You are on page 1of 113

ANLISE DE INVESTIMENTOS

PROF. WILLIAM TAKAHARA

ANLISE DE INVESTIMENTOS
Introduo: a)Avaliar as demonstraes contbeis; b)Fazer anlise e planejamento financeiros; c) Tomar decises de investimentos; d)Tomar decises de financiamentos.

As decises so analisadas por base nas demonstraes contbeis, que sero tomadas em funo dos efeitos das flutuaes do fluxo de caixa.

ANLISE DE INVESTIMENTOS
Anlise e Planejamento Financeiro visam:

a) Monitorar a condio financeira da empresa; b) Avaliar a necessidade de aumento ou diminuio da capacidade de produzir; c) Determinar o financiamento requerido.

Essas decises se apiam nos relatrios contbeis baseadas no regime de competncia, o objetivo maior avaliar os fluxos de caixa, para atingir as metas da empresa.

ANLISE DE INVESTIMENTOS
Decises de Investimento:

Determinam a combinao ou mix do tipo de ativos que a empresa requerer para desenvolvimento de suas atividades, referese as unidades monetrias em ativos fixos e circulantes. Dessa forma possvel determinar quando substituir, modificar e liquidar.

ANLISE DE INVESTIMENTOS
Decises de Financiamento:

Determina a combinao ou mix de busca de recursos de curto ou longo prazo, e qual ser a fonte que poder melhor condies durante aquele perodo, levando-se em conta os custos e suas implicaes tanto no curto quanto no longo prazo. Nunca esquecer de manter as metas da empresa.

ANLISE DE INVESTIMENTOS
Metas: a) Maximizar Lucros: Uma das metas sempre aceita que h necessidade de maximizar lucros, ser? Nas grandes empresas mensuram-se lucros nos termos LPA (lucro por ao), que representa o lucro obtido durante o perodo contbil sobre cada ao ordinria. Fracassa por vrias razes: 1) o tempo de retorno ignorado; 2) os fluxos de caixa disponveis p/os acionistas; 3) o risco.

ANLISE DE INVESTIMENTOS
1) Tempo de retorno: Podemos ter um tempo de retorno incerto, p.ex., um LPA maior no 1 ano e em LPA menor no 2, de forma que podemos pensar em um reinvestimento para prover maiores receitas futuras.

2) Fluxos de Caixa: Lucros no representam necessariamente fluxos de caixa disponveis aos acionistas, que recebem atravs de dividendos pagos em dinheiro. Maior LPA no significa maior pagamento de dividendos.

ANLISE DE INVESTIMENTOS

3) Risco:

A maximizao no leva em conta o risco ou seja a chance que os resultados reais obtidos possam diferir dos daqueles esperados. Temos que levar em conta um premissa bsica que existe entre o retorno (fluxo de caixa) e o risco. O retorno e o risco so fatores determinantes-chave do preo das aes, que a riqueza dos acionistas.

ANLISE DE INVESTIMENTOS
- Fluxo de caixa maior geralmente associado maior preo das aes. - Risco maior preo mais baixo das aes. Acionistas so avessos a risco.

OBS: - O retorno (fluxos de caixa) e o risco so as variveis chave para a tomada de decises no processo de maximizao da riqueza.

ANLISE DE INVESTIMENTOS
- Umas das ferramentas utilizadas para se fazer avaliao de retorno o Valor Econmico Agregado (EVA-Economic Value Added); outra so os Stakeholders (grupos de empregados, fornecedores e credores que mantm relao econmica direta com a empresa).

ANLISE DE INVESTIMENTOS
Fontes de Financiamento: Bancos Comerciais; Cooperativas de Crdito; Factoring; Fundos de Penso; Fundos Mtuos; Bolsa de Valores; Aes de Tesouraria; Bolsa de Mercadorias e Futuro, etc.

ANLISE DE INVESTIMENTOS
Custos e Riscos: Taxas de juros; Retorno exigido; Inflao; Contingncias de mercado; Risco do negcio; Risco de liquidez; Risco de impostos.

ANLISE DE INVESTIMENTOS
Mtodos de anlise de projetos de investimento: Antes de falarmos sobre os mtodos de anlise necessitamos conhecer algumas siglas: - GAAP (Generally Accepted Accounting Principles) Princpios Contbeis Geralmente Aceitos; - FASB (Financial Accounting Standards Board) equivale ao CFC;

ANLISE DE INVESTIMENTOS
- SEC (Securities and Exchange Commission) equivale a nossa CVM.

So os rgos que regulamentam a atividade contbil, financeira.


ANLISE DE INVESTIMENTOS

DRE; BP; DLPA; DOAR; DFC.

So alguns exemplos de demonstraes utilizadas para anlise de investimento.

ANLISE DE INVESTIMENTOS
Anlise:

- Anlise Cross-Sectional, comparao de ndices financeiros de empresas diferentes no mesmo ponto no tempo; envolve a comparao dos ndices das empresas com aquelas de outras empresas do setor, ou com as mdias setoriais;

ANLISE DE INVESTIMENTOS
- Benchmarking, um tipo de anlise croossectional na qual os valores dos ndices da empresa so comparados com aqueles de um competidor chave, ou grupo de competidores, principalmente para identificar reas com espao para desenvolver o desempenho.

ANLISE DE INVESTIMENTOS
- Anlise de Sries Temporais, avaliao de desempenho financeiro da empresa ao longo do tempo, usando anlise de ndices financeiros.

