You are on page 1of 23

Alunas: Ana Priscila Zanedim Fernanda Conradi Irene Ramos Ivonete Ap.

da Rosa Colae Viviane Poli

Avaliao a sistemtica de dados por meio da qual se determinam as mudanas de comportamento do aluno e em que medida estas mudanas ocorrem. (BLOOM, 1971)

PROPSITOS

- Determinar a presena ou ausncia de habilidades e/ou pr-requisitos. - Identificar as causas de repetidas dificuldade na aprendizagem.

OBJETO DE MEDIDA POCA

- comportamentos cognitivo, afetivo e psicomotor - no incio do semestre, ano letivo ou curso - durante o ensino, quando o aluno evidencia incapacidade em seu desempenho escolar -Pr teste -Teste padronizado de rendimento --teste diagnstico -Ficha de observao -Instrumento elaborado pelo professor

INSTRUMENTOS

PROPSITOS

- Informar o professor e o aluno sobre o rendimento da aprendizagem durante o desenvolvimento das atividades escolares. - Localizar deficincias na organizao do ensino, de modo a possibilitar reformulaes no mesmo e aplicao de tcnicas de recuperao ao aluno.

OBJETO DE MEDIDA POCA INSTRUMENTOS

- Comportamentos cognitivo, afetivo e psicomotor - Durante o ensino - Instrumentos especificamente planejados de acordo com os objetivos propostos.

PROPSITOS

- Classificar os alunos ao fim de um semestre, ano ou curso, segundo nveis de aproveitamento Geralmente comportamentos cognitivos, s vezes comportamento psicomotor e ocasionalmente comportamento afetivo - Ao final de um semestre, ano letivo ou curso - exame, prova ou teste final

OBJETO DE MEDIDA

POCA INSTRUMENTOS

(Quadro adaptado de: BOOM, B. et alii Handbook on Formative and Summatvie of Student Learning. N. Y. MacGraw Hill Book Co., 1971)

Avaliao diagnstica Avaliao formativa Avaliao somativa

(Quadro adaptado de:

Os limites entre a avaliao e medida educacional no so muito ntidos e precisos. Inferimos que tanto podemos avaliar descrevendo quantitativamente atributos (usando medida), como podemos avaliar descrevendo qualitivamente atributos ( sem usar medida.

(Quadro adaptado de:

A medida do desempenho escolar fundamental para uma educao eficiente. Os instrumentos de medida facilitam as observao que o professor realiza do desempenho do estudante. Todos os objetivos importantes podem ser mensurados.

(Quadro adaptado de:

1. 2.

3.

4.

Determinar o que vai ser avaliado. Estabelecer os critrios e as condies para avaliao. Selecionar os procedimentos e instrumentos de avaliao. Qualificar o atributo em unidades de grau ou quantidade.

(Quadro adaptado de:

Primeiro devemos formul-los claramente os objetivos, depois podemos buscar procedimentos de medida. Os resultados no devem ser tratados como concluso, mas como uma hiptese tentativa. Os procedimento informais obtem uma discrio do individuo que seja mais completa e compreensiva,

(Quadro adaptado de:

Quanto mais precisos e variados forem os instrumentos, tanto mais destreza necessitaremos para us-los com discernimento e eficincia.

(Quadro adaptado de:

Da medida educacionais e da avaliao conhecemos alguns de seus princpios bsicos , mas o problema parece se configurar em termos de como proceder e que instrumentos utilizar , como processar uma avaliao sistemtica, como descrever qualitativa ou quantitativamente,etc. Todas elas, no entanto, requerem esforo, tempo e competncia, seja em sua utilizao pura e simples,seja em sua organizao.
(Quadro adaptado de:

A observao se constitui como: Tcnica de compreenso, possibilitando o conhecimento do aluno e do grupo de alunos Tcnica de investigao, possibilita a apreenso de conhecimentos, em sua espontaneidade Tcnica de ensino, no sentido de levar o aluno a adquirir conhecimentos e desenvolve processos mentais

(Quadro adaptado de:

mais do que simplesmente ver e ouvir: seguir atentamente o curso dos fenmenos selecionado o que se torna mais importante e significativo. Como tcnica organizada um meio de medir por descrio, classificao e ordenao . A observao como tcnica requer: Especificao, quantificao, objetividade , sistematizao, validade e treinamento.
(Quadro adaptado de:

O observador o mediador entre a situao real e os dados observados. Isto determina o primeiro problema a ser estudado na relao observador-observado Capacidades necessrias do observador: Percepo, ateno, memorizao, anlise, generalizao, comunicao. Atitudes: Honestidade intelectual, discreo, imparcialidade e prucencia.
(Quadro adaptado de:

      

O uso da observao como tcnica requer uma rigorosa fidelidade aos princpios cientficos. importante: Definio clara dos objetivos; Determinao do foco de observao; Delimitao do campo; Tempo e durao; Tcnicas de documentao; Tcnicas de coleta de dados; Avaliao.
(Quadro adaptado de:

    

A entrevista uma tcnica de contato direto, face a face, entre duas ou mais pessoas. Entrevista individual Entrevista de grupo Entrevista de sondagem (coleta de dados) Entrevista de verificao Avaliao cooperativa

(Quadro adaptado de:

Na entrevista o entrevistador e a pessoa entrevistada esto presentes no momento em as questes so formuladas e respondidas, a oportunidades de uma flexibilidade maior.

(Quadro adaptado de:

Questionrio : a informao obtida restringe-se a respostas escritas e questes pr-elaboradas.

(Quadro adaptado de:

um meio de provocar respostas de membros de um grupo social relativas o que penso e sentem uns dos outros Possibilita informaes sobre o ajustamento social de grupos

(Quadro adaptado de:

So os testes objetivos e as provas com itens ou questes abertas os instrumentos mais conhecidos e mais utilizados pelos professores. Prova objetiva : teste objetivo Provas de dissertao: prova aberta; prova de resposta livre Questo: item

(Quadro adaptado de:

(Quadro adaptado de:

You might also like