You are on page 1of 33

Norman Fairclough

Norman Fairclough (1941) professor emrito de lingustica na Universidade de Lancaster. Ele um dos fundadores da anlise crtica do discurso, um ramo da sociolingustica que estuda a influncia das relaes de poder sobre o contedo e a estrutura dos textos, sobretudo os da mdia. Seu trabalho de pesquisa foca-se sobre o lugar da linguagem nas relaes sociais e sobre a linguagem como parte integrante de processos de mudana social. Atualmente investiga o discurso como um elemento chave de transformaes sociais maiores como a "globalizao", o "neoliberalismo", o "novo capitalismo" e a "economia do conhecimento", em consonncia com Luc Boltanski, Eve Chiappello e os tericos que buscam comprendrer o que eles chamam de "o novo esprito do capitalismo". Fairclough influenciou e foi influenciado pelos estudos culturais britnicos.

A anlise do discurso , necessariamente, a anlise da linguagem em uso. Como tal, no pode se restringir descrio de formas lingusticas independente dos propsitos ou funes que estas formas servem nos eventos humanos.
(BROWN e YULE, 1983:1)

Discurso, para mim, mais que apenas uso da linguagem: uso da linguagem, seja ela falada ou escrita, vista como um tipo de prtica social. (FAIRCHLOUGH, 1992:28) (...) O discurso constitui o social. Trs dimenses do social so consideradas o conhecimento, as relaes sociais e a identidade social (...). O discurso formado por relaes de poder e investido de ideologias. (FAIRCHLOUGH, 1992:8)

Resumo histrico
A partir da dcada de 70 desenvolveu-se uma forma de anlise do discurso e do texto que identificava o papel da linguagem na estruturao das relaes de poder na sociedade.
Na dcada anterior, os estudos sobre a importncia das mudanas sociais como perspectiva de anlise se consolidaram.

- Na Gr-Bretanha, um grupo de lingistas desenvolveu uma lingustica crtica , ao articular as teorias e os mtodos de anlise textual da lingustica sistmica , de Halliday, com teorias sobre ideologias. - Na Frana, Pcheux e Jean Dubois desenvolveram uma abordagem da anlise de discurso, tendo por base, especialmente, o trabalho do lingista Zellig Harris e a reelaborao da teoria marxista sobre a ideologia, feita por Althusser, que ficou conhecida como Anlise do Discurso Francesa (ADF).

Resumo histrico
Na dcada de 90 surge a Anlise Crtica do Discurso.
Um marco para o estabelecimento dessa nova corrente na Lingustica: a publicao da revista de Van Dijk, Discourse and Society , em 1990. Entretanto, importante acrescentar publicaes anteriores, como os livros: Language and power , de Norman Fairclough, em 1989; Language, power and ideology , de Ruth Wodak, em 1989; e a obra de Teun van Dijk sobre racismo, Prejudice in discourse , em 1984.

Em 1991 houve um um pequeno simpsio em Amsterd. Vrios nomes, hoje relevantes em ACD, se reuniram por dois dias: Teun van Dijk, Norman Fairclough, Gunter Kress, Theo van Leeuven e Ruth Wodak. Eles apresentaram diferentes enfoques de estudo. Assim, a ACD surgiu com um grupo de estudiosos, de carter internacional e heterogneo, porm, estreitamente interrelacionados.

Propostas da Anlise Crtica do Discurso


- Estudar a linguagem como prtica social e, para tal, considera o papel crucial do contexto, com interesse na relao que h entre a linguagem e o poder. Nessa perspectiva, a linguagem um meio de dominao e de fora social, servindo para legitimar as relaes de poder estabelecidas institucionalmente; - So necessrias as descries e teorizaes dos processos e das estruturas sociais responsveis pela produo de um texto como uma descrio das estruturas sociais e os processos nos quais os grupos ou indivduos, como sujeitos histricos, criam sentidos em sua interao com textos (WODAK, 2003: 19)

