You are on page 1of 68

POLIVALENTE DE LINHARES I

INOVAR REQUER UM NOVO OLHAR

VDEO: Jun Sakamoto


Humildade que permite estar focado no trabalho; Construir uma carreira requer dedicao; Pegar paixo pelo que est na sua mo no pelo que est em volta; Necessidade de se especializar, ser muito bom naquilo que se prope; Orgulho daquilo que seu, dos seus alunos, da sua escola.

Jun Sakamoto II.mpeg

CINCO MESES NO CAMINHO CERTO


AULAS DIVERSIFICADAS Uso contnuo de todos os ambientes e recursos laboratrio, sala de matemtica, sala de portugus, biblioteca, auditrio... Aluno dissecando peixe, fazendo po, aprendendo medidas com a trena na mo, caando fungos, visitando praa... Viagens conciliadas com aprendizagem. Biblioteca catalogada e com atendimento em todos os turnos. Teatro e jogos MELHORIA DA IMAGEM Cinco aes do POLI I no site da SEDU Criao de um blog com 103 postagens mais de 7000 visitas Convites seguidos para apresentao de casos na Superintendncia. Mais de 90% dos pais j estiveram presentes na escola. Maior satisfao do alunos e da comunidade.

O que mata um jardim no o abandono. O que mata um jardim esse olhar de quem por ele passa indiferente.
(Mario Quintana)

Parabns por no passarem indiferentes diante das vidas de nossos alunos.

POLIVALENTE DE LINHARES I

REFORMA ORTOGRFICA
3 Jornada de Planejamento Pedaggico 18 e 19.07.2011

INOVAR REQUER UM NOVO OLHAR

DITONGOS ABERTOS: U, I, I
CU, CHAPEU, LENOIS, ANEIS, PLATEIA, PARANOICO CU, CHAPU, LENIS, ANIS, PLATEIA, PARANOICO

TREMA
TRANQUILO SEQUESTRO CONSEQUNCIA

HFEN
Inter-racial Micro-nibus Sub-bibliotecrio Contraregra Motoserra Superhomem Semiaberto Inter-racial Micro-nibus Sub-bibliotecrio Contrarregra Motosserra Super-homem Semi-aberto

HFEN
Hfen sempre ps, pr, pr Ps-graduado Pr-operatrio Pr-reitor Ps-auricular Pr-datado Pr-escolar

LINGUAGEM
- Me conta como foi o fim de semana... - Conheo ela h muito tempo tima menina. - Ei bichim... Arriba os braos e num se bula. - O seu man! Deixa de ser bobo. - Os carro chegaram. - Fizemo a ltima viagem... - A gente no sabe fazer isso. - Estou assistindo uma aula de Portugus. - A reunio foi na 5 feira onde decidimos voltar. - Fazem dois dias que no durmo direito.

CONCEITOS
VARIEDADES LINGUSTICAS Regionais, etrias, sociais, histricas, culturais VARIEDADE PADRO LNGUA PADRO NORMA CULTA NORMA PADRO Variedade de maior prestgio VARIEDADE NO PADRO

COMO ANALISAR A LINGUAGEM


Culta Coloquial FORMAL INFORMAL Popular Gria Regional Tcnica

PAPOS
- Me disseram... - Disseram-me. - Hein? - O correto disseram-me. No me disseram. - Eu falo como eu quero. E te digo mais... Ou digo-te? - O qu? - Digo-te que voc... - O te e o voc no combinam. - Lhe digo? - Tambm no. O que voc ia dizer? - Que voc est sendo grosseiro, pedante e chato. E que eu vou te partir a cara. Lhe partir a cara. Partir a sua cara. Como que se diz? - Partir-te a cara. - Pois . Parti-la-hei, se voc no parar de me corrigir. Ou corrigir-me. Lus Fernando Verssimo

POLIVALENTE DE LINHARES I

ANLISE DA AVALIAO DO PAEBES


3 Jornada de Planejamento Pedaggico 18 e 19.07.2011

INOVAR REQUER UM NOVO OLHAR

Programa de Avaliao da Educao Bsica do Esprito Santo - PAEBES

O PAEBES um sistema de avaliao externa em larga escala que visa diagnosticar o desempenho dos estudantes em diferentes reas de conhecimento e nveis de escolaridade.

