You are on page 1of 87

MONOGRAFIA Construindo um trabalho acadmico

monografia o desenvolvimento de pesquisa sobre um determinado tema, que se caracteriza pelo aprofundamento e sistematizao do conhecimento, reproduzindo na etapa final do curso, o aprendizado terico, prtico e cognitivo do contedo curricular.

Monografia - trabalho cientfico que necessita de: que ir desenvolver a pesquisa

Pesquisador: pessoa

voc

Mtodo: forma utilizada para pesquisar e comprovar as evidncias pesquisadas; de evidncias pelo pesquisador segundo princpios por ele definidos.

Veracidade: comprovao

DELINEAMENTO

DA PESQUISA

do problema: esclarecer a questo de pesquisa, definir o problema o que? como?


Formulao

Observar:
Viabilidade Novidade Relevncia Exequibilidade Oportunidade

Deve ser interrogativa, clara, precisa e objetiva; Possuir soluo vivel; Expressar uma relao entre duas ou mais variveis; Ser fruto de reviso de literatura e reflexo pessoal.

ELABORAO DO TEMA

Para escolher o tema bom lembrar que uma

monografia significa (mono=nico), ou seja, seu trabalho vai tratar de um nico assunto e realizada por uma nica pessoa.

REGRAS FUNDAMENTAIS

ESCOLHER UM TEMA DE SEU INTERESSE!!!

Isso vai ajudar durante o trabalho de pesquisa, pois

quanto mais nos interessamos pelo tema mais temos interesse em pesquisar.

Responder as seguintes perguntas:


  

Qual o assunto? Qual o grupo especfico de interesse? Qual o perodo de tempo a que se refere a informao? Qual a causa ou efeito a ser pesquisado? Qual o argumento ou ponto de vista que justifica a pesquisa?

 

Defina as palavras mais importantes relacionadas ao tema escolhido. Uma mesma idia pode ser expressa por meio de diferentes palavras.
y y y y y y

Identifique as palavras-chave Combine palavras-chave Crie uma lista de frases e de palavras-chave Procure sinnimos e identifique variantes da grafia Identifique termos abrangentes e especficos Pesquise em outras bases de dados/editores.

PROBLEMATIZAO

O problema de pesquisa deve ser pensado tendo em mente que este deve contribuir de alguma forma para nossa sociedade, logo, existe um problema prexistente a ser investigado. Para saber se sua problemtica est bem definida, basta perguntar: - para qu?

PESQUISA

Uma vez definido o tema e elaborado seu anteprojeto onde foi estabelecida a problemtica e os objetivos principais e especficos do trabalho, resta agora colocar a mo na massa e traduzir em aes concretas todo o planejamento previamente estabelecido

Algumas questes...
Trabalho contnuo de busca; Trabalho contnuo de leitura; Necessidade de saber; Treino de escrita; Indagao e questionamento.

Quando

se fala em pesquisa, pense que no

existe uma nica forma (mtodo) de se pesquisar, devendo as variaes possveis serem aproveitadas para garantir um melhor resultado.

As bases de dados online geralmente disponibilizam dois tipos de pesquisa:

Pesquisa simples: permite pesquisar apenas em um campo; Pesquisa avanada: permite pesquisar em vrios campos bem como utilizar auxiliares de pesquisa.

REFERNCIAS
Referncias que serviram de embasamento terico e apresentadas segundo a norma da APA;
y

Devem constar apenas os trabalhos consultados e mencionados no texto; Devem ser colocados em ordem alfabtica.

A seleo de obras especficas sobre o tema livre, mas deve se consultar o orientador para saber qual a bibliografia recomendada para o tema.
De

qualquer forma, visitar bibliotecas variadas nessa fase muito saudvel, pois nos permite descobrir material que ainda no conhecamos nem por referncia em sala de aula.

Independentemente

da escolha do mtodo, todo material selecionado de livros, artigos e as pesquisas realizadas, devero passar por um planejamento, devendo o pesquisador agrup-los, separ-los e organiz-los de forma lgica e sistmica para realizar a elaborao do texto.

Uma boa recomendao pesquisar revistas cientficas para explorar tambm a bibliografia utilize na elaborao dos artigos cientficos. Nesse caso se indica um critrio para que as revistas "cientficas" selecionadas tenham "conselho editorial", sejam elas impressas em papel ou eletrnicas (Internet) o que garantiria em tese uma qualidade desses artigos a serem compulsados. Outra dica para auxiliar na escolha da bibliografia consultar bancos de dissertaes de mestrado ou teses de doutorado que nos daro uma referncia da pesquisa.

FICHAMENTO

Como nessa fase de pesquisa toma-se contato com muito material (livros, ensaios, artigos, teses, dissertaes etc), natural que vamos encontrar muita coisa que futuramente aproveitaremos quando iniciarmos a redao da monografia, logo, recomendvel desde j que voc faa um fichamento de tudo aquilo que for til para seu trabalho.

