You are on page 1of 73

ALZHEIMER

 Definio  Fisiopatologia  Fases e sinais de alerta  Risco e Proteco  Epidemiologia  Preveno de acidentes  Diagnstico  Tratamento  Estudo de caso
2

DEFINIO
A doena de Alzheimer: Alzheimer:
 Relacionada com a idade;  Forma mais frequente das demncias degenerativas;  Etiologia desconhecida,  Instalao insidiosa;  Agravamento progressivo, lento e irreversvel.

Comea

por

aniquilar as outras

memria funes

e,

subsequentemente,

mentais,

determinando a completa ausncia de autonomia. Os doentes tornam-se incapazes de realizar qualquer tarefa, perdem-se, deixam de reconhecer o rosto dos familiares, ficam incontinentes e quase sempre acabam acamados, sobrevivendo entre 2 a 15 anos.
4

FISIOPATOLOGIA
ALTERAES ESTRUTURAIS

Nas alteraes estruturais pode mencionar-se um emaranhado neurofibrilar e placas senis. O emaranhado constitudo por neurnios anormais cujo citoplasma possui fragmentos de protenas anormais - filamentos de hlice emparelhadas. A placa senil um cacho de nervos terminais degenerativos cujo o axnio e os dendritos contm protena amilide.
6

Estas

placas

emaranhado

encontram-se

localizados em reas de clulas que se perdem no crebro da pessoa com esta patologia. Estas reas no so mais do que a associao de reas neocorticais pelo e do hipocampo sendo responsveis declnio cognitivo.

Crebro (normal e com doena de Alzheimer)

FISIOPATOLOGIA
ALTERAES NEUROTRANSMISSORAS

Correspondem

um

declnio

dos

neurnios

colinrgicos no ncleo basal, que conduz perda da acetilcolina transferase no neocortex e hipocampo. So ainda afectados o locus Cereleus noradrenrgico e o serotonrgico dorsal na juno nuclear do tronco cerebral.

10

FASES E SINAIS DE ALERTA


Encontram-se divididos em trs estgios:

Estgio inicial (perodo de 1 a 3 anos)


A pessoa apresenta-se um pouco confusa e esquecida constituindo os distrbios da memria, o primeiro sinal de aviso da doena.
11

No esquecimento caracterstico da doena de Alzheimer verifica-se: Dificuldades com o raciocnio; Dificuldades com a linguagem. O treino no leva a uma melhoria, havendo muitas vezes uma certa indiferena.
12

Outras dificuldades:  Em executar as tarefas domsticas;  Em relao sua higiene pessoal;  Orientao espacial prejudicada fora do seu ambiente familiar;  Orientao temporal pode sofrer alteraes.

13

Segundo estgio (perodo de 2 a 10 anos)


Distrbios da linguagem, o que origina um discurso de difcil compreenso; Distrbio motor (apraxia) tambm um sinal caracterstico desta fase; Dificuldade na mobilidade fsica;

14

 Perambulao nocturna e inquietao motora com marcha frequente;  Agravamento do estado de confuso (com diminuio progressiva das relaes sociais);  Pode ocorrer incontinncia urinria e fecal.

15

Terceiro estgio (perodo de 8 a 12 anos)


 Agravamento dos sintomas que levam a uma incapacidade em se reconhecer a si prprio e aos familiares;  Dificuldade para cuidar de si, afasia, comportamento distrado, alheado e aptico, variaes do humor com alternncia de estados de ansiedade e agitao e fases de depresso.
16

O movimento voluntrio diminuto verificando-se rigidez dos membros com postura flectida; Perda total de independncia.

17

Alteraes nos exames auxiliares de diagnstico


EEG Est. 1 Normal TC/IRM Normal TEP/TCEUF Hipometabolismo parietal posterior. Est. 2 Lentido do ritmo Normal ou dilatao ventricular e ampliao de sulco; Hipometabolismo parietal bilateral e frontal/hiperfuso.

