You are on page 1of 9

FACULDADE DE PSICOLOGIA DO CENTRO UNIVERSITRIO UNA PSICOLOGIA DA PERSONALIDADE - ORIGENS HISTRICAS E TEORIAS PROFESSORA: ADRIANA CUNHA CRUVINEL ALUNOS:

ELISAMA, FERNANDA, GABRIEL, LORENA, LUANA, MAYRA, RINARA.

Anlise sobre o filme O paizo e a aprendizagem social de Bandura.

Aprendizagem Social Algumas ideias sobre este modelo de aprendizagem: - Bandura descobriu que a experincia dos outros pode conduzir aquisio de novos comportamentos. - Assim, um indivduo pode adquirir um novo comportamento a partir da observao de um modelo. - Seria atravs de um processo que o psiclogo designa por modelao que envolve a observao, a imitao e a integrao. - Em que a pessoa aprende um comportamento que passa a integrar o seu quadro de respostas. - A aprendizagem social processa-se atravs da socializao, que decorre desde o nascimento at morte do indivduo.

Quando, por exemplo: - A criana comea a aprender a escrever ou a falar, f-lo por observao direta dos comportamentos dos modelos: pais, professores e outras pessoas que com ela convive. - Um comportamento pode tambm ser adquirido atravs de um conjunto de instrues fornecidas ao sujeito: pode aprender a utilizar um programa de computador atravs da descrio dos procedimentos que deve seguir (que podem estar registrados num manual ou ser transmitidos por uma pessoa).

O reforo para Bandura - Bandura sublinha a importncia do reforo neste tipo de aprendizagem, distinguindo reforo direto de reforo vicariante. O reforo direto: A seguir ao comportamento desejado o sujeito reforado. Ex: A criana que segura bem o lpis quando comea a escrever ouve um elogio, reforada. Reforo vicariante: O reforo recebido pelo modelo. Ex: A criana observa que uma pessoa, por ter determinado comportamento, recompensada. Este fato estimula-a a imitar este comportamento.

O que favorece a aprendizagem social: - Particularmente o tipo de pessoas que so mais suscetveis de se tornarem modelos. Algumas das suas caractersticas: - A proximidade afetiva - A idade do modelo Para alm das caractersticas do modelo, a aprendizagem social depende destas caractersticas pessoais de quem aprende: - Ateno - A motivao - Expectativas

Anlise s

re fil e:

Anlise sobre o filme: Em O paizo podemos observar: Julian McGrath tem como seu modelo Sonny Koufax, que ocupa temporariamente a figura paterna. A proximidade afetiva e a idade de Sonny colaboram para que Julian siga seus ensinamentos e hbitos.

O reforo direto:
y

Julian no sofre punio por suas atitudes, e seus comportamentos errados so reforados por Sonny: Ex: Julian urina na parede, mais tarde urina no meio do parque e tratado com elogios Esse o meu garoto!.

O reforo vicariante:
y

Sonny utiliza jornais para tampar a sujeira de casa, como cobrir a cama molhada de urina, cobrir vmito e leite derramado no cho, todos com jornal. Sonny tambm ensina o garoto a colocar galhos secos no cho para patinadores carem.

Estes hbitos so repetidos tanto na rua como no ambiente escolar.

You might also like