You are on page 1of 18

NORMAS - CITAO

Fontes: FACCAT. Manual para elaborao e formatao de Projetos de Pesquisa e Trabalhos de Concluso TCC, 2008 Pginas 48 a 55

O que ?


a utilizao no texto de uma informao retirada de outra fonte (escrita ou oral), com o objetivo de dar credibilidade ao trabalho, esclarecer, ilustrar ou sustentar o assunto em discusso ou fornecer exemplos de pontos de vista semelhantes ou divergentes sobre o tema.


As citaes podem ser de trs tipos: citao direta, citao indireta ou citao de citao

Todas as obras citadas em um trabalho devem, obrigatoriamente, constar nas referncias.

Tipos de Citao

Podem ser classificadas como:


 

Direta, Indireta (tambm denominada de livre ou parfrase) e Citao de citao.

Citao Direta


Tambm denominada de textual a transcrio literal de um texto ou parte dele, conservando-se a grafia, pontuao, uso de maisculas e idioma. Pode ser breve ou longa: Citao breve: no ultrapassa trs linhas, integra o texto e apresentada entre aspas.


Podem ser de dois tipos:

Ou

A TV pode ser fonte para o desenvolvimento da aprendizagem e no apenas suporte para o programa previsto para determinado grupo de alunos. Porm, [...] as duas dimenses do fenmeno social da TV no esto desvinculadas, mas, num primeiro momento, deve-se ter claro as diferenas de abordagem. (NAPOLITANO, 2003, p. 9). De acordo com Furast (2004, p. 60, grifo do autor): O nome do autor deve ser escrito em letras minsculas quando apresentado no prprio texto e com letras maisculas, quando apresentado dentro dos parnteses.

Citao Direta


Citaes Longas: com mais de trs linha




Devem ser destacadas com recuo de 4 cm ou vinte e oito toques da margem esquerda com um tipo de letra menor do que a utilizada no texto, sem as aspas e com espaamento simples.

Exemplos:
A Filosofia uma atividade resultante da inquietao cognitiva do ser humano. E por, esta razo, a Filosofia inerente ao Ser Humano como ser racional, mesmo quando o filosofar ocorre inconscientemente. Nisto consiste a razo e no se pode ensinar a Filosofia. S possvel se ensinar o mtodo filosfico de pensar, ou seja, s possvel se ensinar a filosofar. (SANTOS, 2000, p.13).

Ou
Segundo Santos (2000, p. 13),
A Filosofia uma atividade resultante da inquietao cognitiva do ser humano. E por, esta razo, a Filosofia inerente ao Ser Humano como ser racional, mesmo quando o filosofar ocorre inconscientemente. Nisto consiste a razo e no se pode ensinar a Filosofia. S possvel se ensinar o mtodo filosfico de pensar, ou seja, s possvel se ensinar a filosofar.

Citao Direta


Informao Importante


Supresso em citaes diretas:  permitida quando no altera o sentido do texto ou frase.  assinalada pelo uso de reticncias entre colchetes [...]. Exemplo: As razes para esse aumento [de pessoas com mais de 60 anos] podem estar ligadas a vrios fatores [...]. (PIOLY DOS SANTOS, 2004).

Citao Indireta


a transcrio das idias de um autor usando suas prprias palavras. Deve ser incentiva por exigir que o pesquisador leia os textos, compreenda e gere conhecimento a partir do conhecimento de outros autores.


Neste tipo de citao no so utilizadas aspas e no necessrio colocar a pgina de onde foi retirada a idia.

Exemplos: Postai (1997) menciona que ter uma vida organizada no estar preso a leis, horrios, atribuies ou mesmo ligado a pessoas dominadoras e autoritrias. O importante fazer um planejamento, uma listagem de compromissos e no viver de improvisos, ou preocupaes inteis.

Ou Ter uma vida organizada no estar preso a leis, horrios, atribuies ou mesmo ligado a pessoas dominadoras e autoritrias. O importante fazer um planejamento, uma listagem de compromissos e no viver de improvisos, ou preocupaes inteis (POSTAI, 1997).

Citao de Citao (Evitar)




a citao de um texto que tivemos acesso a partir de outro documento, ou seja, citado em outro texto. Utiliza-se esse tipo de citao somente quando no houver possibilidade de acesso ao texto original.


A indicao feita pelo nome do autor original, seguido da expresso citado por ou apud e do nome do autor da obra lida.

Exemplos: Le Clerc apud Rosa (1999, p. 130) afirma que Quando se escala uma montanha, quando se chega ao topo, no se encontra mais que pedra e neve, mas dali a vista magnfica.

Ou Quando se escala uma montanha, quando se chega ao topo, no se encontra mais que pedra e neve, mas dali a vista magnfica. (LE CLERC apud ROSA, 1999, p. 130). NAS REFERNCIAS:


Na lista de referncias faz-se a referncia do documento consultado, ou seja, neste caso, o autor Rosa.

NORMAS - REFERNCIAS
Fonte: FACCAT. Manual para elaborao e formatao de Projetos de Pesquisa e Trabalhos de Concluso TCC, 2008 Pginas 57 a 73

Referncias


O que ?