PONTO DE PARTIDA

MATRIZ DE REFERNCIA

CONJUNTO DE DESCRITORES
DESCRITOR

CONTUDO/HABILIDADE COGNITIVA
ITEM

AVALIA UM NICO DESCRITOR

As Matrizes de Referncia para Avaliao


As matrizes de referncia no esgotam o contedo a ser trabalhado em sala de aula e, portanto, no podem ser confundidas com propostas curriculares, estratgias de ensino ou diretrizes pedaggicas.

PARTES DO ITEM

CONCEPO DO ITEM
 ENUNCIADO: Pode conter um texto, imagem, figura ou outros recursos que recebem o nome de SUPORTE, ou pode apenas apresentar uma situao-problema, um questionamento ou questo contextualizada. O importante que o enunciado, com ou sem suporte, apresente todos os dados e informaes necessrios resoluo do item. Nos testes de proficincia em Matemtica, alguns itens no apresentam suporte,enquanto nos de Lngua Portuguesa a presena do suporte obrigatria COMANDO PARA RESPOSTA: PRECISO E ATRELADO AO DESCRITOR (HABILIDADE) QUE SE PRETENDE AVALIAR GABARITO: RESPOSTA CORRETA DISTRATORES: SO AS DEMAIS ALTERNATIVAS E DEVEM SER PLAUSVEIS

ELABRAO DOS ITENS


   PONTUAO CORRETA; REFERNCIA BIBLIOGRFICA COMPLETA; ENUNCIADO E ALTERNATIVAS ESTRUTURADOS DE MANEIRA POSITIVA (proibido uso de expresses negativas);  NO ENUNCIADO vedado o uso de expresses como Assinale a alternativa correta , Qual das alternativas... , A alternativa que indica ... , e equivalentes.      DISTRATORES DEVEM SER PLAUSVEIS; AS ALTERNATIVAS DEVEM APRESENTAR PARALELISMO SINTTICO-SEMNTICO; ALTERNATIVAS NO MUITO LONGAS; DEVEM TER, APROXIMADAMENTE, A MESMA EXTENSO; DEVEM SER ORDENADAS DE MANEIRA LGICA, OBEDECENDO PROGRESSO TEXTUAL OU ORDEM ALFABTICA;  CADA ITEM DEVE CONTEMPLAR UM NICO DESCRITOR.

EXEMPLOS - LNGUA PORTUGUESA

EXEMPLOS - MATEMTICA

ANLISE DE ITENS

ANLISE DE ITENS

ESCALA DE PROFICINCIA LNGUA PORTUGUESA 1 ANO - ENS. MDIO

RELAO ENTRE ESCALA DE PROFICINCIA E A MATRIZ DE REFERNCIA

POLIVALENTE DE LINHARES I

AVALIAO DA APRENDIZAGEM NO POLIVALENTE I


3 Jornada de Planejamento Pedaggico 18 e 19.07.2011

INOVAR REQUER UM NOVO OLHAR

REFLEXES INICIAIS
O QUE AVALIAR? PARA QUE AVALIAR? COMO AVALIAR? COM QUE INSTRUMENTOS AVALIAR?

Que instrumentos utilizamos? TCI 12 pontos Prova Especfica 9 pontos Atividades diversificadas 9 pontos (2 trimestre)

Consideraes ao elaborar questes


 Manter coerncia entre as questes e a aula dada: a prova deve ser o reflexo da aula;  Definir e testar os padres de respostas e os gabaritos;  Refletir sobre o processo mental que o aluno ter que executar para resolver as questes;  Inserir questes com nveis de complexidade diferentes;  Trabalhar previamente o significado dos verbos de comando utilizados nos enunciados.

Taxionomia de Bloom (Nveis de complexidade das operaes mentais)

1- (Re)conhecimento; 2- Compreenso; 3- Aplicao; 4- Anlise; 5- Sntese; 6- Julgamento (Avaliao)

 comum o aluno apresentar dificuldade diante de enunciados de questes de provas e exerccios.  Essas dificuldades podem ocorrer porque os alunos no conseguem compreender exatamente o que pedido em uma questo.  As questes se iniciam ou se desenvolvem tendo como base um verbo-comando que especifica para o aluno a forma como ele deve responder a uma questo.  Ento, muito importante trabalhar os verbos de comando que so utilizados em nossas provas e exerccios com os alunos.  importante tambm que seja trabalhada a denominao verbos de comando para que o aluno se familiarize com essa nomenclatura.

