You are on page 1of 35

2010/2011 Prof.

Emlia Arlete Costa

PAC e o Desenvolvimento Sustentvel nas reas Rurais


Trabalho para a disciplina de Geografia

Ana Catarina Gonalves, n1 Barbara Rodrigues, n5 Beatriz Vasconcelos, n6 Hermenegildo Ferreira, n11 Sara Cristiana Costa, n23 11M

A PAC: o nascimento
y Porque surgiu a PAC? Aps a segunda guerra mundial a

Europa passou por um perodo com diversas dificuldades tais como graves crises alimentares devido destruio dos campos e das infra-estruturas agrcolas e perda de mo-deobra. Os pases europeus necessitavam de importar grandes quantidades de alimentos, enquanto os seus agricultores tinham um nvel bastante baixo.

y Quando surgiu a PAC? Quando se formou a CEE, que inclua a

Frana, Republica Federal da Alemanha, Blgica, Luxemburgo, Holanda e Itlia; em 1957 o tratado de Roma referia j a preocupao relativamente situao do sector agrcola. No entanto, s em 1992 a Politica Agrcola Comum (PAC) entrou em funcionamento procurando atingir os objectivos delineados no artigo39 do tratado de Roma.

Tratado de Roma artigo 39 :


Objectivos para a agricultura:
y Aumento da produtividade atravs do desenvolvimento do

progresso tcnico, assegurando o crescimento racional da produo , bem como o emprego ptimo dos factores de produo, nomeadamente a mo-de-obra; y Melhoria do nvel de vida dos agricultores aumentando os seus rendimentos; y Estabilizao do mercado; y Segurana de aprovisionamento; y Obteno de preos razoveis para os agricultores.

Para alcanar os objectivos, a PAC baseou-se em

3princpios/pilares fundamentais:
y O mercado nico em que existe livre circulao de produtos

agrcolas entre todos os Estados-membros; y A preferncia comunitria que protege os produtos agrcolas da UE, uma vez que estes tm preferncia em relao aos que vem do exterior, sendo colocados no mercado europeu a preos competitivos (mais baixos) y A solidariedade financeira que cria uma unicidade nos preos sendo as despesas suportadas pelo oramento comunitrio.

Foram tomadas para que se consiga concretizar os objectivos da PAC segundo os seus pilares:
y Adopo de medidas de incentivo

medidas

produo; y Desenvolvimento e a implementao de novas tcnicas agrcolas de investigao y A criao do Fundo Europeu de Orientao e Garantia Agrcola (FEOGA) que financia as medidas implementadas pela PAC y Criao da Organizao Comum de Mercados (OCM) para os produtos agrcolas que estabelece regras comuns de concorrncia, coordena as diversas organizaes nacionais de comercio e constitui uma organizao europeia de mercado, respeitando sempre os trs princpios fundamentais da PAC

Os organismos financeiros da PAC so:


y FEOGA: Fundo Europeu de Orientao e Garantia Agrcola

Instrumento financeiro da PAC constitudo pelo fundo de garantia, que financia os mecanismos de apoio e de regularizao dos mercados e pelo fundo de orientao, que financia parcialmente projectos e programas de reestruturao da agricultura

y PEDAP: Programa Especifico de Desenvolvimento

Agricultura Portuguesa - Programa financiado pela UE, que tem como objectivo corrigir deficincias estruturais da agricultura portuguesa.

Os objectivos da PAC so:


y Aumentar a produtividade agrcola; y Garantir um bom nvel de vida

populao agrcola; y Estabilizar os mercados; y Garantir os fornecimentos regulares; y Garantir preos razoveis no abastecimento ao consumidor

A PAC conseguiu alcanar grande parte dos seus objectivos, mas teve prpria agricultura. POSITIVAS
y Grande aumento da produo

consequncias negativas para a


NEGATIVAS y Criao de excedentes agrcolas y Dificuldade de escoamento dos produtos y Descida obrigatria dos preos y Degradao ambiental

agrcola; y Auto-suficincia da EU em termos alimentares

y Estes problemas resultantes levaram a UE a alterar a PAC.

