You are on page 1of 50

Oscilaes

MOVIMENTO HARMNICO SIMPLES (MHS)


um movimento peridico linear em torno de uma posio de equilbrio.

-A

A, -A: amplitude do MHS 0 a posio de equilbrio.

Relao entre MCU e MHS

Enquanto uma partcula descreve um MCU, sua projeo descreve um MHS.

EQUAO HORRIA DA POSIO NO MHS

x cos U ! A
x ! A. cos U

Mas: = .t

x ! A. cos([.t  U 0 )
a velocidade angular (pulsao)
0

a fase inicial.

v ! [A.sen([.t  U ) a ! [ A. cos([.t  U )

Sistema Massa-Mola Massa-

ENERGIAS NO MHS
Considere um sistema massa-mola, de constante elstica k.

-A

+A

c ! 0 E k . A2 EP ! 2 k . A2 E M ! 2

m.v 2 E c ! 2 EP ! 0 k . A2 M ! E 2

E c ! 0 k . A2 EP ! 2 k . A2 EM ! 2

-A

.v Ec ! 2 2 k .x P ! 2

E ! Ec  E p

k.A EM ! 2

Exemplo 1
y

Uma partcula oscila ao longo do eixo x com movimento harmnico simples, dado por x = 3,0 cos (0,5 t + 3 /2), onde x dado em cm e t em segundos. Nessas condies, determine a amplitude, a freqncia e a fase inicial.

Exemplo 2
Um bloco oscila harmonicamente, livre da resistncia do ar, com uma certa amplitude, como ilustrado na figura a seguir. Ao aumentar sua amplitude de oscilao, pode-se afirmar que: a) a constante elstica da mola no se altera, aumentando o perodo e a velocidade mxima do oscilador. b) o perodo e a constante elstica da mola no se alteram, aumentando apenas a velocidade mxima do oscilador. c) o perodo aumenta, a velocidade mxima diminui e a constante elstica da mola no se altera. d) o perodo, a velocidade mxima do oscilador e a constante elstica da mola aumentam. e) o perodo, a velocidade mxima do oscilador e a constante elstica da mola no se alteram.

Exemplo 3
A figura abaixo representa um bloco que, deslizando sem atrito sobre uma superfcie horizontal, se choca frontalmente contra a extremidade de uma mola ideal, cuja extremidade oposta est presa a uma parede vertical rgida. Selecione a alternativa que preenche corretamente as lacunas no pargrafo abaixo, na ordem em que elas aparecem. Durante a etapa de compresso da mola, a energia cintica do bloco .......... e a energia potencial elstica armazenada no sistema massa-mola .......... . No ponto de inverso do movimento, a velocidade do bloco zero e sua acelerao .......... . a) aumenta - diminui - zero b) diminui - aumenta mxima c) aumenta - diminui - mxima d) diminui - aumenta - zero e) diminui - diminui zero

Obs.: < 10

Exemplo 4
O pndulo a seguir constitudo de um fio ideal e a massa suspensa m oscila periodicamente, gastando um tempo mnimo de 2,0 s para ir da extremidade C extremidade D. Supondo g = 10 m/s2, ento o comprimento do fio em metros, aproximadamente a) 8,0. b) 4,0. c) 3,0. d) 2,0. e) 1,0.

Exemplo 5


Um pndulo simples tem inicialmente um perodo T. Ao quadruplicarmos seu comprimento, seu novo perodo ser: a) 4T b) 2T c) 1/T d) 1/2T e) 1/4T

Movimento Ondulatrio

Elementos de uma onda

  

Crista ponto de mxima de uma onda. Vale ponto de mnimo da onda Comprimento de onda ( ) distncia em linha reta entre dois pontos iguais e consecutivos de uma onda. Frequncia nmero de oscilaes (pulsos) por segundo.

Velocidade de propagao

V = .f


Velocidade de ondas em cordas T = trao na corda (N) = densidade linear (kg/m)

Classificao


Natureza:


Mecnicas necessitam de meio material para propagao. (som, ondas em cordas, ondas do mar) Eletromagnticas propagam-se em qualquer meio, inclusive no vcuo. (radiaes eletromagnticas)

Vibrao


Longitudinal Transversal propagao.

a vibrao coincide com a propagao. a vibrao perpendicular a

O som


Altura
 

(relacionada a frequncia)

Som alto alta frequncia Som baixo baixa frequncia


(relacionada ao volume)

Intensidade
 

Som forte Som fraco

alta amplitude baixa amplitude

Timbre (caracterstico de cada som)

