You are on page 1of 14

CURSO DE BACHARELADO EM SISTEMAS DE INFORMAO

ESTATSTICA E PROBABILIDADE
Professora Ms. Carmen Simplcio Soares Arajo

A ESTATSTICA usada na indstria, nas empresas prestadoras de servios, nos departamentos administrados pelo governo, nas escolas, enfim, em diversas situaes.

SUAS UTILIDADES Descreve experimentos. Analisa componentes de solues. Fornece subsdios para planejamentos, tomadas de decises, formulao de solues.

DEFINIES DE ESTATTICA uma parte da Matemtica Aplicada que fornece mtodos para a coleta, organizao, descrio, anlise e interpretao de dados, e para a utilizao dos mesmos na tomada de decises.
Antonio Crespo

Exprime em nmeros as observaes varivel.

da

DEFINIES DE ESTATTICA
a tcnica que computa e numera os fatos e os indivduos suscetveis de serem enumerados ou medidos; coordena e classifica os dados obtidos com o objetivo de determinar suas causas, consequncias e tendncias.
Escotet

PARTES DA ESTATSTICA ESTATSTICA DESCRITIVA : (uma foto) coleta, organiza, apresenta, representa graficamente, descreve, analisa e interpreta os dados sem julg-los, a fim de torn-los mais manejveis e compreensveis. ESTATSTICA INFERENCIAL ou INDUTIVA: estuda as formas de se concluir algo sobre as populaes a partir de estudos com suas amostras. ESTATSTICA PROBABILSTICA: estuda fenmenos com resultados possveis, mas incertos.

CONCEITOS BSICOS DA ESTATSTICA


1. POPULAO ou UNIVERSO Conjunto de todos os indivduos que possuem ao menos uma caracterstica comum entre si e, nos quais, se deseja estudar um fenmeno. Classificao da populao: a) Finita quando possvel enumerar todos os elementos. Ex: Alunos de uma turma. b) Infinita quando no possvel enumerar todos os elementos. Ex: Alunos do pas Brasil.

CONCEITOS BSICOS DA ESTATSTICA 2. AMOSTRA Subconjunto da populao, selecionado por algum mtodo de amostragem, sobre o qual se coletam os dados para o estudo do fenmeno. Exemplos de amostras para a populao Alunos do Brasil: Amostra 1: Alunos de Alagoas; Amostra 2: Alunos de menor idade; Amostra 3: 4.569 alunos do sexo feminino; Amostra 4: todos os alunos da regio sudeste. OBS: a menor amostra possvel de uma populao a unidade amostral.

CONCEITOS BSICOS DA ESTATSTICA


3. INDIVDUO Cada um dos elementos que compe a populao ou a amostra. Os indivduos podem ser pessoas, objetos, acontecimentos, etc... Quando os indivduos so pessoas geralmente so denominados sujeitos. Ex: Numa amostra de 30 cadeiras, temos 30 indivduos. Numa amostra de alunos, temos 30 indivduos e cada indivduo um sujeito. 4. PARMETRO uma caracterstica numrica para toda uma populao. Ex: Numa populao de 30 pessoas, 15 so mopes. 50% um parmetro.

CONCEITOS BSICOS DA ESTATSTICA 5. ESTIMADOR ou ESTATSTICO uma caracterstica numrica para uma amostra. Ex: Uma amostra de 20 indivduos contm 5 mopes. 25% um estimador. 6. VARIVEL Conjunto de resultados fenmeno. (Crespo, Tiboni) possveis de um

Classificao da Varivel:

Critrio de classificao Metodolgicos

Classes de variveis Independentes. Dependentes. Intervenientes. Estmulo. Resposta. Intermedirias. Qualitativas Quantitativas Aleatrias Controladas

Terico-explicativo
Medio Controle

Classificao da Varivel Segundo o Critrio de Medio a) Varivel qualitativa: tem o valor expresso por qualidade: *a nominal tem o valor expresso por atributos excludentes. Ex: Cor dos olhos: castanho, azul. (ser uma cor exclui ser outra cor) *a ordinal tem o valor expresso por atributos em ordem ou sequncia. Ex: Preferncia de cor: castanho, verde, azul. verde, castanho, azul. (As sequncias possuem as mesmas cores mas se diferenciam pela posio que as corem ocupam)

Classificao da Varivel Segundo o Critrio de Medio b) Varivel quantitativa: tem o valor expresso por nmeros: * a discreta tem o valor expresso por um elemento de um conjunto enumervel. Ex: Nmero de livros: 0, 1, 2, 3, 4, ... * a contnua - assume qualquer valor entre dois limites, ou seja, num determinado intervalo. Ex: Altura: 1,2cm; 1,28cm; 1,284 cm Assim: a varivel contnua medida e a varivel discreta contada.

OUTROS EXEMPLOS: a) Fenmeno a ser estudado: Cor dos cabelos dos alunos de uma escola. Tipo de varivel: qualitativa nominal. Universo: os 200 alunos dessa escola. Amostra: 30 alunos de uma das sries da escola Outra amostra: 150 mulheres dessa escola. b) Fenmeno a ser estudado: Quantidade de quartos das residncias da cidade A. Varivel: nmero de quartos. Tipo de varivel: quantitativa discreta. Universo: total de residncias dessa cidade. Amostra: total de residncias da Rua X da cidade. Outra amostra. 40% das residncias dessa cidade. Mais uma amostra: 1345 residncias da cidade A.

c) Peas produzidas pela Gerdau. Varivel: comprimento do dimetro externo das peas. Tipo de varivel: quantitativa contnua. Outra varivel: qualidade das peas. Tipo da outra varivel: qualitativa nominal se mensurada como BOA, RUIM. qualitativa ordinal se mensurada como PSSIMA, REGULAR. Universo: 3000 peas produzidas ao dia por certa mquina. Amostra: 600 peas produzidas por essa mquina num determinado intervalo do dia. d) Esporte preferido. Tipo de varivel: qualitativa ordinal. Universo: 400 alunos do ensino mdio. Amostra: 180 alunos do 1 Ano.

OUTROS EXEMPLOS:

You might also like