Tpicos da Monografia Construindo um trabalho acadmico


A estrutura de uma monografia dispe de elementos prtextuais, textuais e ps-textuais: NEM TODA INSTITUIO ADOTA TODAS ESSAS ETAPAS

Figura 01 : Elementos de uma monografia

Elementos de um trabalho acadmico


1.)Pr-Textuais: a) Capa: a proteo externa do trabalho e que contm informaes vitais para identificao da obra. Deve conter na seguinte ordem: - Nome da instituio; - Ttulo; - Subttulo; - Nome do Autor; - Nmero de volumes (se houver mais de um); - Local (cidade da instituio onde deve ser apresentado); - Ano de entrega.

NOME DO AUTOR

TTULO DO TRABALHO DE CONCLUSO DE CURSO

CAMPINAS ANO

NOME DO AUTOR

TTULO DO TRABALHO DE CONCLUSO DE CURSO


Projeto de pesquisa referente ao Trabalho de Concluso do Curso de Ps-Graduao Lato Sensu em Psicologia do Trnsito da Universidade So Francisco. ORIENTADOR(A): NOME DO(A) ORIENTADOR(A)

CAMPINAS ANO

Elementos de um trabalho acadmico


1.)Pr-Textuais: b) Lombada : Elemento pr-textual opcional utilizado quando o trabalho extrapola o nmero de 100 pginas Nome do autor impresso longitudinalmente e legvel do alto para o p da lombada (um trabalho de mais de 200 pginas justifica a impresso da lombada horizontalmente); Ttulo do trabalho; Elemento alfanumricos de identificao de volume e data;

Figura 03: Lombada longitudinal

Figura 04: Lombada horizontal

Elementos de um trabalho acadmico


1.)Pr-Textuais: c) Folha de rosto: Principal fonte de informao para fazer referncia bibliogrfica de uma obra, e subdivide-se em:

Anverso da folha de rosto: Nome do autor, ttulo, subttulo (se houver),natureza (tese,dissertao etc.), objetivo, orientador e co-orientador (se houver), local apresentado e data da entrega; Verso da folha de rosto: Deve-se conter a ficha catalogrfica vigente. feita apenas por bibliotecrios, e s se faz necessrio em publicaes que forem ter objetivo comercial.

Elementos de uma Monografia


1.)Pr-Textuais: d) Errata: Opcional ; caso o trabalho j tenha sido impresso e notar-se algum tipo de erro, deve ser inserido logo aps a folha de rosto uma folha de errata, que constituda pela referncia bibliogrfica do trabalho e pelo texto da errata

Figura 06 : Exemplo de errata

Elementos de um trabalho acadmico


1.)Pr-Textuais: e) Folha de aprovao: Elemento obrigatrio para qualquer trabalho acadmico. Deve conter: nome do autor; ttulo e subttulo; natureza do trabalho; nome do orientador; nome da instituio, espao para assinatura pelos membros da banca examinadora e espao para julgamento de conceitos.

UNIVERSIDADE SO FRANCISCO
PS-GRADUAO LATO SENSU EM PSICOLOGIA DO TRNSITO

TTULO DO TRABALHO DE CONCLUSO DE CURSO


Autor(a): No e do(a) autor(a) Orientador(a): No e do orientador(a)
Este exe plar corresponde redao final do Trabalho de Concluso de Curso elaborado por No e do autor(a) e aprovada pelos avaliadores. Data: ____ / _____ / _____

Membros da banca examinadora


_________________________________________________ _________________________________________________ _________________________________________________

Elementos de um trabalho acadmico


1.)Pr-Textuais: Observaes: cada item a seguir deve ser iniciado em uma nova pgina.

Todo o texto deve ser redigido em Times New Roman 12 ou Arial 11, com espaamento duplo entre linhas e entre ttulos e subttulos, justificado, recuo da primeira linha 1,25cm, em papel carta, largura 21,6cm e altura 27,9cm, margem superior 2cm, margem inferior 2cm, margem esquerda 3cm, margem direita 3 cm., alm de numeradas.

Elementos de um trabalho acadmico 1.)Pr-Textuais: f) Dedicatria : Opcional ; Folha em qual o autor presta uma homenagem dedicando o trabalho a outras pessoas. OBS: No se escreve Dedicatria no alto da pgina

Figura 08 : Exemplo de Dedicatria com 1 autor

Figura 09 : Exemplo de Dedicatria com 2 autores

Elementos de um trabalho acadmico


1.)Pr-Textuais: g) Agradecimentos: Opcional ; folha onde o autor registra os agradecimentos queles que contriburam de maneira relevante ao trabalho OBS: Escreve-se Agradecimentos no alto da pgina ; no deve-se extrapolar mais do que uma pgina

Elementos de um trabalho acadmico


1.)Pr-Textuais: h) Epgrafe : Opcional ; a citao de uma frase ou um pensamento que de certa forma deve estar relacionado com o contedo do trabalho OBS: No se escreve epgrafe no alto da pgina

Elementos de um trabalho acadmico


1.)Pr-Textuais: i) Resumo na lngua verncula: Item de suma relevncia, onde de forma concisa explica-se todo o trabalho. Deve-se ressaltar objetivo, mtodo, resultados e principais concluses do trabalho ( uma sequncia de frases, no uma lista de tpicos) OBS: Recomenda-se no passar de 500 palavras, sem pargrafos. Utilizar 3 pessoa do singular e voz ativa.

