You are on page 1of 40

Metodologia da Pesquisa Cientfica

Prof. Esp. Ivan Sobrinho

Vitria da Conquista Bahia, Abril de 2011.


1

Leitura, Fichamento, Resumo e Resenha


Para a realizao do projeto de pesquisa e, principalmente, para a elaborao da reviso de literatura, os processos de leitura e fichamentos de textos so fundamentais. Ter condies de elaborar resumos importante na medida em que facilita o processo de sntese e anlise dos documentos lidos. Citaes e referncias elaboradas de acordo com as normas da ABNT facilitam o processo de identificao dos documentos lidos e permitem que voc d crdito, por uma questo de honestidade intelectual, aos autores das idias usadas em sua pesquisa.
2

Leitura
Saber ler e interpretar um texto fundamental. Para facilitar o processo de leitura Severino (2000) recomenda que esta seja feita com base nas seguintes dimenses de anlise: 1 Anlise textual; 2 Anlise temtica; 3 Anlise interpretativa;
3

Leitura
1 Anlise textual: preparao do texto para a leitura. Requer o levantamento esquemtico da estrutura redacional do texto. Objetiva mostrar como o texto foi organizado pelo autor permitindo uma visualizao global de sua abordagem. Devem-se buscar: esclarecimentos para o melhor entendimento do vocabulrio, conceitos empregados no texto e informaes sobre o autor;
4

Leitura
2 Anlise temtica: compreenso da mensagem
do autor. Requer a procura de respostas para as seguintes questes: de que trata o texto? Qual o objetivo do autor? Como o tema est problematizado? Qual a dificuldade a ser resolvida? Que posies o autor assume? Que idias defende? O que quer demonstrar? Qual foi o seu raciocnio, a sua argumentao? Qual a soluo ou a concluso apresentada pelo autor?;
5

Leitura
3 Anlise interpretativa: interpretao da mensagem do

autor. Requer anlise dos posicionamentos do autor situando em um contexto mais amplo da cultura filosfica em geral. Devese fazer avaliao crtica das idias do autor observando a coerncia e validade de sua argumentao, a originalidade de sua abordagem, a profundidade no tratamento do tema, o alcance de suas concluses. E, ainda, fazer uma apreciao pessoal das idias defendidas.
6

Leitura
Para um estudo eficiente precisa se passar por 3 etapas: sncrese a primeira etapa; anlise a intermediria e; sntese a etapa final.

Leitura
Sncrese o ato de ler sem compromisso de aprendizagem, apenas fazer um apanhado do geral, uma compreenso do todo, sem mincias.

Significa o conhecimento concreto-emprico


8

Leitura
Anlise Esta procura ver e compreender todos os detalhes, mas sem perder a noo de conjunto que foi observado na fase da sncrese. Expressa a teorizao, as abstraes, a reflexo.
9

Leitura
Sntese
Esta procura ver e compreender todos os detalhes, mas sem perder a noo de conjunto que foi observado na fase da sncrese. Esta a fase que procura as leis que regem o fenmeno, procurar os princpios, as causas e estabelecer pontos-chave. Concluses, diagramas. regras, definies, princpios, esquemas,
10

Fichamento
COMO FAZER OS FICHAMENTOS DOS TEXTOS 1 Passo: voc ir definir o tema e, depois, levantar os aspectos que pretende abordar referentes ao tema (plano de trabalho).

11

Fichamento
Exemplo:
ROCHA, Simone Karla da. Qualidade de vida no trabalho: um estudo de caso no setor txtil. 1998. Dissertao (Mestrado em Engenharia de Produo) Programa de Psgraduao em Engenharia de Produo, UFSC, Florianpolis. Nesta pesquisa a autora escolheu para realizao de sua reviso de literatura: TEMA: Pressupostos bsicos que permeiam a qualidade de vida no trabalho.
12

Fichamento
Cont. ESTRUTURA (sumrio mostrando os tpicos abordados) EVOLUO DAS TEORIAS ADMINISTRATIVAS O ENFOQUE DA QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO A origem e a evoluo dos estudos de qualidade de vida no trabalho: Os conceitos de qualidade de vida no trabalho; Os modelos para avaliao da qualidade de vida no trabalho: Modelos de Hackman e Oldham Modelo de Westley Modelo de Werther e Davis Modelo de Walton
13

Fichamento
2 Passo: voc proceder leitura dos textos
procurando levantar informaes importantes para todos os aspectos escolhidos na abordagem j definida anteriormente. O fichamento de citaes muito til elaborao da reviso de literatura. Veja como proceder para recolher as citaes que provavelmente sero usadas em seu texto posteriormente:
14

Fichamento
PRESSUPOSTOS BSICOS QUE PERMEIAM A QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO ENFOQUE DA QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO.

Os modelos para avaliao da qualidade de vida no trabalho: Modelo de Westley Referncia do texto que est sendo lido. Transcrio da citao entre aspas que provavelmente ser usada para se escrever o tpico indicado acima: Modelos de Westley + indicao da pgina onde est a citao no texto lido. Localizao do documento lido/consultado: Ex. Biblioteca, Acervo Pessoal.
15

Fichamento
3 Passo: consiste em agrupar os fichamentos conforme a parte do texto indicada no cabealho. Ler e analisar o conjunto das informaes recolhidas, juntando os autores por similaridade ou diferenas na abordagem.