Enunciado de questes/itens de prova caractersticos

VERBOS DE COMANDO - PROCEDIMENTOS


V Analise v M D g Portuguesa M haelis e Aurlio) Determinar os componentes ou elementos fundamentais de alguma idia, teoria, fato, etc.; determinar por discernimento natureza, significado, aspecto ou qualidade do que est sendo examinado. Explicar ou demonstrar veracidade ou no de algum fato ou ocorrncia por meio de elementos/argumentos plausveis. Tornar claros e coerentes os elementos levantados. Reproduzir, extrair, copiar algum trecho de algum texto sem qualquer tipo de modificao. D f Especificao os procedimentos

Exige a elaborao de um texto como resposta.

ustifique E plique

Exige a elaborao de um texto como resposta.

Transcreva Cite Destaque

A resposta no pode ser elaborada e sim apenas recortada utilizando-se sinais adequados como aspas.

Verbos de comando / procedimentos


efinio dos verbos adaptada do oderno icionrio da ngua Portuguesa ichaelis e Aurlio) Compare Examinar, simultaneamente, as Confronte particularidades de duas ou mais idias, fatos, ocorrncias. Critique faa Examinar com muito critrio alguma idia, um comentrio noo ou entendimentos tentando crtico) perceber qualidade e/ou defeitos, pontos negativos e/ou positivos etc. Verbos de comando specificao dos procedimentos Exige a elaborao de um texto como resposta. Exige a elaborao de um texto como resposta. Importante observar que criticar no somente levantar aspectos negativos do que se est observando, a crtica pode ser tambm de carter positivo. Exige a reelaborao de um texto, consertando os defeitos do primeiro texto.

eescreva

Tornar a escrever; escrever uma segunda vez.

VERBOS DE COMANDO
  APRESENTAR: expor, dar a conhecer de maneira sucinta, resumida. ANALISAR: analisar decompor um texto (por exemplo), um acontecimento ou realidade em seus elementos essenciais para entender suas relaes e dar esquema de conjunto. Exige-se separar as partes. Entend-las e relacion-las entre si para ter uma viso do conjunto. APLICAR: empregar o conhecimento em situaes especficas concretas. AVALIAR: julgar um fato, assunto ou opinio, de acordo com determinados critrios, citando aspectos positivos e negativos. CARACTERIZAR: selecionar os pontos mais importantes que demonstram o que o objeto ou fato em questo e que o distingue de outros. CLASSIFICAR: organizar, separando objetos, fatos fenmenos, acontecimentos e suas representaes, de acordo com um critrio, incluindo subclasses em classes de maior extenso. Est no mesmo nvel de identificar, caracterizar, selecionar, reconhecer e destacar. COMPARAR: comparar estabelecer as diferenas e as semelhanas bsicas e significativas entre dois fatos, pessoas, idias ou realidades propostas. O objetivo maior destacar os pontos comuns entre os objetos em comparao. Esse tipo de questo importante para perceber as permanncias e rupturas, quando se compara algumas realidades em tempos diferentescotejo. CONCEITUAR: definir com as prprias palavras. DEFINIR: dizer em que consiste um termo ou assunto. Expor com palavras claras e precisas o sentido exato e autorizado de um termo ou assunto. DEMONSTRAR: demonstrar explicar ou descrever, com exemplos ou sinais exteriores, uma realidade: provar, mostrar ou apresentar com sinais alguma coisa ou realidade pedida. O enunciado pode determinar a qualidade e a quantidade de provas ou exemplos demonstrativos. A habilidade de demonstrar pode aparecer em um enunciado com outros sinnimos, como, por exemplo, justificar ou comprovar.

   

  