- Anlise Combinada, combina as anlises crosssectional e de sries temporais, permite a avaliao de uma tendncia no comportamento de um ndice em relao tendncia para o setor, p. ex., ndice de perodo mdio de recebimento.

ANLISE DE INVESTIMENTOS
ndices Financeiros: Podem ser divididos por convenincia em quatro categorias:

ndices de liquidez; ndices de atividade; ndices de lucratividade; ndices de endividamento.

ANLISE DE INVESTIMENTOS
- Liquidez: a) Capital circulante lquido, apesar de no ser realmente um ndice, medida comum da liquidez global da empresa; b) Corrente: AC/PC c) Seca: AC Estoque/PC

ANLISE DE INVESTIMENTOS
- Atividade: a) Giro de Estoque: CPV/estoque

b) Perodo Mdio Recebimento: - DR/Mdia Vendas Dia - DR/Vendas Anuais/360


ANLISE DE INVESTIMENTOS
c) Perodo Mdio Pagamento: - DPG/Mdia Compras Dia - DPG/Compras Anuais/360

d) Giro do Ativo Total: - Vendas/Total Ativos

ANLISE DE INVESTIMENTOS
- Endividamento: a) Endividamento Geral: Total Passivos/Total Ativos

b) Cobertura de Juros: Lair/Desp. Juros no ano


- Lucratividade: a) Margem Bruta: Lucro Bruto/ Vendas

ANLISE DE INVESTIMENTOS
b) Margem Operacional: LO/Vendas c) Margem Lquida: Lucro Lquido aps IR/Vendas d) Taxa Retorno s/Ativo Total (ROA): LL/Total Ativos e) Taxa Retorno PL (ROE): LL/PL

ANLISE DE INVESTIMENTOS
Anlise Completa (Mtodo Du Pont) - ROA: ML x Giro do ativo total - ROA: LL/Total Ativos - ROE: ROA x MAF (multiplicador alavancagem financeira) - ROE: LL x PL

ANLISE DE INVESTIMENTOS
Deciso de Investimento: Introduo: a necessidade das empresas de investimentos e a grande quantidade existente no mercado preciso conhecer tcnicas que avaliem as condies em que sero realizados e quais as possibilidades de retornos existentes. Uma das mais importantes ferramentas o estudo do Valor do dinheiro no tempo, conhecida tambm como Teoria da Preferncia pela Liquidez.

ANLISE DE INVESTIMENTOS
Recordando: K = k* + i + id + l + v Onde: K = Taxa de juro nominal K* = Taxa de juro real, livre de risco i = Prmio de inflao Id = Prmio de risco de inadimplncia l = Prmio de liquidez v = Prmio de risco de vencimento

ANLISE DE INVESTIMENTOS
- Formas de capitalizao: a)Capitalizao simples; b)Capitalizao composta.
-Risco: variabilidade dos retornos: O gestor financeiro o principal responsvel pela criao de valor para o acionista ou proprietrio da empresa; As principais decises financeiras seguem dois eixos: deciso de investimento e deciso de financiamento.

ANLISE DE INVESTIMENTOS
RISCO: possibilidade de prejuzo ou, mais formalmente, a variabilidade do retorno associado a determinado ativo;

INCERTEZA: a situao de dvida ou insegurana de se obter um resultado, sem forma de quantificar as possibilidades de ocorrncia da situaes positivas ou negativas;

RETORNO: o total de ganhos ou perdas de um proprietrio ou aplicador sobre investimentos realizados, pode-se dizer que so as variaes no valor dos ativos e da distribuies de lucros.

ANLISE DE INVESTIMENTOS
Tipos de risco:

Risco do negcio: associado conduo do negcio. As escolhas administrativas da gerncia da empresa.


Risco do empreendimento: a) Administrao da produo: fornecedores, matrias-primas, processos produtivos, equipamentos utilizados;

ANLISE DE INVESTIMENTOS
b) Marketing: estratgias de mercado, posicionamento do produto, escolhas do canais de distribuio; c) Logstica: localizao da indstria e dos pontos de venda, poltica de estoques, gesto de transportes; d) Finanas: Polticas de preo, crdito e cobrana, endividamento e investimento.

ANLISE DE INVESTIMENTOS
Risco econmico: a) Retrao da demanda de produto: produto de moda; b) Escassez de matria-prima: quebra de safra; c) Concorrncia de produtos importados: automveis de luxo; d) Obsolescncia tecnolgica: transmisso de mensagens por pagers; e) Impacto das ondas de fuses e aquisies: concentrao no ramo da siderurgia.

ANLISE DE INVESTIMENTOS
Risco financeiro: risco de que os lucros antes dos juros e imposto de renda no sejam suficientes para cobrir as despesas financeiras.

Risco pas: fato do investimento ocorrer nesse ou naquele pas interfere nos resultados do empreendimento como p.ex., decises da poltica econmica, as leis do pas, condies de estabilidade econmica e inflacionria etc.

ANLISE DE INVESTIMENTOS
Retorno: Retorno esperado: (ex-ante) remunerao que os investidores solicitam para manter suas aplicaes no ativo considerado; Retorno exigido: em mercado eficiente, corresponde ao retorno esperado; Retorno real: (ex-post) o retorno efetivo do investimento ou da aplicao. O retorno do investimento, tanto em ativos fsicos como em ttulos, tem duas origens: o valor do ativos e o fluxo de caixa esperado.

