You are on page 1of 61

APOSENTADORIA ESPECIAL SEGURO DESEMPREGO Pos-Graduao Lato sensu UEL Londrina/PR

LUIZ GUSTAVO BOIAM PANCOTTI


Advogado e consultor Jurdico Professor das Relaes Sociais da Unimep Mestre em Direito Difusos e Coletivos Doutorando em Direito Previdncirio www.advocaciadireitopublico.com.br

APOSENTADORIA ESPECIAL
EVOLUO LEGISLATIVA

Artigo 31 da L.O.P.S. (Lei 3807/60), aspectos: a-) referia-se s atividades penosas, perigosas e insalubres com base na natureza do servio; b-) Carncia diferenciada de 180 meses; c-) Idade mnima de 50 anos. Com Decreto 58.831/64 alterou os agentes nocivos e atividades profissionais classificadas como insalubre, perigosas ou penosas (Decreto 60.501/67) Lei 5.440-A/68 suprimiu o limite etrio. O Decreto 63.230/68 excluiu do rol de seus beneficirios os engenheiros da construo civil e os eletricistas, restabelecidos ao mesmo status jurdico por meio da Lei 5.527/68.

EVOLUO LEGISLATIVA
CONTINUAO

O Decreto 63.230/68 especial para especial.

introduziu a converso de tempo de servio em

A Lei 5.890/73 diminuiu-se a carncia de 180 para 60 contribuies, desde que contasse com 15, 20 ou 25 anos de tempo de servio, conforme a atividade profissional estabelecida por decretos do Poder Executivo. O artigo 12 da mesma lei determina a suspenso do benefcio da aposentadoria por tempo de servio na hiptese do beneficirio retornar atividade, extinta posteriormente pela Lei 6.210/75. No entanto, permaneceu silente no que tange o quesito etrio, o que levou o instituto previdencirio a exigir o quesito etrio mnimo. Restou a jurisprudncia a afastar esta interpretao (REsp. 159.818/MG; REsp. 128.882; AMS N 96.01.43858-0- TRF1). Decreto 72.771 aprovou o novo Regulamento da LOPS determinando a implantao de um novo sistema, dando origem ao Decreto 77.077/76 denominada como Consolidao das Leis da Previdncia Social - CLPS.

EVOLUO LEGISLATIVA
CONTINUAO

Na CLPS, a aposentadoria especial tinha os seguintes aspectos: a-) Carncia de 60 meses de contribuio; b-) durao de trabalho, conforme o tipo de atividade profissional de 15, 20 e 25

anos;

A Lei 6.643/79 licena para cargo na Administrao Pblica, ou representao Sindical. O trabalhador no exercesse atividade especial seria beneficiado em tais hipteses. Decreto 83.080/79 - Anexo I e II - constava a relao das atividades profissionais e os agentes nocivos, ressaltando a retificao referente ao jornalista profissional e do aeronauta que passaram a constar separadamente em condies especiais. A Lei 6.887/80 introduziu a converso do tempo de servio exercido alternadamente em atividades comuns e especiais, segundo critrios dos Ministrios da Previdncia Social.

EVOLUO LEGISLATIVA
CONTINUAO

Decretos 87.374/82 e 89.312/84 no trouxeram grandes inovaes para a aposentadoria especial. Constituio Federal de 1988, antiga redao do artigo 202, inciso II: aposentadoria em tempo inferior, desde que trabalhados em condies especiais que prejudiquem a sade ou a integridade fsica definida em lei. O requisito especfico no era o carter insalubre, perigoso ou penoso do trabalho, mas a ocorrncia de prejuzo sade ou sua integridade fsica, e mais: as condies especiais no seriam mais definidas em regulamento, mas em lei. Artigo 152 da Lei 8.213/91 a relao das atividades profissionais seria apreciada pelo Congresso Nacional, no prazo de 60 dias aps a sua promulgao. O Decreto 357/91, artigo 295: para a aposentadoria especial deveriam ser consideradas a Lista de Anexos I e II do Regulamento dos Benefcios da Previdncia Social, aprovados pelo Decreto 83.080/79 e do Anexo 53.831/64, at que a mencionada lei fosse promulgada.

