You are on page 1of 28

Bronislaw Mallinowski

(1884 - 1942)
Bronislaw Malinowski, estudou junto a Seligman. Este jovem estudante de ntropologia realizou um trabalho de campo de 4 anos nas Trobiands, em parte obrigado pelo confronto da primeira guerra mundial. Ao seu regresso a Inglaterra, depois da guerra, escreve um dos maiores clssicos da Antropologia: "Os argonautas do Pacfico". O livro, um clssico do trabalho de campo, deixa ver nas entrelinhas que a etnografia, ou mtodo etnogrfico, se realiza na monografia. Ele reintroduz motivos romnticos na empirista tradio inglesa. (Gabriel O. lvarez)

Mallinowski e a fotografia

Mallinowski usando sua cmera em campo. Fotografado por Billy Hancock.

Imagine se o leitor sozinho, rodeado apenas de seu equipamento, numa praia tropical prxima de uma aldeia nativa, vendo a lancha ou barco que o trouxe afastar se no mar at desaparecer de vista. (Introduo, III)

Foto tirada por Malinowski de seu acampamento, onde esteve em campo de 1915-1918

O antroplogo em campo, entre os nativos

Foto publicada em a vida sexual dos selvagens, tirada em 1867.

Malinowski, "O Etnografo", trabalhando em Omarakana

Sequncia relativa a dois artigos de transaes do kula (Argonautas do Pacfico Ocidental, 1922).

Braceletes [Mwali]: A foto mostra diversos tipos, variando em termos de tamanho e de acabamento (Mallinowski apud Samain).

Dois homens exibem os braceletes. A foto ilustra o modo como os braceletes so comumente enfeitados com contas, pingentes e tiras feitas de pandano seco. No me lembro de ter visto homens usando os braceletes, a no ser uma ou duas vezes e nessas ocasies ostentavam a ornamentao completa da dana. () ilustra o modo como esses braceletes so usados os nativos os exibiram especialmente para a fotografia. (Mallinowski apud Samain).

Dois colares feitos de discos do Spondylus vermelho: esquerda, o soulava, ou bagi, o verdadeiro artigo kula. direita, o katudababile (ou samakupa, como conhecido entre os Massim do Sul), feito de discos maiores manufaturados nas aldeias de Sinaketa e Vakuta (ilhas Trobiand). O katudababile no desempenha funo de importncia no kula (Mallinowski apud Samain).

Duas mulheres enfeitadas com colares: Eis como o soulava usado quando ostentado como enfeite (Mallinowski apud Samain).

Uma Reunio kula na praia de Sinaketa. Esta foto vem na sequencia das fotos dos artigos masculinos e femininos e mostra onde se pratica a troca dos mesmos. Mais de 80 canoas se acham ancoradas ou atracadas na praia, numa faixa de mais de 2 km. Cerca de 2 mil nativos, vindos de vrios distritos, desde Kitava at Dobu, renem-se na aldeia, na praia e em localidades vizinhas. Isso ilustra o modo como o kula congrega grande nmero de pessoas pertencentes a diferentes culturas; nesse caso, os de Kitava, Boyowa, ilhas Amphlett e Dobu.

A concha Spondylus quebrada e os pedaos so aparados em forma de crculos grosseiros; esta tarefa feita pelos homens

As mulheres transformam pedaos de concha em discos achatados. Cada pedao colocado em um orifcio na extremidade de um cilindro de madeira e atritado contra um arenito.

Por meio de um instrumento de perfurao faz-se um orifcio em cada disco.

Os discos de concha, aplainados e perfurados, mas ainda com contornos irregulares, so agora enfiados em varetas finas e fortes

e, dessa maneira so atritados sobre um arenito plano, at que a forma fique cilndrica, isto , at que cada disco fique um crculo perfeito

Transportando um soulava (o famoso colar feminino, verdadeiro artigo kula). A comitiva, com o lder carregando o colar em uma vara e o segundo homem soprando um bzio, aproxima-se da casa do chefe.

Braceletes [Os Mwali masculinos] trazidos de Kitava. A parte que coube a Touluwa da carga de braceletes trazida a Omarakana em outubro de 1915.

Parentesco, agricultura e ritos

Dois irmos - em: A vida

Sexual dos Selvagens.

Me e filho

Pai e filho

Sobre a estrada que atravessa a selva

Sobre a estrada que atravessa um jardim depois da colheita

Celeiros quase inteiramente esvaziados de seu contedo, antes de serem reabastecidos

Celeiros reaprovisionados Em: Jardins de Coral.

Duas moas bonitas. Uma desfigurada pelo luto

Viva em luto completo Viva em luto aliviado

Cadver enfeitado. Cadver de uma jovem e bela mulher atingida por morte sbita e pranteada sinceramente pelo vivo, que visto amparando o corpo para ser fotografado

Cadver depois da primeira exumao. A fotografia, tirada ao pr-do-sol, precisou de uma longa exposioToyodala, o vivo, segura o corpo

Encantamento mgico associado gravidez

Um rito de magia de guerra

Um rito de magia agrcola

You might also like