You are on page 1of 15

Nome Empresarial

1- Nome- sinal distintivo do empresrio O nome um direito prprio da personalidade, seja a pessoa fsica ou jurdica. Atua como elemento que d identidade pessoa, que lhe individualiza perante os demais. No mbito do mercado, essa identidade e essa individualidade so essenciais, sendo certo que so preferidas as empresas que tm bom nome na praa, sendo difcil encontrar algum que esteja disposto a negociar com algum que esteja com o nome sujo.

2-Distino entre Nome Empresarial e outros sinais distintivos da empresa Como elemento de identificao do empresrio, o nome empresarial no se confunde com outros elementos identificadores que habitam o comrcio, como, por exemplo: marca, ttulo do estabelecimento e domnio na Internet.

Nome x Marca
Enquanto o nome empresarial identifica o sujeito que exerce a empresa, ou seja, o empresrio (individual ou sociedade empresria); a marca identifica, direta ou indiretamente, produtos, mercadorias e servios. Exemplo de marca: Zoomp. Nome: Zoomp S/A Assim, enquanto o nome registrado (arquivado) nas Juntas Comerciais, a marca registrada junto ao INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial)

Nome empresarial x Ttulo do Estabelecimento O Ttulo do estabelecimento, mais conhecido como nome de fantasia, no se confunde com o nome empresarial. O nome fantasia est voltado para o estabelecimento (complexo de bens, materiais e imateriais, pelos quais o empresrio explora determinada atividade mercantil).
Ex: Manuel A. de Almeida e Cia Ltda (nome empresarial) Casa Portuguesa (ttulo do estabelecimento)

Nome empresarial x Domnio na Internet O nome de domnio identifica a pgina na rede mundial de computadores. Na maioria das vezes, por convenincia econmica ou estratgia mercadolgica, opta-se por expresses assemelhadas, porm, isso no afasta a distino referente ao conceito jurdico de cada elemento.

3- Espcies de Nome Empresarial


H duas espcies de nome empresarial: Firma e denominao Firma pode ser individual ou social A Firma individual o nome usado pelo prprio empresrio individual. Essa
nomenclatura no foi adotada pelo Cdigo Civil/ 2002, apesar de continuar a ser utilizada na doutrina (ver artigo 1.156 do Cdigo Civil). Firma social ou razo social designa a sociedade contratual. Se aplica sociedade em nome coletivo, sociedade em comandita simples e, em carter opcional, sociedade limitada e comandita por aes. Portanto: firma no sinnimo de sociedade ou de empresa, como vulgarmente se v.

Denominao como se constitui o nome da sociedade annima ou companhia e, tambm, em carter opcional, da sociedade limitada e da comandita por aes.

3.1- Formao da Firma e da Denominao

A)Firma A firma constituda pelo nome civil do empresrio ou scio, nada impedindo que seja abreviado ou, ainda, acrescido do elemento distintivo.
A firma do empresrio individual designa simplesmente o sujeito que exerce a profisso mercantil. Existe apenas uma separao abstrata, uma vez que o dois nomes se aplicam mesma individualidade. o mesmo homem que vive, ao mesmo tempo, a vida civil e a vida comercial. Pode ser acrescido da atividade exercida: Exemplo: Luciano Chaves; L. Chaves ; Luciano Chaves -Livros Jurdicos Na firma social ou razo social, constar o nome dos scios, completos ou abreviados, ou, o nome de pelo menos um deles acrescendo-se um aditivo e companhia (& Cia), e filhos, e irmos etc. Ex: Jos Ribeiro e Cia. Carlos Silva & Irmos ; J. Miranda e Magalhes.

Princpio da Veracidade O Brasil adota o princpio da veracidade que estabelece que a firma ou razo social devem refletir a realidade, seja em relao ao nome do empresrio individual, seja em relao composio societria. Assim, no pode constar nome na firma que no seja do empresrio individual ou de scio (no caso de sociedade empresria). em face desse princpio que, em caso de falecimento de um dois scios, deve haver alterao da firma social, retirando-se dela o nome do scio falecido. (a no ser que no conste ou que exista outro scio com a mesma apresentao: Ex: Sociedade composta por Luiz Chaves, Carlos Silva e Camilo Silva. Firma adotada: Chaves e Cia. Se Carlos morre, no necessrio alterar a firma. Ou se a firma adotada C.Silva e Cia. E Carlos Silva falece, resta Camilo Silva, que pode tambm ser representado por C. Silva, no havendo necessidade de alterar a razo social.