ANLISE DE INVESTIMENTOS
Risco: o conceito entendido como a variabilidade de seus retornos possveis. Essa variabilidade medida pelo desvio padro e pela varincia dos retornos esperados. A relao existente entre os ativos de um investimento ou entre os papis que compem uma carteira de investimentos medida pela correlao e pela covarincia de seus retornos.

ANLISE DE INVESTIMENTOS
Alguns itens estatsticos que auxiliam na mensurao e na compreenso do risco de investimentos: a) Mdia: a soma de todos os valores encontrados, dividida pelo nmeros de observaes; b) Varincia: busca observar quanto os valores efetivamente praticados fogem da mdia;

ANLISE DE INVESTIMENTOS
c) Desvio padro: a raiz quadrada da varincia; d) Distribuio: forma como os valores se distribuem entre as observaes; e) Volatilidade: representa as flutuaes dos eventos em torno de um denominador comum. f) Probabilidade: a expresso na forma percentual de o evento ocorrer.

ANLISE DE INVESTIMENTOS
Modelo de Precificao de Ativos de Capital ou CAPM (Capital Asset Pricing Level) Origem: Harry Markowitz e William Sharpe desenvolveram o modelo CAPM preocupandose com o risco no diversificvel, pois como o prprio diz pode ser desviado. Em mercados em equilbrio, o retorno de todos os ativos aproxima-se do retorno do mercado.

ANLISE DE INVESTIMENTOS
afirmao do equilbrio de mercado que as taxas de retorno em equilbrio de todos os ativos com risco so funo de sua covarincia com o portflio de mercado, isto , na avaliao do risco de uma carteira de investimentos importa a contribuio de cada um dos ativos.

ANLISE DE INVESTIMENTOS
Riscos do Modelo CAPM a) Risco diversificvel: inerente empresa e ao negcio; b) Risco no diversificvel: inerente ao mercado.

Premissas do Modelo: a) Os investidores so indivduos avessos ao risco que buscam maximizar a utilidade esperada de sua riqueza no final do perodo de investimento;

ANLISE DE INVESTIMENTOS
b) Os investidores so tomadores de preo que tm expectativa homognea sobre o retorno dos ativos, que assumem distribuio normal; c) Existe ativo livre de risco, que pode ser emprestado sem limites de quantia; d) A quantia de ativos fixa. Todos os ativos so divisveis e negociveis no mercado;

ANLISE DE INVESTIMENTOS
e) Os ativos de mercado esto acessveis a todos, assim como as informaes, que no tem custos. Os custos de captao so iguais aos custos de aplicao; f) No existem imperfeies de mercado, tais como impostos, regulaes e restries para vendas de curto prazo.

ANLISE DE INVESTIMENTOS
O Modelo CAPM

a associao dos riscos no diversificveis ao retorno de todos os ativos, usa-se coeficientes para estabelecer uma equao e um grfico de interpretao.

ANLISE DE INVESTIMENTOS
- Coeficiente Beta: ndice de variao do retorno em funo das flutuaes de mercado, a medida da volatilidade da ao em relao de uma ao mdia. Esse coeficiente considerado para o mercado como igual a 1. a) Beta igual a 1: o ttulo tem seus retorno variando junto com os do mercado; b) Beta menor que 1: os retornos do ttulo variam menos do que os do mercado; c) Beta maior que 1: os retornos do ttulo oscilam mais do que do mercado

ANLISE DE INVESTIMENTOS
Teoria da Arbitragem ou APT (Arbitrage Pricing Theory)

Origem: Foi formulada por Ross oferece uma alternativa passvel de teste ao CAPM. Pressuposto: parte de que o mercado perfeitamente competitivo e de que no h custos de transao.

ANLISE DE INVESTIMENTOS
Tipos de risco no APT: a) Risco sistemtico: a reao de todos os retornos do mercado a um determinado fator; b) Risco no sistemtico: a reao do retorno de determinada empresa ao comportamento de determinado fator. O modelo APT construdo com base nos fatores que podem influenciar os retornos das aes e da carteira.

ANLISE DE INVESTIMENTOS
Relao entre o CAPM e o APT A teoria da arbitragem mais robusta que o CAPM: - No assumido nenhum pressuposto sobre a distribuio normal dos retornos dos ativos; - No feita nenhuma assuno sobre a funo utilidade individual do investidor; - A teoria permite que a taxa de retorno de equilbrio dos ativos seja dependente de vrios fatores e no apenas do risco de mercado;

ANLISE DE INVESTIMENTOS
- Qualquer cesta de ativos pode ser considerada, sem a necessidade de envolver o universo dos ativos existentes; - No h necessidade de se estabelecer um portflio de mercado; - O APT facilmente entendido para anlise multiperodo. Em suma o APT estabelece anlise fatorial dos elementos que mais influenciam o retorno do ativo, criada uma funo linear e seus resultados so testado empiricamente.

ANLISE DE INVESTIMENTOS
Decises de investimento de longo prazo O principal processo o oramento de capital, por serem estratgicas, utilizaremos a anlise de projetos como p.ex., gerao de propostas, determinao de alternativas viveis, tomada de deciso, implantao e avaliao de desempenho.

ANLISE DE INVESTIMENTOS
Oramento de capital: - O impacto de deciso de longo prazo; - O risco envolvido alto; - H grande dificuldade em se conhecer o momento adequado do investimento; - O oramento de capital proporciona maior racionalidade deciso de investimento; - Pode melhorar a deciso de financiamento.

