You are on page 1of 180



GEOGRAFIA

REAS RURAIS AGRICULTURA

Agricultura em Portugal
     

At 1950: A Agricultura dominava a estrutura da populao - Denominava-se um pas agrcola - Estrutura agrria tradicional, subsistente, sem modernizao, - Falta de competitividade no mercado nacional e internacional - Populao com baixos nveis de educao.

      

2 Metade do Sculo XX Populao no sector agrcola: 1950 Estima-se em 50% 2007 Estima-se em 11% Crescimento da populao activa no sector tercirio Diminuio da populao activa no sector primrio O sector secundrio nunca se desenvolveu.

A reduo de populao no sector primrio no foi sinnimo de modernizao, resultou no abandono dos campos devido a:
  

Falta de incentivo mecanizao Corrente migratria Seguimento para actividades industriais e comerciais que incentivaram o xodo rural (Lisboa e Porto).

Factores Fsico/Naturais CLIMA


 

Precipitao distribuio irregular, concentra-se no Outono e no Inverno e na Primavera e no Vero se registam baixos valores de precipitao

 

precipitao diminui de norte para sul e do litoral para interior contraste norte-sul deve-se principalmente influncia da latitude, pois a perturbao da frente polar afecta com maior frequncia o norte do pas, enquanto o sul recebe uma maior influencia das altas presses subtropicais pelo que mais seco e luminoso

Temperaturas


Vero registam-se valores elevados de temperatura, valores reduzidos de precipitao e uma maior evapotranspirao, fazendo com que algumas regies do pas, especialmente no sul, apresentem valores reduzidos de gua no solo

Portugal continental, os valores diminuem geralmente de norte para sul e sobretudo na regio centro de oeste para Este Factores explicativos da variao da radiao solar:


Latitude regies do sul, + quantidade de radiao Solar, - inclinao Proximidade do mar influncia sobre a nebulosidade que regista regies do litoral com radiao solar com menos intensidade.

Relevo


Os declives acentuados das VERTENTES nalgumas regies contribuem para menor disponibilidade de solo e gua e uma maior eroso (vento, chuva) Nas vertentes soalheiras para aproveitar a elevada insolao, utiliza-se a tcnica da construo de socalcos.

O uso de tecnologia nas reas com maiores declives enfrenta maiores dificuldades. Nas regies planas h maior disponibilidade de sedimentos, maior fertilidade, maior possibilidade de mecanizao e modernizao.

Solo


Material amovvel de altura e densidade varivel que se localiza entre a atmosfera e a rocha me. formado por uma componente orgnica (resultante da degradao animal e vegetal) e por uma componente mineral (resultante da desagregao qumica e mecnica da rocha me).

A fertilidade do solo depende tambm das caractersticas geolgicas, clima, relevo e aco do homem. solos de origem vulcnica e de aluvies (plancies aluviais) so os mais frteis, mas estes so pouco frequentes no espao agrrio portugus, os solos vulcnicos existem nos arquiplagos e os de aluvies so abundantes nas bacias do rio Tejo e Sado..

Os solos xistosos so frequentes mas consideravelmente mais pobres. Os solos granticos so bastante frteis, embora em Portugal predominem em regies de altitude elevada, pouco propcias prtica da agricultura Portugal tem um territrio com solos pouco frteis (pobres e pouco profundos) o que condiciona o rendimento agrcola

Recursos Hdricos
 

Factor condicionante precipitao recursos hdricos disponveis, :




guas superficiais rios, lagos, lagoas, albufeiras guas subterrneas (ate 800m de profundidade) nascentes naturais, lenis de agua.

As tcnicas mais modernas de irrigao causam a degradao ambiental:




    

O solo encharcado de gua impede o crescimento saudvel das plantas Eutrofizao Salinizaao Proliferao de pragas Desflorestao Desperdcio (evaporao e infiltrao)

Factores Humanos
 

O passado histrico No Norte, a fragmentao da propriedade foi favorecida por diversos factores como:
 

 

o relevo acidentado, o carcter anrquico do processo da Reconquista e o parcelamento de terras pelo clero e pela nobreza; a elevada densidade populacional; a partilha de heranas beneficiando igualmente todos os filhos. distribuio de terras durante a reconquista crist com o objectivo de marcao do territrio (fronteiras)

O passado histrico


No Sul, o predomnio de grandes propriedades est relacionado com:


 

o relevo aplanado A feio mais organizada da Reconquista com a e doao de vastos domnios aos nobres e s ordens religiosas e militares a Sul, como recompensa rgia pelos seus servios, associada carncia de gente que trabalhasse a terra. A aquisio, por burgueses endinheirados, de vastas propriedades da nobreza e do clero, no sculo XIX.