Est. 3

Difusamente lento;

Dilatao ventricular e aumento do sulco;

Hipometabolismo parietal bilateral e frontal/hipoperfuso


18

FACTORES DE RISCO
Idade
Aumento exponencial de prevalncia e incidncia da doena com o avanar da idade;

Sexo
Prevalncia mais elevada no sexo feminino;

Traumatismos cranianos

19

Factores hereditrios
Quando um dos familiares em 1 grau teve uma demncia o risco de desenvolver doena de Alzheimer duas vezes maior;

Idade materna
Filhos de mes com mais de 40 anos, podem ter mais tendncia a problemas demenciais na terceira idade;

20

Factores genticos
Em cerca de 7% dos casos, a doena de Alzheimer de famlia, com transmisso gentica do autossmico dominante;

Sndrome de Down
Indivduos com sndrome de Down tm cpia extra de cromossoma 21;
21

Factores de risco vascular


Risco acrescido de doena de Alzheimer;

Metais
O Al e o Zn tm sido associados s alteraes do tecido cerebral;

22

Outros factores
Antecedentes psiquitricos, os solventes orgnicos, o sndrome de apneia do sono, vrus do herpes, anestesia geral, tabaco...

23

Factores de proteco
Altos nveis de instruo
Nvel acadmico e scio-cultural

Antioxidantes
A ingesto regular de medicamentos com aco antioxidante (ex: vitamina E), podem retardar a progresso clnica da doena de Alzheimer, no 2 estgio da doena.
24

AINEs
O seu consumo regular num perodo de mais de 2 anos, diminui a probabilidade de aparecimento da doena, atravs de um mecanismo inflamatrio;

Estrognios
As mulheres que usam estrognio (reposio hormonal) podem apresentar menores taxas de doena de Alzheimer.
25

EPIDEMIOLOGIA
O envelhecimento da populao, fenmeno observado em todos os pases ocidentais, est na origem do acrscimo do n. de indivduos atingidos, tornando-se a doena de Alzheimer um dos grandes problemas de sade pblica.

26

bitos por Doena de Alzheimer

27

bitos por grupo etrio

28

PREVENO DE ACIDENTES
Os portadores desta patologia necessitam de cuidados por parte da famlia ou pessoas significativas. Estes prestadores de cuidados devem tomar medidas preventivas que salvaguardem o mais possvel a vida do doente.

29

O prestador de cuidados deve assegurar-se que:  Os corredores, escadarias e rea social se mantenham desimpedidas, no sentido de evitar quedas;  O fogo, aquecedores, microondas, ferro e outros equipamentos elctricos devem permanecer desligados quando no esto a ser utilizados;
30

A temperatura da gua deve estar abaixo dos 38C, para evitar queimaduras; O acesso banheira e piscina deve ser fechado; As trancas e as chaves do lado de dentro da porta sejam removidas, para facilitar o acesso dos cuidadores aos cmodos;
31

 Os alimentos se encontram dentro do prazo de validade;  Bolsas, carteiras, chaves, dinheiro, talo de cheques e outros pertences importantes esto fora do alcance do doente.

32

Outro aspecto relevante consiste em impedir o doente de conduzir, uma vez que pode tornar-se um perigo para si prprio e para os outros. Para isso deve-se: Pedir a algum dotado de autoridade (mdico), que comunique ao doente que este no pode conduzir; Esconder as chaves, trancar o carro e guard-lo fora do alcance da viso do doente.
33

As perambulaes podem tambm constituir um factor de iminente perigo logo necessrio: Manter as luzes ligadas nos locais de passagem, noite; Instalar trancas difceis de abrir; Sensibilizar os vizinhos no sentido de estes informarem os cuidadores quando encontrarem o doente sozinho fora de casa;
34

Acompanhar o doente quando este insiste em sair de casa; Adquirir um bracelete que permite identificar o doente; Contactar a Associao de Alzheimer mais prxima, com vista a informar-se sobre programas de ajuda em relao a este problema.
35

DIAGNOSTICO
A certeza do diagnstico s nos dada aps a morte da pessoa, sendo necessrio proceder a duas fases distintas para que a doena seja controlada de modo a manter uma melhor qualidade de vida necessrio obter um diagnstico o mais fivel possvel, devendo proceder-se a duas fases distintas.
36

Primeiramente, faz-se o diagnstico de sndrome demencial e posteriormente o diagnstico da doena. A primeira fase efectuada tendo em conta a excluso de diversas patologias que podem evoluir para um quadro de demncias, como: traumatismos cranianos, tumores cerebrais, acidentes vasculares cerebrais,
37

 Arteriosclerose;  Intoxicao por drogas e lcool;  Depresso;  Hidrocefalia;  Hipovitaminose;  Hipotiroidismo.