Exemplo 01


A onda mostrada na figura a seguir gerada por um vibrador cuja freqncia igual a 100 ciclos/segundo. A amplitude, o comprimento de onda e o perodo dessa onda so, respectivamente:

a) 2 mm; 2 cm; 10 s b) 2 mm; 4 cm; 10-2 s c) 2 mm; 4 cm; 10 s d) 4 mm; 2 cm; 10 s e) 4 mm; 4 cm; 10-2 s

Exemplo 02


O ouvido humano capaz de ouvir sons entre 20 Hz e 20.000 Hz aproximadamente. A velocidade do som no ar de aproximadamente 340 m/s. O som mais grave que o ouvido humano capaz de ouvir tem comprimento de onda: a) 1,7 cm b) 58,8 cm c) 17 m d) 6800 m e) 6800 km

Exemplo 03


A Rdio Universitria FM da UNESP dever operar na freqncia de 105,9 megahertz (mega=106). Admitindo 3,0.108 m/s como velocidade de propagao das ondas de rdio, ache o comprimento de onda da transmisso.

Exemplo 04
A figura a seguir ilustra uma onda mecnica que se propaga numa velocidade 3,0 m/s e freqncia: a) 1,5 Hz. b) 3,0 Hz. c) 5,0 Hz. d) 6,0 Hz. e) 10,0 Hz.


Exemplo 05


Uma onda transversal senoidal propaga-se em um fio de densidade d = 10 g/m. O fio est submetido a uma trao F=16 N. Verifica-se que o perodo da onda 0,4 s. Calcule o comprimento de onda, em metros.

Fenmenos Ondulatrios

Reflexo


Os estudos do grego Alexandria resultaram na concluso de que as ondas luminosas, natureza de onda estudada por ele, incidiam sobre um espelho e eram refletidas, e ainda que o ngulo de incidncia igual ao de reflexo. Esta teoria, aceita at os dias atuais, valida para todas as naturezas de onda, com exceo acstica, por se propagar em todas as direes Tomando como exemplo ondas originadas de inmeras perturbaes superficiais (pulsos) peridicas em um balde largo e comprido de gua inerte (parada), percebe-se que as ondas se propagam no meio "batem" nas paredes do recipiente e "voltam" sem sofrerem perdas considerveis de energia, esse fenmeno chamado de reflexo.

Reflexo


O som

Reflexo do Som As ondas sonoras obedecem s mesmas leis da reflexo da ondulatria. A reflexo de uma onda sonora acontece quando ela encontra um obstculo e retorna para o meio de origem de propagao. O acontecimento desse fenmeno pode dar origem a dois outros fenmenos que so chamados de eco e reverberao. O eco acontece quando o som refletido retorna aps o som original ser extinto totalmente. Na reverberao o som que foi refletido chega ao ouvido antes da extino do som original, dessa forma ocorre o reforo do som emitido.

Reflexo de Ondas


Quando uma onda que se propaga num dado meio encontra uma superfcie que separa esse meio de outro, essa onda pode, parcial ou totalmente, retornar para o meio em que estava se propagando. CORDAS

Exemplo 01


Observe, na figura adiante, que a regio de tecido enceflico a ser investigada no exame limitada por ossos do crnio. Sobre um ponto do crnio se apia o emissor/receptor de ultra-som.
(Adaptado de The Macmillan visual dictionary. New York: Macmillan Publishing Company, 1992.)

Dado: velocidade do ultra-som no crebro = 1540 m/s

a) Suponha a no-existncia de qualquer tipo de leso no interior da massa enceflica. Determine o tempo gasto para registrar o eco proveniente do ponto A da figura. b) Suponha, agora, a existncia de uma leso. Sabendo que o tempo gasto para o registro do eco foi de 5 x 10-5s, calcule a distncia do ponto lesionado at o ponto A.

Refrao de uma Onda


 

o fenmeno segundo o qual uma onda muda seu meio de propagao. Ao refratar, uma onda varia proporcionalmente seu comprimento de onda com sua velocidade, j que sua frequncia permanece constante.

Exemplo 02
Uma onda peridica propaga-se em uma corda A, com velocidade de 0,40 m/s e comprimento de onda 5 cm. Ao passar para uma corda B, sua velocidade passa a ser 0,30 m/s. Determine:

a) o comprimento de onda no meio B b) a freqncia da onda

Interferncia
Quando duas ou mais ondas se propagam, simultaneamente, num mesmo meio, diz-se que h uma superposio de ondas. Quando duas ondas se superpem criando uma onda de amplitude maior, temos uma interferncia construtiva. Aps a superposio, os pulsos continuam na sua propagao como se nada tivesse ocorrido.

