You are on page 1of 38

Visita domiciliar

Luiz Patrcio Neto Enfermeiro Terapeuta Comunitrio Gestor em Servios de Sade

Visita domiciliar
Histrico: Grcia (443 a.c) j encontramos relatos de mdicos que percorriam as cidades prestando assistncia s famlias, de casa em casa, orientando-as quanto ao controle orientandoe melhoria do ambiente fsico, proviso de gua e alimentos puros, alvio da incapacidade e do desamparo

Visita domiciliar
Entre os anos de 1854 e 1856, anteriormente ao surgimento das enfermeiras visitadoras essa prtica era realizada por mulheres da comunidade sem muita instruo, que recebiam um salrio do Estado para educar as famlias carentes, quanto aos cuidados de sade. Elas eram chamadas de visitadoras sanitrias e a Sociedade de Epidemiologia de Londres, era responsvel por este treinamento

Visita domiciliar
[...] a doena advinha primeiramente da habitao, das condies de vida dentro de casa [...] a profilaxia tornava-se tornavanecessria... tanto a correo dos defeitos da habitao como a programao de novos hbitos de higiene entre seus ocupantes, o que requeria a formao de profissionais voltados para a educao e sade [...]. ROSEN (1994, p. 624).

Visita domiciliar
As pessoas tendem a enfrentar melhor suas dificuldades quando esto em seu prprio meio social, familiar ou comunitrio. O domiclio o lugar do cotidiano, da realidade concreta, do mundo vivido.

Visita domiciliar
A visita deve servir para o alcance de um objetivo planejado, que a melhor aproximao da realidade do sujeito/grupo familiar observado ou atendido.

Visita domiciliar
Aproxime-se com amor; Ganhe a confiana da famlia; Dialogue e escute; Observe ao seu redor Note os riscos a sade

Riscos a sade
Saneamento bsico Higiene Alimentao Obesidade Desnutrio Hipertenso

Riscos a sade
Diabticos Alcoolismo e fumo Acamados Hansenase Tuberculose Gestantes Adolescentes Crianas Idosos

Saneamento bsico.
Abastecimento de gua e disposio de esgotos. Lixo Controle de animais e insetos, saneamento de alimentos, escolas, locais de trabalho e de lazer e habitaes.

Gestante
Com certeza a gravidez a maior das transformaes ocorridas no corpo de uma mulher. Tanto do ponto de vista fsico como psicolgico, a mulher estar passando por inmeras mudanas significativas em sua vida.

Gestante
A alimentao deve ser variada e em quantidade moderada, rica em protenas, vitaminas e minerais, e pobre em gorduras e hidrato de carbono. Contudo, precisamos desmistificar a idia de que grvida deve "comer por dois a gestante deve manter uma dieta equilibrada. Atualmente j se considera normal a mulher que engorda de 9 a 11 kg por gestao.

Cuidados Bsicos (Gestantes)


01. Estar sempre calma e tranqila. 02. Todo final de dia, posicionar as pernas para cima ( apoiando toda a perna ), durante 20 minutos e realizar exerccios com o tornozelo. 03. Caminhar sempre que puder. 04. Usar suti. 05. Massagear os seios para estimular a formao de bicos. 06. Cuidar bem da alimentao. A alimentao deve ser variada e em quantidade moderada, rica em protenas, vitaminas e minerais, e pobre em gorduras e hidrato de carbono. 07. Dormir 08 horas dirias. 08. Realizar relaxamento diariamente. 09. Manter um controle peridico da gravidez pelo obstetra 10. O rosto deve ser protegido do sol.

Cuidados Bsicos (Gestantes)


Evite: 01. Esporte e/ou exerccios violentos. 02. Trabalho excessivo ( horas extraordinrias ). 03. Viagens longas e pesadas. 04. Super alimentao (no deve comer por dois ). 05. No fumar nem ingerir bebidas alcolicas.

Crianas menores de 2 anos


Construa uma relao de confiana e estabelea um bom relacionamento com a me e a criana. Chame a me e a criana por seus nomes. Pergunte primeiro me como est a sade dela, e depois como est a sade do beb. Pese a criana e registre o peso na curva de crescimento da criana. Identifique se h condutas de risco para agravos nutricionais. Pergunte sobre a alimentao da criana e oriente segundo a idade.

