You are on page 1of 38

Universidade Estadual do Oeste do Paran

MELHORAMENTO GENTICO EM SOJA


Jeferson Tiago Piano Jonas Francisco E. Marcos Cristiano Erig Rafael Augusto S. Venicius Grespan Curso de Agronomia 3 Ano Prof. Dr. Claudio Yuji Tsutsumi

A soja no Brasil
O Brasil o segundo maior produtor mundial de soja, mais de 57 milhes de toneladas. Segundo a CONAB a rea de soja cultivada na safra (2008/2009) foi de 21,73 milhes de hectares. A soja importante pois apresenta vrios usos como: leo, farelo, biodiesel, tintas, vernizes ou consumo humano.

Ela tem como centro de origem a regio leste da China.

A China e a soja
Pas onde sofreu domesticao por volta do sculo XI A.C. Citaes na literatura mais de 5000 anos. Era grande a sua importncia na dieta alimentar da antiga civilizao chinesa. A soja, juntamente com o trigo, arroz e centeio eram considerados gros sagrados, com direito a cerimoniais ritualsticos no plantio e da colheita.

Classificao da soja
A soja pertence classe das dicotiledneas e a espcie cultivada a Glycine max (L.) Merrill. A soja uma planta autgama e a probabilidade de cruzamentos entre as plantas no meio ambiente so mnimas (2%).

Primitiva x Moderna

Pictures about soybean

A soja no Brasil
1882 introduo de gentipos na Bahia. 1900 e 1901registro do primeiro plantio de soja no Rio Grande do Sul (RS). 1941, no Anurio Agrcola do RS rea cultivada de 640 ha, produo de 450 ton e rendimento de 700 kg/ha. 1949, com produo de 25.000 ton, o Brasil figurou pela primeira vez como produtor de soja nas estatsticas internacionais.

Objetivos do melhoramento
Adaptao quanto ao ciclo do cultivar; Hbito ou tipo de crescimento; Altura da planta e da insero da primeira vagem; Acamamento das plantas; Deiscncia das vagens;

Objetivos do melhoramento
Fertilidade do solo; Resistncia a insetos-praga; Resistncia a doenas; Teor e qualidade de leo (13 a 28%); Tolerncia a herbicidas; Produtividade.

Caracterizao das cultivares


Entre os aspectos que devem ser considerados na caracterizao das cultivares (CV) da soja, destacamse: tempo de durao do ciclo; juvenilidade e; hbito de crescimento (HC). Essas caractersticas afetam o desenvolvimento e o crescimento das CV e isso, por sua vez, tem forte influncia na definio do zoneamento por CV e nas estratgias de manejo (data de semeadura, espaamento e densidade) mais adequadas para elevados rendimentos.

Ciclo
Por causa da resposta da soja ao fotoperodo, as mudanas de faixa de latitude modificam o tempo de durao do ciclo de cada CV. medida que se aumenta a latitude (do norte para o sul) as CV aumentam o ciclo.

Cultivares de ciclo curto


Requerimentos Maior populao de plantas Melhor distribuio espacial da populao de plantas Exige solos frteis com menores limitaes fsico-qumicas Maior ateno com o controle de pragas e plantas daninhas.

Cultivares de ciclo mdio


Requerimentos Menor populao de plantas Solo menos frteis ou com limitaes fsicoqumicas, para reduzir seu crescimento.

Cultivares de ciclo longo


Requerimentos Menor populao de plantas (ciclo longo e maior crescimento vegetativo) Solos mais fracos, com maiores limitaes fsico-qumicos e regies de estiagens.

Juvenilidade
Caracterstica gentica que atrasa o incio da florao, permitindo aumentar a altura ou o crescimento da cultivar. A juvenilidade controlada por um, dois ou mais genes recessivos, alm do resto do genoma de cada gentipo. Os melhoristas podem selecionar a demora no incio da florao e o tempo de ciclo que quiserem incorporar nas suas CV.