A influncia da civilizao romana na pspacificao do territrio a sul do Tejo, instalando em primeira mo nesse espao o sistema agro-pecurio romano villae romanas; propriedades rurais com grandes extenses de terrenos latifndios.

O objectivo da produo


Quando a produo se destina ao mercado, sobressaem os custos de produo. As exploraes so de maior dimenso (campos abertos), mecanizadas, em monocultura. Quando a produo se destina ao autoconsumo, as exploraes so de pequena dimenso (campos fechados), o sistema de cultura a policultura

Desenvolvimento tecnolgico e cientfico




As exploraes agrcolas so trabalhadas de acordo com a capacidade tecnolgica do pas em aplicar tcnicas modernas e desenvolver conhecimento nesta rea (escolha de sementes, alfaias agrcolas, sistemas de rega)

Populao agrcola

Populao agrcola


Nas ltimas dcadas tem-se assistido a uma diminuio acentuada da populao agrcola. O que tem contribudo para o seu esta diminuio est relacionada com:

Populao agrcola


tentativas de modernizao da agricultura movimento migratrios internos (xodorural) e externos (emigrao) diminuio da dimenso do agregado familiar

 

Causas
 

fracas perspectivas da agricultura portuguesa Baixos salrios praticados

A partir da segunda metade do sculo xx, verificaram-se intensos movimentos da populao das reas rurais para as reas urbano-industriais (xodo rural). Assiste-se a uma transferncia de populao activa para os sectores secundrio e tercirio.

Concluso


O crescente envelhecimento da populao agrcola resulta essencialmente do abandono da actividade por parte dos jovens que preferem outras actividades.

Condicionantes do desenvolvimento Agrcola




A falta de populao jovem tem constitudo um entrave modernizao e revitalizao da agricultura.


Existe menor capacidade de inovao e adopo de novas tecnologias Menor capacidade fsica para o trabalho Baixos nveis de produtividade e rendimento.

 

Condicionantes do desenvolvimento Agrcola

nvel de instruo e formao profissional muito reduzido que est directamente relacionado com a idade do agricultor e com a implementao da escolaridade obrigatria. (quanto mais jovem , maior o seu grau de instruo)

Condicionantes do desenvolvimento Agrcola

Os agricultores com baixo nvel de instruo dificilmente abandonam as prticas tradicionais, que passam de gerao em gerao (principal modo de formao, superior a 90%), e so muito pouco adeptos da inovao: Tecnologia, mtodos de irrigao e cultivo, uso de fertilizantes e adubos)

Condicionantes do desenvolvimento Agrcola


 

Em termos regionais, verificou-se que: as regies que registaram um decrscimo mais significativo do nmero de exploraes so as que tiveram uma maior diminuio da populao agrcola familiar, nomeadamente, Ribatejo e Oeste, Beira Interior e Beira Litoral

Condicionantes do desenvolvimento Agrcola




a mo-de-obra agrcola familiar predominou no interior do pas, nomeadamente em Trs-os-Montes e na Beira Interior, representando cerca de 35% e 22% da populao da regio, respectivamente.

Condicionantes do desenvolvimento Agrcola


 

Algarve manteve a liderana como a regio mais envelhecida; Aores a regio com a populao agrcola mais jovem;

caractersticas da mo-de-obra agrcola


  

elevado grau de envelhecimento nvel de instruo muito baixo falta de qualificao profissional

Distribuio espacial da mo-de-obra




A mo-de-obra agrcola essencialmente familiar, contudo nas regies onde as exploraes apresentam maior dimenso, a mo-de-obra mais especializada e com menor dimenso familiar.

Pluriactividade


quando um trabalhador no se dedica a tempo inteiro a uma s actividade, mas a tempo parcial, ocupando o resto em outras actividades ligadas ao sector secundrio e tercirio.

pode ser positiva dado que permite obter outros rendimentos que seno existissem teriam abandonado a agricultura devido aos fracos rendimentos da mesma. No entanto, a pluriactividade pode ser condicionante porque constitui um entrave a um maior investimento na agricultura, dificultando a sua modernizao e a prpria formao profissional.

