You are on page 1of 11

Batismo o anncio pblico de uma experincia pessoal.

. um ato cristo de obedincia e um testemunho pblico do desejo do crente de se identificar com Cristo e segui-lo. Jesus nos deu seu exemplo e ordenou o ensino sobre o batismo. Joo Batista batizou Jesus no Rio Jordo, deixando-nos o exemplo para fazer o mesmo como uma afirmao pblica da nossa f. Da mesma forma, Jesus mandou que seus discpulos batizassem outros crentes (Mateus 28:19).
O batismo, atravs do qual morremos e renascemos em Cristo, oferta generosa da aceitao de Deus. A gua aponta para essa dupla realidade do batismo: gua mata, afoga, destri e tambm lava, refresca e d vida. Mas batismo no mgica. Batismo incio de uma caminhada! Lutero alertava que o "velho Ado", "velha Eva", nossa vontade de contrariar a Deus, no se deixa "afogar" facilmente na gua do batismo. Ele/a nada muito bem, dizia Lutero. Por isso, o nascer, o surgir do "novo Ado", da "nova Eva", de um novo ser humano em ns, deve ser uma busca permanente.

Ao mesmo tempo que ordena o batismo em nome do Pai, do Filho e do Esprito Santo (Mateus 28.19-20), Jesus afirma que preciso "ensinar a guardar todas as coisas". Ao sermos batizados somos integrados na comunidade crist. Na comunidade aprendemos a "guardar todas as coisas" que interessam para a vida de f. Na comunidade recebemos foras, nimo e somos amparados e encorajados nessa difcil travessia que o batismo

uma viso externa da mudana interna de uma pessoa. O crente deixa para trs a velha maneira de viver em troca de uma nova vida em Cristo.

smbolo de salvao - no um requisito para a vida eterna.


Entretanto, como um ato de obedincia, tambm no opcional para os cristos. O batismo indica nosso desejo de dizer nossa igreja e ao mundo que estamos comprometidos com a pessoa de Jesus e seus ensinamentos. O batismo um smbolo da morte, sepultamento e ressurreio de Cristo.

O BATISMO DE JOO Batismo significa mergulhar ou imergir. Um grupo de palavras diversas podem ser usadas para significar um rito religioso para um ritual de limpeza. No Novo Testamento, se tornou o rito de iniciao na comunidade crist e era interpretado como morte e nascimento em Cristo. Joo, o Batista, pregava o "batismo de arrependimento para o perdo dos pecados" (Lucas 3:3). Todos os evangelistas concordam sobre isso (Mateus 3:6-10; Marcos 1:4-5; Lucas 3:3-14). Reconhecemos o batismo como smbolo do nosso redirecionamento na vida. Ns nos arrependemos de nossa velha maneira de viver em pecado e desobedincia. Mudamos a rota e damos uma nova partida. As origens do batismo de Joo so difceis de traar. Possui semelhanas e diferenas em relao a obrigaes e exigncias feitas pelos judeus aos pagos novos convertidos, tais como o estudo da Tor, circunciso e o ritual do banho para expiar todas as impurezas do passado gentio.

A prtica do batismo de Joo tinha os seguintes resultados: 1. Era intimamente relacionado com arrependimento radical, no somente dos judeus, mas tambm dos gentios. 2. Indicava claramente ser preparado para o Messias, que batizaria com o Esprito Santo e traria o batismo de fogo (Mateus 3:11). 3. Simbolizava purificao moral e assim preparava as pessoas para a vinda do reino de Deus (Mateus 3:2; Lucas 3:7-14). 4. A despeito da bvia conexo entre o cerimonial de Joo e a igreja primitiva, o batismo realmente desapareceu do ministrio direto de Jesus. De incio, Jesus permitiu que seus discpulos continuassem o ritual (Joo 3:22), porm mais tarde aparentemente ele descontinuou essa prtica (Joo 4:1-3), provavelmente pelas seguintes razes: 1. A mensagem de Joo era funcional, enquanto a de Jesus era pessoal. 2. Joo antecipou a vinda do reino de Deus, enquanto Jesus anunciou que o Reino j havia chegado. 3. O rito de Joo era uma passagem intermediria at o ministrio de Jesus.

O BATISMO DE JESUS Este fato marcou o incio do ministrio de Jesus. Alguns estudiosos discutem o fato de Joo Batista, ter batizado Jesus. Entretanto, o propsito e significado do batismo de Jesus permanecem controversos. Joo Batista proclamava que o reino dos cus estava prximo e o que o povo de Deus deveria se preparar para a chegada do Senhor atravs da renovao da f em Deus. Para Joo, isso significava arrependimento, confisso de pecados e prtica do bem.

Assim sendo, por que Jesus foi batizado? Se Jesus no era pecador, como o Novo Testamento proclama (II Corntios 5:21; Hebreus 4:15; I Pedro 2:22), por que se submeteu ao batismo de arrependimento para perdo dos pecados? Os Evangelhos respondem.

