You are on page 1of 13

DOENAS OCUPACIONAIS

LER e DORT

O QUE DOENA OCUPACIONAL?


Decorrem de exposio aos riscos da atividade que desenvolve Podem causar afastamentos temporrios, repetitivos e at definitivos. adquirida pelo trabalhador ao ser exposto acima do permitido por lei a agentes qumicos, fsicos, biolgicos ou radioativos, sem proteo compatvel com o risco envolvido.

AGENTES
Qumicos utilizados nas indstrias, podem causar danos saude. (Ex. Agrotxicos) Fsicos rudos, temperatura, vibraes e radiaes. Biolgicos Microorganismos (Ex. Bactrias, vrus e fungos) Radioativo Ex. Raio X

ACIDENTES DE TRABALHO
Ocorrncia de leso corporal ou perturbao funcional, que cause a morte ou perda ou reduo permanente ou temporria, da capacidade para o trabalho. Geram direitos como pagamento de auxlio, indenizaes, penses ou estabilidade no emprego. No Brasil, a doena ocupacional equiparada ao acidente de trabalho, gerando os mesmos direitos e benefcios

LISTA DE DOENAS OCUPACIONAIS


Lista de Doencas Relacionadas com o Trabalho do Ministerio da Saude- (elaborada em cumprimento da Lei 8.080/90 - inciso VII, pargrafo 3 do artigo 6 - disposta segundo a taxonomia, nomenclatura e codificao da CID10). Portaria N. 1339/GM em 18 de novembro de 1999.

Entre elas:  Rinite Crnica  Neoplasia maligna dos brnquios e do pulmo  Arritmias cardacas

DOENAS OCUPACIONAIS MAIS FREQUENTES


    

Doenas das vias areas Perda auditiva relacionada ao trabalho Intoxicaes exgenas Demartoses ocupacionais LER e DORT

LER E DORT
Conjunto de sndromes que atacam os nervos, msculos e tendes. Sndromes degenerativas e cumulativas e sempre acompanhadas de dor ou incmodo, provenientes no somente da atividade ocupacional intensiva, mas tambm de atividades realizadas sob intenso stress.

SINTOMAS

Dor localizada, irradiada ou generalizada, Desconforto, Fadiga, Sensao de peso, Formigamento, Dormncia, Sensao de diminuio de fora, Inchao, Enrijecimento muscular, Choques nos membros e Falta de firmeza nas mos. Nos casos mais crnicos e graves, pode ocorrer: Sudorese excessiva nas mos e Alodnea (sensao de dor como resposta a estmulos no nocivos em pele normal).

CAUSAS
Irritao (ex.: irritao de um nervo). Posturas extremas que podem forar os limites da amplitude das articulaes. Tenso (ex.: tenso do bceps) Presso (ex.: presso sobre o canal do carpo)

Entre outras.

COMO DIAGNOSTICAR?
Dados por meio da histria clnica considerando atividades realizadas pela pessoa tanto no trabalho, quanto no lazer. Exame fsico, ocupacional e complementares, conforme critrios mdicos.

TRATAMENTO
O tratamento da LER DORT tm incio aps um diagnosticado correto e deve buscar uma abordagem integrada, ao invs de tratar somente a sintomatologia: Medidas ergonmicas Exerccios fsicos Fisioterapia Medicamentos antiinflamatrios e analgsicos Medicamentos corticides Medicamentos antidepressivos Interveno cirurgica

PREVENO
    

Revezamento de tarefas Pausas obrigatrias Adotar posturas corretas Exerccios fsicos Diante dos sintomas de dor ou formigamento nos membros superiores, procure um mdico.

Diferentemente do que ocorre com doenas no ocupacionais, as doenas relacionadas ao trabalho tm implicaes legais que atingem a vida dos pacientes. O seu reconhecimento regido por normas e legislaes especficas a fim de garantir a sade e os direitos do trabalhador.

You might also like