You are on page 1of 20

Amrica Colonial

Conquista espanhola
O processo de conquista foi extremamente violento, contribuindo para a dizimao das populaes nativas. O uso da violncia deveu-se nsia da descoberta dos metais preciosos e da vontade de escravizar os nativos da Amrica. Aps a conquista dos territrios, a Espanha iniciou a organizao de seu imenso Imprio Colonial na Amrica, atravs da imposio de estruturas polticas, econmicas e administrativas que atendessem o seu interesse mercantilista, qual seja, a acumulao de capitais. 1519 - Hernan Cortez conquista o Imprio Asteca (Mxico). 1531- Francisco Pizarro conquista o Imprio Inca (Peru).

Organizao poltico-administrativa polticoA administrao espanhola era bastante descentralizada, estando cada unidade colonial subordinada diretamente metrpole. Diviso da rea colonial: Vice-reinados: Nova Espanha, Nova Granada, Peru e Prata . Capitanias-gerais : Cuba,Guatemala, Venezuela e Chile. Estrutura Administrativa: Conselho das ndias: ligado diretamente ao rei, ficava encarregado da administrao geral das colnias. Casa de Contratao: encarregada da fiscalizao, regulamentao do comrcio e da cobrana dos tributos. Poder local: exercido pelos Cabildos e Cmaras Municipais. da

Organizao econmica
Atividade econmica principal: minerao (ouro e prata). A grande quantidade de ouro e prata, retirada da Amrica e enviada para a Europa, compromete o desenvolvimento industrial da Espanha e gera uma "revoluo dos preos. Casa de Contratao: controla o comrcio dos metais preciosos. O ouro e a prata devem sair da Amrica diretamente para o porto de Sevilha - sistema de porto nico.

Organizao econmica
Explorao da mo de obra: O trabalho adotado nas minas foi o trabalho compulsrio dos indgenas. Encomienda: o colono tinha o direito de explorar o trabalho indgena, em troca de sua cristianizao. Repartimiento: A Metrpole faz um recrutamento em massa do indgena, obrigando-o a realizar obras pblicas. Este tipo de explorao semelhante ao utilizado na poca pr-colombiana Mita.

Organizao Social
colonial Hispnica estruturada: Chapetones: espanhis que vinham para a colnia e ocupavam os cargos burocrticos e administrativos. Criollos: espanhis nascidos na Amrica. Eram os grandes proprietrios de terras e escravos, formavam a elite econmica, muito embora ficassem excludos das funes polticas. Mestios Indgenas Africanos A sociedade na Amrica estava assim

Sociedade na Amrica Espanhola

Sociedade na Amrica Espanhola

Crise do Sistema Colonial Espanhol


O processo de independncia das colnias espanholas est relacionado:  ao desenvolvimento das idias liberais no sculo XVIII(Iluminismo, Independncia dos Estados Unidos, Revoluo Industrial e Revoluo Francesa).  capacidade da colnia espanhola em negociar diretamente com potncias como a Inglaterra: 1713- a Inglaterra passa a ter direitos sobre o asiento fornecimento de escravos para as colnias, e o chamado permisso - comrcio direto com as colnias. 1797- com o decreto da abertura dos portos, as colnias espanholas passaram a manter relaes comercias diretamente com as naes amigas da Espanha. 1799- o governo procurou anular o decreto, provocando uma forte reao.

Processo de Independncia
O processo de independncia da Amrica Hispnica est relacionado ao afastamento do rei Fernando VII em 1808, quando as tropas francesas ocuparam a Espanha. Napoleo Bonaparte nomeia seu irmo, Jos Bonaparte, como o novo rei da Espanha, desencadeando uma forte reao nas colnias, que passaram a formar as Juntas Governativas - com carter separatistas e lideradas pelos criollos.