Posies tericas da Anlise Crtica do Discurso


- uma forma de cincia crtica que foi concebida como cincia social destinada a identificar os problemas que as pessoas enfrentam em decorrncia de formas particulares da vida social e destinada, igualmente, a desenvolver recursos de que as pessoas podem se valer a fim de abordar e superar esses problemas (FAIRCLOUGH, 2003: 185). - Destaca a necessidade de um trabalho interdisciplinar, objetivando uma compreenso adequada do modo como a linguagem opera. Assim, acompanha a manifestao da linguagem na constituio e na transmisso do conhecimento, na organizao das instituies sociais e no exerccio do poder. A ACD se interessa pelos modos em que se utilizam
as formas lingsticas em diversas expresses e manipulaes do poder (WODAK, 2003: 31)

Posies tericas da Anlise Crtica do Discurso


O marco analtico da Anlise Crtica do Discurso envolve os seguintes passos (FAIRCLOUGH, 2003: 184):

a) Centralizar-se em um problema social que tenha um aspecto semitico; b) Identificar os elementos que lhe pem obstculos com o fim de abord-los, mediante a anlise: - da rede das prticas em que esto localizados, - da relao de semiose que mantm com outros elementos da prtica particular de que se trata, - do discurso: - anlise estrutural a ordem do discurso, - anlise interacional, - anlise interdiscursiva, - anlise lingstica e semitica.

Posies tericas da Anlise Crtica do Discurso


c) Considerar se a ordem social (a rede de prticas) reclama em certo sentido o problema ou no ; d) Identificar as possveis maneiras de superar os obstculos; e) Refletir criticamente sobre a anlise.

Conceitos bsicos na ACD


DISCURSO Fairclough (2001) defende o discurso como prtica poltica e ideolgica. Como prtica poltica, o discurso estabelece, mantm e transforma as relaes de poder e as entidades coletivas em que existem tais relaes. Como prtica ideolgica, o discurso constitui, naturaliza, mantm e tambm transforma os significados de mundo nas mais diversas posies das relaes de poder.

CONTEXTO Trata-se de uma noo de grande importncia para ACD, j que explicitamente inclui elementos sociopsicolgicos, polticos e ideolgicos e, portanto, postula um procedimento interdisciplinar (MEYER, 2003: 37). Os discursos so histricos e, assim, s podem ser entendidos se em referncia a seus contextos (FAIRCLOUGH, 2003).

Conceitos bsicos na ACD


SUJEITO Os sujeitos podem contrapor e, de forma progressiva, reestruturar a dominao e as formaes mediante a prtica, isto , os sujeitos sociais so moldados pelas prticas discursivas, mas tambm so capazes de remodelar e reestruturar essas prticas. Na ACD, rejeita-se firmemente o sujeito assujeitado da Anlise do Discurso (AD).

IDENTIDADE A identidade tem a ver com a origem social, gnero, classe, atitudes, crenas de um falante, e expressa a partir das formas lingsticas e dos significados que esse falante seleciona, passando-se maneira como o produtor de um texto (editor) retextualiza a fala de um locutor, atribuindo-se uma identidade e outra para esse locutor.

Conceitos bsicos na ACD


INTERTEXTUALIDADE E INTERDISCURSIVIDADE As categorias intertextualidade e a interdiscursividade so bastante exploradas pela ACD, pois ela analisa as relaes de um texto ou um discurso, considerando outros que lhe so recorrentes. apropriado lembrar, aqui, o posicionamento de Bakhtin (2000) de os textos respondem a textos anteriores e, tambm, antecipam textos posteriores. CRTICA, IDEOLOGIA E PODER As noes de crtica, ideologia e poder so bsicas para a ACD. Entende-se a crtica, segundo Wodak, como o resultado de certa distncia dos dados, considerados na perspectiva social e mediante uma atitude poltica e centrada na autocrtica. J ideologia um termo utilizado para indicar o estabelecimento e conservao de relaes desiguais de poder. Ele se refere s formas e aos processos sociais em cujo seio, e por cujo meio, circulam as formas simblicas no mundo social (WODAK, 2003: 30, traduo nossa). Por isso, a ACD indica, como um de seus objetivos, a desmitificao dos discursos por meio da decifrao da ideologia.

ACD: enfoque social

Para trabalhar com o discurso, Fairclough (2001: 100) sugere uma anlise tridimensional, explicando que qualquer evento ou exemplo de discurso pode ser considerado, simultaneamente: - um texto (anlise lingstica); - um exemplo de prtica discursiva (anlise da produo e interpretao textual); - um exemplo de prtica social (anlise das circunstncias institucionais e organizacionais do evento comunicativo).