EVOLUO LEGISLATIVA
CONTINUAO

Lei 9.032/95 alterou o caput do artigo 57, modificando a expresso conforme categorial profissional, para conforme dispuser a lei. 3 e 4 do artigo 57 o segurado teria que comprovar que o trabalho prestado era de forma permanente, no ocasional e nem intermitente, em ocasies especiais que prejudiquem a sade ou a integridade fsica, durante o perodo mnimo fixado, sem prejuzo da comprovao da presena dos agentes nocivos qumicos, fsicos e biolgicos. Se antes bastava apenas o enquadramento da categoria profissional para a comprovao da atividade especial, aps a lei 9.032/95 passou-se a exigir a prova efetiva da sua exposio permanente nocividade.

EVOLUO LEGISLATIVA
CONTINUAO

MP 1.523/96, suspendeu a eficcia do artigo 58 da Lei 8.231/91, disciplinando que: a-) a relao dos agentes nocivos seria definido pelo Poder Executivo; b-) a comprovao de efetiva exposio aos agentes nocivos seria feita com base no laudo mdico de condies ambientais c-) No laudo mdico deveria constar a informao sobre a existncia de tecnologia de proteo capaz de diminuir a intensidade do agente agressivo e a recomendao para o seu uso; d-) Obrigatoriedade da empresa manter atualizado o perfil profissiogrfico e de entregar ao trabalhador no fim do contrato de trabalho, sob pena de multa. Posteriormente foi aprovado o Decreto 2.127/97, classificando em seu Anexo IV os agentes nocivos em qumicos, fsicos e biolgicos.

EVOLUO LEGISLATIVA
CONTINUAO

A MP 1.523/96 foi convalidada pela MP 1.596-14/97 e convertida na Lei 9.528/97. A MP 1.663-10/98 revogou o 5 do artigo 57 que permitia a converso do tempo especial em comum. Na reedio 14 ficou estabelecida uma regra transitria para os perodos anteriores a 28 de maio de 1998, data da publicao da medida. Esta MP foi convertida na Lei 9.711/98, porm sem a proibio da converso do tempo especial em comum, gerando conflito lgico, pois na MP a converso era proibida a partir de uma data e posteriormente a promulgao da lei ela no era vedada. O Decreto 3.048/99 no seu artigo 70 expressamente proibiu a converso do tempo especial em comum. Ser que o Decreto pode restringir direitos que no esto previstos em Lei? Acreditamos que no, pois se a Lei 9.711/98 foi omissa quanto a vedao outrora veiculada na MP 1.596/98, denota-se que h, ainda que de forma implcita, um permissivo legal para fazer tal converso. Ademais, sempre bom lembrar que Decreto um ato administrativo, privativo do chefe do Poder Executivo, cuja finalidade de dar fiel cumprimento lei, sendo ilcito ir alm da vontade do legislador.

EVOLUO LEGISLATIVA
CONTINUAO

O Decreto 4.032 regulamentou o perfil profissiogrfico criado pela MP 1.523/96, denominando-o de Perfil Profissiogrfico Previdencirio (PPP), alterando o 2 do artigo 68 do Decreto 3048/99, determinando que a comprovao da efetiva exposio do segurado aos agentes nocivos ser feita mediante este formulrio. A partir da promulgao deste Decreto a empresa no era obrigada a manter o DIRBEN 8030, o laudo pericial e o perfil profissiogrfico a fim de comprovar as condies especiais do trabalho desempenhado pelo segurado, podendo comprovar a atividade especial elaborando um PPP referente a todo perodo trabalhado. MP n 83, de 2002, convertida na Lei 10.666/03 possibilitou ao contribuinte individual quando cooperado filiado cooperativa de trabalho ou de produo, desde que preenchido os requisitos em lei, a obteno de aposentadoria especial, bem como a dispensa da manuteno da qualidade de segurado do RGPS para a fruio do benefcio em estudo. Decreto n 4.827/03 acrescentou dois pargrafos ao artigo 70 do Decreto 3048/99, dispondo que a caracterizao e a comprovao do tempo de atividade sob condies especiais obedecer ao disposto na legislao em vigor na poca da prestao do servio e que as regras de converso da atividade especial em comum aplicam-se ao trabalho prestado a qualquer tempo.