Elementos de um trabalho acadmico


1.)Pr-Textuais: j) Resumo em lngua estrangeira : alm do resumo em portugus, deve-se tambm apresent-lo traduzido em ingls (Abstract) . Mesmas caractersticas do resumo anterior ; onde as palavraschave traduz-se keywords Devem acompanhar o resumo e o abstract de 3 a 6 palavraschave, separadas por ponto e vrgula e em letras minsculas, que NO constem do ttulo do trabalho.

Elementos de um trabalho acadmico


1.)Pr-Textuais: l) Listas: - De ilustraes : Opcional ; acima de 10 figuras - De tabelas : Opcional - De abreviaturas : Opcional - De smbolos : Opcional

Elementos de um trabalho acadmico


1.)Pr-Textuais: m) Sumrio : Item obrigatrio onde identificar as pginas das estruturas textuais e ps-textuais do trabalho. - Respeitar a ordem cronolgica do trabalho.

Sumrio

L t
y LISTA DE FIGURAS ........................................................................................................................?

f gu

(item opcional)

LISTA DE TABELAS ..........................................................................................................?

Figura 1- Ttulo da figura 1 ........................................................................................................................


LISTA DE ABREVIATURAS E SMBOLOS .................................................................?

Figura 2- Ttulo da figura 2 ........................................................................................................................


LISTA DE ANEXOS ................................................................ ...........................................?

Figura ...- Ttulo da figura ... ....................................................................................................................


y y y APRESENTAO ................................ ................................ ................................ ................... ? INTRODUO ................................ ................................ ................................ ........................ ? TTULO DO CAPTULO 1 ................................ ................................ ................................ .... ?

=================================================================

S BITT L 1 ................................ ................................ ................................ ................................ ...? S BITT L 2 ................................ ................................ ................................ ................................ ...? ...... ................................ ................................ ................................ ................................ ................ ?
y TTULO DO CAPTULO 2 ................................ ................................ ................................ .... ?

S BITT L 1 ................................ ................................ ................................ ................................ ...? S BITT L 2 ................................ ................................ ................................ ................................ ...? ...... ................................ ................................ ................................ ................................ ................ ?
y y TTULO DO CAPTULO ??? ................................ ................................ ............................. ?

P RTICIP

I STR ME T S ................................ ................................ ................................ ................................ ? PR CE IME T ................................ ................................ ................................ ............................... ?
y RESULTADOS E DISCUSSO ................................ ................................ ............................. ?

S BITT L 1 ................................ ................................ ................................ ................................ ...?


y y CONCLUSO OU CONSIDERAES FINAIS ................................ ................................ . ? REFERNCIAS ................................ ................................ ................................ ....................... ?

   

 

L t

(item opcional)

Tabela 1- Ttulo da tabela 1 ....................................................................................................................... Tabela 2- Ttulo da tabela 2 ....................................................................................................................... Tabela ...- Ttulo da tabela ... ...................................................................................................................

=================================================================
MTODO ................................ ................................ ................................ ................................ .. ?

TES ................................ ................................ ................................ ........................... ?

L t

v tu
(item opcional)

======================================================= ==========

Elementos de um trabalho acadmico


2.) Textuais: a) APRESENTAO: y Descrio do problema investigado e seu relacionamento com outros trabalhos, formando os antecedentes que justificam a pesquisa. y Deve incluir a formulao da hiptese (quando houver), delimitaes do assunto e objetivos propostos. y Poder ser enunciada uma breve formulao histrica sobre o tema escolhido. y necessrio definir claramente o assunto, suas delimitaes, situando-o no espao e no tempo.

Apresentar significa apresentar y O que vai fazer, o objetivo; y Como; y O que contm em cada captulo; y O que contm em cada seo
y

A organizao do contedo a ser descrito no relatrio pode ser feita na forma de captulos ou distribuda em itens, finalizada pelos objetivos. y A redao deve ser clara, evitando interpretaes diversas da que se deseja comunicar. Deve-se evitar tambm o uso de linguagem rebuscada. y As informaes devem ter uma ordem para apresentar as idias principais. Sempre citar os autores dos livros e artigos e o respectivo ano de publicao, de acordo com as normas cientficas (APA). A coerncia e coeso do texto e entre os tpicos e captulos devem ser observadas.
y y

OBS: No deve antecipar concluses do trabalho

Elementos de um trabalho acadmico


2.) Textuais: Discusso : a interpretao dos resultados obtidos e o relacionamento desses com as informaes existentes na literatura (reviso terica apresentada na introduo).