Processo de Independncia
Antes dos movimentos separatistas ocorreram revoltas coloniais contra o domnio espanhol, destacando-se a revolta dos ndios do Peru, liderados por Tupac Amaru. Entre os precursores da independncia das colnias hispnicas, destaque para Francisco Miranda, que planejou a independncia da Venezuela, movimento que fracassou. O movimento emancipacionista contou com a liderana dos chamados "libertadores da Amrica" - Simn Bolvar, Jos de San Martin, Jos Sucre, Bernardo O'Higgins, Augustin Itrbide, Miguel Hidalgo e Jos Artigas.

Processo de Independncia
1810- O padre Miguel Hidalgo lidera uma tentativa de independncia no Mxico. 1811- proclamada a independncia do Paraguai sob a liderana de San Martn. 1816- proclamada a independncia da Argentina sob a liderana de San Martn. 1817- Bernardo O'Higgins liberta o Chile, com a ajuda de San Martn. 1818- sob a liderana de Smon Bolvar surge a Gr- Colmbia, que em 1830 se separam, formando a Colmbia e a Venezuela. 1821- San Martin e Bolvar libertam o Peru. O General Augustin Itrbide proclama a independncia do Mxico. 1822- proclamada a independncia do Equador (Sucre e Bolvar). 1823- as colnias da Amrica Central proclamam a independncia, surgindo assim as Provncias Unidas da Amrica Central, divididas posteriormente em diversas Repblicas: Costa Rica, Honduras, El Salvador, Guatemala e Nicargua. 1825- proclamada a independncia da Bolvia, sob o comando de Sucre. 1828- proclamada a independncia do Uruguai. Cuba e So Domingos s tiveram a independncia no final do sculo XIX.

AMRICA LATINA (sculo XIX)


Do ponto vista econmico, a independncia no rompeu com os laos de dependncia em relao s potncias europeias. As novas naes continuavam a ser exportadoras de matrias-primas e importadoras de produtos manufaturados. No plano poltico, os novos dirigentes excluram qualquer forma de participao popular nas decises polticas. Duas Fases: a) Da independncia at meados do sculo XIX: abertura ao livre comrcio, entrada de grandes volumes de manufaturados britnicos, perda de metais preciosos. O pouco capital e as taxas de juros elevadas so resultantes de uma debilidade exportadora. Neste contexto, os produtos viveis para a exportao foram: o gado, corantes (cohonilha, anil) minerais preciosos, trigo, caf. b) Segunda metade do sculo XIX: grande entrada de capital estrangeiro atravs de emprstimos - governo e obras de infra-estrutura. poca de demanda de produtos primrios nos pases industrializados.

AMRICA LATINA (sculo XIX)


Estas duas fases caracterizam um perodo de transio, cujo fundamento bsico refere-se necessidade de mudanas nas sociedades nacionais e em suas respectivas economias, com vistas a agenciar uma larga expanso das atividades exportadoras. Tais transformaes indicam trs processos bsicos: a) abolio da escravido; b) reforma liberal; c) colonizao de reas desertas. Produtos de exportao
Chile: salitre, trigo; Peru: guano; Argentina: trigo, produtos pecurios; Uruguai: produtos pecurios; Bolvia: estanho; Equador: milho, batata; Brasil: borracha, algodo, caf; Mxico e Antilhas: acar.

AMRICA LATINA (sculo XIX)


Caudilhismo: Contexto histrico no qual lderes locais aparecem como porta-vozes dos diferentes segmentos da classe dominante. Este fenmeno ocorre num perodo ps-independncia caracterizado pela falta de um poder poltico institucionalizado e de um estado organizado juridicamente. Ficam explicitadas, nesse momento, caractersticas autoritrias de dominao poltica baseadas no militarismo e no personalismo.

AMRICA LATINA (sculo XIX) Bolivarismo: Smon Bolvar defende a criao de uma Confederao de pases latino-americanos. Contou com a oposio da Inglaterra querendo a hegemonia econmica na regio, e dos Estados Unidos (Doutrina Monroe).

You might also like