VERBOS DE COMANDO
    DESCREVER: falar sobre um assunto, objeto, pessoa ou lugar, apontando suas caractersticas. ENUMERAR: escrever uma relao ou um esboo, citando os itens, resumidamente, um por um. EXPLICAR: analisar, expor, exprimir um assunto, uma ideia ou um fato com as prprias palavras, de modo simples e claro, fornecendo razes para as opinies emitidas. IDENTIFICAR: dar identidade, dizer o que , precisar a natureza de alguma coisa, seu tipo, sua categoria: considerar que algum, alguma coisa, acontecimento ou realidade tem caracteres idnticos e comparveis outra pessoa, outra coisa, acontecimento ou realidade. Identificar tambm citar, apontar, selecionar, caracterizar, reconhecer e definir. uma operao ligada conceituao. ILUSTRAR: explicar, usando figura. INTERPRETAR: interpretar refletir em outro plano: dar ou encontrar sentido ou significado que no esteja claro: atribuir valor: encontrar ou perceber sinais. A habilidade de interpretar faz referncia a texto, gravura, mapa, grfico, quadro numrico. A interpretao tem profunda relao com o referencial terico de quem a executa, porm o que se exige a coerncia. JULGAR: avaliar, de acordo com determinados padres e critrios, para concluir sobre o valor do assunto ou fato proposto. JUSTIFICAR: provar ou dar as razes das concluses, procurando tornar-se convincente. RELACIONAR: relacionar estabelecer as ligaes (de causa e efeito, de semelhana, de complementaridade, de identificao) existentes entre dois ou mais objetos. O enunciado deve deixar claro o tipo de relao que se deseja (de causa e efeito, de semelhana, de complementaridade, de identificao). RESOLVER: efetuar, dar a soluo. RESUMIR: organizar um assunto, abordando os pontos principais e omitindo os pormenores.

 

  

 

ORIENTAES PARA A ORGANIZAO DO TESTE DE CONHECIMENTOS INTEGRADOS TCI


Ao elaborar cada questo observem o seguinte:

 Apresentar 4 opes de respostas;  Ter apenas uma opo correta;  Seguir a numerao estabelecida.

QUANTO FORMATAO DO TCI


Utilizar: Arial 11; Espao entrelinhas: simples; Sem recuo. Exemplo: 1. Silvana ficou 72 horas com um livro da biblioteca. Quantos dias ela ficou com esse livro? A) 3 dias. B) 5 dias. C) 6 dias. D) 9 dias. OBS: A escola est preparando um modelo padro, em arquivo digital, para ser usado por todos os professores.

PROVAS ESPECFICAS
Devem conter questes objetivas e questes discursivas; Trabalhar o mesmo tipo que questes objetivas que cobrar no TCI (para ir familiarizando o aluno com o tipo de questo). Possuir no mnimo 9 (nove) questes.

REFLEXO FINAL
"No possvel refazer este pas, democratiz-lo, humaniz-lo, torn-lo srio, com adolescentes brincando de matar gente, ofendendo a vida, destruindo o sonho, inviabilizando o amor. Se a educao sozinha no transformar a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda. (Paulo Freire)

Educa o n o trans orma o mundo. Educa o muda pessoas. Pessoas trans ormam o mundo (Paulo Freire)

REFERNCIAS
MORETTO, Vasco Pedro. Prova um momento privilegiado de estudo no um acerto de contas. Rio de Janeiro: DP&A, 2001. CAEd/UFJF. Guia de elaborao de Itens Matemtica. Juiz de Fora: 2009. Site: http://www.educacao.es.gov.br/

POLIVALENTE DE LINHARES I

3 Jornada de Planejamento Pedaggico 18 e 19.07.2011

INOVAR REQUER UM NOVO OLHAR

Assumir que ensinar a ler e a escrever tarefa de todas as reas, um compromisso da escola e no exclusivamente do professor de portugus.

Professores leitores, professores capazes de fazer a sua escrita, a sua comunicao com o mundo, so capazes de qualquer possibilidade de mudana nas prticas tradicionais e repetitivas de leitura e de escrita.

O professor aquele que apresenta o que ser lido: o livro, o texto, a paisagem, a imagem, a partitura, o corpo em movimento, o mundo.

ele quem auxilia a interpretao e a estabelecer significados. Cabe a ele criar, promover experincias, situaes novas e manipulaes que conduzam formao de uma gerao de leitores capazes de dominar as mltiplas formas de linguagem e de reconhecer os variados e inovadores recursos tecnolgicos, disponveis para a comunicao humana presentes no dia-a-dia.

O que desejamos um aluno e tambm um professor leitor e produtor de textos.

Ler e escrever, portanto, implica redimensionar nossas prticas e nossos espaos.

A tarefa de ensinar a ler e a escrever um texto de histria do professor de histria e no do professor de portugus.A tarefa do professor de portugus ensinar a ler a literatura brasileira.

Ensinar ensinar a ler para que se torne capaz dessa apropriao, pois o conhecimento acumulado est escrito em livros, revistas, jornais, relatrios, arquivos. Ensinar ensinar escrever porque a reflexo sobre a produo de conhecimento se expressa por escrito.