A discusso encerra-se com as Concluses e Consideraes Finais, com a descrio resumida do que foi atingido e confirmado pela pesquisa; O pesquisador deve indicar as implicaes prticas e tericas dos resultados alcanados, elaborar comentrios a respeito das concluses da pesquisa, apontar as limitaes de seu trabalho e fornecer sugestes para a eventual continuidade de sua pesquisa ou para a elaborao de outros projetos de pesquisa que possam ser realizados a partir do que foi apresentado; Limitaes do Trabalho

Elementos de um trabalho acadmico


2.) Textuais:
y

Concluso : Captulo final do trabalho, onde o autor mostra sua concluso pessoal sobre o assunto, relevncia dos resultados apresentados e respostas aos objetivos traados, podendo sugerir propostas para novas pesquisas

Elementos de um trabalho acadmico


3.)Ps-Textuais: a) Referncias : a listagem dos autores utilizados no estudo e que foram citados no documento (relatrio) de pesquisa. As citaes de autores, referncias, apresentao de tabelas e figuras, citaes de estatsticas devem seguir as normas da APA.

Elementos de um trabalho acadmico


3.)Ps-Textuais: b) Apndices : Opcional ; geralmente so propostos pelo autor da pesquisa com objetivo de reforar a argumentao. Exemplos: Formulrios, questionrios, etc.

Elementos de um trabalho acadmico


3.)Ps-Textuais: c) Anexos : os anexos so os instrumentos ou outros documentos utilizados no decorrer da pesquisa, de forma a possibilitar ao leitor uma melhor compreenso do relatrio e dar condies para a replicao da pesquisa. Cada anexo deve ser numerado e identificado e apresentado em uma nova folha. Opcional ; geralmente no so produzidos pelo autor da pesquisa ; servem para fundamentar ou ilustrar o trabalho (tabelas, quadros, etc.)

Concluses e recomendaes de trabalhos futuros


resumo dos resultados significativos; sintetizao dos resultados luz da refutao ou comprovao das hipteses;
y

y y

deve apontar as contribuies que o trabalho alcanou e as limitaes encontradas;

reafirma a idia principal e os objetivos alcanados, respondendo problemtica levantada.

Formatao

do Trabalho Acadmico

A formatao do Trabalho deve estar de acordo com as serem impressos em papel CARTA.

normas da American Psychological Association (APA) alm de

Formatao do Trabalho Acadmico


Texto: y redigido em Times New Roman (fonte nmero 12) ou Arial ( fonte nmero 11); y espaamento duplo entre as linhas e entre ttulo e linhas; y recuo da primeira linha com medida igual a 1,25cm. Medidas: y papel carta: largura 21,6cm e altura 27,9cm y Margens: superior e inferior 2cm, esquerda e direita 3cm. y Impresso frente-e-verso, exceo feita capa, folha de rosto, folha de aprovao, homenagens e/ou dedicatrias, agradecimentos, resumo, abstract e sumrio.

Formatao do Trabalho Acadmico


Citaes: As citaes de autores, referncias, apresentao de tabelas e figuras, citaes de estatsticas devem seguir as normas da APA, a seguir: American Psychological Association [APA] (2001). Manual de publicao da American Psychological Association: guia internacional para redao de textos cientficos. (4. ed., D. Bueno, trad.). Porto Alegre:Artmed

Formatao do Trabalho Acadmico


Citaes no texto e Referncia

As citaes de outros autores feitas no relatrio de pesquisa que so literalmente iguais ao original, anteriormente publicado, isto , citaes reproduzidas palavra por palavra, igual ao do original, devem seguir as seguintes regras: y Se o texto citado tiver MENOS que 40 palavras, cit-lo entre aspas duplas em letras regulares (no usar itlico e no usar negrito). Exemplo: Embora muitas vezes algum seja capaz de realizar operaes, pode ser que no seja capaz de formular uma definio do conceito em termos verbais (Lovell, 1988, p. 19).
y

Se o texto citado tiver MAIS que 40 palavras, cit-lo em bloco independente, sem usar aspas duplas e em letras regulares (no usar itlico e no usar negrito). O bloco deve ser iniciado em uma nova linha com recuo 1,25cm da margem esquerda, na mesma dos outros pargrafos. As linhas subseqentes devem estar em alinhamento com o recuo. Se houver pargrafos adicionais dentro da citao, recue a primeira linha de cada um deles a cinco espaos da margem da citao. Digitar toda a citao em espao igual ao do documento (relatrio).

Exemplo:
Em pesquisas realizadas por vrios professores, afirmaes como essas foram constantes, como as de Brito(1996): comum ouvir afirmaes dos alunos a respeito dos sentimentos gerados pelas disciplinas matemticas. Segundo esses alunos, algumas dessas disciplinas so difceis e aversivas. Um rpido olhar parece mostrar que as pessoas, de um modo geral, e os alunos de segundo grau, em particular, no gostam da Matemtica e das atividades que envolvem a Matemtica. Aparentemente, esse sentimento se cristalizaria na universidade. (p. i)

REFERNCIA Brito, M. R. F. (1996). Um estudo sobre as atitudes em relao Matemtica em estudantes de 1 e 2 graus. Tese de Livre Docncia no publicada. Universidade Estadual de Campinas, Campinas, So Paulo.