16

Fichamento
4 Passo: consiste na redao do texto que deve obedecer aos seguintes critrios, segundo Azevedo (1998): clareza: o texto deve ser escrito para ser compreendido; conciso: o texto deve dizer o mximo no menor nmero possvel de palavras; correo: o texto deve ser escrito corretamente conforme as regras gramaticais;
17

Fichamento
4 Passo: continuao
encadeamento: as frases, os pargrafos, os captulos devem estar encadeados de forma lgica e harmnica; consistncia: o texto deve usar os verbos nos mesmos tempos, preferencialmente na voz ativa; contundncia: o texto no deve fazer rodeios, e sim ir direto ao ponto desejado, apresentando as colocaes de forma objetiva e firme; preciso: o texto deve evitar o uso de termos ambguos ou apresentar a definio adotada;
18

Fichamento
4 Passo: continuao originalidade: o texto deve evitar o uso de frases feitas ou lugares-comuns. Dever se autnomo e apresentar idias novas; correo poltica: o texto deve evitar o uso de expresses de conotao etnocentrista ou preconceituosa; fidelidade: o texto deve respeitar o objeto de estudo, as fontes empregadas e o leitor. Devem estar indicadas as fontes usadas para escrev-lo.
19

Fichamento
4 Passo: continuao originalidade: o texto deve evitar o uso de frases feitas ou lugares-comuns. Dever se autnomo e apresentar idias novas; correo poltica: o texto deve evitar o uso de expresses de conotao etnocentrista ou preconceituosa; fidelidade: o texto deve respeitar o objeto de estudo, as fontes empregadas e o leitor. Devem estar indicadas as fontes usadas para escrev-lo.
20

RESUMOS
Os resumos devem vir sempre acompanhados da referncia da publicao. Resumo a apresentao condensada dos pontos relevantes de um texto. No resumo voc deve ressaltar de forma clara e sinttica a natureza e o objetivo do trabalho, o mtodo que foi empregado, os resultados e as concluses mais importantes, seu valor e originalidade. O contedo de um resumo deve contemplar o assunto ou os assuntos tratados de forma sucinta, o objetivo do trabalho, o mtodo ou os mtodos empregados, como o tema foi abordado e suas concluses.
21

Requisitos de um Resumo * Conciso: a redao concisa quando as idias so bem expressas com um mnimo de palavras. * Preciso: resultado das selees das palavras adequadas para expresso de cada conceito. * Clareza: caracterstica relacionada compreenso. Significa um estilo fcil e transparente. A leitura do resumo deve permitir: * conhecer o documento; * determinar se preciso ler o documento na ntegra.
22

RESUMOS

Requisitos de um Resumo
Tipos de resumos

RESUMOS
as

Informativo - Contm apresentadas pelo texto.

informaes

essenciais

Indicativo ou Descritivo - No dispensa a leitura do texto completo. Apenas descreve a natureza, a forma e o objetivo do documento. Crtico - Informa sobre o contedo do trabalho e formula julgamento sobre ele. No existe padronizao. subjetivo, pois depende de interpretao. O seu resultado produto do repertrio particular de conhecimentos de quem o est elaborando.
23

RESUMOS
Recomendaes importantes para a redao do resumo informativo

*A estrutura deve ser lgica, isto , o texto deve ter comeo, meio e fim. A primeira frase deve ser significativa, expondo o tema principal do documento, isto , identificando o objetivo do autor quando escreveu o texto. * As frases subseqentes devem seguir a lgica de abordagem do autor, isto , a seqncia dada s idias pelo autor, incluindo todas as divises importantes dando igual proporo a cada uma delas e sempre observando o tema principal do documento, isto , objetivo do autor.
24

RESUMOS
Recomendaes importantes para a redao do resumo informativo
Dar preferncia ao uso da terceira pessoa do singular e o verbo na voz ativa (descreve, aborda, estuda, etc.). * Segundo a NBR6028 (NB88), deve-se evitar no resumo: a) o uso de pargrafos; b) frases longas; c) citaes e descries ou explicaes detalhadas; d) expresses do tipo: o autor trata, no texto do autor o artigo trata e similares; e) figuras, tabelas, grficos, frmulas, equaes e diagramas.
25

RESUMOS
Recomendaes importantes para a redao do resumo informativo
A extenso recomendada, segundo a ABNT, para os resumos informativos a seguinte: a) monografias e artigos = at 250 palavras; b) notas e comunicaes breves = at 100 palavras; c) relatrios e teses = at 500 palavras.