O EVANGELHO DE MATEUS
O relato de Mateus sobre o batismo de Jesus mais detalhado do que o de Marcos. Comea destacando a relutncia de Joo Batista em batizar Jesus (Mateus 3:14), que foi persuadido somente depois de Jesus lhe ter explicado: "Deixa por enquanto, porque assim nos convm cumprir toda a justia." (Mateus 3:15). Embora o significado pleno dessas palavras seja impreciso, elas pelo menos sugerem que o batismo de Jesus era necessrio para cumprir a vontade de Deus. Tanto no Velho como no Novo Testamento (Salmo 98:2-3; Romanos 1:17) a justia de Deus vista como a salvao Dele para o Seu povo. Por isso o Messias pode ser chamado de "O Senhor nossa justia" (Jeremias 23:6, Isaas 11:1-5). Jesus disse a Joo Batista que seu batismo era necessrio para fazer a vontade de Deus em trazer a salvao sobre seu povo. Assim a declarao do Pai no batismo de Jesus apresentada na forma de uma declarao pblica. Enfatizava que Jesus era o servo ungido de Deus pronto para iniciar seu ministrio, trazendo a salvao do Senhor.

O EVANGELHO DE MARCOS Marcos apresenta o batismo de Jesus como uma preparao necessria para seu perodo de tentao e ministrio. Em seu batismo Jesus recebeu a aprovao do Pai e a uno do Esprito Santo (Marcos 1:9-11). A nfase de Marcos na relao especial de Jesus com o Pai, - "Tu s o meu Filho amado, em ti me comprazo"(Marcos 1:11) - aproxima duas importantes referncias do Velho Testamento. A messianidade de Jesus apresentada de uma maneira totalmente nova, na qual o Messias reinante (Salmo 2:7) tambm o Servo Sofredor do Senhor (Isaas 42:1). A crena popular judaica esperava um Messias reinante que estabeleceria o reino de Deus, no um Messias que sofreria pelo povo. No pensamento dos judeus a chegada do reino dos cus estava tambm associada com ouvir a voz de Deus e com a ddiva do Esprito de Deus.

O EVANGELHO DE LUCAS

Lucas menciona rapidamente o batismo de Jesus, colocando-o em paralelo ao batismo de outros que se referiram a Joo Batista (Lucas 3:21-22). Ao contrrio de Mateus, Lucas coloca a genealogia de Jesus depois de seu batismo e antes do incio de seu ministrio. O paralelo com Moiss, cuja genealogia ocorre logo antes do incio de seu trabalho (xodo 6:14-25), no mera coincidncia. Provavelmente pretendeu-se ilustrar o papel de Jesus ao trazer livramento (salvao) ao povo de Deus assim como Moiss fez no Velho Testamento. Em seu batismo, na descida do Esprito Santo sobre si, Jesus estava apto a desempenhar a misso para a qual Deus O havia chamado. Em seguida a sua tentao (Lucas 4:1-13), Jesus entrou na sinagoga e declarou que havia sido ungido pelo Esprito para proclamar as boas novas (Lucas 4:16-21). Que o Esprito se fez presente no Seu batismo para ungi-lo (Atos 10:37-38).
Em seu relato, Lucas tentou identificar Jesus com as pessoas comuns. Isso visto no bero da histria (com Jesus nascido num estbulo e visitado por humildes pastores, Lucas 2: 8-20) e atravs da genealogia (enfatizando a relao de Jesus com toda a humanidade, Lucas 3:38) logo depois do batismo. Assim, Lucas via o batismo como o primeiro passo de Jesus para se identificar com aqueles que Ele veio salvar. Somente algum que era semelhante a ns poderia se colocar em nosso lugar como nosso substituto para ser punido com morte pelo pecado. Jesus se identificou conosco a fim de mostrar Seu amor por ns.

O EVANGELHO DE JOO O quarto Evangelho no diz que Jesus foi batizado, mas que Joo Batista viu o Esprito descendo sobre Jesus (Joo 1:32-34). O relato enfatiza que Jesus foi a Joo Batista durante seu ministrio de pregao e batismo; Joo Batista reconheceu que Jesus era o Cristo, que o Esprito de Deus estava sobre Ele e que era o Filho de Deus. Joo Batista tambm reconheceu que Jesus, batizava com o Esprito Santo, ao contrrio de si mesmo (Joo 1: 29-36). Joo Batista descreveu Jesus como o "Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo" (Joo 1:29). O paralelo do Velho Testamento mais prximo desta afirmao se encontra na passagem do "servo do Senhor" (Isaas 53: 6-7). possvel que "Cordeiro de Deus" seja uma traduo alternativa da expresso aramaica "servo de Deus". A idia de Jesus como aquele que tira os pecados das pessoas obviamente o foco do quarto Evangelho. Seu escritor sugere que Joo Batista entendeu que Jesus era o representante prometido e salvador do povo.

AS CONCLUSES DOS EVANGELHOS

Nos quatro Evangelhos est claro que o Esprito Santo veio sobre Jesus no seu batismo para capacit-lo a fazer a obra de Deus. Os quatro escritores reconheceram que Jesus foi ungido por Deus para cumprir sua misso de trazer salvao ao mundo. Essas idias so a chave para o entendimento do batismo de Jesus. Naquela ocasio no incio de seu ministrio, Deus ungiu Jesus com o Esprito Santo para ser o mediador entre Deus e o seu povo. No seu batismo Jesus foi identificado como aquele que carregaria os pecados das pessoas; Jesus foi batizado para se identificar com o povo pecador. Da mesma forma, ns somos batizados para nos identificarmos com o ato de obedincia de Jesus. Seguimos seu exemplo fazendo uma pblica confisso do nosso comprometimento com a vontade de Deus.

You might also like