Citao de artigo de autoria mltipla: Dois autores O sobrenome dos autores explicitado em todas as citaes, usando e ou & conforme a seguir: O mtodo proposto por Sobrenome_do_Autor_1 e Sobrenome_do_Autor_2 (ano) ou (Sobrenome_do_Autor_1 & Sobrenome_do_Autor_2, ano).

Exemplo: No Brasil, de acordo com Pereira e Morettin (2004), a Estatstica era utilizada para determinar a contagem de caravelas que saam dos portos, as moedas de ouro cunhadas na provncia, sendo que o primeiro censo demogrfico realizouse em 1872, .... No entanto, passvel de observao, que estudantes ingressantes do curso de Psicologia apresentam uma barreira inicial quanto disciplina Estatstica (Vendramini & Brito, 2001). REFERNCIA Pereira, J. S. C., & Morettin, P. A. (1991). Las estadsticas brasileas y la enseanza da La estadstica em Brasil. Estatstica Espaola, 33(128), 559-574. Vendramini, C. M. M., & Brito, M. R. F. (2001). Relaes entre atitude, conceito e utilidade da Estatstica. Psicologia Escolar e Educacional, 5(1), 59-63.

De trs a cinco autores

O sobrenome de todos os autores explicitado na primeira citao. Da segunda citao em diante s o sobrenome do primeiro autor explicitado, seguido de e cols. e o ano, se for a primeira citao de uma referncia dentro de um mesmo pargrafo:

- Sobrenome_do_Autor_1, Sobrenome_do_Autor_2 e Sobrenome_do_Autor_3 (ano) verificaram que .... [primeira citao no texto] Schelini, Gomes e Weschler (2006) abordam a questo... - Sobrenome_do_Autor_1 e cols. (ano) verificaram que ....[citao subseqente, primeira no pargrafo] Schelini e cols. (2006) apresentam uma reviso da literatura sobre modelos... - * Na seo de Referncias todos os nomes so relacionados.

Seis ou mais autores No texto, desde a primeira citao, s o sobrenome do primeiro autor mencionado, seguido de e cols., exceto se este formato gerar ambigidade, caso em que a mesma soluo indicada no item anterior deve ser utilizada: Rodrigues e cols. (1988). * Na seo de referncias todos os nomes so relacionados. * Se a forma abreviada gerar aparente identidade de dois trabalhos em que os co-autores diferem, os co-autores so explicitados at que a ambigidade seja eliminada, exemplo: Kosslyn, Koenig e Barrett e cols. (1992)... Kosslyn, Koenig e Gabrieli e cols. (1992)...

Citaes de trabalho discutido em uma fonte secundria

O trabalho usa como fonte um trabalho discutido em outro, sem que o trabalho original tenha sido lido. No texto, use a seguinte citao: Sobrenome_do_Autor_2 (conforme citado por

Sobrenome_do_Autor_1, ano) pesquisou ....... Freud (conforme citado por Brenner, 1975) relatou que.... * Na seo de Referncias informe apenas a fonte secundria.

Autores com o mesmo sobrenome

Se na lista de referncias inclui publicaes de dois ou mais autores principais com o mesmo sobrenome, deve-se indicar as iniciais do primeiro autor em todas as citaes do texto, mesmo que o ano de publicao seja diferente. As iniciais do nome auxiliam no esclarecimento da autoria no texto e a localizar a citao na lista de referncias. R. D. Luce (1959) e P.A. Luce (1986) relataram que... J. M. Goldberg e Neff (1961) e M. E. Goldberg e Wurtz (1972) estudaram a...

Dois ou mais trabalhos dentro dos mesmos parnteses


Ordenar as citaes de dois ou mais trabalhos dentro dos mesmos parnteses de acordo com os seguintes critrios:
Dois

ou mais trabalhos dos mesmos autores por ordem de ano de publicao: colocar os sobrenomes

dos autores uma vez, e, para cada trabalho subseqente indicar somente o ano de publicao. Colocar as citaes no prelo, por ltimo. ...so poucos os estudos... (Edeline & Weinberger, 1991, 1993). ...so poucos os estudos... (Gogel, 1984, 1990, no prelo).
Identificar

trabalhos do mesmo autor (ou dos mesmos dois ou mais autores na mesma ordem) com a

mesma data de publicao: identificar quando as datas de publicao so as mesmas, pelos sufixos a, b e c, depois do ano de publicao. Estudos sobre... (Zola-Morgan & Squire, 1986, 1990, no prelo-a, no prelo-b) Estudos sobre... (Johnson, 1991a, 1991b, 1991c; Singh, 1983, no prelo-a, no prelo-b)
Listar

dois ou mais trabalhos de diferentes autores: os diferentes autores so citados dentro dos mesmo

parnteses em ordem alfabtica somente pelo sobrenome do primeiro autor, separando as citaes por ponto e vrgula. Pesquisas recentes... (Balda, 1980; Kamil, 1988; Pepperberg & Funk, 1990)

Citaes de obras antigas reeditadas

Quando se conhece a data original de publicao, devese incluir essa informao na citao.