ANLISE DE INVESTIMENTOS
Visa responder uma srie de questes como: - O projeto maximizar a riqueza dos acionistas? - O projeto se pagar? - Ele traz riscos adicionais empresa? - Trar benefcios ou custos adicionais para os projetos j existentes?

ANLISE DE INVESTIMENTOS
Dois fatores devem ser considerados: a) Estimativa de fluxo de caixa livres de cada projeto; b) Determinao de qual custo de capital deve ser considerado para descontar esses fluxos; tendo em vista que o custo de capital afetado pelo risco dos negcios e pelo risco financeiro de cada projeto.

ANLISE DE INVESTIMENTOS
Decises de investimento de capital envolvem a avaliao e seleo de propostas de investimentos de recursos financeiros por um prazo superior a um ano, com o objetivo de propiciar retorno aos proprietrios desse capital. Oramento de capital a seleo de projetos aprovados e a quantificao dos recursos a serem alocados.

ANLISE DE INVESTIMENTOS
Objetivos estratgicos fundamentais: a) Maximizar a riqueza do acionista mediante investimentos nos projetos mais restveis; b) Criar sinergia entre os diversos projetos; c) Substituir ativos obsoletos, desgastados e antieconmicos; d) Proteger o mercado;

ANLISE DE INVESTIMENTOS
e) Conhecer e dominar novas tecnologias; f) Dominar novos mercados; g) Inibir concorrentes; h) Aproveitar os recursos existentes e potencial de crdito; i) Reduzir custos e deficincias; j) Aproveitar novas oportunidades, mudar o ritmo dos gastos e utilizar ativos de terceiros.

ANLISE DE INVESTIMENTOS
Anlises: a) Anlise de mercado: definio do produto a ser produzido, quantidade, preo a ser praticado, produto concorrente, fabricantes concorrentes, possveis entrantes, possveis produtos substitutos e canibalismo dos produtos existentes. b) Localizao fsica: local de implantao, tamanho do projeto, distncia dos centros fornecedores de matrias-prima, acesso a portos, aeroportos e rodovias, telecomunicaes e mercado consumidor;

ANLISE DE INVESTIMENTOS
c) Anlise de suprimentos: determinao detalhada dos fornecedores de matrias-prima, e insumos, mo-de-obra, energia, gua, telecomunicaes, transportes e logstica; d) Anlise de custos: clculo dos custos dos equipamentos, mquinas, ferramentas, acessrios, transportes, montagem, construo civil, jardinagem, prdios, depsitos, laboratrios. Detalhamento dos custos fabris, matria-prima, mo-de-obra, gastos gerais de fabricao e das despesas operacionais, administrativas, mercadolgicas,de depreciao, etc. Clculo do ponto de equilbrio, das margens de contribuio, simulao de custeios e alavancagem operacional;

ANLISE DE INVESTIMENTOS
e) Anlise da carga tributria: planejamento tributrio abrangendo, Cofins, Icms, Iss, Ipi, Ir, Ipva, Iptu, Cpmf (quando cobrado) e encargos trabalhistas, nesse caso aproveitar incentivos fiscais oferecidos por estados municpios e unio; f) Anlise de preos a serem praticados: estudo dos preos praticados por fabricantes concorrentes do mesmo produto ou de produtos similares, comparao entre preos que o mercado aceita e custos dos produtos fabricados, prazo mdio de recebimento, poltica de descontos e prazo mdio de rotao de estoques;

ANLISE DE INVESTIMENTOS
g) Anlise de financiamento: determinao das origens e aplicaes de recursos, definio da estrutura tima de capital, seleo de fontes de financiamento a serem utilizadas com cronogramas de desembolsos, taxas de juros, prazos de carncia e de amortizao; h) Elaborao do fluxo de caixa do projeto: determinao de entradas e sadas de caixa incrementais por perodo. Importante fazer simulao considerando o risco do projeto; i) Determinao do custo de capital: custo de capital taxa de retorno que levaria o proprietrio a investir no projeto em vez de optar por uma proposta alternativa, conhecido tambm como taxa de atratividade ou taxa de retorno.

ANLISE DE INVESTIMENTOS
Semelhanas entre investimentos de capital e investimentos de ttulos:
Fonte: Elaborado a partir de WESTON e BRIGHAM (2000)

Investimento de Capital Determinao do custo do projeto Estimativa de fluxo de caixa do projeto e do valor residual do projeto Considerao do risco dos fluxos de caixa Determinao da taxa de desconto em funo do custo de capital e do risco Clculo do valor presente do ativo Comparao do valor presente das entradas de caixa com o de sadas maior aceita, menor rejeita o projeto Mudana no ritmo e no momento do investimento conforme as contingncias

Investimento em Ativos Financeiros Determinao do preo da ao ou ttulo Estimativa do fluxo de dividendos ou de juros de um ttulo e de seu preo de venda final Considerao de risco do recebimento de dividendos ou juros e valor investido Determinao da taxa de retorno exigida em funo do risco Clculo do valor presente dos dividendos futuros esperados por ao Comparao dos retornos esperados com o dispndio inicial se for maior, compra o ttulo Compra e venda de ativos em funo das oportunidades e ameaas de mercado

ANLISE DE INVESTIMENTOS
Classificao dos projetos: a) Projetos de manuteno ou reduo de custos: envolvem reposio ou atualizao tecnolgica ou reduo de custos; b) Projetos de expanso da capacidade existente: compra de novas instalaes mquinas, equipamentos ou equivalentes, para aumentar a produo;

ANLISE DE INVESTIMENTOS
c) Projetos de lanamento de novos produtos: envolvem ampliao da linha de produtos da empresa; d) Projetos de segurana ou ambientais: ocorrem por determinao governamental, acordos sindicais, clusulas de contratos de seguros ou por polticas da empresa; e) Projetos de pesquisa e desenvolvimento: determinado pela prpria empresa na busca de vantagens competitivas.