Surgiu, ento, em 1992, a REFORMA DA PAC, com objectivos diferentes. y Enquanto a PAC, na sua forma inicial, tinha como principal finalidade aumentar a produtividade, a sua primeira reforma estabeleceu ajudas financeiras para o abandono de terras cultivveis.

OBJECTIVOS
y Controlar a produo;

da Reforma da PAC:

y Apoiar o rendimento dos agricultores; y Acabar com os excedentes agrcolas; y Manter a populao agrcola, evitar o xodo rural, e renovar a

populao agrcola; y Respeitar e valorizar o ambiente.

MEDIDAS da Reforma da PAC:


y Reduo dos preos da maioria dos produtos agrcolas; y Cessao da ajuda produo, criao de um subsidio

directos aos agricultores em funo da dimenso da propriedade; y Diminuio da rea cultiva set-aside; y Atribuio de pr-reforma aos agricultores a partir dos 55anos, atribuio de subsdios aos jovens agricultores; y Incentivos e ajudas florestao, financiamento para a proteco das aguas, reduo de adubos qumicos e pesticidas, incentivos agricultura biolgica.

Outros Ajustes PAC:

a Agenda 2000 e a

Nova PAC
y

A agenda 2000 um documento proposto pela Unio Europeia em 15 de Julho de 1997, com as reformas propostas EU para a resoluo de grandes questes a enfrentar pela Unio Europeia anos seguintes, relacionadas com as vrias faces de alargamento( principalmente ao alargamento dos pases de Leste) e a necessidade de reformular as politicas comuns. A agenda 2000 props a reviso da PAC reforando a maioria das medidas preconizadas anteriormente a que se chamou Nova PAC.

y A Nova PAC introduz alteraes profundas que permitem

criar uma base consciente para a agricultura da Unio Europeia no futuro.

y Objectivos de continuidade:

 manuteno das ajudas compensatrias produo;  continuao da atribuio dos subsdios comunitrios, sobretudo

aos grandes produtores;  reduo das quotas de produo e aumento da taxa de set-aside
y Objectivos de aprofundamento:

 criao de um sistema de ajudas compensatrias independentes

da produo;  supresso de medidas de controlo directo da produo;  uniformizao dos preos comunitrios e os preos do mercado mundial.

y A agenda 2000 tinha em conta preocupaes ambientais( os

agricultores deviam de se dedicar agricultura biolgica) , segurana alimentar ( produtos com grande qualidade), a coeso social ( preocupa-se em apoiar no rendimento dos agricultores) e com a competitividade agrcola ( as preos dos produtos deviam ser baixas parta poder competir com outros). y Apesar dos avanos conseguidos com a reforma da Agenda, ainda h muito para fazer, so necessrios instrumentos e medidas que dem uma melhor resposta s dimenses social, ambientais, de emprego, de qualidade e de competitividade da agricultura europeia. Por isso, foram criadas medidas de acompanhamento e modelos , que oferecem novas perspectivas ao desenvolvimento rural: a proteco do meio ambiente, a possibilidade de reformas antecipadas para os agricultores e o repovoamento de florestas de terras agrcolas.

y A agenda 2000 aprofunda tambm as ajudas compensatrias

s zonas de montanha e s zonas desfavorecidas, com aco de reconverso da produo. y No que diz respeito modelao, os Estados-membros podem reduzir, a partir de 2000, as ajudas directas at 20% nos casos seguintes: se a mo-de-obra agrcola empregada, descer abaixo de limites fixados pelas autoridades nacionais, se a prosperidade da explorao agrcola se situar acima de certos limites e se o montante global de pagamentos acordados no quadro de regimes de ajuda ultrapassar os limites fixados a nvel nacional.

y A comisso Europeia tem actualizado os objectivos da PAC e

as medidas a tomar, mas sempre dentro das linhas orientadoras da Nova PAC. Esta tem dois objectivos fundamentais:
 Estimular a competitividade dos agricultores;  Assegurar a estabilidade dos seus rendimentos.

y Para conseguir apoiar estas medidas foi necessrio o

FEADER, o nico instrumento responsvel pelo financiamento e pela programao da poltica de desenvolvimento rural. y A PAC e as suas actualizaes visam cada vez mais conciliar a agricultura com o ambiente e promover o desenvolvimento rural.