Crianas menores de 2 anos


Aleitamento materno exclusivo ate os seis meses. Introduzir outras alimentao aos poucos a partir do stimo ms,e de preferncia aleitamento materno ate dois anos.

Crianas menores de 2 anos


Se necessrio, tome as condutas sobre as aes de diarria/sinais de perigo e outros sinais de doena e encaminhe unidade de sade. Observe a higiene do ambiente e se a criana parece limpa e bem cuidada, se necessrio oriente me. Verifique se h mamadeiras com restos de alimentos. Ao sair registre pontos sobre os quais planeja falar com o Enfermeiro e outros profissionais da equipe.

Hipertenso.
O que Presso Arterial?

O que hipertenso?

Medidas para melhorar a presso

Hipertenso
Controle periodicamente sua presso arterial. Deixe de fumar. Minimize o uso de lcool. Mantenha seu peso ideal. Faa exerccios fsicos sob orientao mdica Evite alimentos ricos em gorduras. Eles contm grandes quantidades de colesterol, que prejudicial sua sade. Diminua o sal nos seus alimentos. Evite a tenso. Enfrente melhor sua vida.

Diabetes
O que diabetes. Quem est sob o risco de desenvolver diabetes . Diabetes pode ser prevenida? Como o tratamento da Diabetes?

Diabetes
Alimentao: Diminuir carboidratos simples(acar, doces em geral) Alimentar mais vezes por dia.(mais ou menos a cada 3 horas.) Restrio da ingesto de bebidas alcolicas. Utilize alimentos diet Pratique atividade fsica.

Alcoolismo e drogas
O diagnstico e tratamento precoces da dependncia ao lcool tm papel fundamental no prognstico deste transtorno. Aproximadamente 20% dos pacientes tratados na rede primria bebem em um nvel considerado de alto risco. Vemos que, no geral, o foco da ateno est voltado para as doenas clnicas decorrentes da dependncia - que ocorrem tardiamente - e no para a dependncia subjacente.

Alcoolismo e drogas
TABELA I - MORBIDADE HOSPITALAR NO SUS CAP V TRANSTORNOS MENTAIS DECORRENTES DO USO DE LCOOL E OUTRAS SUBSTNCIAS PSICOATIVAS - 1998 A 2001 Morbidades CID-10 1998 a 2001 Valor Total % Gastos Transtornos mentais e Comportamentais 232.518.454 87,9% decorrentes do uso de lcool Transtornos mentais e Comportamentais decorrentes do uso de outras substncias psicoativas Total gastos anuais 31.830.502 13,1%

264.348.956

100%

Alcoolismo e drogas
No domnio individual, podemos identificar como principais fatores de risco a baixa auto-estima, falta de auto-controle e assertividade, comportamento anti-social precoce, doenas pr-existentes (ex.: transtorno de dficit de ateno e hiperatividade), e vulnerabilidade psicossocial. Como fatores de proteo, a apresentao de habilidades sociais, flexibilidade, habilidade em resolver problemas, facilidade de cooperar, autonomia, responsabilidade e comunicabilidade so os mais influentes, paralelamente vinculao familiar-afetiva ou institucional.

Alcoolismo e drogas
NotaNota-se que o agente deve visualizar o mais rpido possvel e comunicar a equipe Medico e enfermeiro os casos.

Hansenase
O contgio d-se atravs de uma pessoa doente, portadora do bacilo de Hansen, no tratada, que o elimina para o meio exterior, contagiando pessoas susceptveis. A principal via de eliminao do bacilo, pelo indivduo doente de hansenase, e a mais provvel porta de entrada no organismo passvel de ser infectado so as vias areas superiores, o trato respiratrio. No entanto, para que a transmisso do bacilo ocorra, necessrio um contato direto com a pessoa doente no tratada.