ANLISE DE INVESTIMENTOS
Natureza dos projetos: a) Projetos independentes: cujos os fluxos de caixa no esto relacionados ou independem um do outro, de modo que a aceitao de um deles no exclui a considerao dos demais;

b) Projetos dependentes: cujos os fluxos de caixa sofrem influncias positivas ou negativas sobre entradas de caixa de outros;

ANLISE DE INVESTIMENTOS
c) Projetos mutuamente excludentes: so aqueles que possuem a mesma funo e por isso competem entre si. A aceitao de um elimina a possibilidade de aceitao do outro.

ANLISE DE INVESTIMENTOS
Processo de oramento de capital: a) Gerao de propostas: As empresas necessitam desse fluxo constante novas idias que podero se converter em novos projetos; relacionamento com clientes, fornecedores, propostas geradas pela prpria empresa; b) Determinao de alternativas viveis: aps gerao de propostas, deve-se definir quais alternativas viveis a serem analisadas, de acordo com as estratgias globais da empresa; so usados alguns critrios para essa avaliao como payback; payback descontado, valor presente lquido, ndices de rentabilidade; taxa interna de retorno, taxa interna de retorno modificada, entre outros;

ANLISE DE INVESTIMENTOS
c) Tomada de deciso: implica no comprometimento de recursos para o projeto, baseiam-se em previses sobre o futuro, fundamental os analistas considerarem diferente cenrios, aplicando probabilidades ao fluxo de caixa;

ANLISE DE INVESTIMENTOS
d) Implantao: aps a aprovao vem uma das fases mais crticas, a implantao; exige gesto de projetos que ser mais ou menos complexa dependendo da natureza e do porte do projeto;

e) Avaliao de desempenho: abrange controle dos projetos em implantao, avaliao a posteriori dos investimentos, normalmente um ano aps a implantao, o objetivo dessa fase assegurar que as premissas que o recomendaram sejam efetivadas e at ultrapassadas.

ANLISE DE INVESTIMENTOS
Sistema de informaes para suporte do oramento de capital - Como processo chave as empresas desenvolvem um sistema de informaes que lhes d sustentao na coleta, anlise e avaliao de: a) Informaes sobre a vida econmica do projeto; b) Custo de capital e taxa de retorno exigida;

ANLISE DE INVESTIMENTOS
c) Entradas e sadas de caixa do projeto; d) Possveis respostas dos concorrentes ao projeto; e) Possveis implicaes do projeto para o planejamento estratgico da empresa.

ANLISE DE INVESTIMENTOS
Fluxo de caixa livre: o fluxo de caixa lquido do projeto aps os ajustes de gastos e que no envolvam sada de caixa (depreciao, exausto ou amortizao, ativos dado em pagamento, financiamentos no onerosos e outros);

ANLISE DE INVESTIMENTOS
Linha do tempo: uma representao grfica que ilustra o resultado do fluxo de caixa do projeto, a utilizao dessa linha recomendvel, pois permite uma rpida visualizao do projeto como um todo; a soluo de qualquer problema de oramento de capital, deve-se visualizar o projeto mediante a linha do tempo.

ANLISE DE INVESTIMENTOS
Investimento e Fluxo de caixa livre - Investimento: montante lquido a ser aplicado no projeto, j considerados os ajustes necessrios a contemplar os financiamentos gerados por recursos no onerosos como p.ex. fornecedores, salrios a pagar ou tributos a pagar, ativos que sero utilizados mediante operaes de leasing e recursos obtidos com a possvel venda de equipamentos a serem substitudos.

ANLISE DE INVESTIMENTOS
Fluxo de caixa incremental: os valores relevantes para avaliao se originam em conseqncia da deciso de investimento e esto perfeitamente associados ao dispndio de capital. Em outras palavras tudo aquilo que no sofre variao alguma em funo dessa deciso de investimento, no interfere no dimensionamento do fluxo de caixa.

ANLISE DE INVESTIMENTOS
Mtodos de avaliao de projetos: a) Payback: o perodo de tempo necessrio para que as entradas lquidas de caixa recuperem o valor a ser investido no projeto; Vantagens: - Fcil de entender; - Favorece a liquidez; - Considera a incerteza de fluxos de caixa mais distantes;

ANLISE DE INVESTIMENTOS
Desvantagens: - Ignora o valor do dinheiro no tempo; - Exige um perodo limite arbitrrio; - Ignora fluxos de caixa ps payback; - Penaliza projetos de longo prazo.

ANLISE DE INVESTIMENTOS
* Observaes sobre decises payback: - Quando se atua em diversos pases com diferentes graus de riscos, pode ser necessrio estabelecer perodos de payback como forma de reduzir risco; - Quando a empresa enfrenta problemas de liquidez, ela forada a dar prioridade a projetos cujo capital investido retorne o mais rpido possvel; - O payback, antes de ser um critrio para classificar propostas de investimentos, um critrio para descartar projetos.