PLURI-RENDIMENTO


A origem dos rendimentos no exclusiva da agricultura, mas, alm das penses ou reformas (em virtude do envelhecimento crescente dos agricultores), oriunda de outras actividades

A morfologia do terreno, a estrutura fundiria, as caractersticas da mo-de-obra agrcola, bem como a manuteno de situaes de pluriactividade, tem condicionado a modernizao e desenvolvimento tecnolgico do sector agrcola (modernizao da agricultura portuguesa) e consequentemente, o aumento da produtividade e do rendimento. determina a baixa produtividade e a dificuldade de.

Mas tem havido um aumento da mecanizao nas exploraes agrcolas (como o aumento do nmero de tractores) que juntamente com, a melhoria das condies de produo agrcola, com investimentos que permitiram a introduo de novas tcnicas de produo, o redimensionamento das exploraes , emparcelamento e a reorientao da produo para sistemas menos exigentes em mo-deobra.

Paisagem Agrria


Espao rural: conjunto das reas dedicada agricultura, criao de gado e floresta. Engloba os espaos agrcolas e agrrios bem como outras actividades no ligadas explorao do solo

Espao agrrio: rea onde o ser humano criou as suas estruturas tendo em vista a produo agrcola (vegetal e animal). Compreende o espao agrcola, as pastagens e florestas, as habitaes dos agricultores e as infra-estruturas e equipamentos que se relacionam com a actividade agrcola.

Espao agrcola: espao ocupado com a produo vegetal e animal, compreende os campos e os prados.

  

Superfcie agrcola utilizada (SAU): constituda pelas culturas temporrias e permanentes, por pastagens permanentes e pela horta familiar. Terras arveis culturas permanentes ou temporrias Pastagens permanentes hortas

Os sistemas de cultura dominantes conjunto de plantas cultivadas, forma como estas se associam e tcnicas utilizadas no seu cultivo

Nos sistemas intensivos, o solo total e continuamente ocupado..

Nos sistemas extensivos, no h uma ocupao permanente e contnua do solo. Pratica-se, habitualmente, a rotao de culturas

Morfologia agrria aspecto dos campos no que respeita forma e dimenso das parcelas e rede de caminhos.

Modos de explorao da terra


FORMA DE EXPLORAO NATUREZA JURDICA

Conta prpria

arrendamento

Produtor singular

sociedade

Conta Prpria o agricultor maioritariamente autnomo, isto , sobre ele que recai a responsabilidade na tomada de deciso e na obteno das perdas e lucros, podendo, no entanto, utilizar mo-de-obra familiar. Arrendamento o produtor paga uma renda anual fixa ao proprietrio e pode usufruir da totalidade dos resultados alcanados, mas, de acordo com a natureza do contrato, as perdas e ganhos podem ser repartidos entre este e o proprietrio.

Problemas da agricultura portuguesa




Estrutura fundiria desordenada e caracterizada pelo predomnio de exploraes de pequena dimenso, excessivamente fragmentadas e geograficamente dispersas. Por isso, a estrutura fundiria portuguesa tem condicionado a modernizao e racionalizao da agricultura nacional, dado que condiciona a introduo de novas tecnologias agrcolas como a mecanizao;

Problemas da agricultura portuguesa




Dependncia do comrcio externo dos produtos agrcolas; importamos mais do que exportamos. Baixa densidade populacional; cada vez mais os jovens saem do interior para o litoral e tiram um curso superior (abandono dos espaos rurais), deixando no interior uma populao cada vez mais envelhecida Baixos nveis de instruo da populao agrcola

 

 

Baixa aptido da populao agrcola para utilizar tcnicas agrcolas mais sofisticadas; baixo nvel de adeso s novas tecnologias. Falta de competitividade externa Produtos agrcolas portugueses so vistos como de fraca qualidade Desajustamento entre as culturas e aptides dos solos Fracas ligaes do ensino e da investigao com o mundo empresarial Fraca planificao das necessidades de formao nas zonas rurais; Fragilidades do tecido associativo e cooperativo

 

Inexistncia de circuitos e estruturas eficazes de divulgao, promoo e comercializao dos produtos; Abandono dos terrenos Produo essencialmente dirigida para o mercado local, com as inerentes dificuldades ao nvel da obteno de limiares de produo que permitam um acesso competitivo ao mercado Livre circulao de produtos na EU tem facilitado a importao de produtos, principalmente de Espanha Aumento da facilidade no transporte de mercadorias; tarifas, estruturas rodovirias e ferrovirias. Martimas e areas.