Concepo tridimensional do discurso

TEXTO
PRTICA DISCURSIVA (produo, distribuio, consumo) PRTICA SOCIAL

ACD: enfoque social


Para atender ao modelo tridimensional, devero ser consideradas trs perspectivas analticas: Multidimensional - avalia as relaes entre mudana discursiva e social e, tambm, para relacionar as propriedades particularizadas de textos s propriedades sociais de eventos discursivos; Multifuncional - averigua as mudanas nas prticas discursivas que contribuem para mudar o conhecimento, as relaes e identidades sociais; Histrica: discute a estruturao ou os processos articulatrios na construo de textos e na constituio, em longo prazo, de ordens de discurso (FAIRCLOUGH, 2001: 27).

Anlise textual
A anlise textual envolve quatro itens, apresentados em escalas ascendentes: - vocabulrio (lexicalizao): trata, principalmente, de palavras isoladas; - gramtica: trata das palavras organizadas em oraes e frases; - coeso: da ligao entre oraes e frases; - estrutura textual: cuida organizacionais dos textos. de todas as caractersticas

Anlise discursiva

A prtica discursiva (produo, distribuio e consumo) est baseada na tradio interpretativa ou microssociolgica de levar em conta a prtica social como algo que as pessoas, ativamente, produzem e apreendem com embasamento em procedimentos compartidos consensualmente. , portanto, uma anlise chamada de interpretativa , pois uma dimenso que trabalha com a natureza da produo e interpretao textual.

Anlise social
O objetivo geral dessa prtica especificar a natureza da prtica social da qual a prtica discursiva uma parte, constituindo a base para explicar por que a prtica discursiva como ; e os efeitos da prtica discursiva sobre a prtica social (FAIRCLOUGH, 2001: 289), porque a prtica social (poltica, ideolgica etc) uma dimenso do evento comunicativo, da mesma forma que o texto (FAIRCLOUGH, 2001: p. 99). uma anlise macrossociolgica e com caractersticas interpretativas. uma dimenso que analisa as circunstncias institucionais e organizacionais do evento discursivo e de que maneira elas moldam a natureza da prtica discursiva. O discurso, como prtica social, tem por
objetivo, especialmente, trabalhar ideologia e hegemonia.

O discurso, como prtica social, tem por objetivo, especialmente, trabalhar ideologia e hegemonia.

Ideologia
1 - Terceira dimenso da teoria tridimensional Bases tericas: trs importantes asseres sobre ideologia Primeiro, a assero de que ela [a ideologia] tem existncia material nas prticas das instituies, que abre caminho para investigar as prticas discursivas como formas materiais de ideologia. Segundo, a assero de que a ideologia interpela os sujeitos , que conduz concepo de que um dos mais significativos efeitos ideolgicos que os linguistas ignoram no discurso (...) a constituio dos sujeitos. Terceiro, a assero de que os aparelhos ideolgicos so ambos locais e marcos delimitadores na luta de classe, que apontam para a luta no discurso e subjacente a ele como foco para uma anlise de discurso orientada ideologicamente. p. 117

Ideologia
2 - Definio de ideologia As ideologias so significaes/construes da realidade (...) que so constitudas em vrias dimenses das formas/sentidos das prticas discursivas e que contribuem para a produo, a reproduo ou a transformao das relaes de dominao. P. 117

3 - Quando so encontradas prticas discursivas contrastantes em um domnio particular ou instituio, h probabilidade de que parte desse contraste seja ideolgica. (p. 117)

Ideologia
4 - A ideologia uma propriedade de estruturas ou uma propriedade de eventos? Problema-chave: encontrar uma explicao satisfatria da dialtica de estruturas e eventos.