E essas oportunidades tero de ser tantas quantas forem necessrias para que o aluno passe a gostar de ler e, por isso, contraia a necessidade da leitura e que esta vire hbito.

Oportunidade de ler o qu? Tudo, pois o nico lugar onde a televiso ainda pode ser desligada na escola. A sala de aula o nico lugar onde as crianas podem ser colocadas quietas nos seus cantos com livro na mo para aprender que ler um dilogo solitrio com um texto que se vai desvelando ao seu olhar.

Ler tudo, desde as banalidades que possam parecer divertidas at as coisas que o professor julga que devem ser lidas para o desenvolvimento pessoal do aluno como pessoa sensvel, civilizada, culta, como cidado, para o estabelecimento de seu senso esttico, de sua solidariedade humana, do seu desenvolvimento.

Isso tare a do pro essor de portu us? .

tare a de

todos os pro essores , ....

tare a da escola.

NO S O FUTURO, MAS TAMBM O PRESENTE ESTA ABERTO E MOLDVEL


Kant

POLIVALENTE DE LINHARES I

SEQUNCIA DIDTICA SIMPLIFICADA


3 Jornada de Planejamento Pedaggico 18 e 19.07.2011

INOVAR REQUER UM NOVO OLHAR

SEQUNCIA DIDTICA SIMPLIFICADA


SEQUENCIA DIDTICA # SEQUENCIA DIDTICA SIMPLIFICADA Roteiro para uiar o pro essor e reservar material necess rio. Contedos e in ormaes para a aula. - Atividades sequenciadas. - Texto base para anlise e atividade. Avalia o.

SEQUNCIA DIDTICA SIMPLIFICADA


SEQUNCIA DIDTICA SIMPLIFICADA ESCOLA SRIE DISCIPLINA E.E.E.F.M. POLIVALENTE DE LINHARES I 5 srie do Ens. Fundamental Lngua Portuguesa CARGA HORRIA PROFESSOR 1h/aula por crculo

SEQUNCIA 1.Escolher 50(cinqenta) livros adequados a faixa etria dos alunos da 5 srie. 2.Colocar os livros sobre a mesa e deixar que eles escolham livremente. 3.Registrar o livro escolhido na ficha de emprstimo. 4.Na primeira aula, permitir o contato com o livro e lev-los ao ptio para iniciarem a leitura, criarem intimidade. 5.O emprstimo durar uma semana. 6.Aps uma semana de leitura os alunos faro em sala uma anlise literria. 7.Avaliar observando a participao, a compreenso e escrita sobre a histria lida. 8.Pode ser avaliado ainda pela reescrita das anlises para correo ortogrfica quando necessria. CRCULO DE LEITURA - ANLISE LITERRIA (recolher o livro antes de passar a questo d) EMPRESTIMO 01 FOCO NARRATIVO (levaro aluno a perceber esses elementos narrativos sem conceitu-los) a)No livro que voc leu quem conta a histria: um narrador que no participa da histria ou um dos personagens? Comprove sua resposta com um trecho do livro. b)Em sua opinio, isso fez voc ficar mais interessado na histria ou te afastou dela? c)Se fosse o contrrio, a histria sofreria alteraes? Justifique. (Se preferir, antes de passar a ltima questo permita aqueles que queiram fazer um resumo oral da histria) d)Conte em 10 (dez) linhas a histria do livro que voc leu? EMPRESTIMO 02 PERSONAGENS (observar a construo do personagem e relao da literatura com a vida real) a)Faa uma pequena descrio do personagem principal, isto , diga como ele fisicamente e como ele se comporta? b)Voc diria que o autor do livro teve uma ateno especial ao construir esse personagem? Por qu? c)Faa uma relao entre o personagem e algum que voc conhea. Pode ser por ser parecido ou totalmente diferente. d)Conte em 10 (dez) linhas a histria do livro que voc leu? EMPRESTIMO 03 DISCURSO (entender os diferentes tipos de discursos presentes nas obras | importante apresentar algumas falas de discurso direto e indireto sem conceitu-los.) a)No livro lido por voc as falas dos personagens so ditas pelos prprios personagens ou pelo narrador? Existe uso do travesso? b)O tipo de discurso utilizado no seu livro facilitou ou dificultou o seu entendimento? Justifique. c)Escolha o trecho do livro que voc mais gostou e ilustre-o. d)Conte em 10 (dez) linhas a histria do livro que voc leu? EMPRESTIMO 04

You might also like