26

RESUMOS
Normas Gerais para resumir
* Evitar comear a resumir antes de levantar o esquema do texto ou de preparar as anotaes da leitura; * Apresentar, de maneira sucinta, o assunto da obra; * No apresentar prejuzos crticos ou comentrios pessoais (exceto resumo crtico); * Respeitar a ordem das ideias e fatos apresentados; * Empregar linguagem clara e objetiva; * Evitar a transcrio de frases do original; * Apontar as concluses do autor; * Deve-se usar o verbo na voz ativa e na terceira pessoa do singular. 27

RESENHA
Como um gnero textual, uma resenha nada mais do que um texto em forma de sntese que expressa a opinio do autor sobre um determinado fato cultural, que pode ser um livro, um filme, peas teatrais, exposies, shows etc. O objetivo da resenha guiar o leitor pelo emaranhado da produo cultural que cresce a cada dia e que tende a confundir at os mais familiarizados com todo esse contedo.
28

Como uma sntese, a resenha deve ir direto ao ponto, mesclando momentos de pura descrio com momentos de crtica direta. O resenhista que conseguir equilibrar perfeitamente esses dois pontos ter escrito a resenha ideal. No entanto, sendo um gnero necessariamente breve, perigoso recorrermos ao erro de sermos superficiais demais. Nosso texto precisa mostrar ao leitor as principais caractersticas do fato cultural, sejam elas boas ou ruins, mas sem esquecer de argumentar em determinados pontos e nunca usar expresses como Eu gostei ou Eu no gostei. 29

As resenhas apresentam algumas divises que vale destacar. A mais conhecida delas a resenha acadmica, que apresenta moldes bastante rgidos, responsveis pela padronizao dos textos cientficos. Ela, por sua vez, tambm se subdivide em resenha crtica, resenha descritiva e resenha temtica.
30

Na resenha acadmica crtica, os oito passos a seguir formam um guia ideal para uma produo completa: a) Identifique a obra: coloque os dados bibliogrficos essenciais do livro ou artigo que voc vai resenhar; b) Apresente a obra: situe o leitor descrevendo em poucas linhas todo o contedo do texto a ser resenhado;
31

c) Descreva a estrutura: fale sobre a diviso em captulos, em sees, sobre o foco narrativo ou at, de forma sutil, o nmero de pginas do texto completo; d) Descreva o contedo: Aqui sim, utilize de 3 a 5 pargrafos para resumir claramente o texto resenhado;
32

e) Analise de forma crtica: Nessa parte, e apenas nessa parte, voc vai dar sua opinio. Argumente baseando-se em teorias de outros autores, fazendo comparaes ou at mesmo utilizando-se de explicaes que foram dadas em aula. difcil encontrarmos resenhas que utilizam mais de 3 pargrafos para isso, porm no h um limite estabelecido. D asas ao seu senso crtico.

33

f) Recomende a obra: Voc j leu, j resumiu e j deu sua opinio, agora hora de analisar para quem o texto realmente til (se for til para algum). Utilize elementos sociais ou pedaggicos, baseie-se na idade, na escolaridade, na renda etc.

34

g) Identifique o autor: Cuidado! Aqui voc fala quem o autor da obra que foi resenhada e no do autor da resenha (no caso, voc). Fale brevemente da vida e de algumas outras obras do escritor ou pesquisador. h) Assine e identifique-se: Agora sim. No ltimo pargrafo voc escreve seu nome e fala algo como Acadmico do Curso de Administrao da Faculdade de Tecnologia e Cincias (FTC).
35

Na resenha acadmica descritiva, os passos so exatamente os mesmos, excluindo-se o passo de nmero 5. Como o prprio nome j diz, a resenha descritiva apenas descreve, no expe a opinio do resenhista.

36

Finalmente, na resenha temtica, voc fala de vrios textos que tenham um assunto (tema) em comum. Os passos so um pouco mais simples: 1. Apresente o tema: Diga ao leitor qual o assunto principal dos textos que sero tratados e o motivo por voc ter escolhido esse assunto; 2. Resuma os textos: Utilize um pargrafo para cada texto, diga logo no incio quem o autor e explique o que ele diz sobre aquele assunto;
37

3. Conclua: Voc acabou de explicar cada um dos textos, agora sua vez de opinar e tentar chegar a uma concluso sobre o tema tratado; 4. Mostre as fontes: Coloque as referncias Bibliogrficas de cada um dos textos que voc usou; 5. Assine e identifique-se: Coloque seu nome e uma breve descrio do tipo Acadmico do Curso de Administrao da Faculdade Tecnologia e Cincias.
38

Fazer uma resenha parece muito fcil primeira vista, mas devemos tomar muito cuidado, pois dependendo do lugar, resenhistas podem fazer um livro mofar nas prateleiras ou transformar um filme em um verdadeiro fracasso. As resenhas so ainda, alm de um timo guia para os apreciadores da arte em geral, uma ferramenta essencial para acadmicos que precisam selecionar quantidades enormes de contedo em um tempo relativamente pequeno.
39

Referncias
LENDO.ORG. Como fazer uma resenha. Disponvel: <www.lendo.org/como-fazer-uma-resenha/> acesso: 03 nov 2010. SEVERINO, Antnio Joaquim. Metodologia do trabalho cientfico. So Paulo: Cortez, 2000.

40

You might also like