You are on page 1of 19

NULIDADES DO PROCESSO ADMINISTRATIVO

Dr. Jos Eduardo Soares de Melo


1

I.

PRINCPIOS Aplicveis ao Processo

Princpios Constitucionais Administrativo Legalidade Contraditrio Ampla Defesa Duplo Grau de Jurisdio

Princpios Constitucionais Gerais de Natureza Administrativa Legalidade Impessoalidade Moralidade Publicidade Eficincia Proporcionalidade e Razoabilidade

Princpios Especficos Administrativa Motivao Verdade Material Celeridade Gratuidade Informalidade

de

Natureza

Processual

Princpios Constitucionais de Natureza Tributria No-cumulatividade Capacidade Tributria Anterioridade Irretroatividade Vedao de Confisco Isonomia

II.

ATOS ADMINISTRATIVOS E REQUISITOS

Significam manifestao da administrao pblica (ou de quem faa suas vezes), no uso de suas prerrogativas pblicas, tendo por objeto a produo de efeitos jurdicos. Requisitos: (a) sujeito ou competncia; (b) finalidade; (c) forma; (d) motivo; (e) objeto. mbito tributrio: Lanamento, Auto de Infrao, Intimao, Decises (singulares e rgos colegiados), Inscrio na Dvida.

Exemplificando no caso de Auto de Infrao: Competncia: Chefe do Posto Fiscal ou Delegado Tributrio. Finalidade: Constituio do crdito tributrio. Forma: Auto de Infrao contendo todos os requisitos relativos incidncia tributria. Motivo: Falta de lanamento do tributo. Objeto: Cobrana dos valores tributrios (imposto, juros, multa).

III.

VCIOS

Nulidades Auto de Infrao com dados incorretos relativos a: - contribuinte - pessoa fsica do scio ao invs da pessoa jurdica. - descrio do fato gerador - exigncia de imposto no caso de pagamento do tributo.

- base de clculo aplicao de pauta fiscal. - alquota - operao interna nas operaes interestaduais. - tipificao da infrao artigo genrico do Regulamento - capitulao da penalidade multa relativa a documento fiscal ao invs da multa referente falta de pagamento do tributo.

Auto de Infrao contrariando smula vinculante do STF. Auto de Infrao lavrado na vigncia de medida liminar especfica. Desrespeito coisa julgada administrativa e judicial. Falta de entrega das provas ao contribuinte. Negativa ao oferecimento de provas (documentos, percia). Decadncia.

10

Anulao Falta de motivao das decises. Deciso sem exame da defesa. Julgamento com preterio do direito de defesa (sustentao oral).

11

Inexatido material dos julgados. Deciso ultra petita. Inscrio da dvida ativa sem apreciao de recurso. Auto de Infrao atribuindo infraes a determinadas normas tributrias, e decises condenando por infraes a normas de enquadramento diverso.

12

No constituem nulidade: - Smulas do CARF (Conselho Administrativo de Recursos Fiscais): legtima a lavratura de auto de infrao no local em que foi constatada a infrao. (smula n. 6) A ausncia da indicao da data e da hora de lavratura do auto de infrao no invalida o lanamento de ofcio quando suprida pela data da cincia. (smula n. 7)

13

O Auditor Fiscal da Receita Federal competente para proceder ao exame da escrita fiscal da pessoa jurdica, no lhe sendo exigida a habilitao profissional de contador. (smula n. 8) vlida a cincia da notificao por via postal realizada no domiclio eleito pelo contribuinte, confirmada com a assinatura do recebedor da correspondncia, ainda que este no seja o representante legal do destinatrio. (smula n. 9) vlido o lanamento formalizado por Auditor-Fiscal da Receita Federal do Brasil de jurisdio diversa do domiclio tributrio do sujeito passivo. (smula 27) Falta de manifestao do julgador sobre todos os argumentos do contribuinte.

14

IV.

EFEITOS DA NULIDADE E DA ANULAO

Princpio da autotutela A administrao pblica pode declarar a nulidade dos seus prprios atos. (smula n. 346 do STF)

15

A administrao pode anular seus prprios atos, quando eivados de vcios que os tornam ilegais, porque deles no se originam direitos; ou revog-los, por motivo de convenincia ou oportunidade, respeitados os direitos adquiridos, e ressalvada em todos os casos a apreciao judicial. (smula n. 473 do STF)

16

A Administrao Pblica Federal deve anular seus prprios atos, quando eivados de vcio de legalidade, e pode revoglos por motivo de convenincia ou oportunidade, respeitados os direitos adquiridos. (Lei federal n. 9.784, de 21.1.99, art. 53).

17

Observncia s normas procedimentais CTN - arts. 145 e 149. Decreto federal n. 70.235 de 6.3.72 (arts. 59 a 61) com as implicaes seguintes: a) nulos os atos praticados por pessoa incompetente; e com preterio do direito de defesa; b) a nulidade do ato apenas prejudica os atos posteriores que dele diretamente dependam ou sejam conseqncia; c) na declarao de nulidade so mencionados os atos alcanados, e as providncias; d) quando puder decidir de mrito a favor do contribuinte a quem aproveitaria a declarao de nulidade, a autoridade julgadora no a pronunciar nem mandar repetir o ato ou suprirlhe a falta (Lei federal n. 8.748, de 9.12.93).

18

Nulidade A retificao do Auto de Infrao implica considerao da decadncia, e do direito de ampla defesa. Anulao O refazimento da deciso acarreta a reabertura de prazo para oferecimento de recurso.

19

You might also like