 

  

Pontos fortes: Existncia de condies edafo-climticas potencialmente vantajosas para diversas actividades Existncia do saber-fazer tradicional no ramo alimentar e no alimentar; Tendncia para a especializao da actividade agrcola. Importncia da agricultura familiar e da pluriactividade Melhoria tendencial das acessibilidades, nomeadamente entre as zonas rurais e os centros urbanos de proximidade Existncia de patrimnio natural e paisagstico rico e diversificado

Nveis de produtividade
  

Mede-se por indicadores: Rendimento de factores Rendimento empresarial lquido

Rendimento agrcola:


Relao entre a produo e a superfcie cultivada Quanto mais se produz numa mesma rea, maior o valor da produo, maior o rendimento

Produtividade Agrcola
 

Conceito Depende de factores:


 

Mo-de-obra (formao/educao) Tecnologia utilizada (mecanizao)

Fraca Produtividade Agrcola


     

Estado de tempo Caractersticas da populao agrcola Tcnicas tradicionais Predomnio do minifndio Custos de produo elevados (gasleo, impostos) Encargos financeiros (emprstimos)

Uso do Solo
  

Aptido dos solos (capacidade de uso) divide-se em 5 categorias Solos A, B, C, D, E Para a agricultura Solos A e B (RAN)

Tipo de solos

Problemas no uso do solo


   

rea agrcola superior rea de solos aptos para a agricultura. Bons Solos agrcolas so utilizados com outros fins (construo civil). Agricultura pratica em solos pouco aptos. As culturas praticadas so pouco adequadas aos solos utilizados

Problemas no uso do solo




   

Culturas forrageiras no so cultivadas nas reas de pousio no sistema extensivo. (eroso) Monocultura empobrece os solos (esgota os solos de determinados nutrientes) Uso de maquinas (compactao dos solos) Uso incorrectos de fertilizantes e pesticidas Fogos

PAC-Politica Agrcola Comum


 

Objectivos da PAC a) incrementar a produtividade da agricultura, fomentando o progresso tcnico, assegurando o desenvolvimento racional da produo agrcola e a utilizao ptima dos factores de produo, nomeadamente da mo-de-obra; b) assegurar, deste modo, um nvel de vida equitativo populao agrcola, designadamente pelo aumento do rendimento individual dos que trabalham na agricultura; c) estabilizar os mercados; d) garantir a segurana dos abastecimentos; e) assegurar preos razoveis nos fornecimentos aos consumidores. Artigo 39. do Tratado de Roma, 1957.

  

Princpios da PAC


1 a unicidade de mercado - significa a criao de uma organizao comum de mercado - OCM - para cada um dos produtos, conseguida atravs da definio de preos institucionais e de regras de concorrncia; 2 a preferncia comunitria - pretende evitar a concorrncia de produtos de outros pases, atravs do estabelecimento de um preo mnimo de custos nos mercados dos Pases-membros para as importaes, a par de subsdios s exportaes;

Princpios da PAC


3 a solidariedade financeira - pressupe que os custos de funcionamento da PAC sejam suportados em comum, a partir de um Fundo Comunitrio, o FEOGA- Fundo Europeu de Orientao e Garantia Agrcola, composto por duas seces: a) FEOGA-Orientao, que financia os programas e projectos destinados a melhorar as estruturas agrcolas (construo de infra-estruturas agrcolas, redimensionamento das exploraes, etc.); b) FEOGA-Garantia, que financia as despesas de regulao dos preos e dos mercados (apoio directo aos agricultores, despesas de armazenamento, restituies s exportaes, etc.).

Progressos...


A agricultura europeia teve um grande desenvolvimento nos primeiros anos de implementao da PAC: - a produo agrcola triplicou; - reduziram-se a superfcie e a mo-de-obra utilizadas; - aumentaram a produtividade e o rendimento dos agricultores. O desenvolvimento da agricultura europeia ficou a dever-se, em boa medida, ao estmulo que constituram os apoios provenientes do FEOGA. Este ascendeu a bem mais de metade do oramento da Comunidade.