APOSENTADORIA ESPECIAL
CONCEITO E CARACTERSTICAS

A aposentadoria especial uma espcie de aposentadoria por tempo de contribuio, com reduo do tempo necessrio inativao, concedida em razo do exerccio de atividades consideradas prejudiciais sade ou integridade fsica. A aposentadoria especial, uma vez cumprida a carncia exigida, ser devida ao segurado empregado, trabalhador avulso e contribuinte individual, este somente quando cooperado filiado cooperativa de trabalho ou de produo, que tenha trabalhado durante quinze, vinte ou vinte e cinco anos, conforme o caso, sujeito a condies especiais que prejudiquem a sade ou a integridade fsica. A classificao dos agentes nocivos qumicos, fsicos, biolgicos ou associao de agentes prejudiciais sade, ou integridade fsica e o tempo de exposio considerados para fins de concesso de aposentadoria especial constam do Anexo IV do Decreto n. 3.048/99.

CONCEITO E CARACTERSTICAS
CONTINUAO

A Emenda n. 20, ao dar nova redao ao 1 do art. 201 da Constituio Federal, estabeleceu que: vedada a adoo de requisitos e critrios diferenciados para a concesso de aposentadoria aos beneficirios do regime geral de previdncia social, ressalvados os casos de atividades exercidas sob condies especiais que prejudiquem a sade ou a integridade fsica, definidos em lei complementar. Por sua vez, o art. 15 da Emenda Constitucional n. 20/98 manteve em vigor o disposto nos arts. 57 e 58 da Lei n. 8.213, de 24.7.91, na redao vigente em 16.12.98, at que a Lei Complementar a que se refere o art. 201, 1, da Constituio Federal seja publicada. Sendo assim, as regras para concesso de aposentadoria especial que vigoraram at a publicao da Reforma da Previdncia continuam vlidas, por expressa recepo, at que haja nova regulamentao da matria por meio de Lei Complementar.

APOSENTADORIA ESPECIAL
NATUREZA JURDICA

Trata-se de um direito subjetivo excepcional de quem preenche os requisitos legais.

especial em relao ao tempo em que o segurado fica submetido a exposio do risco.

Tem carter definitivo, imprescritvel, e visa a substituio do salrio, de pagamento contnuo e veda o retorno em atividade especial.

APOSENTADORIA ESPECIAL
RISCO PROTEGIDO

Este benefcio visa proteger a sade ou a integridade fsica do trabalhador. Basta a mera exposio ao risco, independentemente do atingimento da capacidade laboral. So segurados que ao prestar os seus servios em condies adversas sade precisam de uma proteo diferenciada da previdncia social. Os riscos de um acidente ou uma doena e, consequentemente de incapacidade do trabalho no mnimo duas vezes maior em relao quele que trabalham em condies normais. So dois os riscos existentes: o de primeira e segunda ordem. O risco direto (primeira ordem) refere-se prpria sade do obreiro, o seu bem-estar fsico e mental. Por outro lado, o risco indireto (segunda ordem) a consequncia lgica da ruptura de higidez mental e fsica, com a gerao da incapacidade para o trabalho. Assim, a contingncia social que deflagra a aposentadoria especial o tempo de vinculao ao sistema, laborando em atividade, de modo habitual e permanente, tidas como nocivas atividade humana. H quem diga que a aposentadoria especial uma medida profiltica destinada a combater a invalidez.

APOSENTADORIA ESPECIAL
REQUISITOS

A aposentadoria especial normatizada pelos seguintes dispositivos normativos:


Artigo 201, 1 da CF/88 artigos 57 e 58 da Lei 8.213/91 Artigo 64 a 70 do Decreto 3048/99 Artigos 77, 234 a 273 da INS 45/2010

Os requisitos para o seu deferimento so:


Carncia de 180 contribuies observada a regra de transio (art. 142); Tempo de servio exigido (15, 20 ou 25) conforme a intensidade da situao especial.

Destarte, o que nos preocupa neste mdulo a comprovao das atividades especiais que do ensejo diminuio do tempo de servio, bem como a sua converso.