Hbito de crescimento
A CVs de soja so agrupadas em trs hbitos de crescimento: Determinado Semideterminado Indeterminado. Quando compara-se cultivares com o mesmo ciclo, porm com HC diferente, as com HC indeterminado sero mais altas do que as semideterminadas e essas, mais altas do que as determinadas

HC: determinado - 0 (esquerda), semideterminado - SD (centro) e indeterminado - I (direita).

A soja considerada como planta de dias curtos (noites longas). Quando plantada em baixas latitudes, seu perodo vegetativo muito curto, apresentando florescimento precoce, baixa estatura e baixa produtividade, por isso grande parte da rea mundial cultivada com essa cultura est localizada em latitudes maiores que 30, onde prevalecem condies de clima temperado. A expanso da soja nas baixas latitudes foi alavancada com o lanamento de cultivares com caractersticas agronmicas de melhor adaptao s condies edafo-climticas dos trpicos, utilizando-se de tcnicas de melhoramento.

Faixas de latitude para diferentes GM de soja no Brasil

Introduo do germoplasma

Visa ampliar a variabilidade gentica do programa

Hibridao
Cruzamento de espcies para obter novas linhagens

Mtodo de Populao (Bulk)


Consiste basicamente em manter uma amostra homogenia , ate atingir um certo nvel de homizigose.

Mtodo Genealgico
Seleo j a partir da gerao F2

Mtodo descendente de uma nica semente Cada prognie e representada na gerao seguinte por uma semente

Mtodo do retrocruzamento Inserir um gene presente numa cultivar diferente daquela com valor comercial, sendo elas da mesma espcie.

Transgenia

Agrobacterium Biobalistica Eletropolao

Importncia econmica do melhoramento da soja


Para ter uma maior importncia econmica a soja deve sem duvida alguma ter um potencial de produo elevado. A produo brasileira de soja aumentou significativamente nos ltimos anos sendo a sua maior parte exportada para outros pases compradores de soja. O principal fator que levou a este aumento foi a expanso de novas reas produtoras na regio norte e centro oeste.

Para que houvesse esse aumento o principal melhoramento que as variedades adaptadas a regio sul do pais que era o principal produtor da cultura foi a adaptao das variedades para o clima destas regies. A partir da dcada de 1960 a produo de soja multiplicou-se por cinco (passou de 206 mil toneladas, em 1960, para 1,056 milho de toneladas, em 1969). Atualmente a produtividade alcanada nas melhores regies produtoras de soja de 2t/ha.

Transgnicos
Os transgnicos podem ser animais ou vegetais contendo material gentico (genes) tirado de outras espcies. Tambm so denominados de OGMs (Organismos Geneticamente Modificados). Podem ser obtidos atravs de tcnicas de Engenharia Gentica, sendo que a transferncia de genes para as plantas pode ser realizada de duas formas:

INDIRETA : Pela infeco da bactria Agrobacterium tumefaciens; DIRETA: Por produtos qumicos (Polietilenoglicol) e por mtodos fsicos (Eletroporao, Microinjeo e por Biobalstica).

A soja transgnica um exemplo de OGM, j que foram inseridos genes de outros seres vivos que no so de sua espcie. A soja Roundup Ready desenvolvida pela empresa Monsanto (EUA) recebeu genes de uma bactria para que se tornasse resistente ao herbicida Roundup, fabricado pela prpria Monsanto. A soja transgnica resistente a herbicida tem produtividade entre 5 e 10% menor do que a soja convencional e no existe nenhum estudo conclusivo sobre o efeito desse tipo de alimento em seres humanos.

No soja Roundup Ready deixou-se de aplicar herbicidas pr-emergentes e, sucessivamente, os seletivos(ps-emergentes), substituindo-os por uma nica aplicao, ps emergente, de um herbicida de largo espectro e que se decompe rapidamente no solo, ao qual a cultura resistente. A quantidade de agrotxicos usada nas lavouras transgnicas aumentou. Isso aconteceu principalmente devido ao surgimento das superpragas.

OBRIGADO!

You might also like