ANLISE DE INVESTIMENTOS
b) Payback descontado: o perodo de tempo necessrio para recuperar o investimento inicial, considerando os fluxos de caixa descontados; Vantagens: - Fcil de entender; - Favorece a liquidez; - Considera o valor do dinheiro no tempo; - Considera a incerteza de fluxos de caixa mais distantes;

ANLISE DE INVESTIMENTOS
Desvantagens: - Exige um perodo limite arbitrrio; - Penaliza projetos de longo prazo; - Ignora fluxos de caixa ps payback descontado.

ANLISE DE INVESTIMENTOS
* Observaes sobre decises payback descontado: - Da mesma forma que no payback simples, a empresa precisa avaliar diferentes graus de risco de projetos; - Quando se precisa de liquidez, a empresa forada a priorizar projetos que o capital investido retorne o mais rpido possvel; - O payback descontado, antes de ser critrio para classificar propostas de investimentos, um critrio para descartar projetos.

ANLISE DE INVESTIMENTOS
c) Valor presente lquido: o valor presente do fluxo de caixa livre do projeto, descontado ao custo de capital da empresa; Vantagens: - Leva em considerao o valor do dinheiro no tempo; - Os VPLs podem ser somados; - Dependem apenas do fluxo de caixa e do custo de capital;

ANLISE DE INVESTIMENTOS
Desvantagens: - Depende da determinao do custo de capital; - um conceito de mais difcil assimilao pelos empresrios em relao taxa de retorno. * Observaes a respeito das decises pelo VPL: - As propostas analisadas pelo VPL so quase impossveis de ocorrerem; se ocorrerem a deciso poder ser por aceit-las, pois remuneram em empresa em sua exigncia de retorno, e evitam a busca fora da empresa de alternativas de investimento; - Existem dificuldades de natureza prtica, p.ex., no ajuste do risco nos oramentos de capital, e na mensurao dos benefcios gerados podero dar VPL negativo, mas que podero uma imagem positiva para a empresa

ANLISE DE INVESTIMENTOS
d) ndice de rentabilidade: mede o nmero de vezes que as entradas de caixa descontado cobre o investimento realizado no projeto; Vantagens: - Leva em considerao o valor do dinheiro no tempo; - Depende apenas dos fluxos de caixa e do custo de capital; - Permite uma comparao entre entradas e sadas de caixa do projeto;

ANLISE DE INVESTIMENTOS
Desvantagens: - Depende da determinao do custo de capital. * Observaes sobre decises pelo IR: - As propostas de investimento de capital com IR = a 1 so quase impossveis de ocorrerem; se ocorrerem a deciso poder ser por aceit-las, pois remuneram em empresa em sua exigncia de retorno, e evitam a busca fora da empresa de alternativas de investimento; - Existem dificuldades de natureza prtica, p.ex., no ajuste do risco nos oramentos de capital, e na mensurao dos benefcios gerados podem ter IR menor que 1, mas que podero uma imagem positiva para a empresa

ANLISE DE INVESTIMENTOS
e) Taxa interna de retorno TIR: a taxa que iguala as entradas de caixa ao valor a ser investido no projeto; Vantagens: - Relacionada de perto ao VPL, geralmente levando a decises idnticas; - Fcil de entender e transmitir; Desvantagens: - Pode apresentar respostas mltiplas se os fluxos de caixa forem no convencionais; - Pode conduzir a decises incorretas nos investimentos mutuamente excludentes.

ANLISE DE INVESTIMENTOS
* Conflitos entre o VPL e a TIR: - VPL mtodo mais indicado pelos acadmicos, j a TIR preferida pelos executivos e empresrios, porque estes analisam os investimentos em termos de taxas percentuais, como faz o mercado financeiro; - Projetos independentes: os dois mtodos conduzem s mesmas decises de rejeio ou aceitao;

ANLISE DE INVESTIMENTOS
- Projetos mutuamente exclusivos: j no acontece o mesmo, pois cada mtodo pode levar a diferentes decises; ocorre porque as taxas de reinvestimento implcitas em cada um dos mtodos, determinam forma diferentes, no caso do VPL os fluxos de caixa sero investidos pelo custo do capital, na TIR vo ser pela taxa interna de retorno; - Projetos com vidas diferentes: igual ao item anterior pelos mesmos motivos.

ANLISE DE INVESTIMENTOS
f) Taxa interna de retorno modificada TIRm: a taxa de desconto qual o valor presente do custo de um projeto igual ao valor presente de seu valor final, onde o valor final encontrado como a soma dos valores futuros das entradas de caixa capitalizados ao custo de capital da empresa.

ANLISE DE INVESTIMENTOS
Vantagens: - Relacionada de perto ao VPL, geralmente levando a decises idnticas; - Fcil de entender e transmitir; Desvantagens: - Pode conduzir a decises incorretas em comparaes de investimentos mutuamente excludentes.

