You are on page 1of 26

III Conferncia Regional da Pessoa Idosa

O compromisso de todos por um envelhecimento digno Governador Valadares 30 de julho de 2011

OFICINA: Oramento Pblico


Edmarcius Carvalho Novaes Gerente da CAAD Coordenadoria de Apoio e Assistncia Pessoa com Deficincia de Governador Valadares edmarcius@hotmail.com www.edmarciuscarvalho.blogspot.com

Oramento Pblico
So leis que contm a previso de receitas e o programa de trabalho do poder pblico para um determinado perodo. um planejamento para viabilizar as aes pblicas. Prioridade absoluta?? s com recursos financeiros.

ORAMENTO PBLICO
O oramento pblico uma lei que entre outros aspectos exprime em termos financeiros a alocao de recursos pblicos. So leis que contm a previso de receitas e o programa de trabalho do poder pblico para um determinado perodo. um planejamento para viabilizar as aes pblicas.

ORAMENTO PBLICO
um instrumento de planejamento que espelha as decises polticas,estabelecendo as aes prioritrias na busca de solues dos problemas existentes e no atendimento das demandas apresentadas pela sociedade,em face escassez de recursos.

ORAMENTO PBLICO
Apresenta mltiplas funes gerenciais: planejamento,contabilidade,financeira e de controle. Instrumento de poltica fiscal,atravs do qual o Estado procura desempenhar trs funes econmicas: Alocativa: promover ajustamentos na alocao dos recursos; Distributiva: promove ajustamentos na distribuio de renda. Estabilizadora: manter a estabilidade econmica.

Oramento Pblico Ciclo Oramentrio - Leis


PPA Plano Plurianual de Ao Governamental LDO Leis de Diretrizes Oramentrias LOA Lei Oramentria Anual

Ciclo Oramentrio
1) PPA Plano Plurianual de Ao Governamental o carro-chefe do oramento; nenhuma ao oramentria pode acontecer se no estiver prevista no PPA. Estabelece as estratgias, diretrizes e metas para um perodo de 4 anos de governo.

Plano Plurianual PPA: elaborado no primeiro ano de mandato do Prefeito, Governador ou Presidente e vigora at o primeiro ano do mandato do prximo governante, de forma a garantir a continuidade administrativa. nesse documento que o governo demonstra suas polticas e prioridades. O PPA apresenta os programas (srie de aes articuladas), com os objetivos, indicadores (situao antes e depois da execuo do PPA), recursos, metas (fsicas e financeiras) e unidades oramentrias.

QUAL O PRAZO PARA ELABORAO DO PPA?


O PPA elaborado sempre no primeiro ano de governo,aps elaborao o Governo encaminha Cmara que tem at 31/12 para aprovar;

2) LDO - Lei de Diretrizes Oramentrias: Ordena como o oramento ser organizado e a receita necessria para cumprir as aes por ano. Estabelece as metas e prioridades para o ano seguinte. A LDO estabelece os parmetros para a elaborao da LOA do ano seguinte: transferncia para entidades pblicas e privadas sem fins lucrativos; a poltica geral do funcionalismo pblico (concurso, plano de cargos e salrios, contratao de temporrios); regras para incluso de novos projetos, para projetos em andamento e conservao do patrimnio pblico; critrios para renncia de receita (maneiras como um governo pode abrir mo de parte do que poderia arrecadar).

3) Lei Oramentria Anual LOA: Nessa lei o governo demonstra a estimativa de receitas e a previso de despesas para o perodo de um ano. A lei feita em um ano para execuo no ano seguinte. Elaborada de acordo com a LDO e o PPA, expressa a poltica econmico-financeira e o programa de trabalho governamental.

LEI DE DIRETRIZES ORAMENTRIAS


A LDO foi criada pela constituio de 1988; Cabe a LDO orientar anualmente a elaborao e a execuo do oramento; A LDO o elo entre o PPA e a LOA.

FUNES DA LDO
Selecionar dentre os programas includos no PPA,aqueles que tero prioridade na execuo do oramento subseqente; Definir as metas e prioridades da administrao,incluindo as despesas de capital para o exerccio financeiro subseqente; Orientar a elaborao da LOA; Dispor sobre as alteraes na legislao tributria; Estabelecer a poltica de aplicao das agncias oficiais de fomento;

FUNES DA LDO
Autorizar a concesso de qualquer vantagem ou aumento de remunerao,a criao de cargos,empregos e funes ou alterao de estrutura de carreiras,bem como a admisso ou contratao de pessoal,a qualquer ttulo,pelos rgos e entidades da administrao direta ou indireta (ressalvas as empresas pblicas e sociedade de economia mista),inclusive fundaes institudas e mantidas pelo poder pblico;

FUNES DA LDO
Dispor sobre o equilbrio entre receitas e despesas; Demais condies e exigncias para transferncias de recursos a entidades pblicas e privadas;

QUAL O PRAZO DE ELABORAO DA LDO?