...problemas


excedentes crnicos, cujo custo suscitou crticas crescentes (diminuio do valor da produo) inadequao cada vez mais ntida entre a natureza e a qualidade da produo e as preferncias do consumidor

O aumento contnuo da oferta, a limitao ou o recuo da procura, levaram ao desenvolvimento das exportaes excedentrias e subsidiadas, o que originou uma guerra comercial: preos artificialmente mais baixos, mercados mundiais cada vez mais especulativos e uma tenso constante entre os principais exportadores mundiais.

a intensificao crescente dos sistemas de produo duplicou os problemas ambientais.


Adaptado de Comisso Europeia, A Poltica Agrcola Comum em Mutao, 1996.

...e reformas
 

medidas de controlo da oferta 1984, institudo o sistema de quotas, excepcionalmente aplicado ao sector do leite, que estabelece um limite de produo.

1988, foram alargados a um maior nmero de sectores os estabilizadores agro-oramentais - fixao de Quantidades Mximas Garantidas (QMG) e de condies de descida automtica dos preos na proporo da quantidade excedida.

medidas destinadas a reduzir as terras cultivadas: sistema de retirada de terras arveis, o setaside - retirada de terras da rea da produo de cereais, em exploraes que ultrapassavam as 92 toneladas por ano

 

regime de incentivos cessao da actividade agrcola ou reforma antecipada; reconverso dos sistemas de cultivo dos produtos excedentrios, baseada na concesso de prmios aos produtores que reduzissem a produo.

1992 - principais objectivos o reequilbrio entre a oferta e a procura e a promoo de um maior respeito pelo ambiente. diminuio dos preos agrcolas garantidos e criao de ajudas directas aos produtores sem ligao com as quantidades produzidas.


  

proteco ambiental, destacam-se os incentivos:


pousio temporrio; reformas antecipadas para os agricultores mais velhos; prtica da agricultura biolgica - utiliza tecnologia moderna e recorre investigao e apoio cientfico excluindo, no entanto, fertilizantes qumicos e pesticidas; silvicultura; desenvolvimento da pluriactividade; orientao para novas produes industriais ou energticas.

  

Mudanas recentes na PAC...




  

A reforma de 1992 teve alguns resultados. Contudo, mantiveram-se os problemas de fundo como: a ineficincia na aplicao dos apoios; a intensificao dos problemas ambientais; o acentuar das diferenas de rendimento entre agricultores.

1999, na perspectiva do alargamento e no mbito da Agenda 2000, nova reforma que refora as alteraes introduzidas em 1992. prioridade ao desenvolvimento rural, segurana alimentar, ao bem-estar animal, melhoria do ambiente e promoo de uma agricultura sustentvel.

Objectivos polticos da PAC:


 

melhorar a competitividade da agricultura europeia nos mercados interno e externo. Qualidade dos gneros alimentcios, e poltica de qualidade dos produtos, frequentemente ligada a origens geogrficas ou a mtodos de produo especficos, que os consumidores podem identificar.

importncia crescente compatibilidade dos mtodos de produo com as exigncias ecolgica Permanncia da garantia de um nvel de vida equitativo para a populao agrcola e a contribuio para a estabilidade dos rendimentos agrcolas A integrao dos objectivos ambientais na PAC e o desenvolvimento do papel dos agricultores no plano da gesto dos recursos naturais e da salvaguarda da paisagem

A criao de fontes de rendimento e oportunidades de emprego complementares ou alternativas para os agricultores e suas famlia.
Adaptado de Comisso Europeia, Agenda 2000, 1997.

A poltica agrcola valoriza cada vez mais um modelo em que a agricultura assume quatro funes essenciais:
a funo econmica, pelo tradicional papel de produo e contribuio para o crescimento econmico; a funo de ordenamento do territrio, pois ocupa grande parte do territrio, constituindo a matriz de enquadramento dos restantes usos do solo; a funo social, uma vez que constitui a forma de sobrevivncia de numerosas Comunidades; a funo ambiental, pelo seu papel na conservao dos espaos, na proteco da biodiversidade e na salvaguarda da paisagem.

 

No Futuro
 

 

Aumentar a competitividade Resolver os problemas relativos ao desordenamento do espao e prticas intensivas (problemas ambientais) Valorizar a diversidade agrcola europeia Reorientao das politicas comunitrias para os estados membros que entraram recentemente (elevado peso da agricultura na economia desses pases) Saber defender as politicas europeias agrcolas na OMC

Cisjordania

QUAIS AS CARACTERISTICAS DA AGRICULTURA PORTUGUESA ANTES DE ENTRAR PARA A EU?