B) Denominao A denominao d maior liberdade ao nome da


sociedade, j que no h submisso ao princpio da veracidade. Deve sempre constar o objeto da sociedade. possvel usar qualquer palavra ou expresso para o nome empresarial, desde que atenda ao princpio da novidade, ou seja, desde que no seja igual (ou parecido ao ponto de dar margem confuso) ao nome de outra sociedade j registrada. obrigatrio fazer referncia, no nome, do objeto social. Ex: Editora Atlas S.A

4- Formao do nome empresarial segundo os diversos tipos de


sociedade

A) Sociedade em nome coletivo Trata-se de sociedade intuitu personae,


cuja presena na coletividade social fruto do mtuo reconhecimento e aceitao (affectio societatis). Neste caso, somente pessoas fsicas podem tomar parte na sociedade, respondendo todos os scios solidria e ilimitadamente, pelas obrigaes sociais (art. 1.039 CC). Neste caso, a sociedade usar firma social, composta pelo nome de um, algum ou todos os scios, no todo ou em parte. Quando os nome de todos os scios no estejam presentes, emprega-se a expresso e companhia (e Cia, ou & Cia), ao final do nome. Ex: Jos da Silva e Cia. (aplica-se o artigo 1.157 CC).

B) Sociedade em comandita simples- Neste tipo de sociedade, h dois


tipos de scios: os comanditados, que so pessoas fsicas, responsveis solidria e ilimitadamente pelas obrigaes sociais e os comanditrios, obrigados somente pelo valor de suas respectivas quotas. Esse tipo de sociedade, adota a firma social, composta, entretanto pelo nome daquele ou daqueles scios comanditados (que respondem ilimitadamente pelas obrigaes sociais). Caso se utilize o nome de algum scio comanditrio, haver implicao de sua responsabilidade ilimitada. (ver artigo 1.157 , p. nico do CC) C) Sociedade Limitada a responsabilidade de cada scio restrita ao valor de suas quotas. Esse tipo de sociedade pode adotar tanto a firma (razo social), quanto a denominao. Ser, em qualquer caso, obrigatrio o uso da palavra limitada (ou sua abreviao ltda). Ver artigo 1.158, CC) Ex: Joo Gomes e Cia ltda (firma social)
Bom Nome Pescados Ltda (denominao)

D)Sociedade Annima O capital social divide-se em aes. Os titulares


dessas aes so chamados acionistas. No intuitu persoanae, mas sim, intuitu pecuniae. Adota a denominao. No nome deve constar a expresso Sociedade Annima (S/A ou S.A), colocada no incio, no meio ou no fim do nome), ou da palavra companhia (Cia), desde que seja usada no princpio ou no meio do nome (para no confundir com as sociedades contratuais que utilizam a companhia Cia, no final). Pode constar nome de um fundador da empresa, desde que a famlia deste concorde. indispensvel a designao do objeto social. Ex: Lojas Americanas S/A; Companhia Siderrgica Nacional Acesita.(art. 1160 CC)

E)Sociedade em Comandita por Aes Rege-se pelas normas aplicveis


sociedade annima. Porm, neste tipo societrio, h scios que investem e scios que administram. Podem adotar firma social ou denominao.Adotando a firma social, ser usado apenas o nome do scio acionista que tem responsabilidade pessoal e ilimitada pelas obrigaes sociais, ou seja, diretores ou gerentes. A presena de nome de quem no esteja em tal situao implicar em responsabilidade pessoal e ilimitada ao mesmo. Se adotada a denominao, deve sempre constar o objeto da sociedade. Em qualquer caso, do nome deve constar sempre a expresso Comandita por aes. (art. 1.161 CC).

F) Cooperativas Sociedades sem finalidade lucrativa (art. 1.090 e seguintes CC). Adota a denominao, com o acrscimo obrigatrio da palavra cooperativa, alm da descrio de seu objeto social. (art. 1.159 CC) Ex: Colulati Cooperativa Sul-riograndense de laticnios Ltda. G) Sociedade por Conta de Participao Apesar de o Cdigo Civil a relacionar como um tipo societrio, tecnicamente, de sociedade no se trata.No tem personalidade jurdica, no tem patrimnio prprio, no registrada na Junta Comercial. Se caracteriza por um contrato entre duas ou mais pessoas que acordam em explorar um empreendimento sob o nome e responsabilidade de apenas um ou alguns scios (ostensivos). A sociedade no assume obrigaes, e sim, o scio ostensivo. Por no ter personalidade jurdica, no pode ter firma ou denominao.

