nvel; O posicionamento do avaliador e sua conduta durante a avaliao no devem interferir no campo acstico ou nas condies de trabalho, para no prejudicar os resultados obtidos; O trabalhador que possa estar sendo avaliado deve ser informado do objetivo do trabalho e que a avaliao no deve interferir na sua rotina laboral. Durante a medio, o avaliador deve acompanhar os movimentos realizados pelo trabalhador, de forma a manter o microfone posicionado na zona auditiva.

MODELO DE PLANILHA DE AVALIAO

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

FUNDACENTRO Introduo Engenharia de Segurana do Trabalho ABNT Associao Brasileira de Normas Tcnicas Avaliao de Exposio Ocupacional ao Rudo NHO 01

Programa de Educao Continuada Agentes Fsicos

You might also like