Conjunto padronizado de elementos descritivos retirados de um documento, que permite sua identificao individual (NBR 6023, 2003, p. 2).

  

Localizao: final do trabalho Alinhamento: esquerda Espaamento: simples e com um espao de 1,5 entre uma referncia e outra.

Referncias


Tipos de Documentos


Monografia no todo (livros, folhetos, separatas, dissertaes, etc.):




Uma obra completa, ou seja, constituda de uma s parte


b) Ttulo (com negrito s na primeira parte) d) Nmero da edio (quando mencionada na obra): no possui o expoente indicativo de nmero.

a) Autor

LARROSA, Jorge. Pedagogia profana: danas, piruetas e mascaradas. 4. ed. Belo Horizonte: Autntica, 2003. Local de publicao: tal como figura na publicao referenciada

Editor: registrado quando no coincidir com o autor.

Ano de publicao: com numerao completa (quatro algarismos).

Referncias


Monografia/Dissertao/ Tese:

CRUZ, Vera Maria Broilo da. A comunicao interna no processo de certificao ambiental ISO 14001: um estudo de caso. 2004. 168 f. Dissertao (Mestrado em Engenharia de Produo) - Faculdade de Engenharia de Produo, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2004.

Livros e outras publicaes - dois ou trs autores:




A entrada feita pelo nome do primeiro mencionado.  Os nomes dos autores so separados por ponto-e-vrgula.

HOUAISS, Antnio; VILLAR, Mauro de Salles; FRANCO, Francisco Manoel de Mello. Dicionrio da lngua portuguesa. Rio de Janeiro: Objetiva, 2001.

Referncias


Livros, etc. com mais de trs autores:




Se h mais de trs autores, indica-se somente o primeiro autor seguido da expresso et al. ou et alii (significa e outros).

CAMPO, Fernanda C. A. et al. Cooperao e aprendizagem on line. Rio de Janeiro: DP&A, 2003.

ORGANIZADORES, COORDENADORES:


So obras constitudas com artigos de autores diversos com um ou mais responsveis intelectuais (organizador, coordenador, etc.).

ABRAHO, Maria Helena Menna Barreto (Org.). Identidade e vida de educadores rio-grandenses narrativas na primeira pessoa (...e em muitas outras). Porto Alegre: Edipucrs, 2004.

Ou
RIES, Bruno Edgar; RODRIGUES, Elaine Waimberg (Orgs.). Psicologia e Educao: Fundamentos e Reflexes. Porto Alegre: Edipucrs, 2004.

Referncias


Artigos em revistas:
b) Ttulo da Revista (com negrito)

MULLER, Nara Maria. O humano ser das organizaes. Colquio, Taquara, v. 2, n. 1, p. 37-47, jan./jun. 2003.

Artigos em Jornais
b) Ttulo do Jornal (com negrito)

HAIML, Luiz F. Astros de bano. Panorama, Taquara, 8 ago. 2004. Caderno Diet, p. 18.

Referncias em Meio Eletrnico




Necessitam especificar o meio fsico utilizado: como disquete, CD-ROM, online, etc.

CD-ROM:

KOOGAM, Abraho; HOUAISS, Antnio (Ed.). Koogam-Houaiss Digital 2004: enciclopdia e dicionrio. [S.l]: Hyper Mdia, 2004. 3 CD-ROM.

Consulta em Site:

ASSIS, Machado. O espelho. [S.l]: Virtual Books, 2003. Disponvel em: <http://virtualbooks.terra.com.br/freebook/port/O_Espelho.htm>. Acesso em: 1 out. 2004.

Referncias em Meio Eletrnico




Artigo e/ou matria de jornal ou em revistas (magazines ou cientficas):


MELO, Dionara. Uma soluo para as pilhas. Zero Hora, Porto Alegre, 30 set. 2004. Disponvel em: <http://www.clicrbs.com.br/jornais/zerohora/jsp/default.jsp>. Acesso em: 4 out. 2004.

Documento iconogrfico

WARD, Kennan. Gitaga Drummers, Highlands of Burundi, Africa. [s. d.]. 1 fotografia color. Disponvel em: <http://www.webshots.com/g/61/104-sh/39748.html>. Acesso em: 3 out. 2004.

Outras Informaes


Quando o autor e/ou ttulo de vrias obras forem os mesmos e estiverem registrados na mesma pgina:


Podem ser substitudos por trao sublinear equivalente a seis espaos seguido de ponto, a partir da segunda ocorrncia.

MORIN, Edgar. O Mtodo 2: A Vida da Vida. 3. ed. Lisboa: Europa Amrica, 1999c. ______. O Mtodo 3: O conhecimento do conhecimento. Porto Alegre: Sulina, 1999d. ______. _____. 2. ed. Porto Alegre: Sulina, 1999e.

Outras Informaes


Quando h diversos documentos de um mesmo autor num mesmo ano:




Se acrescentam letras minsculas aps a data (sem espao entre a data e a letra indicativa).

MORIN, Edgar. Amor, poesia, sabedoria. 2. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1999a. _______. Cincia com conscincia. 3. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1999b.

OBS: NO TEXTO SE CITA:

Segundo Morin (1999a); Morin (1999b).

You might also like