You are on page 1of 32

A Principal Caracterstica da Liderana

O que Liderana?
 Conceito:  Liderar influenciar pessoas.  Mas, para influenciar o lder preciso de algo que sem o qual

ele simplesmente no existe.

 George Terry sintetiza a idia central do conceito de

liderana em apenas:  "A liderana a atividade de influenciar pessoas fazendoas empenhar-se voluntariamente em objetivos de grupo
 Mas a pergunta o que LIDERANA?  Seis definies para LIDERANA

SEIS DEFINIES DE LIDERANA


 LIDERAR conectar os seus empregados ao

seu negcio;
 LIDERAR obter e manter empregados que

ajam e trabalhem como proprietrios;


 LIDERANA a arte de fazer com que os

outros tenham vontade de fazer algo que voc est convencido que deva ser feito;

SEIS DEFINIES DE LIDERANA


 LIDERANA a arte de mobilizar os

outros a batalhar por aspiraes compartilhadas;  LIDERANA a arte de obter resultados desejados, acordados e esperados atravs de empregados engajados; LDER o portador da autoridade legitimada, ou seja, aquele em quem se reconheam motivos para ser ouvido, acatado e seguido. (Benedito Milioni)

O GRANDE GURU DA ADMINISTRAO, PETER DRUCKER, DIZ:

 "A nica definio de lder

algum que possui seguidores. Algumas pessoas so pensadoras. Outras, profetas. Os dois papis so importantes e muito necessrios. Mas, sem seguidores, no podem existir lderes."

Esta definio de lder, de Peter Drucker, inquestionvel. O que resulta desta definio que, para haver seguidores, o lder tem que inspirar confiana, j que sem confiana ningum segue ningum.

 (Joo 2:5) - Sua me disse aos serventes: Fazei tudo quanto ele vos disser.

Esta frase dita pela me de Jesus certamente cairia no esquecimento se no houvesse por parte do lder dado motivos para confiar.

12 homens e uma Sentena


 O relato bblico conta a histria de 12 homens

analfabetos, alguns com alguma instruo, outros com formao superior, rudes, educados, incrdulos, etc.  Muitas eram as caractersticas destes doze homens... No mundo de hoje dificilmente eles arranjariam trabalho em empresas de pequeno porte... No entanto Deus o criador de todas as coisas lhes contratou e lhes confiou sua empresa. Propsito da empresa divulgao do evangelho de Jesus Cristo. Resultado completo sucesso. O Nome Jesus Cristo o nome mais citado na internet mundial.  O que fez destes homens colunas inabalveis deste imprio que se chama Cristianismo?

ACREDITAR, CONFIANA EM CRISTO JESUS E EM SUAS PROMESSAS JESUS FOI UM HOMEM CONFIVEL DEUS EM QUEM CONFIAMOS, POR QUE NOS TRANSMITI CONFIANA...

Ento: Qual a principal caracterstica da LIDERANA?

CONFIANA

Por que a CONFIANA to importante para a LIDERANA a ponto de ser a mais IMPORTANTE?

A confiana a principal caracterstica que d suporte liderana. Alguns denominam esta caracterstica principal de CREDIBILIDADE. No muda muito, s o nome.

H uma frase que diz assim: A PALAVRA CONVENCE, MAIS O EXEMPLO ARASTA!

Por que a CONFIANA to importante para a LIDERANA a ponto de ser a mais IMPORTANTE?

A confiana representa uma condio, sem a qual, no floresce a liderana. Ou seja, s lder quem inspira confiana. Esta condio no garante a assuno da liderana, mas garante a base onde ela pode ser construda.

 Nenhum nmero de experincias,

por muitas que sejam, podero provar que tenho razo. Mas ser suficiente uma s experincia para demonstrar que estou equivocado. (Albert Einstein)

Portanto, qualquer que seja a posio de um lder, em qualquer empresa ou situao, a principal caracterstica desse lder - e de quaisquer outros lderes - a CONFIANA. Para haver um lder, esse lder tem que inspirar confiana em quem o segue.

A confiana, ento to buscada e desejada, apresenta algumas peculiaridades interessantes, que ajudam na sua formao:

PERCULIARIDADES DA

CONFIANA

1. A confiana requer tempo para ser construda. No h confiana primeira vista, o tempo o adubo que permite crescer a relao de confiana. Ela conquista com resultados

2. A confiana construda um a um. A confiana se constri em relaes entre duas pessoas. Faa visitas garantindo isonomia de tratamento e construa a confiana. A construo da Arena da Amaznia esta sendo construda fase a fase

3. A confiana uma avenida de duas mos. A confiana precisa de duas pessoas e, necessariamente, ser recproca. Se no h reciprocidade, h problemas de balanceamento no relacionamento.

4. A confiana implica em apreender e aprender com o outro. Neste mundo de rpidas mudanas as pessoas esto aprendendo, mais e mais rpido, e a relao de confiana necessita constante troca de informaes, tanto para equiparar os dois lados da relao de confiana, como para apreender as mudanas que ocorrem com cada um dos lados dessa relao.

5. A confiana tem limites. A confiana conquistada etapa a etapa. A cada etapa h o controle para verificar se a confiana depositada teve a realizao comprometida do outro lado. Umas regras timas so: Confie em Deus, e feche a porta com cadeado. Tenha sempre confiana, mas faa contratos por escrito.

6. A confiana exige firmeza. Tornar claro e checar o entendimento do que se espera bsico. Uma vez depositada a confiana, ela tem que ser correspondida. Confiana no correspondida significa abandono da relao. Ponto final.

7. A confiana requer lderes. Para se adquirir confiana necessrio que a outra parte diga algo como: - "Deixa comigo! Isto, acima de tudo, quer dizer que a pessoa informa que tem condies de levar a bom termo a situao. No mnimo, esta pessoa lidera a si prpria, ela se compromete com resultados.

8. Confiana significa lisura de procedimentos.

O melhor truque para ser um lder no utilizar truque nenhum.

9. A confiana requer carter e persistncia. A relao de confiana requer que cada lado s prometa aquilo que pode cumprir, portanto, se voc prometeu, v at as ltimas conseqncias para garantir o prometido.

Ou de outra forma: s prometa aquilo que voc pode cumprir, com folga. Ou ainda mais: mesmo que o outro lado insista, jamais seja desonesto.
Voc leva muito tempo para ganhar confiana e somente um segundo para perd-la.

10. A confiana e o ser humano. O ser humano interessante: julga os outros pelos seus comportamentos, mas, a si prprio, pelas suas atitudes.

Aos prprios olhos nunca ningum falha, h sempre uma explicao plausvel, mas as razes pelas quais voc deixou algum a ver navios, so exclusivamente suas. No importa se voc incompetente, se voc tem falta de sorte, ou mesmo se voc mentiroso.

Assuma o erro, pea desculpas e, se aceita a desculpa, comece de novo a construir a confiana. Em casa, com a famlia, ou no trabalho.

E agora duas perguntas para voc mesmo: Seu lder transmite confiana para voc? E voc, voc transmite confiana para os seus seguidores? Esta a sua opinio ou a opinio dos seus seguidores? E no lar, com a famlia, com os amigos, no trabalho?

You might also like