38

Esta excluso, s permitida tendo por base um conjunto de critrios (DSM-IV) que fundamentam que na demncia verifica-se a existncia de um dfice de memria, a curto e a longo prazo, e na identificao de pelo menos um dos sinais:

39

Alterao do pensamento abstracto, Alterao da capacidade de avaliao, Afasia, Apraxia, Agnosia, Modificao da personalidade, que constituem o DSM-IV
40

O diagnstico da doena de Alzheimer efectuado atravs: Exames cognitivos (testes neuropsicolgicos); Exames laboratoriais; Rx, ECG e EEG, Puno lombar, TAC e RMN.
41

Contudo, apesar deste nmero de exames apenas a biopsia ou necrpsia de tecido cerebral post-mortem permite o diagnstico conclusivo, sem margem para dvidas.

42

TRATAMENTO
TRATAMENTO MEDICAMENTOSO

43

O mdico encontra sua disposio duas grandes categorias de medicamentos:

Especficos: Especficos inibidores da acetilcolinesterase

Tacrina Donepezil Rivastigmina


No especficos: psicotrpicos.

44

TRATAMENTO DOS SINTOMAS DE COMPORTAMENTO


Factores desencadeadores dos sintomas:

Mudana do ambiente: Novas doenas; Trocas de cuidador; Novos medicamentos.


45

Agitao

Ansiedade

Antipilpticos Antidepressivos, Serotoringicos, Ansiolpticos no


benzodiazepnicos

Ansiolticos

-bloqueante
46

Depresso
Devem-se optar por frmacos sem efeito sedativo acentuado e sem a aco anticolinrgica: Inibidores selectivos de recaptura da serotonina Antidepressivos

Perturbaes do sono
Antidepressivos sedativos Hipnticos no benzadiazepinicos
47

TRATAMENTOS QUE RETARDAM A EVOLUO DA DOENA


Os estrognios e AINEs apresentam um efeito protector, um papel anti-neurodegenerativo, sendo acompanhado na mesma funo pela vitamina E e IMAO B (selegilina).

48

MEDICAMENTOS A EVITAR
 Antiparkinsnicos;  Alguns antidepressivos trciclicos;  Medicamentos utilizados para tratamento de incontinncia urinria;  Agonistas dopaminrgicos (numa fase aguda). Com os novos neurolpticos, a prescrio de
49

psicotrpicos deve ser discutida.

TRATAMENTO
NO MEDICAMENTOSO

50

Os mtodos no medicamentosos so mltiplos e podem-se agrupar de acordo com as necessidades da pessoa: Estimulao cognitiva global; Tratamentos psicoterapeuticos; Cuidados somticos; Ajuda famlia e centros de cuidados.

51

ESTIMULAO COGNITIVA GLOBAL


As tcnicas de estimulao cognitiva visam reforar as capacidades cognitivas, afectivas e sociais do indivduo, podendo ser aplicada terapia de aprendizagem. So assim estimuladas funes como a memria e o pensamento.

52

TRATAMENTOS PSICOTERAPEUTICOS
So de grande utilidade para reforar o eu da pessoa e permite a esta um jogo relacional no traumatizante A inspirao analtica fornece um reforo afectivo e narcsico, enquanto a cognitivo-comportamental refora os comportamentos adaptados e inibe os comportamentos desajustados. As tcnicas de relaxamento permitem diminuir significativamente a ansiedade e estimular o narcisismo da imagem corporal.

53

CUIDADOS SOMTICOS
Os doentes de Alzheimer interpretam, normalmente, de forma errada as perturbaes somticas e consequentemente queixam-se de forma desadequada. Outras vezes, no manifestam qualquer queixa, sendo o mdico alertado por uma agitao, um sndrome confuncional, perturbao do ritmo viglia-sono.

54

AJUDA FAMLIA
A famlia deve preparar-se para uma sobrecarga muito grande em termos emocionais, fsicos e financeiros essencial organizar um plano de cuidados que inclua superviso scio-familiar, cuidados gerais e visitas mdicas. indispensvel um suporte psicolgico ao principal elemento de ajuda de meio familiar, sendo muitas vezes considerado e vtima oculta da doena.

55

CENTROS DE CUIDADOS
Estruturas de acolhimento temporrio, que permitem aliviar a famlia e principalmente o elemento cuidador, Associaes que promovem o enquadramento da famlia com a doena.

56

Em todas as estruturas organizadas, existem elementos intervenientes (quer sejam mdicos, enfermeiros, membros de uma associao) que integram uma misso tripla: escutar, informar e aconselhar. necessrio fornecer ao doente referncias espacio-temporais e permitir que este participe na vida familiar, tendo como principio fazer com, mas no em vez de.