ANLISE DE INVESTIMENTOS

Resumo dos mtodos de avaliao de Investimentos


Sigla PB Observao Restries Perodo de tempo em que o investimento inicial retornar Desconsidera o perodo restante do projeto Perodo de tempo em que o investimento inicial retornar; Desconsidera o perodo restante do descontado o custo de capital projeto o valor no presente dos valores a serem obtidos no futuro, descontada a taxa mdia de atratividade da empresa mais correto para maximizar a riqueza do acionista, pois considera o valor do dinheiro no tempo, considerando o custo de capital um mtodo que conduz s mesmas decises do VPL, com a diferena de que indica a soluo em forma de um indicador de proporcionalidade menos consistente com a maximizao da riqueza do acionista, pode aceitar projetos com taxas altas

Mtodo Payback

Payback descontado

PBD

Valor presente VPL lquido

ndice de rentabilidade

IR

Mede o nmero de vezes que a soma de entradas de caixa descontadas ao custo de capital cobre o investimento realizado no projeto

Taxa interna de TIR retorno Taxa interna de TIRm retorno modificada

a taxa de desconto que iguala os fluxos de entrada e sada, ou a taxa que iguala o VPL a zero

a taxa de desconto qual o VP do custo de um projeto menos consistente com a igual ao VP de seu valor final, onde o valo final maximizao da riqueza do acionista, encontrado como a soma dos valores futuros das entradas pode aceitar projetos com taxas altas. de caixa, capitalizados ai custo de capital da empresa

ANLISE DE INVESTIMENTOS
Custo de capital - Capital: o total de recursos prprios ou de terceiros, que financiam as necessidades de longo prazo da empresa; - Custo de capital: k a taxa mnima de retorno que se exige para aprovar propostas de investimento de capital sem diminuir o valor da empresa.

ANLISE DE INVESTIMENTOS
Fundamentos da teoria do custo de capital

- Risco do negcio: o risco que a empresa corre de no gerar receitas suficientes para cobrir seus gastos operacionais;

- Risco financeiro: o risco que a empresa corre por utilizar capital de terceiros;

ANLISE DE INVESTIMENTOS
- Custo de capital de terceiros: k , o custo de tomar recursos emprestados, aps o imposto de renda; - Custo de capital das debntures: k , o custo de tomar recursos debenturistas da empresa; - Custo de capital prprio: K , o retorno mnimo que os acionistas por sua participao no financiamento permanente da empresa.

ANLISE DE INVESTIMENTOS
Estrutura de capital - a combinao de todas as fontes de financiamento de longo prazo, dvida ou capital prprio, utilizadas pela empresa.
Passivo Circulante Dvidas Longo Prazo Patrimnio Lquido
Capital de terceiros longo prazo

Estrutura financeira

Capital prprio

- Estrutura tima de capital: a combinao de todas as fontes de financiamentos de longo prazo que maximize o valor das aes da empresa.

Estrutura de capital

ANLISE DE INVESTIMENTOS
- Fatores determinantes na escolha da estrutura de capital: A) Condies gerais de economia: 1) Demanda e oferta na economia crescimento do PIB, poltica fiscal, poltica cambial, queda do desemprego, blana comercial; 2) Inflao comportamento, tendncias metas do governo;

ANLISE DE INVESTIMENTOS
B) Condies de mercado: 3) Agentes uma srie de restries contratuais ou de polticas empresariais podem dificultar que a empresa emita novas aes, assuma novas dvidas, retenha lucros, ou at dilua seu controle acionrio;

C) Condies operacionais e financeiras da empresa: 4) Risco de negcio o mercado avalia o comportamento das receitas e dos custos e das despesas da empresa, visando avaliar as tendncias de lucro, avalia tambm a capacidade de gerar caixa suficiente para cumprir suas obrigaes;

ANLISE DE INVESTIMENTOS
5) Risco financeiro a obteno de lucros operacionais para pagar juros e amortizar emprstimos fundamental para que a empresa no corra riso de insolvncia, baixo risco financeiro propicia condies para tomada de novos financiamentos ou lanamentos de aes;

ANLISE DE INVESTIMENTOS
6) Posio tributria da empresa uma das grandes vantagens da utilizao de capital de terceiros o benefcio da deduo do imposto de renda, se por qualquer motivo a empresa no puder se beneficiar dessa vantagem o endividamento deixa de ser interessante; 7) Informaes a empresa deve preocupar-se em prestar informaes que possam permitir ao mercado avaliar adequadamente sua posio de risco, por outro lado deve estar bem informada sobre as condies de mercados de capital e financeiro, em termos de fontes de financiamentos disponveis e a melhor oportunidade para utiliz-las;

ANLISE DE INVESTIMENTOS
8) Sincronia deve haver equilbrio entre o vencimento dos juros e do principal e a entrada de recursos, todo administrador financeiro deve cuidar para que os compromissos sejam honrados nos prazos e condies contratados;

ANLISE DE INVESTIMENTOS
9) Vontade do acionista controlador a preferncia do acionista deve ser levada em considerao na determinao da estrutura de capital, em algumas ocasies, o controlador prefere uma alavancagem menor, que ao mesmo tempo, o despreocupe da necessidade peridica da empresa de produzir resultados suficientes para cobrir um pagamento fixo mensal de juros;

ANLISE DE INVESTIMENTOS
D) Volume de recursos a serem definidos: 10) Demanda da empresa constantes tomadas de recursos pela empresa podem sinalizar ao mercado dificuldades financeiras explcitas ou implcitas, em vez de capacidade de a empresa gerar e aproveitar oportunidades de negcios.

ANLISE DE INVESTIMENTOS
Inflao: pode ser definida de forma simples, como aumento generalizado de preos, que provoca a reduo do poder aquisitivo da moeda. Pode-se dizer que com a mesma quantidade de unidades monetrias passa-se a comprar menor quantidade de produtos e servios. Quando ocorre o contrrio, esse fenmeno chama-se deflao.

ANLISE DE INVESTIMENTOS
Longos perodos de altas taxas de inflao ocorre desalinhamento de preos relativos, de forma que os preos de determinados produtos e servios aumentam mais do que outros produtos e servios. Algumas conseqncias da inflao problema com distribuio de renda, alterao na relao entre salrio, consumo e poupana.