Interferncia
 

Considere agora outros dois pulsos nessa mesma corda, uma crista e um vale indo um em direo ao outro. A superposio nesse caso ir criar uma onda de amplitude menor. A amplitude final ser determinada pela subtrao da onda de maior amplitude pela onda de menor amplitude. Quando isso acontece temos uma interferncia destrutiva e, aps a superposio, as ondas tambm prosseguem sua jornada como se nada tivesse ocorrido.

Interferncia de Ondas Bidimensionais




Interferncia de ondas na gua

Ondas Estacionrias


So ondas resultantes da superposio de duas ondas de mesma freqncia, mesma amplitude, mesmo comprimento de onda, mesma direo e sentidos opostos. Pode-se obter uma onda estacionria atravs de uma corda fixa numa das extremidades. Com uma fonte faz-se a outra extremidade vibrar com movimentos verticais peridicos, produzindo-se perturbaes regulares que se propagam pela corda.

Ondas Estacionrias


Onde: N = n e V = ventre

Ondas Estacionrias


A distncia entre dois ns consecutivos igual a metade de um comprimento de onda. A distncia entre um n e um ventre (anti-n) um quarto de um comprimento de onda.

Exemplo 03


Uma onda estacionria de freqncia 8 Hz se estabelece numa linha fixada entre dois pontos distantes 60 cm. Incluindo os extremos, contam-se 7 nodos. Calcule a velocidade da onda progressiva que deu origem onda estacionria.

Difrao


A difrao a propriedade que uma onda possui de contornar um obstculo ao ser parcialmente interrompida por ele.

Ressonncia


Quando um sistema vibrante submetido a uma srie peridica de impulsos cuja freqncia coincide com a freqncia natural do sistema, a amplitude de suas oscilaes cresce gradativamente, pois a energia recebida vai sendo armazenada.
A frequncia do vento atingiu a frequncia de vibrao da ponte e ela desabou.

(Ponte de Tacoma)

Polarizao
 

Polarizar uma onda significa orient-la em uma nica direo ou plano. Nas ondas longitudinais, as partculas vibram na direo de propagao do movimento, no havendo portanto um plano de vibrao. Conseqentemente as ondas sonoras no ar no podem ser polarizadas. J as ondas eletromagnticas, por serem consideradas transversais sofrem polarizao.

Efeito Doppler-Fizeau


Em qualquer prova automobilstica de velocidade possvel observar um fenmeno sonoro muito interessante, conhecido como efeito Doppler. Esse efeito consiste na diferena de freqncias sonoras que captada por um observador, que pode estar em repouso ou no, e essa diferena de freqncias percebida pela sensao auditiva de agudos e graves. O efeito Doppler observado somente quando existe movimento relativo entre a fonte sonora e o observador.

Fonte sonora em repouso




Considere a ambulncia em repouso em relao Terra e o observador tambm. Nesse caso, no h diferena entre a freqncia do som emitido pela fonte e a freqncia do som percebido pelo observador.

Onde: f0 a frequncia do observador e ff a frequncia da fonte

Fonte sonora aproximando do observador




Agora vamos considerar a nossa ambulncia aproximando-se do observador. Quando tal fato ocorre, veremos que a as frentes de onda que esto frente da fonte ficaro mais prximas, enquanto as que ficam atrs ficaro mais afastadas. Do seu ponto de vista, o observador receber frentes de onda com uma freqncia maior quando comparado com o caso da fonte em repouso. O resultado ser a percepo, pelo observador, de um som mais agudo, ou seja, a freqncia da onda sonora para o observador ser maior do que a que est sendo emitida pela fonte.

Fonte sonora afastando do observador




Como foi dito, as frentes de onda que ficam atrs da ambulncia ficam mais afastadas e por isso quando ela passa pelo nosso observador, o mesmo comea a receber menos frentes de onda quando comparado com o exemplo da fonte sonora em repouso, e por isso o som para ele ser mais grave, ou seja, um som com uma freqncia menor.

Frequncia percebida pelo observador

   

fo = frequncia percebida pelo observador ff = frequncia real da fonte v = velocidade da onda sonora vo = velocidade do observador (positiva ao se aproximar da fonte e negativa ao se afastar) vf = velocidade da fonte (positiva ao se afastar do observador e negativa ao se aproximar)

Exemplo 04
 a)

b)

A frequncia do apito de uma locomotiva de 1000 Hz. A locomotiva, apitando, est se aproximando, com uma velocidade de 40 m/s, de uma pessoa parada na estao. Qual a frequncia do apito que a pessoa ouvir? Suponha, agora que a locomotiva, ainda apitando, esteja parada na estao e que a pessoa, em um automvel, se aproxima dela com velocidade de 40 m/s. Qual ser, neste caso, a frequncia que a pessoa escutar?

You might also like