5- Proteo ao Nome Empresarial


letra do art. 5, inciso XXIX da Constituio Federal que:
a lei assegurar aos autores de inventos industriais privilgio temporrio para a sua utilizao bem como proteo s criaes industriais, propriedade das marcas, aos nomes de empresas e a outros signos distintivos, tendo em vista o interesse social e o desenvolvimento tecnolgico e econmico do pas

Relativamente proteo do nome dos empresrios e das sociedades empresrias, est a cargo das Juntas Comerciais, vez que a elas compete a execuo do registro. Essa proteo se d em nvel estadual. Afinal, sua competncia no ultrapassa os limites de seu estado. (art. 1.166 CCivil). Entretanto, essa proteo pode ser estendida a outros estados. Prova disso o art. 1.166 do C.Civil, que diz que essa proteo ser estendida a todo territrio nacional, se registrado na forma da lei. Para isso, basta arquivar nas respectivas Juntas Comerciais certido para esse fim.

5.1-Colidncia entre nomes empresariais: Para se evitar o conflito, o DNRC expediu a IN n. 104/07, que estabelece critrios para anlise da identidade e semelhana dos nomes empresariais. No obstante isso, possvel que haja conflito de nomes. Nessa hiptese, facultado as partes interessadas e s Procuradorias Regionais das Juntas Comerciais recorrerem, primeiro, ao Plenrio da Junta Comercial que tiver feito o registro, e depois, ao Ministro de Estado do Desenvolvimento, Industria e Comrcio Exterior, da deciso que tiver determinado o registro/arquivamento do ato que seu ensejo ao conflito. Alm disso, cabvel, ainda, ao judicial.

5.2- Colidncia entre nome empresarial e marca:


A Lei 8.934/94 dispe que um nome empresarial no pode reproduzir marca de terceiro, afinal, aos autores de um e outro (nome empresarial e marca), assegura-se a proteo e propriedade desses bens. O art. 33 da Lei n. 8.934/94, assegura que a proteo ao nome empresarial decorre, automaticamente, do arquivamento dos atos constitutivos de firma individual e de sociedade, ou de suas alteraes nas Juntas Comerciais Estaduais. Por outro lado, a Lei de Propriedade Industrial, Lei n. 9.279/96, em seu art. 129, assegura ao titular da marca a propriedade e o direito de uso exclusivo em todo territrio nacional. A proteo nesse caso, portanto, em nvel nacional. Se assim , um no pode desrespeitar o outro.

Nesse caso, o critrio a ser aplicado em havendo colidncia entre marca e nome empresarial num mesmo ramo de atividade, deve prevalecer o princpio da anterioridade do registro.

6-Nomes empresariais no registrveis:


Toda nome empresarial dever se distinguir de qualquer outro j inscrito no registro do lugar. Nisto est o princpio da novidade, a que deve se submeter todo nome empresarial, de acordo com o Decreto n. 916. A Lei n. 8.934/94, em seu art. 35, V, declara que no podem ser arquivados os atos de empresas mercantis com nome idntico ou semelhante a outro j existente. Por conseguinte o princpio da novidade impe a impossibilidade de coexistirem, no mesmo Estado, duas ou mais sociedades de nomes idnticos ou semelhantes. Esse mesmo princpio, percebe-se sem dificuldade, esta esculpido no Cdigo Civil, artigos 1.163 e 1.166. Alm desses, no podem ser registrados os seguintes nomes empresariais: Que contenham palavras ou expresses que denotem atividade no prevista no objeto da empresa (arts. 1.156; 1.158 2; 1.160; 1.161 do Cdigo Civil); Que contenham palavras ou expresses que atentam contra a moral e os bons costumes; Que no atendam ao princpio da veracidade (Lei n. 8.934, art. 34; arts. 1.156; 1.157; 1.158, 1 e 2; 1.160; 1.161 e 1.165 do C. Civil). Que incluam ou reproduzam, em sua composio, siglas ou denominaes de rgos pblicos da administrao direta ou indireta e de organismos internacionais.

-Que contenham patronmicos de que o requerente no possa utilizar (art. 1.156 do C. Civil; Decreto 916, art. 3). - Requerido por empresrio, pessoa fsica, embora designe sociedade ou viceversa (Decreto n. 916, art. 3 e C. Civil arts. 1.156, 1.157, 1.158 a 1.161). Os critrios para a anlise da identidade e semelhanas de nomes empresariais pelos rgos do Registro Pblico de Empresas Mercantis, esto hoje, reunidos na Instruo Normativa n. 104/2007.

7- Alienabilidade do nome empresarial


Art. 1.164, o nome empresarial no pode ser objeto de alienao. Isso significa que nem a firma ou razo individual ou social nem a denominao social podem, ser alienadas. Conseqncia do princpio da veracidade. Isso porm, no impede o adquirente de estabelecimento, por ato entre vivos e se o contrato assim o permitir, possa usar o nome do alienante, precedido do seu prprio, com a qualificao de sucessor (art. 1.164, pargrafo nico). Exemplo: Celso Q. Neves Sucessor de Roque Neves. (Caso de Empresrio Individual)

You might also like