Em Governador Valadares a Lei Orgnica do Municpio determina que o prazo mximo dia 15/05, at esta data o Governo deve encaminhar Cmara. A elaborao da LDO anual.

Lei Oramentria Anual LOA Todas as receitas pblicas (inclusive suas fontes) devem estar discriminadas na LOA e nenhum gasto poder ser efetuado por qualquer rgo ou instituio pblica sem que os recursos estejam devidamente previstos na LOA. chamada de Funcional Programtica porque se baseia em funes e programas do governo (Lei 4.320/1964). Cada item de gasto chamado de dotao oramentria ou rubrica oramentria. As rubricas so alocadas e detalhadas por rgos da administrao pblica, sendo executas por unidades oramentrias (as instncias de governo responsveis pela realizao do gasto).

QUAL PRAZO DE ELABORAO DA LOA?

O prazo para o Governo elaborar at o dia 30 de setembro, partir desta data a LOA estar disponvel aos vereadores na Cmara para analise.

RECORDANDO... Poder Executivo elabora propostas das leis (PPA, LDO, LOA) de acordo com os prazos e a poca do ciclo (lembrete: PPA elaborado de quatro em quatro anos; a reviso pode ser anual; LDO e LOA so elaboradas a cada ano para o ano seguinte). Poder Legislativo discute, prope emendas e vota os projetos das leis; depois de aprovados retornam para sano (ou veto) do Chefe do Poder Executivo e publicao no Dirio Oficial. Ento, parlamentares no apresentam os projetos, mas podem modific-los, por meio de emendas.

Se nas datas-limite no Legislativo os projetos no forem votados, o recesso suspenso e os parlamentares continuam em atividade at concluir a votao. ATENO: Tudo o que est indicado na LDO tambm deve estar presente na LOA, mas nem tudo o que est previsto na LOA est, necessariamente, na LDO. Mas tudo o que est na LDO e na LOA tem que estar no PPA. OBSERVAO: O oramento autorizativo; a lei oramentria autoriza o Executivo a gastar os recursos arrecadados para manter a administrao, pagar os credores e fazer os investimentos. Os gastos que no estiverem previstos no podero ser realizados.

EXECUO ORAMENTRIA
Dotao inicial Crditos adicionais Autorizado Empenhado Liquidad Pago o

A) B) C) D) E) F)

Dotao inicial (recursos alocados inicialmente); Crditos adicionais (suplementar, especial ou extraordinrio); Dotao autorizada (dotao inicial + ou as variaes ocorridas no montante); Empenhado (compromisso em reservar recurso para cobrir a despesa); Liquidado (reconhecimento pela administrao pblica de que o bem foi entregue ou o servio executado); Valores pagos.

Atuao dos Conselhos de Direitos


Deliberar sobre polticas pblicas Estratgia

Incidir politicamente no planejamento do poder pblico.

ATUAO DO CONSELHO DOS DIREITOS: Conhecimento da realidade: potencialidades, necessidades, demandas, lacunas, etc. (diagnstico). Elaborao de Plano de Ao coerente com o diagnstico. Apresentao do Plano de Ao ao poder Executivo para que as propostas sejam assimiladas na elaborao (e reviso) das leis oramentrias.

Acompanhamento e interveno nas discusses e votao do PPA, da LDO e da LOA junto ao Legislativo. Conhecimento dos contedos dos documentos/peas oramentrias. Anlise das informaes da execuo oramentria nas reunies (plenrias), propondo correes, de acordo com o Plano de Ao. Conferncia se as metas previstas no PPA e na LOA foram atingidas e se foram suficientes para resolver os problemas e dificuldades.

Divulgao das informaes decorrentes desse processo aos integrantes do movimento de defesa dos idosos para a sociedade, por meio dos veculos de comunicao. Reformulao do Plano de Ao, em funo da avaliao. Ateno aos prazos-limite fixados na Lei Orgnica do Municpio e no regimento da Cmara Municipal.

Como?
Convidar Secretaria Municipal de Planejamento / Oramento para apresentar as peas oramentrias PPA; LDO e LOA numa reunio ampliada do CMI e CMAS. Solicitar ao Legislativo que promova audincias pblicas para apresentar a LDO e LOA. Solicitar aos gabinetes dos vereadores da Comisso de Oramento e Finanas Pblicas que auxiliem os conselheiros na anlise das peas destacando as aes e investimento na rea da poltica para o idoso.

You might also like