You are on page 1of 22

Kant e a filosofia Crtica

Kant o principal nome do iluminismo alemo. Sobre o prprio movimento de renovao filosfica, que coloca o indivduo autnomo e livre como a grande chave do conhecimento, afirma: Esclarecimento (ou iluminismo) a sada do homem da sua prpria menoridade de que ele prprio culpado. A menoridade a incapacidade de se servir de seu entendimento sem a direo de outrem. Tal menoridade por culpa prpria se a causa da mesma no reside na falta de entendimento, mas na falta de deciso e de coragem de servir-se dele sem a direo de outrem. Tem a coragem de fazer uso do seu prprio entendimento! Eis o lema do Esclarecimento. O projeto filosfico de Kant tem incio com a seguinte pergunta: como possvel a metafsica como cincia? Segundo o filsofo alemo, a filosofia no uma rea do conhecimento, mas uma organizadora do conhecimento, j que deve analisar quais os limites e a extenso da razo.

Kant procura superar as divergncia entre o empirismo e o racionalismo cartesiano. Para o filsofo alemo, no podemos jamais conhecer os objetos do mundo como coisas em si (como imaginavam ser possvel os empiristas), mas apenas como coisas para ns, isto , fenmenos. Tambm rejeita a sugesto cartesiana de que o conhecimento deve rejeitar os objetos fora de ns, defendendo que a razo pura serve de legisladora do mundo emprico. Para conhecer algo, o ser humano possui conhecimentos a priori, que antecedem e permitem a experincia. So eles: - As formas puras da intuio: as noes de espao e tempo, que permitem a compreenso da sensibilidade. -As formas puras do entendimento: ou categorias, que so responsveis por identificar relaes entre as coisas que foram intudas. Da sntese entre sensibilidade e entendimento, chegamos enfim ao conhecimento sinttico, que depende tanto do emprico como da razo pura. Conclui Kant que tudo que escapa do nvel da experincia no pode ser conhecido, da no ser possvel tratar a metafsica como cincia.

Tudo aquilo que escapa ao domnio da experincia, Kant redesloca para o domnio da Razo prtica. Na Razo prtica, importa menos o conhecimento e mais a vontade (querer) e o agir (fazer). Por sua liberdade e autonomia, o ser humano no busca leis universais mecnicas (naturais), mas leis propriamente humanas (supranaturais). Para Kant, a tica deve estar baseada em um princpio universal, que contempla o indivduo como grande chave do agir correto. O Imperativo Categrico define-se da seguinte forma: age apenas segundo uma mxima tal que possas ao mesmo tempo querer que ela se torne lei universal. Nesse sentido, o ser humano, livre e autnomo, no deve ver a tica como uma exigncia social, mas como uma exigncia de sua prpria liberdade e individualidade. Kant, portanto, defendia uma religiosidade natural, baseada apenas em princpios ticos racionais, e no na revelao.

Questo Unb - Kant

Assim como h princpios fsicos e qumicos envolvidos na projeo de um filme, h princpios morais que regulam a fruio de uma sesso de cinema pelos espectadores. No campo da tica, conhecido o princpio moral kantiano do imperativo categrico, segundo o qual uma pessoa deve sempre evitar uma ao que, caso seja realizada por todos os presentes no ambiente, torna impossvel sua prpria realizao, ou seja, uma ao no universalizvel naquele ambiente. Outra abordagem, distinta da kantiana, a desenvolvida por Stuart Mill e conhecida como utilitarismo, na qual se postula que uma ao eticamente correta quando preserva o bem-estar da maior parte das pessoas envolvidas na ao.

29 Uma pessoa que conhecer os prejuzos decorrentes de uma conversa em voz alta realizada durante uma sesso de cinema estar ferindo o princpio kantiano do imperativo categrico se, efetivamente, conversar durante a sesso de cinema em que se encontra e quiser, ainda assim, assistir ao filme. 30 O princpio kantiano do imperativo categrico no se aplica a todas as aes em uma sala de cinema; escapa, por razes lgicas, da aplicao desse princpio a ao de contar, em voz alta, o final de um filme para todos os presentes na sala, os quais ainda no conhecem esse final. 31 A ao de conversar em voz alta em uma sala de cinema viola o princpio tico utilitarista, considerando-se as pessoas envolvidas na ao. 32 Contar, em voz alta, o final de um filme durante a sesso em que o filme est sendo apresentado no viola o princpio tico utilitarista. 33 De acordo com o texto, a aplicao do princpio kantiano do imperativo categrico depende das intenes da pessoa que realiza a ao. Assim, por exemplo, a ao de mentir acerca do final de um filme pode ser eticamente justificada a partir desse princpio.