Sobrenome_do_Autor (data da publicao original / data da edio consultada).

Laplace (1814/1951)

Lista de

Referncias:

lista de referncias documenta a pesquisa e fornece informaes

necessrias para identificar e acessar cada fonte. A seleo das referncias deve ser escolhidas criteriosamente e incluir apenas aquelas que foram utilizadas na pesquisa. As referncias que so citadas no texto, de acordo com as normas APA, so sistematizadas fornecendo informaes autor-data, e so listadas alfabeticamente na seo Referncias, tambm de acordo com as normas APA.

Trabalho apresentado em congresso, mas no publicado

Sobrenome_do_Autor_1, iniciais do nome, &

Sobrenome_do_Autor_2, iniciais do nome (ano, ms). Ttulo da apresentao.Trabalho apresentado em nome do evento, pas, estado, cidade.

Haidt, J., Dias, M. G., & Koller, S. (1991). Disgust, disrespect and culture:

Moral judgement of victimless violations in the USA and Brazil. Trabalho apresentado no Annual Meeting of the Society for Cross-Cultural Research, Puerto Rico, Carolina, Isla Verde.

Trabalho apresentado em congresso com resumo publicado em publicao seriada regular

Tratar como publicao em peridico, acrescentando logo aps o ttulo a indicao de que se trata de resumo.

Sobrenome_do_Autor_1, iniciais do nome, &

Sobrenome_do_Autor_1, iniciais do nome (ano). Ttulo do trabalho [Resumo]. Nome do peridico. N_do_volume (n_da_srie), pgina. Silva, A. A., & Engelmann, A. (1988). Teste de eficcia de um curso para melhorar a capacidade de julgamentos corretos de expresses faciais de emoes [Resumo]. Cincia e Cultura. 40(7, Suplemento), 927.

Teses ou dissertaes no publicadas Sobrenome_do_Autor, iniciais do nome (ano). Ttulo da dissertao ou tese. Dissertao/Tese, Nome da Unidade de ensino, Cidade, Estado. Souza, M. P. R. (1996). A queixa escolar e a formao do psiclogo. Tese de Doutorado, Instituto de Psicologia, Universidade de So Paulo, So Paulo.

Livros Sobrenome_do_Autor, iniciais do nome (ano). Ttulo do livro. Local: editora. Bardin, L. (1977). Anlise de contedo. Lisboa: Edies 70. Captulo de livro Sobrenome_do_Autor, iniciais do nome (ano). Ttulo do captulo. Em Iniciais_do_nome e Sobrenome_do_Autor, (Org.), Ttulo do livro (pp. ???-???). Local: editora. Adanz, G. A. (1999). Procedimientos de construccin y anlisis de tests psicomtricos. Em S. M. Wechsler & R. S. L. Guzzo (Orgs.), Avaliao Psicolgica: Perspectiva Internacional (pp. 57-100). So Paulo: Casa do Psiclogo.

Livro traduzido, em lngua portuguesa Sobrenome_do_Autor_1, iniciais do nome (ano). Ttulo do livro. (iniciais do tradutor, sobtrenome, Trad.) Local: Editora. (Trabalho original publicado em ano) Se a traduo em lngua portuguesa de um trabalho em outra lngua usada como fonte, citar a traduo em portugus e indicar ano de publicao do trabalho original. No texto, citar o ano da publicao original e o ano da traduo: (Sobrenome_do_Autor, ano1/ano2). Piaget, J. (1995). Abstrao reflexionante - relaes lgicoaritmticas e ordem das relaes espaciais. (F. Becker & P. B. G. Silva, trads.). Porto Alegre:Artmed.

Artigo em peridico cientfico Sobrenome_do_Autor_1, iniciais do nome (ano). Ttulo do artigo. Ttulo do peridico. N do volume (n da srie), pgina_inicial-pgina_final. Abraham, R. G., & Chapelle, C. A. (1992). The meaning of cloze test scores: an item difficulty perpective. The Modern Language Journal, 76(4), 468-479.

Obra no prelo No fornea ano, volume ou nmero de pginas at que o artigo esteja publicado. Respeitada a ordem de nomes, a ultima referncia do autor. Sobrenome_do_Autor_1, iniciais do nome (no prelo). Ttulo do artigo. Nome do peridico. Hussein, C. L. (no prelo). Eficincia de uma interveno remediativa em compreenso de leitura em alunos de diferentes reas de ps-graduao. Psicologia, Cincia e Profisso.