ANLISE DE INVESTIMENTOS
Impacto da inflao sobre as atividades empresariais: - Acompanhamento e a anlise da inflao interna de uma empresa importante para a administrao de preo de venda e controle de custos. - As empresas que forem mais eficientes no controle dos custos internos tero maiores chances de continuar gerando lucro.

ANLISE DE INVESTIMENTOS
Clculo da variao nos nveis de preos: a) Clculo com as variaes mdias dos preos (mdia aritmtica simples); b) Clculo com as variaes ponta a ponta esse mtodo leva em conta os preos mdios praticados nas ltimas semanas de cada ms e no considera os preos praticados durante outros dias do ms;

ANLISE DE INVESTIMENTOS
c) Nmero ndice, utilizado em vrias reas tais como demografia (mensurar crescimento populacional,taxa de natalidade etc.), economia ( mensurar variaes no nvel de produo, emprego, consumo, etc.) e finanas (usado para cumular juros peridicos); quando utilizado como medida de variao de preo chama-se ndice de preos.

ANLISE DE INVESTIMENTOS
Alguns ndices de inflao: - IGP-DI (ndice geral de preos disponibilidade interna): obtido pela mdia aritmtica de 3 ndices, 60% de IPA (ndice de preos por atacado), 30% de IPC (ndice de preos ao consumidor) apurado nas cidades de So Paulo e Rio de Janeiro, 10% INCC (ndice nacional de custo da construo) apurado desde 1.947 pela FGV e calculado desde 1.954 com a mesma estrutura de ponderao. At novembro de 1.985 foi o ndice oficial de inflao no Brasil, perodo de coleta vai do primeiro ao ltimo dias de cada ms, divulgado no final da primeira quinzena do ms seguinte.

ANLISE DE INVESTIMENTOS
- IGP-M (ndice geral de preos do mercado) tem a mesma estrutura do IGP-DI, s que o perodo de coleta vai do dia 21 de um ms at o dia 20 do prximo ms. Foi criado em 1.989 por encomenda da ANDIMA (Associao Nacional das Instituies de Mercado Aberto) e outras instituies do mercado financeiro FGV, para atender necessidade do mercado financeiro acompanhar a evoluo e a tendncia do ndice de preos em prazo menor.

ANLISE DE INVESTIMENTOS
- INPC IBGE (ndice nacional de preos ao consumidor) comeou a ser calculado em setembro de 1.979 pelo IBGE e reflete a variao dos preos pagos pelos consumidores nas principais regies metropolitanas, mostra a variao da cesta bsica das famlias com rendimento de um a oito salrios mnimos em feiras, supermercados, mercearias etc., dados so coletados do primeiro ao ltimo dia do ms, sendo divulgado at o final da primeira quinzena do ms seguinte.

ANLISE DE INVESTIMENTOS
- IPCA (ndice nacional de preos ao consumidor amplo IBGE) ndice utilizado na execuo da poltica monetria do Banco Central do Brasil, pois utilizado para o acompanhamento dos objetivos estabelecidos no sistema de metas de inflao, adotado desde julho de 1.999; este ndice calculado e divulgado mensalmente pelo IBGE desde 1.980, de forma semelhante ao INPC, reflete a variao dos preos das cesta de consumo das famlias com renda mensal de 1 a 40 salrios mnimos.

ANLISE DE INVESTIMENTOS
- IPC FIPE (ndice de preo ao consumidor da FIPE) um dos ndices mais antigos do Brasil, mede o custo de vida da famlia paulistana durante o ms (primeiro ao ltimo dia de cada ms); a cesta bsica considerada a partir de janeiro de 1.994 de 1 a 20 salrios mnimos, originalmente denominava-se ndice Ponderado de Custo de Vida da Classe Operria na Cidade de So Paulo e foi apurado de 1.939 a 1.968 pela Prefeitura Municipal de So Paulo, em 1.968 a responsabilidade foi passada para o IPE-USP (Instituto de Pesquisas Econmicas da Universidade de So Paulo, antecessor da FIPE-USP), a partir de 1.972 a denominao foi alterada para ndice de Preos ao Consumidor (custo de vida) da Classe de Renda Familiar Modal no Municpio de So Paulo.

ANLISE DE INVESTIMENTOS
- ICV DIEESE (ndice do custo de vida DIEESE) ndice apurado pelo Departamento Intersindical de Estatstica e Estudos Scio Econmicos, cuja finalidade medir a custo de vida da classe trabalhadora; a coleta de dados feita no municpio de So Paulo, com base no custo de vida das famlia com rendimento entre 1 e 30 salrios mnimos, a pesquisa de preos realizada do primeiro ao ltimo dia do ms.

ANLISE DE INVESTIMENTOS
Comentrios sobre Anlise de Investimentos para pequenas empresas.

BIBLIOGRAFIA
HOJI, Masakazu, Administrao Financeira e Oramentria, 6 ed., Ed. Atlas, SP, 2007 LEMES JNIOR, Antonio Barbosa, et alii, Administrao financeira, 2 Ed., Ed. Campus, RJ, 2005 ROSS, Stephen, et alii, Administrao Financeira Corporate Finance, Ed. Atlas, SP, 1995 BRIGHAM, Eugene F., et alii, Administrao Financeira Teoria e Prtica, Ed. Atlas, SP, 2001

You might also like