A crise da filosofia moderna


Hegel e Marx

Hegel
Hegel foi dos filsofos mais influentes do sculo XIX. Sua obsesso com a histria e seu fim marcaram profundamente o pensamento ocidental. a obra de Hegel fortemente sistemtica, onde ele procura integrar, em um sistema fechado, todas as grandes questes filosficas, da tica metafsica, da filosofia da natureza filosofia do direito, da lgica esttica. Foi autor do ltimo grande sistema filosfico. Hegel foi um grande adversrio intelectual de Kant. No concordava, como esse ltimo, que a conscincia era uma coisa dada, que o todo ser humano possui em si categorias inatas. Para Hegel, a conscincia est em constante desenvolvimento, inscrita historicamente. No possvel definir as bases para o conhecimento sem a prpria experincia da conscincia. preciso entender como se desenvolveu e se desenvolve a conscincia humana na histria para que se possa procurar as bases corretas para o conhecimento.

H, portanto, segundo Hegel, um processo de formao da conscincia, que se d dialeticamente nos seguintes elementos: 1 as relaes sociais e morais 2 a linguagem, ou os processos de simbolizao 3 o trabalho, ou a maneira como o homem interage com a natureza Hegel no acreditava que a conscincia era originria, pr-determinada. As relaes entre os indivduos so fundamentais para a tomada de conscincia. O sujeito s pode tomar conscincia das coisas se entender o outro tambm como sujeito, e no apenas como objeto. Hegel estudou profundamente a histria da filosofia, procurando encaixar sua teoria numa perspectiva integrada com os grandes debates clssicos, medievais e modernos. Sua principal contribuio para a filosofia foi a formulao de uma filosofia da histria, preocupada em defender a idia de progresso. Acreditava que o fim da histria se daria justamente com a realizao total da conscincia, que ento se confunde com o ESPRITO ABSOLUTO.

o sistema filosfico hegeliano pode ser dividido em: 1 filosofia da lgica: para Hegel, a lgica no um instrumento para o conhecimento, como entedia Aristteles, mas o prprio conhecimento, a idia como coisa em si. 2 Filosofia da natureza: o estudo da idia fora de si. Segundo Hegel, o absoluto, por sua perfeio, d origem a seu negativo, que a prpria natureza. 3 Filosofia do esprito: o esprito o retorno da idia para si. A partir da disputa entre o absoluto e o contingente (a natureza), no possvel simplesmente rejeitar o negativo, mas necessrio atravess-lo. Da, o esprito a prpria sntese da oposio entre lgica e natureza, e seu percurso na histria visa superar essa oposio que nos afasta do absoluto.

Podemos compreender Hegel tambm a partir de sua idia de Esprito: 1 Esprito Subjetivo: quando a conscincia j existe, mas no trava relaes com o outro. 2 Esprito Objetivo: quando finalmente a conscincia, por meio da moral, do direito e da histria, comea a situar-se no tempo, compreendendo seu objetivo final. 3 Esprito absoluto: o momento da grande sntese, ou fim da histria. quando a conscincia consegue atingir seu grau mximo de elevao, e quando no h mais oposio entre ela e o resto. Chega-se, portanto, a uma verdade atemporal, superior a todas as verdades anteriores, que eram parciais exatamente por serem histricas.

O Pensamento Marxiano
Nas pesquisas e ensaios atuais interessados em Marx, comum se deparar com a seguinte distino: se o autor estiver se referindo ao pensamento do prprio Marx, isto , de todo o conjunto de sua obra, fala de pensamento marxiano ; se quer fazer referncia aos sucessores de Marx, aqueles que interpretaram suas idias a sua maneira , como Lenin, Rosa de Luxemburgo, Gramsci e Adorno, fala de pensamento marxista . Marx um herdeiro do iluminismo, e tem como duas grandes influncias a filosofia crtica de Kant e a filosofia histrica de Hegel. Apesar de concordar com Hegel no uso da dialtica para explicar as mudanas histricas, Marx diverge profundamente deste. Enquanto Hegel acredita que a dialtica metafsica, resgatando a tradio de Herclito da oposio entre ser e no-ser, para Marx a dialtica um instrumento para se compreender a luta de classes e o desenvolvimento histrico dos modos de produo. Enquanto Hegel idealista, Marx materialista.