APOSENTADORIA ESPECIAL
SEGURADOS E ATIVIDADE

Os segurados que se submetem de forma habitual e contnua durante todo o perodo da prestao de servio so:

os empregados; avulsos, e; contribuintes individuais cooperados a uma cooperativa de trabalho ou de produo.

As atividades profissionais especiais, isto , prejudiciais sade ou integridade fsica deviam ser arroladas em lei especfica, segundo o art. 58. da Lei 8.213/91 na sua redao original. At que a lei viesse a determinar quais seriam estas atividades, em consonncia com o art. 152 tais atividades eram reguladas simultaneamente, pelos Decretos 53.831, de 25/03/64 e 83.080 de 24/01/79.

APOSENTADORIA ESPECIAL
RELAO DE ATIVIDADES

DECRETO 83.080/79 ENGENHARIA, QUMICA-RADIOATIVIDADE, MEDICINA-ODONTOLOGIA-FARMCIA E BIOQUMICA-ENFERMAGEMVETERINRIA, TRANSPORTE FERROVIRIO (Maquinista de mquinas acionadas a lenha ou a carvo. Foguista); TRANSPORTE URBANO E RODOVIRIO (Motorista de nibus e de caminhes de cargas (ocupados em carter permanente); TRANSPORTE AREO (Aeronautas); TRANSPORTE MARTIMO (Foguistas. Trabalhadores em casa de mquinas). TRANSPORTE MANUAL DE CARGA NA REA PORTURIA. (Estivadores (trabalhadores ocupados em carter permanente, em embarcaes, no carregamento e descarregamento de carga.) Arrumadores e ensacadores. Operadores de carga e descarga nos portos. Pintores a pistola (com solventes hidrocarbonados e tintas txicas). PREPARAO DE COUROS. MAGISTRIO (Professores); AGRICULTURA DECRETO 53.831/64 (Trabalhadores na agropecuria); LAVANDERIA E TINTURARIA (Lavadores, passadores, calandristas, tintureiros); ELETRICITRIOS;

APOSENTADORIA ESPECIAL
RELAO DE ATIVIDADES

No que tange diante do desgaste pessoal ou do risco acarretado pelo exerccio destas atividades, firmou-se na jurisprudncia o entendimento de que desimportava o fato da atividade no estar descrita no quadro especificativo, desde que a percia comprovasse as condies especiais em que a atividade era desempenhada, O QUE DENOTA O ENTENDIMENTO DE QUE TAIS ENUMERAES SO MERAMENTE EXEMPLIFICATIVAS. Nesse sentido a Smula n 198 do Tribunal Federal de Recursos: "Atendidos os demais requisitos, devida a aposentadoria especial, se percia judicial constata que a atividade exercida pelo segurado perigosa, insalubre ou penosa, mesmo no inscrita em regulamento." Conclui-se, portanto que o rol de agentes nocivos exaustivo, mas no que tange s suas atividades so meramente exemplificativos.

APOSENTADORIA ESPECIAL
CONDIES ESPECIAIS

Nos decretos que tratavam da aposentadoria especial, constata-se que as condies especiais - ensejadoras do direito a jubilao com um tempo de servio menor do que o exigido para os demais trabalhadores - eram valoradas sob dois ngulos:

grupos profissionais tais como engenheiros, qumicos e motoristas de nibus, nos quais presumia-se que o exerccio destas profisses sujeitava os trabalhadores a agentes agressivos (exposio ficta) e; agentes nocivos cuja exposio, independente da profisso do segurado, facultaria o direito a aposentadoria especial.

A fim de comprovar das atividades exercidas pelo segurado, criou-se um impresso padronizado que deveria ser preenchido pelas empresas, o qual ficou conhecido pela sigla SB 40, onde seriam lanadas as informaes relevantes sobre as atividades especiais, tidas como presumivelmente verdadeiras, mas de forma relativa. Destarte, estando a atividade do segurado inscrita em regulamento, militava a presuno de que a atividade era especial somente sendo necessria a percia em caso de dvida fundada.

