You are on page 1of 13

A ESCOLA COGNITIVA: A FORMULAO DE ESTRATGIA COMO PROCESSO MENTAL

Brulio Fabiana Joyce Tatiana

COGNIO COMO CONFUSO


Estudiosos focando o m odo com o os indivduos processam informaes para tom ar decises, em especial, os vieses e distores que eles apresentam . Vis = inclinao para; tendendo .... H vrios tipos de vis segundo Mak ridak is. Exem plo 01
a) Tipo de vis: subestimar a incerteza. b) Descrio do vis: Otimismo em excesso, correlao ilusria e necessidade de reduzir a ansiedade resultam em subestimar a incerteza futura.

Exem plo 02
a) Tipo de vis: percepo seletiva b) Descrio do vis: as pessoas tendem a ver problemas em termos de sua experincia anterior.

A l a P o s i ti vis ta: o p ro c e s s a m en to e e s tru tu ra o d o c o n h e ci me nto p ro d u z u m a v i s o o b je ti va d o m u n d o . A l a S u b je ti vista: a e stra t g i a u m a e sp c i e d e i n te rp re ta o d o m u n d o . Os e s tra te g i s ta s s e d i f e re m e m se u s e s ti l o s c o g n i tiv os , o u s e ja , p o ss u e m c o m p o rta m ento s h u m a n o s d ife rente s. O i n s tru m e n to Mye rs -B ri g g s (Mye rs , 1 9 6 2 ) p ro p e q u a tro co n ju n to s d e d i m e ns es o p o s ta s : Dimenses
EXTROVERSO (energizada pelo mundo exterior SENSAO (a informao vem da confiana do sentidos PENSAMENTO (confiar na anlise para a deciso) JULGAMENTO (viver de maneira planejada, ordenada, controlada) INTROVERSO (energizada pelo mundo que h na mente de cada pessoa). INTUIO (a informao vem da tentativa de compreender os padres essenciais). SENTIMENTO (confiar nos sentimentos para a deciso). PERCEPO (viver de maneira flexvel e espontnea).

A s c o m b i n a es d e ss e s g ru p o s l e v a m a 1 6 ti p o s o u e s ti l o s p o s s v e i s , q u e i r o c a ra c te ri z a r u m i n d i v d u o .

EXEMPLO Um indivduo que possuir seu estilo classificado pela extroverso, sensao, pensamento e julgamento, possivelmente age segundo uma lgica estabelecida, ou seja, objetivo, analtico, crtico e difcil de ser convencido por qualquer coisa que fuja do seu raciocnio.

COGNIO COMO PROCESSAMENTO DE INFORMAES


Os vieses tendem a se intensificar quando consideramos todas as peas que formam uma organizao, bem como se processam as informaes dentro da mesma, podendo acumular distores sobre distores. Segundo Corner et al. (1994), no modelo de processo paralelo de tomada de decises estratgicas os indivduos e organizaes operam essencialmente segundo os mesmos princpios.

1- ATENO: determina quais informaes devem ser processadas e quais devem ser ignoradas = SENSOR. 2- Codificao essa fase d significao s informaes, categorizando-as, combinando-as e tratando-as de forma a permitirem uma anlise e uma deciso; 3- Armazenagem/Recuperao significando o processo de registrar as informaes, de forma organizada, para permitir seu resgate, quando necessrio. 4- Escolha o processo de deciso, propriamente dito, vista das informaes disponveis. 5- Resultados funciona como o fim de um ciclo e o incio de um novo processo, retroalimentado. o subsistema de controle.

COGNIO COMO MAPEAMENTO


Uma representao mental errada melhor que nenhuma representao, pois ela ao menos encoraja e, assim, pode estimular a ao. Anna Hulf (1990), distinguiu mapas cognitivos em dois tipos: Mapas esquemticos: os responsveis pelas decises tm certas expectativas associadas a um determinado esquema. Aquilo que eles veem acrescenta detalhes a essas expectativas e produz novas perguntas. Mapas que descrevem relaes causais: esse tipo de mapa cognitivo est interessado em traar as ligaes causais (ou de influncia) entre meios e fins, refletindo o pensamento mais racional dos atores envolvidos

COGNIO COMO REALIZAO DE CONCEITO


Estratgia como conceito A formulao da estratgia pode ser entendida como realizao de conceito. Processos mentais de desenvolvimento de estratgia esto em nosso subconsciente. Hebert Simon afirma que o julgamento, intuio e criatividade so processos simples: Intuio e julgamento: Organizao do conhecimento. Relacionadas ao processo de rpido reconhecimento. Inspirao: sua fonte pode ser misteriosa mas sua presena no.

COGNIO COMO REALIZAO DE CONCEITO


A inspirao provm para o tomador de decises, quando este pode ver alm de fatos e dados para entender o significado mais profundo de uma questo. preciso compreender a capacidade de sintetizar vrias informaes intangveis em novas perspectivas. Psicologia cognitiva x fisiologia => o crebro dividido em dois hemisfrios, sendo o esquerdo acessvel a verbalizao e o direito mais espacial.

COGNIO COMO CONSTRUO


Estratgia como interpretao. O ambiente externo no motiva o comportamento interno. A mente humana no reproduz o mundo externo. As informaes interagem com a cognio e so por ela moldadas. A mente interpreta o ambiente Informa o e possui sua prpria dinmica cognitiva.
Cognio

Interpretao da informao

COGNIO COMO CONSTRUO


As pessoas interagem para criar seus m undos m entais Construcionistas sociais: rom pem com a idia do status quo. A realidade externa existe em nossa cabea Gregory Bateson com a obra Um a teoria de Brincadeira e fantasia.  A estrutura psicolgica resolve ambigidade entre o que real e o que fantasia.  Esquema depende do que visto pelo indivduo e em que acredita.  Esquema X Estrutura : Enquanto os esquemas pertencem ao indivduo e as estruturas dependem das dinmicas grupais (das relaes dos indivduos entre si e o grupo). Os indivduos vem o mercado ou percebem a competio porque compartilham informaes com outros que tem o mesmo esquema.

COGNIO COMO CONSTRUO


Os gerentes precisam de vises alternativas do mundo (estruturas) para no se prender a nenhuma delas. Como o ambiente construdo dentro da organizao acaba por ser o produto das crenas gerenciais.

Ambiente Objetivo:
A organizao est embutida em uma ambiente que possui existncia externa e independente.

Ambiente percebido:
Estrategistas so apanhados pela racionalidade limitada e pelas percepes incompletas e imperfeitas do ambiente.

Ambiente Representado:
O que as pessoas chamam de ambiente gerado por aes humanas e esforos intelectuais para dar sentido s aes

COGNIO COMO CONSTRUO


Competio e cognio: A interpretao do que os rivais esto fazendo s s objetiva em retrospecto, sendo necessrio alinhar no momento presente a imaginao e evidncias. As presses da hipercompetio: Os administradores ficam mais preocupados com os comos da estratgia do que com os o qus

You might also like