O pensamento marxiano geralmente dividido em duas fases: a primeira, onde

se fala no jovem Marx, ainda essencialmente um filsofo crtico e defensor da ao como forma de transformar o mundo. Na segunda fase, Marx constitui as bases do chamado socialismo cientfico , onde projeta toda sua teoria sobre o curso da histria e sobre o seu destino final, o modo de produo comunista.
o conceito de modo de produo bastante denso, mas a partir dele que se pode explicar o curso de eventos que levar a uma revoluo que elimine a sociedade de classes:

Modo de Produo

Base econmica (infraestrutura):

Base polticocultural-ideolgica (superestrutura)

Foras produtivas (tecnologia e capitais)

Relaes sociais de produo (escravistas, feudais, assalariadas)

Para Marx, a relao entre a base econmica e a superestrutura em ltima instncia uma determinao da primeira sobre a ltima. Portanto, um Estado estvel e poderoso sempre defensor dos interesses dos detentores dos meios de produo. O capitalismo, segundo Marx, transforma tudo em mercadoria. Para que o capital possa se transformar em mais capital, preciso haver uma mercadoria que proporcione esse acrscimo dos lucros. No caso da indstria, essa mercadoria intermediria se torna o prprio trabalhador. O trabalho negociado no mercado exatamente como qualquer outra mercadoria, e cabe ao proletariado vender sua fora de trabalho para o capitalista. A relao assalariada de produo permite ao capitalista garantir apenas o atendimento das necessidades biolgicas do proletariado, enquanto embolsa boa parte do trabalho desempenhado por este. Esse processo de explorao recebe o nome de mais-valia. Marx afirma no Manifesto Comunista que o alto poder de concentrao do capitalismo no sculo XIX o prprio pr-requisito para sua derrota. Com o aumento das desigualdades no prprio capitalismo, a burguesia torna-se cada vez mais uma classe de poucos e riqussimos, enquanto a massa proletria parece crescer cada vez mais. Com a expanso da vida urbana e do trabalho fabril, os trabalhadores agora esto concentrados e reunidos no apenas na linha de montagem mas tambm em associaes autnomas e sindicatos.

O proletariado, segundo Marx, a nica classe capaz de dar seguimento ao projeto de modernizao poltica, econmica e social desencadeado a partir da Revoluo Francesa. Enquanto as burguesias nacionais pareciam abandonar a pretenso iluminista de progresso humano , Marx sugere que o proletariado seja o responsvel pela retomada da Revoluo Mundial, agora no apenas uma Revoluo poltica, mas tambm social. Uma revoluo para transformar a base econmica, derrubar a burguesia e fazer do Estado o grande detentor dos meios de produo, em nome de todo o proletariado. Ainda segundo Marx, a Revoluo Mundial deveria partir do centro do capitalismo, principalmente de Inglaterra e Frana. Com a revoluo socialista garantida no centro da economia capitalista, os processos revolucionrios na periferia do capitalismo seriam simples conseqncia. Talvez o maior erro de Marx foi no acreditar na capacidade do capitalismo de se reinventar e se adaptar a novas situaes histricas. Na Inglaterra e na Frana, o movimento operrio jamais se radicalizou a ponto de instaurar uma revoluo violenta e definitiva. Acabaram preferindo a via democrtica, onde os partidos social-democratas defendiam a necessidade de reformas no capitalismo.

Citaes de Marx tudo o que slido desmancha no ar, tudo o que sagrado profanado, e os homens so finalmente forados a enfrentar com sentidos mais sbrios suas reais condies de vida e sua relao com outros homens- Manifesto Comunista. os filsofos se limitaram a interpretar o mundo de diferentes maneiras: O que importa transform-lo XI Tese sobre feuerbach. Minha pesquisa me levou concluso de que as relaes legais e as formas polticas no poderiam ser explicadas, seja por si mesmas seja como provenientes do assim chamado desenvolvimento geral da mente humana, mas que, ao contrrio, elas se originam das condies materiais da vida Contribuio crtica da economia poltica. em lugar da velha sociedade burguesa, com suas classes e seus antagonismos de classe, teremos uma associao, na qual o livre desenvolvimento de cada um a condio para o livre desenvolvimento de todos Manifesto Comunista