De que forma a PAC se reflectiu na agricultura portuguesa?


y A agricultura portuguesa apresenta algumas diferenas em

relao dos outros pases da unio europeia, o que muitas vezes dificulta a implementao das directrizes da PAC. Medidas consideradas benficas para alguns pases podem no ter os mesmos efeitos em Portugal. y A ocupao do solo agrcola dos vrios pases europeus e muito diferente devido a diversos factores, nomeadamente as condies de clima e de orografia.

y Assim realidades to diferentes dificultam a adopo de

medidas idnticas. por esta razo que os agricultores portugueses contestam com frequncia algumas medidas da PAC. Outro aspecto que explica a dificuldades dos portugueses em adoptar as medidas comunitrias relaciona-se com data de adeso de Portugal UE. y A PAC tinha sido iniciada em 1962, e em 1986 a Unio Europeia j se debatia com o problema os excedentes e preparava-se para reformular a PAC, porque os benefcios iniciais no produziram os efeitos esperados, porque nesta data j todos os outros pases tentavam gerir os excedentes e travar a produo.

Portugal que queria desenvolver a agricultura foi impedido por uma serie de

restries como:

y Quem mais produzia mais recebia, sendo que a agricultura

portuguesa no tinha poder competitivo face aos outros pases com uma grande agricultura, tinha graves dificuldades em aproveitar as ajudas vindas da comunidade

y A obrigatoriedade de comprar produtos comunidade, que

fez com que Portugal fosse invadido com inmeros produtos estrangeiros com os quais no podia competir devido aos seus baixos preos.

A Nova PAC ainda no resolveu todos os problemas mas tem tais vindo a introduzir como: y O emparcelamento: agrupar pequenas parcelas agrcolas, baseando-se na troca de parcelas entre agricultores tendo em conta as qualidades agrrias dos terrenos; y O associativismo agrcola: criao de cooperativas que melhoram o escoamento de produtos, disponibilizam infraestruturas e realizam alguma formao profissional; y A especializao de culturas: atendendo aptido dos solos, s condies ambientais e s necessidades de mercado, melhorando desta forma o rendimento; y A introduo de novas culturas que tem agora bastante importncia na agricultura portuguesa, como o kiwi, a beterraba e certas flores; y O incentivo florestao contrariando o flagelo dos solos e potencializando o uso do solo.

mudanas positivas

A Agricultura Biolgica
y A agricultura biolgica um sistema de produo que promove e

melhora a sade do ecossistema agrcola ao fomentar a biodiversidade, os ciclos biolgicos e a actividade biolgica do solo. Nesta pratica no se utilizam fertilizantes qumicos e/ou pesticidas.
 Evitar a poluio provocada pelos adubos e pesticidas;  Preservar os solos usando fertilizantes naturais;  Produzir alimentos de qualidade, com valor nutritivo e inofensivos para a

y Os trs objectivos desta agricultura so:

sade.

y A agricultura biolgica corresponde a uma outra forma de fazer

agricultura mais segura, sustentvel e de acordo com as expectativas dos consumidores.

A multifuncionalidade do espao rural:


y O espao rural tem de ser pensado com os agricultores,

porque apesar da agricultura j no ser a principal fonte de emprego , continua a determinar a qualidade das paisagens e do ambiente. As reas rurais so caracterizadas por uma diversidade e por um potencial de desenvolvimento endgenos, apesar dos problemas com que se debate. y Assim a revitalizao destes espaos e a manuteno da sua populao tm de incluir outras actividades dinamizadoras mas sempre associadas aos recursos existentes. y A fragilidade estrutural destas reas esta relacionado com a elevada taxa de emprego na agricultura, a falta de acessibilidades e de infra-estruturas e o carcter obsoleto das condies de vrios sectores de actividade.

