You are on page 1of 19

A Terra no Espao

Prof: Aluisiane Kraisch

A Terra no espao
No sistema solar, a Terra o terceiro planeta em afastamento do Sol, do qual se localiza a uma distncia aproximada de 150 milhes de quilmetros. ainda o quinto maior em tamanho, com um dimetro de 12.756 quilmetros. Possui um satlite natural, a Lua, que est distante 382 mil quilmetros, em mdia. O planeta Terra possui forma esfrica imperfeita (Elipside), com achatamento nos plos e abaulamento no Equador.

A Terra no espao

Origem do planeta Terra

A teoria cientfica mais aceita na atualidade para explicar a origem do Universo a do "Big Bang". Este seria o estado em que o Universo se encontrava h cerca de 15 bilhes de anos, com temperaturas e densidades altssimas, quando teria tido incio um processo de expanso semelhante a uma grande exploso. Dela se originaram as galxias, as estrelas, os planetas, etc.

Origem do planeta Terra


Acredita-se que h 4,6 bilhes de anos, uma densa nuvem de gs e poeira se contraiu constituindo o Sol. Outras partes dessa nuvem formaram partculas slidas de gelo e rocha que se uniram, originando os planetas. Quando ocorreu a formao da Terra, houve fuso entre o ferro e o nquel, formando o ncleo do planeta, em cuja superfcie havia rocha incandescente. H mais ou menos 4 bilhes de anos, a crosta comeou a adquirir forma e, com o passar do tempo, foi se tornando mais espessa. Posteriormente, os vulces comearam a entrar em erupo emitindo gases que formaram a atmosfera. O vapor dgua se consolidou, originando os oceanos.

O Universo em Tamanho

O Universo em Tamanho

O Universo em Tamanho

O Universo em Tamanho

O Universo em Tamanho

O Universo em Tamanho

Movimentos da Terra
Rotao: o movimento da Terra em torno do seu eixo imaginrio. Tem durao exata de 23 horas, 56 minutos e 4 segundos, sempre no sentido oeste-leste. Conseqncias: sucesso dos dias e noites; o abaulamento da Terra no centro e achatamento nos plos; a circulao dos ventos e das correntes martimas.

Movimentos da Terra
Translao: o movimento da Terra em torno do Sol. Dura exatamente 365 dias, 5 horas, 48 minutos e 48 segundos. Essa sobra das horas da translao d origem ao ano Bissexto. Conseqncias: distribuio desigual de luz e calor ao longo do ano, entre os hemisfrios terrestres; as estaes do ano; desigual durao dos dias e das noites de acordo com a poca do ano; os solstcios e os equincios.

Movimentos da Terra

Movimentos da Terra
Aflio e Perilio: Durante a rbita elptica que a Terra realiza ao redor do Sol, a distncia entre os dois astros varia durante o ano, sendo de 147,1 milhes de quilmetros no incio ano, quando o planeta se encontra mais prximo do Sol (perilio), e de 152,1 milhes de quilmetros no meio do ano, quando est mais distante do Sol (aflio).

Movimentos da Terra
Solstcio e Equincio: Conseqncias do movimento de translao so as estaes do ano, onde o solstcio a poca em que a incidncia de raios solares sobre a terra se d de forma desigual. Ocorre no inverno e vero respectivamente dos hemisfrios norte e sul, j no equincio a incidncia dos raios solares incide igualmente sobre a regio intertropical estando a terra na primavera e no outono a depender do hemisfrio.

Zonas trmicas da Terra


As Zonas trmicas da Terra, so as faixas compreendidas entre as linhas dos paralelos.Tambm conhecidas como Zonas climticas, elas se dividem em: a) Zona Polar rtica: Entre o Plo Norte e o Crculo Polar rtico. b) Zona Temperada Norte: Entre o Crculo Polar rtico e o Trpico de Cncer. c) Zona Tropical: Entre o Trpico de Cncer e o Trpico de Capricrnio. d) Zona Temperada Sul: Entre o Trpico de Capricrnio e o Crculo Polar Antrtico. e) Zona Polar Antrtica: Entre o Crculo Polar Antrtico e o Plo Sul.

Zonas trmicas da Terra

Vdeo Movimento de rotao e translao: http://www.youtube.com/watch?v=qc1rzrycz dw

You might also like