Antes da UE
    

30% do emprego e 17% pib Fraca produtividade e rendimento Baixo investimento Infra-estruturas agrcolas deficientes e insuficientes Pouca experincia na produo para o mercado

Integrao da Agricultura Portuguesa


 

Programa Pedap Integrao Total no Mercado Comum 1993 (beneficiando das reformas de 1992)

BBS?


QUAIS E COMO FORAM AS ETAPAS DE INTEGRAO?

QUAIS OS PROBLEMAS ACRESCIDOS PARA AGRICULTURA PORTUGUESA?

  

Limitaes produo Repartio de apoios pelo rendimento mdio do sistema de produo Endividamento dos agricultores em funo do investimento em projectos cofinanciados pela UE

resultados
  

Diminuio do nmero das exploraes agrcolas Aumento da dimenso das exploraes Melhores resultados em funo do investimento em formao, tecnologia e estruturas fundirias

BENEFICIOS
  

Aumento da quota de trigo Aumento da rea irrigada para os cereais Ajuda do Feoga garantia (apoio directo aos agricultores, restituies e financiamentos de armazenagem) para as reas desfavorecidas

PAC e OMC
 

No mbito da OMC, a EU deve: Tratar de aspectos no comerciais da agricultura preservao da paisagem, proteco ambiental, qualidade dos alimentos, bem estar dos animais

Tratamento diferenciado aos pases em vias de desenvolvimento, tendo em considerao da importncia da agricultura nesses pases. Melhorar os acessos ao mercado europeu e alargar as oportunidades dos seus exportadores reduo de barreiras aduaneiras

Princpios da PAC


Multifuncionalidade da agricultura (funes que desempenha para alm da produo de alimentos). Abordagem multissectorial integrada na economia rural criar novas fontes de rendimentos e emprego bem como proteger o patrimnio rural.

Estratgias de desenvolvimento rural




 

Desenvolvimento rural assenta no 2Pilar da PAC (produo de produtos de qualidade) Objectivo: Agricultura multifuncional, sustentvel e repartida por todos os espaos da UE

Objectivo:


Agricultura multifuncional, sustentvel e repartida por todos os espaos da EU

Financiamento do desenvolvimento rural Fundos estruturais (FEDER, FEOGA-O ou FSE)


 

Programa AGRO 1999 - 2013: Tenta aliar uma agricultura moderna, competitiva, produtiva (reforo do potencial humano) e um desenvolvimento rural sustentvel ao nvel social econmico e ambiental. Objectivos: (ver livro escolar)

  

Programa LEADER: (I-91-94/ II-94-99 / +- 20002006) Projectos a nvel local, envolvendo autarquias, associaes GAL Grupos de Aco Local que elaboram os planos de aco local nas zonas de interveno. Criao de emprego local Agilidade e eficincia dos apoios financeiros Promoo e implementao de projectos de acordo com as potencialidades locais

AGRIS Medidas de desenvolvimento




Desenvolvimento rural de programas regionais com base em oito aces base

Transformaes do sector


Aumentar a competitividade e a produtividade exige:


Responder s necessidades de mercado (consumidor) e diversificar produtos com qualidade como alternativa a outros cujo mercado est saturado Redimensionar as estruturas fundirias, aumentar a superfcie mdia atravs do emparcelamento ou incentivo cessao de actividade (reformas antecipadas)

O emparcelamento permite mecanizar (mquinas, sistemas de regas, dosagem de raes e gua, controlo de temperatura e humidade, estufas), diminuir custos e viabilizar economicamente a construo de novas infra-estruturas.

ASSOCIATIVISMO

Defende os interesses dos agricultores




COMO?