Mdia Eletrnica Sobrenome_do_Autor_1, iniciais do nome (ano). Ttulo do artigo. Nome do peridico [On-line], xx. Recuperado: especificar a data. Disponvel: especifique caminho. Meece, J. L., Glienke, B. B., & Burg, S. (2006). Gender and motivation. Journal of School Psychology [On-line], 44(5). Recuperado: 28 de novembro de 2007. Disponvel: ttp://www.sciencedirect.com/science.

Trabalho publicado em Anais de Congresso Sobrenome, Prenome(s) do(s) autor(es) do trabalho. (Ano).Ttulo: subttulo do trabalho se houver (p.). In Anais, nmero do evento. Ttulo do evento, Ano do evento, Local de realizao, Unidade da federao. Local de publicao, Unidade da federao: Editora. Bzuneck, J. A. (2003). Motivao de alunos em cursos superiores: sua relao com envolvimento cognitivo e crenas sobre inteligncia (pp. 238). Em Anais do VI Congresso de Psicologia Escolar e Educacional ABRAPEE, Salvador, Bahia. Salvador, BA:ABRAPEE.

ELABORAO DE TABELAS A organizao das informaes em tabelas deve seguir as normas de apresentao tabular da APA. A seguir so apresentadas algumas dessas normas: Os ttulos devem vir no topo das tabelas e numerados com algarismos arbicos, por captulo (Tabela 1.1, Tabela 1.2, ...) ou no total (Tabela 1, Tabela 2, ....); No usar linhas verticais (internas ou externas); Identificar no cabealho as variveis. Os exemplos a seguir foram extrados de: Filizatti, R. (2004). Estudo de Validao dos Testes 16PF e BPR5 no Contexto Organizacional. Dissertao de Mestrado, Programa de Estudos Ps-Graduados da Universidade So Francisco, Itatiba, So Paulo.

Tabela 1 A quatro grande famlia terica da per onalidade n a e


icodin ica

e c io
eocupao co a o a din ica que dete ina o co po ta ento hu ano e co ua e t utu a de en iva incon ciente

E t utu a

eocupao co a e t utu a da pe onalidade, co a taxono ia conjunto i te tico de ca acte tica que po a e u ado pa a e u i a pe onalidade eocupao co a o a co o o indivduo u a ua expe incia pa a con t ui ou inte p eta a ealidade pa a a qual e ponde, oco na otivao eocupao cent al no de e penho da ap endizage na aqui io de tendncia co po ta entai

Expe incia ealidade pe cebida

p endizage

Fonte: Tabela elabo ada co ba e no liv o de all, Lindzey e Ca pbell 2000

incipai

uto e

ig und eud Ca l Jung l ed dle Ka en o ney a y tack ullivan E ik E ik on en y u ay o don llpo t Ray ond Cattell an Ey enck eo ge Kelly Ca l Roge

B. . kinne olla d e ille lbe t Bandu a

Tabela 7 As sete aptides primrias de Thurstone


Aptido S - Visualizao espacial Descrio Formas mais comuns de identificao

Capacidade de visualizar Medida por testes que exigem manipulao objetos num espao bi mental de smbolos ou figuras geomtricas ou tridimensional Capacidade de compreenso de idias expressas atravs de palavras Capacidade de reproduzir rapidamente palavras Capacidade de, rapidamente e com acuidade, perceber pequenas diferenas ou semelhanas entre figuras Capacidade de lidar com nmeros e efetuar rapidamente operaes aritmticas simples Capacidade de evocar estmulos retidos na memria Medida por teste de vocbulos (incluindo sinnimos e antnimos) e por testes de interpretao de textos

V - Compreenso verbal

W - Fluncia verbal

Medida por testes que exigem a rpida produo de palavras por um perodo de tempo limitado Medida por testes que exigem o rpido reconhecimento de smbolos

P - Aptido perceptiva

N - Aptido numrica

Medida por problemas aritmticos, nos quais h alguma nfase em computao e raciocnio, mas pouca nfase em conhecimento anterior Medida por testes de recordao de palavras ou frases

M - Capacidade de memria

R - Aptido de raciocnio (indutivo e dedutivo)

Capacidade de resolver problemas lgicos

Medida por testes de analogias e sries a serem completadas

Fonte: Primi & Almeida, 2000; Thurstone, 1938; Sternberg, 1992.

Tabela 14 Di tribuio do participante por gnero e rea de atuao profi ional Gne o
Ma culino

ea de Atuao P o i ional
Supe vi o/lide ana Ad ini t ativa ope acional Co e cial ope acional P oduo ope acional Subtotal do gne o a culino

N e o de pa ticipante N %*
30 06 06 39 81 03 14 08 16 41 2 37,0 7,4 7,4 48,1 66,4 7,3 34,1 19,5 39,0 33,6 1,6

Fe inino

Supe vi o/lide ana Ad ini t ativa ope acional Co e cial ope acional P oduo ope acional Subtotal do gne o e inino

No in o

aa

Total
* A po centagen do e ubtotai oa calculada e

124

100,0

elao ao total g e al e da ea de atuao

elao ao ubtotal do gne o.