5 - Ideologia como propriedade de estruturas (forma subjacente prtica lingstica) vantagens e desvantagens

Ideologia
6 - Concepo textual da localizao da ideologia na lingstica crtica: as ideologias nos textos. (...) os sentidos so produzidos por meio de interpretaes dos textos e os textos esto abertos a diversas interpretaes que podem diferir em sua importncia ideolgica e porque os processos ideolgicos pertencem aos discursos como eventos sociais completos (...) no apenas aos textos que so momentos de tais eventos. P. 119 7 - Prefiro a concepo de que a ideologia est localizada tantos nas estruturas (...) como nas condies para os eventos atuais e nos prprios eventos quando reproduzem e transformam as estruturas condicionadoras. (p. 119)

Ideologia
8 - Ideologia no que diz respeito aos aspectos ou nveis do texto e do discurso. Uma alegao comum de que so (...) os sentidos das palavras que so ideolgicos. (...) Os sentidos das palavras so importantes, naturalmente, mas tambm o so outros aspectos semnticos, tais como as pressuposies, as metforas e a coerncia. (p. 119)

9 - No se deve pressupor que as pessoas tm conscincia das dimenses


ideolgicas de sua prpria prtica. (p. 120)

Ideologia

10 - Ideologias enquanto convenes mais ou menos naturalizadas e automatizadas. Essa uma razo para se defender uma modalidade de educao lingstica que enfatize a conscincia crtica dos processos ideolgicos nos discurso (...) (p. 120)

11 - Todo discurso ideolgico?

Ai que Saudades da Amlia


Composio: Ataulfo Alves / Mrio Lago

Nunca vi fazer tanta exigncia Nem fazer o que voc me faz Voc no sabe o que conscincia No v que eu sou um pobre rapaz Voc s pensa em luxo e riqueza Tudo o que voc v, voc quer Ai meu Deus que saudade da Amlia Aquilo sim que era mulher As vezes passava fome ao meu lado E achava bonito no ter o que comer E quando me via contrariado dizia Meu filho o que se h de fazer Amlia no tinha a menor vaidade Amlia que era a mulher de verdade

Hegemonia

Intrinsecamente relacionada dimenso da Prtica Social. O discurso visto numa perspectiva de poder como Hegemonia , e de evoluo de poder como Lutas Hegemnicas

Os conceitos de Hegemonia e poder vem de Gramsci: a hegemonia, entendida pela teoria da ACD, constitui um foco de luta constante sobre pontos de instabilidade entre as classes e os blocos dominantes, com o objetivo de construir, sustentar ou, ainda, quebrar alianas e relaes de dominao e subordinao tomando formas econmicas, polticas e ideolgicas.

O conceito de intertextualidade, apropriado de Bakhtin por Kristeva, central para a Teoria Social do Discurso, sendo associado ao de Hegemonia de modo produtivo. Para Fairclough, a historicidade inerente dos textos (ver Kristeva, 1986) torna-os capazes de exercer os papis importantes de liderana da mudana sociocultural na sociedade.

A prtica discursiva, a produo, a distribuio e o consumo (como tambm a interpretao) de textos so uma faceta da luta hegemnica que contribui em graus variados para a reproduo ou a transformao no apenas da ordem de discurso existente (por exemplo, mediante a maneira como os textos e as convenes prvias so articulados na produo textual), mas tambm das relaes sociais assimtricas existentes.

Entretanto a maior parte do discurso se sustenta na luta hegemnica em instituies particulares (famlia, escolas, tribunais de justia, etc.) e no em nvel de poltica nacional.

O DISCURSO HEGEMNICO DE VEJA E A CONSTRUO DA IMAGEM DO POBRE

No destaque, cabea de operrio desproporcionalmente inversa da ilustrao do executivo. Fonte: http://www.usp.br/comueduc/index.php/comueduc/article/view/142/140

Mudana discursiva

A relevncia das idias de Fairclough (2001) evidencia a concepo de que a mudana discursiva implica uma mudana social e cultural; sua justificativa terica apia-se na seguinte afirmao: a mudana discursiva implica ressignificaes da estrutura social e cultural. Para o autor, o discurso se constitui como prtica social, prtica discursiva e textual, realizando-se atravs das relaes sociais, no sentido de reproduzir e transformar o processo de interao, sem ser determinado pelas mesmas relaes sociais e pelo contexto no qual gerado.

Mudana discursiva

Avon. Renew Intensive. O que uma mulher viveu no precisa ficar no rosto. Pode ficar na memria. O que uma mulher viveu, sua pele pode esquecer.

Consideraes finais

A abordagem do discurso e da anlise de discurso que Fairclough apresentou tenta integrar uma variedade de perspectivas tericas e mtodos para o estudo das dimenses discursivas da mudana social e cultural.

You might also like