57

ESTUDO DE CASO
Alberto de 87 anos, tornou-se cada vez mais esquecido nos ltimos anos, porm foi capaz de dissimular isso bem. Mais recentemente ele falhou em reconhecer o seu neto mais novo, embora a sua memria para eventos antigos permanea activa. Tem agido de modo socialmente inadequado, exibindo destemperos emocionais. A mulher refere que este no dorme noite e frequentemente encontra-o a vaguear pela casa, parecendo mais confuso noite que durante o dia. Os seus hbitos higinicos e a sua aparncia pessoal deterioraram-se de dia para dia. Teve tambm uma perda de apetite e comeou a perder peso.
58

Plano de cuidados

59

1.Confuso

Comunicar com frases curtas e simples; Explicar os procedimentos pessoa; Providenciar ambiente tranquilo; Planear uma rotina diria de actividades para o paciente; Orientar a pessoa no tempo e no espao; Vigiar aco da pessoa.
60

2. Sono alterado
 Posicionar confortavelmente a pessoa;  Executar tcnicas de relaxamento;  Evitar a ingesto de bebidas estimulantes (caf, ch, cola, etc);  Evitar que a pessoa durma durante o dia;  Evitar tratamentos dolorosos.
61

3. Auto-cuidado higiene dependente, em grau moderado


 Assistir a pessoa no banho;  Estimular a pessoa para o auto-cuidado;  Assistir a pessoa a escovar o cabelo e dentes;  Regular a temperatura da gua;  Massajar toda a superfcie corporal com creme hidratante.
62

4. Auto-cuidado vesturio dependente, em grau moderado


 Assistir a pessoa a vestir-se e despir-se;  Motivar a pessoa a participar no auto-cuidado vesturio.

63

5. Ingesto nutricional diminuda


 Providenciar dieta a gosto da pessoa;  Vigiar a refeio;  Evitar tratamentos dolorosos antes das refeies;  Permitir que familiares ou pessoas significativas tenham acesso ao servio para alimentar a pessoa.

64

6. Memria de curto prazo diminuida


 Motivar a pessoa a relembrar as suas memrias;  Evitar interromper a pessoa deixando-a verbalizar as suas memrias;  Encorajar os familiares e pessoas significativas a visitar a pessoa;  Providenciar bracelete com nome.
65

7. Agitao
 Providenciar ambiente tranquilo;  Identificar os factores que desencadeiam a agitao;  Diminuir a quantidade e complexidade dos estmulos que provocam agitao;  Vigiar a aco do doente.

66

8. Risco de queda
 Vigiar a aco da pessoa;  Manter as grades da cama elevadas;

67

9. Papel do prestador de cuidados no demonstrado


 Ensinar medidas de preveno de acidentes;  Orientar o planeamento de uma rotina diria de actividades domiciliarias para o paciente, incluindo as actividades a realizar durante o dia;  Explicar a importncia da pessoa usar uma bracelete com nome, morada e nmero de telefone;  Informar sobre os recursos disponveis na comunidade.
68

OUTROS DIAGNSTICOS POSSVEIS


1. Comunicao verbal deficiente (secundaria da apraxia, afasia e agnosia);

2. Incontinncia urinaria/fecal (devido a dfices


cognitivos) ; 3. Isolamento social (como consequncia das mudanas da personalidade, padres de conduta alterada e/ou depresso);
69

4. Mobilidade fsica diminuida (consequncia das contraturas, debilidade muscular progressiva e incoordenao);

5. Risco de lcera de presso (devido


imobilidade);

6. Risco de agressividade (relacionada com as


mudanas de comportamento e agitao)
70

EM PORTUGAL....
Estima-se que existam mais de 56 mil doentes, dos quais 5 a 10 por cento tm mais de 65 anos, enquanto que 50 por cento tem mais de 85 anos. Em mdia o perodo que vai do diagnstico at morte de oito anos, embora, em alguns casos, o doente possa sobreviver por mais tempo.

71

Desculpa. No compreendo nada do que me est a acontecer agora. At tu. Quando te escuto a falar sinto que devia conhecer-te, mas no conheo. Nem sequer sei o meu nome. () ajuda-me a lembrar-me de quem sou. Ou pelo menos de quem era. Sinto-me to perdido Nicholas Sparks
72

TRABALHO REALIZADO POR:


 Ana Gaspar n. 2239  Antnio Miguel n. 2244  Ceclia Silva n. 2248  Clara Pereira n. 2249  Ftima Carneiro n. 2252  Mnica Arajo n. 2260  Zenaide Laranjeira n. 2270
73

You might also like