A Ruptura com a Tradio Racionalista

No incio do Sculo XIX, a filosofia kantiana foi alvo de inmeros ataques, principalmente por sua opo crtica, isso , de tratar a filosofia como um instrumento que avalia os limites e a extenso da razo humana. A exigncia da experincia como fundamento para o conhecimento cientfico, sinttico, afastava a filosofia das preocupaes com a metafsica. Em oposio s idias de Kant, surge na Alemanha o pensamento idealista pskantiano. Como o prprio nome sugere, Os filsofos dessa corrente partiram da teoria do conhecimento kantiana para procurar sadas para a dualidade razo pura / razo prtica, procurando uma nova formulao que permitisse o conhecimento das coisas em si, e no apenas das coisas-para-ns (fenmenos). Sada Sistemtica: Em lugar da filosofia crtica de Kant, uma filosofia que ainda admitisse a onipotncia da razo, fazendo ressurgir a metafsica especulativa e a crena no absoluto. O principal nome a defender essa postura foi Fitche, que inclusive foi de grande importncia na formao acadmica de Hegel. Sada Irracional: inspirada no romantismo alemo, essa corrente idealista defende que a arte possui o papel de integrar a conscincia com as coisas em si, logo a esttica assume grande valor para a superao da limitao racional no homem, j que a arte responsvel por superar a dicotomia sujeito/objeto. O principal nome a defender essa postura foi Schelling.

Schopenhauer
Schopenhauer pode ser considerado um divisor de guas da filosofia do sculo XIX ao afirmar que a faculdade da razo secundria, diante do princpio irracional do mundo que a Vontade. Antes da razo, h a falta de razo, expressa na Vontade de vida. Podemos dividir seu sistema filosfico da seguinte maneira: conhecimento: o homem, ao assumir a razo como instrumento para o conhecimento do mundo, s pode conhecer as coisas como representaes. A relao sujeito/objeto, prevista em Kant, se d de maneira semelhante aqui. A diferena que o verdadeiro conhecimento passa pela aceitao de uma Vontade de vida reinante na natureza. natureza: Segundo Schopenhauer, o homem filosofa justamente porque sabe que vai morrer. Logo, a relao que construmos com nosso corpo fundamental, o que nos permite acessar essa Vontade de Vida que h na natureza. Em funo da vontade de dominao que todos os seres possuem em relao aos outros, o egosmo acaba levando o homem a uma misria sem soluo.

Esttica: Se toda vida sofrimento, como afirma a teoria da natureza de Schopenhauer, e o homem est exposto a uma contnua condio de misria, apenas por meio da arte ele pode momentaneamente fugir daquilo que o aflige. Nesse caso, o filsofo alemo declara sua predileo pela msica, nica arte capaz de conectar o ser humano com suas razes irracionais. tica: Segundo Schopenhauer, a nica soluo para a vontade a compaixo, que exercida em um ato de ajuda, ajuda a apaziguar o egosmo natural do ser humano. Ainda assim, trata-se sempre de uma soluo passageira. A vontade sempre acaba prevalecendo.

Nietzche
Nietzche acima de tudo um crtico de seu tempo: entre seus principais adversrios estavam a metafsica, a cincia positivista, as dicotomias filosficas como matria/esprito e, acima de tudo, a Religio. O conceito fundamental para a compreenso de seu pensamento o de Vontade de Potncia. Para Nietzche, em toda natureza est presente uma Vontade, que no tem incio nem fim, e no leva a natureza a nenhum lugar. Essa vontade se manifesta nas tenses existentes entre os vrios corpos do mundo, cada qual querendo submeter o outro. A natureza , portanto, marcada por constantes lutas, mas no se produz um resultado, uma sntese dessas lutas. Nietzche procurava defender uma filosofia p no cho, preocupada apenas com esse mundo, criticando qualquer tentativa de transcend-lo. Para ele, o filsofo deve procurar o sentido da terra, deve compreender-se como parte da natureza. Para Nietzche, no h limites entre o mundo fsico e psquico, ou material e espiritual. Todas as coisas no mundo so movidas por uma mesma vontade, e

Em Assim Falava Zaratustra, Nietzche apresenta vrias importantes noes de sua filosofia: super-homem: segundo o filsofo, no s o animal em ns tem de ser superado, o prprio homem tem de ser superado. necessrio imaginar um ser humano melhor, aperfeioado, capaz de superar sua condio de misria. As paixes: Para Nietzche, so as paixes que nos levam a tomar atitudes, logo a razo vista como secundria em relao ao irracional. camelo, leo, criana: Segundo Nietzche, todos ns comeamos como camelos, suportando todas as dores e opresses do mundo, sendo obrigados a seguir o pensamento do rebanho. Para romper com essa opresso, preciso libertar a vontade que est silenciada em cada um de ns, ou o nosso leo. Por fim, devese assumir a ignorncia perante as coisas, aceitando uma condio infantil. isolamento e solido: Segundo Nietzche, fundamental abrir mo do que pensa a praa pblica, e o nico caminho para a verdadeira libertao o afastamento.

You might also like