Tabela 20 Coeficiente de correlao de Pearson entre os itens de avaliao de desempenho do colega de trabalho (N=114) Item
1 Comunicao 2 Conhecimento do trabalho 3 Organizao e planejamento 4 Segurana no trabalho 5 Controle emocional 6 Trabalho em equipe 7 Atendimento ao cliente 8 Fidelidade 9 Avaliao geral 10 Recontratao

1
0,656

10

0,532 0,580

0,542 0,644 0,565

0,570 0,509 0,549 0,592

0,619 0,611 0,543 0,641 0,781

0,625 0,703 0,635 0,688 0,660 0,701

0,411 0,481 0,491 0,597 0,531 0,524 0,668

0,649 0,669 0,707 0,665 0,723 0,717 0,775 0,622

0,698 0,666 0,681 0,624 0,747 0,759 0,665 0,539 0,810

Nota: Todas as correlaes foram significativamente diferentes de zero (p<0,001)

Tabela 22 Correlao entre o iten da avaliao de de e penho do upervi or co a prova de raciocnio da BPR 5

Comunicao Conhecimento do trabalho

0,277** 0,186*

0,247** 0,115 0,270** 0,090 0,062 0,158 0,101 0,128 0,182* 0,234**

0,154 0,165 0,199* 0,085 0,106 0,225* 0,193* 0,145 0,173 0,226*

0,358*** 0,244** 0,349*** 0,288** 0,291** 0,252** 0,271** 0,293** 0,299** 0,342***

Organizao e planejamento 0,202* egurana no trabalho 0,121 0,140 0,236* 0,167 0,110 0,158 0,241**

Controle emocional Trabalho em equipe Atendimento ao cliente idelidade Avaliao geral Recontratao

**

  

Coeficiente com diferena ignificativa (p<0,05) Coeficiente com diferena muito ignificativa (p<0,01) *** Coeficiente com diferena altamente ignificativa (p<0,001)



Iten da Avaliao de De empenho

Raciocnio Raciocnio Raciocnio Raciocnio Raciocnio pacial Numrico Ab trato Verbal Mecnico 0,269** 0,136 0,315*** 0,196* 0,091 0,172 0,142 0,202* 0,266** 0,328***

0,322*** 0,202* 0,336*** 0,195* 0,189* 0,274** 0,229* 0,226* 0,270** 0,348***



 



core Geral

ELABORAO DE FIGURAS (Grficos, organogramas, desenhos, etc..)

A organizao das informaes em figuras deve seguir as normas de apresentao da APA. A seguir so apresentadas algumas dessas normas: Os ttulos devem vir no final das figuras e numeradas com algarismos arbicos, por captulo (Figura 1.1, Figura 1.2, ...) ou no total (Figura 1, Figura 2, ....); Identificar os eixos vertical e horizontal com as denominaes das variveis apresentadas; Os exemplos a seguir foram extrados de: Filizatti, R. (2004). Estudo de Validao dos Testes 16PF e BPR5 no Contexto Organizacional. Dissertao de Mestrado, Programa de Estudos Ps-Graduados da Universidade So Francisco, Itatiba, So Paulo.

ipo rao Respostas Habituais Respostas Especficas Persistncia Rigidez

Introverso Subjetividade imidez

RH1

RH2

RH3

RH1

RH2

RH3

RH1

RH2

RH3

RH1

RH2

RH3

RE1

RE2

RE1

RE1

RE1

RE1

RE1

RE2

Figura 1. O m odelo hierrquico do tipo de personalidade Introverso de E ysenck (elaborada com base em Allport, 1973; Nunes 2000).

Figura 3. Distribuio dos sujeitos por gnero e rea de atuao profissional.

REFERNCIAS
American Psychological Association [APA] (2001). Manual de publicao da American Psychological Association: guia internacional para redao de textos cientficos. (4. ed., D. Bueno, trad.). Porto Alegre: Artmed. Aula de Metodologia, Monografia e TCC. Disponvel http://www.slideshare.net/profissionalizando/aula-de-metodologia-monografia-e-tcc. Campos, L. F. L. (2001). Mtodos e Tcnicas de Pesquisa em Psicologia. (2 ed.). Campinas, SP:Alnea. Gabriel, S. (2009). Como se preparar para desenvolver uma pesquisa cientfica. Recuperado: 20 de abril de 2011. Disponvel: http://www.webartigos.com/articles/15725/1/Como-se-preparar-para-desenvolveruma-pesquisa-cientifica/pagina1.html Manual do Trabalho de Concluso de Curso -2006. Recuperado: 20 de abril de 2011. http://www.am.unisal.br/graduacao/tur/pdf/manual_do_TCC_2006.pdf. Disponvel: em:

Vendramini, C. M. M. Diretrizes para elaborao de projetos de pesquisa. Apresentao em: Metodologia da pesquisa aplicada Psicologia do Trnsito.

You might also like