      

Promove produtos (feiras, internet, folhetos, publicidade) Ajuda a melhorar a rede de comercializao e armazenamento Diminuir custos de produo Evita intermedirios venda directa aos consumidores Informa sobre os mercados concorrncia Optimizar recursos, tecnologia (difcil) Proporciona apoio ao crdito/apoio financeiro (construo de infra-estruturas)

Especializao Produtiva


Desenvolver novas culturas de acordo com as condies naturais das regies e com a procura do mercado. Saber adequar as culturas aos sistemas de culturas e especificidades do clima, solo e relevo

Instruo e Formao


Procurar aumentar o nvel de instruo e formao profissional. Os agricultores devem utilizar as novas tcnicas e tecnologias para aumentar a produtividade e rendimento. Os agricultores devem ter mais abertura produo para o mercado e saber identificar as suas virtudes e dificuldades e saber adaptar-se

Populao Agrcola
   

Renovar os efectivos do sector agrcola Como? Reformas antecipadas populao idosa do sector. Tornar o sector atractivo para os jovens:
  

Aumentar as facilidades na concesso de crdito Garantir rendimentos mnimos no sector Inovar (tcnicas, tecnologia, formao, educao, aconselhamento tcnico). Fixar populao jovem nas reas rurais

Meios de produo


 

Saber modernizar os meios de produo, novas mquinas, modernas tcnicas de cultivo e irrigao, escolha de sementes, estudo dos solos. Investigao cientifica Saber adequar a qualidade dos solos s culturas (mais rendimento e produtividade)

Gesto de fundos


Saber utilizar os fundos comunitrios e aproveitar os programas comunitrios de ajuda e desenvolvimento ao sector.

Ambiente


Promover sistemas amigos do ambiente.




Contrariar os sistemas intensivos que mobilizam com grande frequncia os solos. Promover a florestao nas reas de solos pouco arveis. Aumenta reas de Habitat Tratar os dejectos lquidos e slidos das exploraes pecurias. (metano CH4; Decomposio de resduos orgnicos, Processo de digesto de animais herbvoros - no pela flatulncia, 50% produzido no processo de ruminao e ainda as bactrias)

  

Saber garantir/ conservar recursos para o futuro. Garantir a qualidade dos produtos. Investir na agricultura Biolgica (apoiada pela Nova PAC)

CONCEITOS
 

ENDGENO - INTERNOS EXGENO - EXTERNOS

POTENCIALIDADES


Patrimnio


Histrico, arqueolgico, natural (paisagstico/recurso natural) Vinha Olival Montado

    

Baixo nvel de poluio (sonora, atmosfrica, luz) Maior facilidade na preservao de infraestruturas (pouco uso) Acessibilidades Saber fazer tradicional (txtil, gastronomia, artesanato) Actividades de lazer /sade (caminhadas, escalada, descanso

 

Aproveitamento de energia renovvel




Solar / biomassa

Cria emprego Preservao dos recursos naturais /tradicionais




Vigilncia, turismo, Ind. Agro-alimentar, silvicultura, artesanato

A EU nomeia
  

O espao rural tem valncias: Econmicas




Produz bens de mercado, servios, cria emprego Pluriactividade e plurirendimento (integra outras actividades)

Sociais


Turismo em espao rural (TER)




Cria oportunidade das pessoas (turistas) conviverem com actividades rurais em ambiente familiar.
  

Costumes Gastronomia Agrcolas

 

Melhoria da qualidade vida das populaes locais Promoo e conservao dos recursos humanos e naturais

Incremento do turismo rural deve-se


        

Maior interesse pela natureza e a sua relao com a sade e desporto Combate ao stress de 70 % dos portugueses Maior mobilidade da populao (carro) Melhores acessos aos espaos rurais Melhor divulgao (Internet, Tv.) Maior oferta /diversidade Aumento dos perodos de lazer Melhoria dos aspectos socio-econmicos dos turistas Alternativa ao turismo de massas (balnear)

Tipos de Turismo


Legislao de 1986
  

Turismo de habitao Turismo Rural Agroturismo Turismo de aldeia Casas de campo Parques de campismo rurais Hotis rurais

Legislao de 1997
   

Outras formas de turismo




Turismo ambiental actividades ao ar livre (BTT, caminhadas, Act. Orientao, parapente)




reas protegidas em espao rural

   

Turismo fluvial pratica balnear e percursos de barco Turismo cultural Turismo gustativo Turismo termal

Sustentabilidade do turismo
  

Planeamento das actividades turisticas deve ter em conta: Respeito pelo meio (ambiente, valores culturais) Ajustar as necessidades capacidade de oferta (conciliar as necessidades do turista e das regies de oferta) Preservao dos produtos de qualidade

Preservao dos produtos de qualidade




Proporciona
 

Rendimentos suplementares Valorizao da imagem regional

Desenvolvimento regional

Reconhecimento e certificao dos produtos de qualidade protegidos pela UE


  