A indstria:
y No mbito das funes do espao rural, importante considerar as

actividades industriais ligadas transformao dos produtos agrcolas: enlatados, sumos, leite, queijo e outros produtos lcteos. especializada e que se encontram dispersas pelo territrio, constituem outra forma de dinamizar o espao rural, complementando a actividade agrcola predominante. O artesanato local deve tambm ser revalorizado pois constitui um patrimnio cultural muito rico. determinado tipo de industrias em vantagens. A mo-de-obra mais barata e o menor congestionamento da rede viria, a par dos incentivos fiscais atribudos actividade

y As pequenas industrias, muito exigentes em mo-de-obra pouco

y Muitas desvantagens do espao rural transformaram-se, para

industrial, podem constituir um factor de desenvolvimento, desde que este seja feito de uma forma sustentada.

O Turismo:
y Desde sempre o espao rural foi considerado um espao produtivo.

Nos ltimos tempos tem vindo a transformar-se num espao de lazer oferecendo uma diversificao de actividades significativa. PRINCIPAIS ACTIVIDADES DE LAZER NO ESPAO RURAL
Passeios e circuitos Passeios e circuitos pedestres, cicloturismo, circuitos motorizados, turismo equestre, orientao e caminhada Turismo fluvial, natao, vela, canoagem, desportos nuticos e motorizados e canyonning. Trekking, rappel, escalada, bungee jumping, golfe, caa, esqui, ultraligeiros motorizados e praquedismo Estudos da Natureza, arqueologia, espeleologia, montanhismo, artesanato, animao dramtica, museus, monumentos e feiras gastronmicas

Actividade aquticas

Actividades desportivas

Actividades de Carcter Cultural

y Tambm devido procura de destinos alternativos em resultado

das mudanas socioculturais e da generalizada convico sobre o contributo do turismo para a superao dos problemas que pesam sobre os espaos rurais, estes tem vindo a ser progressivamente incorporados na categoria dos espaos de turismo. y Muitas actividades de lazer em espao rural requerem alojamento para os turistas, hotis, residncias, parques de campismo, etc, o que tem levado ao aparecimento de varias modalidades de turismo no espao rural (TER). O TER j e considerado um dos segmentos mais dinmicos e interessantes no turismo nacional. y O TER tem facilitado a potencializao dos recursos endgenos da cada regio, uma vez que a fixao de turistas nestas unidades acaba por atrair actividades que, de outro modo, no seriam rendveis nestas reas.

TURISMO NO ESPAO RURAL (TER)


Servio de hospedagem, de natureza familiar prestado pelo proprietrio que Turismo de habitao ai reside; trata-se de casas antigas com valor arquitectnico ou histrico.

Turismo Rural

Servio de hospedagem, de natureza familiar, que ocorre em casa rsticas, que fazem parte da arquitectura tpica regional.

Agroturismo

Servio de hospedagem prestado em casas particulares, inseridas numa explorao agrcola, permitindo aos hospedes conhecer e ate participar em tarefas agrcolas.

TURISMO NO ESPAO RURAL (TER)


Servio de hospedagem prestado num conjunto de cinco ou mais casas integradas na arquitectura da regio e com as caractersticas tradicionais. Servio de hospedagem em unidades localizadas em reas rurais integradas na arquitectura da regio podendo ser ou no a casa do proprietrio. Estabelecimentos hoteleiros situados em reas rurais e que, pela sua arquitectura, decorao e mobilirio, respeitam as caractersticas da regio onde se inserem.

Turismo de aldeia

Casas de Campo

Hotis Rurais

Parques de campismo rurais

Terrenos destinados instalao de acampamentos, integrados ou no numa explorao agrcola.