Hansenase: sinais e sintomas


A hansenase manifesta-se atravs de leses de pele que se apresentam com diminuio ou ausncia de sensibilidade. As leses mais comuns so: Manchas pigmentares ou discrmicas : resultam da ausncia, diminuio ou aumento de melanina ou depsito de outros pigmentos ou substncias na pele. Placa : leso que se estende em superfcie por vrios centmetros. Pode ser individual ou constituir aglomerado de placas. Infiltrao: aumento da espessura e consistncia da pele, com menor evidncia dos sulcos, limites imprecisos, acompanhando-se, s vezes, de eritema discreto.. Tubrculo: designao em desuso, significava ppula ou ndulo que evolui deixando cicatriz. Ndulo: leso slida, circunscrita, elevada ou no, de 1 a 3 cm de tamanho. processo patolgico que localiza-se na epiderme, derme e/ou hipoderme. Pode ser leso mais palpvel que visvel

Hansenase

Hansenase: Medicao Paucibacilar


Rifampicina: uma dose mensal de 600 mg (2 cpsulas de 300 mg) com administrao supervisionada. Dapsona: uma dose mensal de 100mg supervisionada e uma dose diria autoadministrada. Durao do tratamento: 6 doses mensais supervisionadas de rifampicina. Critrio de alta: 6 doses supervisionadas em at 9 meses.

Hansenase: Medicao PB

Hansenase: Medicao Multibacilar


Rifampicina: uma dose mensal de 600 mg (2 cpsulas de 300 mg) com administrao supervisionada; Clofazimina: uma dose mensal de 300 mg (3 cpsulas de 100 mg) com administrao supervisionada e uma dose diria de 50mg auto-administrada; e Dapsona: uma dose mensal de 100mg supervisionada e uma dose diria autoadministrada; Durao do tratamento: 12 doses mensais supervisionadas de rifampicina; Critrio de alta: 12 doses supervisionadas em at 18 meses

Hansenase: Medicao Multibacilar

Tuberculose
Segundo estimativas da OMS, dois bilhes de pessoas correspondendo a um tero da populao mundial, est infectada pelo Mycobacterium tuberculosis. Destes, 8 tuberculosis. milhes desenvolvero a doena e 2 milhes morrero a cada ano. O Brasil ocupa o 15 lugar entre os 22 pases responsveis por 80% do total de casos de tuberculose no mundo. EstimaEstima-se uma prevalncia de 50 milhes de infectados com cerca de 111.000 casos novos e 6.000 bitos ocorrendo anualmente.

Tuberculose
Transmisso: Existem vrias formas de tuberculose (pulmonar, menngea, miliar, ssea, renal, cutnea, genital, etc). A forma mais freqente e mais contagiosa a pulmonar. Um paciente pulmonar bacilfero, se no tratado, em um ano pode infectar de 10 a 15 pessoas. Uma vez iniciado o tratamento, o paciente normalmente pra de transmitir a doena em no mximo 15 dias. A via area a principal via de transmisso da tuberculose. Dessa forma, aumentar a ventilao do ambiente e cobrir a boca e o nariz quando de tosse ou espirro so medidas que ajudam a reduzir a transmisso

Suspeita de tuberculose
Todo paciente com tosse h mais de trs semanas e expectorao (sintomtico respiratrio) . dispnia (sensao de falta de ar), dor no peito (trax), hemoptise (tosse com sangue), suor (sudorese), febre, dor de cabea, falta de apetite e apatia e prostrao (sensao de cansao), entre outros sintomas.

Tuberculose tratamento
Tratamento dura 6 meses e a medicao deve ser tomada diariamente. Pacientes que no seguem rigorosamente o tratamento, abandonandoabandonando-o ou fazendo-o de maneira parcial, correm o fazendorisco de recada com sintomas mais graves e podem vir a ser tornar pacientes TB-MR (multidrogaressistente) . TBCom o DOTS (sigla em ingls para Estratgia do Tratamento Supervisionado da Tuberculose) , o paciente recebe a medicao e tem todo o seu tratamento observado pelos servios de sade. Na primeira fase (2 meses HRZ) de tratamento faz-se, no Brasil, um mnimo de faztrs observaes semanais e na segunda fase (4 Meses HR), uma observao semanal.

You might also like