DOP (Denominao de Origem Protegida) IGP (Indicao Geogrfica Protegida) ETG (Especialidade Tradicional Protegida)

Esta certificao conduz proteco dos produtos tradicionais, uma vez que promove o interesse pela aquisio, incentiva produo e sensibiliza a necessidade de preservar e transmitir s novas geraes os processos de produo tradicional

Dificuldade em impor os produtos tradicionais no mercado deve-se




Faltam estratgias de marketing para dar a conhecer o produto




Faltam estmulos ao consumo do produto

As empresas de marketing esto vocacionadas para a venda massificada de produtos

Artesanato
  

Representa a identidade da regio Cria emprego desde a produo comercializao importante no emprego de mulheres

Problemas do turismo em espao rural


   

   

Alargamento excessivo das ofertas da regio Especulao imobiliria Falta de formao profissional Massificao do turismo e perda do elemento humano Degradao dos recursos naturais Perturbao de ecossistemas Desfigurao da paisagem Sub aproveitamento do espao agricola

Industria em espao rural




Utiliza os recursos naturais produzidos na regio onde se instala

Industria em espao rural


 

Est ligada : Produo Agro-Pecuria (conservas frutas, vegetais, transformao do tomate, carne, couro) Explorao vegetal (serraes, carpintarias, mobilirio)

A industria
 

Cria emprego e fixa populao Desenvolve outras actividades:


 

A montante Silvicultura, agricultura, pecuria) A jusante Servios e comrcio da regio (gera receitas/lucros) do pas (gera impostos)

Aumenta a riqueza:
 

A industria factores atractivos


   

Mo-de-obra barata e qualificada Proximidade do mercado Boas acessibilidades e infra-estruturas Politicas locais/centrais


Transportes, telecomunicaes, facilidades de crdito.

Servios em espao rural


  

Cria postos de trabalhos Actividades melhor remuneradas gua, electricidade, sade, educao, apoio a idosos e jovens, Lazer e desporto


Bens de proximidade

Programa AGRO reconhece a importncia no desenvolvimento de actividades ligadas aos servios em espaos rurais atravs do seu financiamento.

SILVICULTURA
 

Emprego Rendimento das populaes

 DESENVOLVIMENTO SUSTENTADO DO ESPAO RURAL

FLORESTA
   

FUNCES: Econmica Social Ambiental

Floresta
  

Diviso da propriedade dificulta a gesto do espao limite da propriedade Baixa rendibilidade. Tempo de crescimento Risco incndio (abandono dos campos /limpeza dos campos) H um desinvestimento no sector = no se gasta $ na limpeza dos campos

Floresta
 

Emparcelamento (melhor gesto) Instrumentos de ordenamento florestal (PROF) (planos Regionais com as potencialidades do espao florestal espcies, solos, gesto dos dinheiros e recursos, responsabilizao, objectivos, promoo de actividades associadas)

   

Associativismo Diversidade de actividades Combate a pragas Preveno de incndios

Floresta


PROF Orientaes e normas de utilizao do territrio que contem informao acerca do espao florestal PGF Planos de gesto florestal (recuperao de reas atingidas por catstrofes naturais) PDM Plano director Municipal

Energias renovveis
    

Valoriza o espao rural




Oportunidades de produo/rendimento

Contribui para a politica energtica nacional Energias limpas Promove a limpeza das matas Reduz a dependncia de combustveis fosseis


   

Biomassa- limpeza das matas/florestas (resduos)


http://www.youtube.com/watch?v=n6ErtpNerTQ http://www.youtube.com/watch?v=lL3bXqBlXYg http://www.youtube.com/watch?v=7-9SJ5t9RuE http://www.youtube.com/watch?v=B7AejtD2PgU&feature=PlayList&p=DDAED2100E8F03C5&playnext=1&playnext_from=PL&index=2

Biocombustivel (Biogs) Metano a partir dos resduos produzidos na agro-pecuria




Diminuio da poluio solos, cursos de gua superficiais e subterrneos

  

http://www.youtube.com/watch?v=3UafRz3QeO8 http://www.youtube.com/watch?v=nabIi8i80tU&feature=related http://www.youtube.com/watch?v=FcCAFH08yIM

 

Energia elica http://www.youtube.com/watch?v=2JgC4A7 L2PE&feature=related Energia Hdrica (moinhos) (mini-hidricas) http://www.youtube.com/watch?v=jepW0nx FkAw

 

You might also like