As Actividades Tercirias:
y As actividades tercirias que surgem no espao rural esto,

na maioria das vezes, associadas s outras actividades a instaladas, como a indstria e o turismo. y A implantao e a diversificao dos servios nas reas rurais so importantes porque melhoram as condies de vida da populao e servem de apoio s outras actividades.
y O desenvolvimento rural sustentvel tem de ter em conta as

unidades que asseguram os bens e servios da proximidade, as actividades industriais associadas actividade agrcola e ao seu modo de vida, o turismo nas suas diversas formas e toda a actividade agricultura e florestal. S assim se valoriza a sua multifuncionalidade.

Estratgias integradas de desenvolvimento rural


y Todas estas actividades atrs referidas e a

multifuncionalidade do espao rural, tem potencialidades de desenvolvimento atravs dos seus recursos endgenos, mas necessita de incentivos externos que lhe permitam fazer essa mudana. Para tal o apoio da Unio Europeia tem sido essencial. O Governo Portugus elaborou o Plano de Desenvolvimento Regional (PDR) e a partir deste inicia-se o processo de negociaes do Quadro Comunitrio de Apoio (QCA).

comunitrios, como o FEDER, o FEOGA e a FSE, desde que se encontrem inseridos em programas como o AGRO e o LEADER (Ligaes Entre Aces de Desenvolvimento da Economia Rural). Existem vrios exemplos de sucesso de desenvolvimento rural neste perodo e no mbito destes planos, um dos quais o Programa das Aldeias Histricas de Portugal. Actualmente o Quadro de Referncia Estratgico Nacional (QREN) que continua a apoiar as varias estratgias para o desenvolvimento rural.

y Estes planos so financiados pelos Fundos estruturais

y No IV Quadro Comunitrio de Apoio 2007-2013, a Unio Europeia

tencionava aplicar uma politica regional renovada e mais integrada. Todos os Estados-membros sero tratados da mesma maneira e os financiamentos concentrar-se-o nas regies mais desfavorecidas dos 27 estados-membros.
 79% para reduzir as disparidades entre regies;  17% para aumentar a competitividade das regies pobres  4% para a cooperao transfronteiria entre regies limtrofes.

y As despesas vo repartir-se por trs categorias:

y O sucesso de iniciativas desenvolvidas no mbito dos Quadros

anteriores leva ao alargamento de algumas experincias a outras regies do Pas, surgindo assim as Aces integradas de Base Territorial, nomeadamente as Aces Especficas de Valorizao de reas Rurais.

y fundamental a valorizao e comercializao de produtos

especficos regionais com caractersticas prprias de modo a valorizar a actividade agrcola. Com vista a salvaguardar esta especificidade, existe o sistema europeu para desenvolver e proteger os produtos alimentares, que pretende:
 Incentivar a produo agrcola diversificada;  Proteger os nomes dos produtos de imitaes e utilizaes indevidas;  Ajudar os consumidores, fornecendo-lhes informaes relativas s

caractersticas especficas dos produtos.

SISTEMAS DE PROTECAO E VALORIZAO DOS PRODUTOS AGROALIMENTARES


Denominao de Origem Protegida (DOP) A produo, a transformao e a elaborao ocorrem numa rea geogrfica delimitada, com um saber-fazer reconhecido e verificado A relao com o meio geogrfico subsiste pelo menos numa das fases da produo, transformao ou elaborao. Alem disso o produto pode beneficiar de uma boa reputao tradicional. No faz referencia a uma origem, tendo por objecto distinguir uma composio tradicional do produto ou um modo de produo tradicional.

Indicao Geogrfica Protegida (IGP)

Especialidade Tradicional Garantida (ETG)

y Os agricultores portugueses, conscientes de que esta a

forma de se tornarem competitivos no mercado europeu tm actualmente muitos produtos certificados. A adeso agricultura biolgica tambm tem sido um sucesso e cerca de 20% das exploraes agrcolas j aderiram s medidas agroambientais. y A mudana nas reas rurais tem sido lenta, mas esta no bom caminho.

You might also like