JURISPRUDNCIA
PREVIDENCIRIO. APOSENTADORIA ESPECIAL. MOTORISTA. TEMPO DE SERVIO. PROVA. 1. E de ser deferida a aposentadoria especial, quando plenamente demonstrado que o autor exerceu atividade penosa por tempo superior ao indicado em regulamento. 2. Estando a atividade de motorista classificada como insalubre, desnecessria a realizao de percia para comprovar o que o regulamento presume existir. (...) (AC n 90.4263861/RS, TRF 4 R, Rel. Juiz Fbio B. da Rosa, 3 T., un, DJU 18.11.92, p. 38.035). AGRAVO REGIMENTAL NO RECURSO ESPECIAL. APOSENTADORIA POR TEMPO DE SERVIO. MOTORISTA. ATIVIDADE INSALUBRE. CONVERSO DO TEMPO DE SERVIO ESPECIAL EM COMUM. EXISTNCIA DE DIREITO ADQUIRIDO. PRESUNO DE EXPOSIO A AGENTES NOCIVOS AT A EDIO DA LEI N 9.032/95. APS 29/4/95, EXIGNCIA DE PROVA DA EFETIVA EXPOSIO MEDIANTE FORMULRIOS PRPRIOS. DSS 8030. 1. Tratando-se o perodo que se pretende averbar anterior edio da Lei n 9.528/97, basta o simples enquadramento da atividade como especial o que, no caso, consistia no enquadramento no Cdigo 2.4.4 do Quadro Anexo do Decreto 53.831/64 e no Cdigo 2.4.2 do Anexo II do Decreto 83.080/79 , desde de que acrescido do formulrio DSS 8030 de modo a suprir a prova da exposio a agentes nocivos. 2. Agravo regimental a que se nega provimento. (AgRg no REsp 1088831/PR, Rel. Ministro OG FERNANDES, SEXTA TURMA, julgado em 17/09/2009, DJe 13/10/2009)

APOSENTADORIA ESPECIAL
LEI 9.032/95

A Lei 9.032/95 realizou importantes transformaes no quadro normativo cabendo destacar: a) A concesso do benefcio passou a depender de comprovao, pelo segurado, do tempo de servio sob condies especiais, permanente e no ocasional nem intermitente (3 do art. 57). Em sntese, a freqncia do trabalho especial deve submeter o obreiro aos agentes nocivos de forma permanente e habitual (3 do art. 57), ou seja, a exposio a estas condies deve ocorrer durante toda a jornada de trabalho e durante todos os dias. Administrativamente o entendimento do INSS est especificado no art. 65 do RPS e art. 236, 1 da IN-PRES 45/2010.
Art. 65. Considera-se trabalho permanente, para efeito desta Subseo, aquele que exercido de forma no ocasional nem intermitente, no qual a exposio do empregado, do trabalhador avulso ou do cooperado ao agente nocivo seja indissocivel da produo do bem ou da prestao do servio. (Alterado pelo DECRETO N 4.882, DE 18 DE NOVEMBRO DE 2003 - DOU DE 19/11/2003) 1 Considera-se para esse fim: I - trabalho permanente - aquele em que o segurado, no exerccio de todas as suas funes, esteve efetivamente exposto a agentes nocivos fsicos, qumicos, biolgicos ou associao de agentes; II - trabalho no ocasional e nem intermitente - aquele em que, na jornada de trabalho, no houve interrupo ou suspenso do exerccio de atividade com exposio aos agentes nocivos, ou seja, no foi exercida de forma alternada, atividade comum e especial.

APOSENTADORIA ESPECIAL
LEI 9.032/95

b) Excluso do tempo do lder sindical pela alterao do 4 do art. 57 da LB.

Reconhecendo o direito adquirido, reza o artigo 165 da IN 95/2003. Art. 165. O perodo em que o empregado esteve licenciado da atividade para exercer cargo de administrao ou de representao sindical, exercido at 28 de abril de 1995, ser computado como tempo de servio especial, desde que, data do afastamento, o segurado estivesse exercendo atividade considerada especial. c) Reduo das categorias que fazem jus ao benefcio (segundo o INSS) A prestao em comento, por fora da sistemtica atribuda ela pela Lei n 9.032/95, era devida apenas ao segurado empregado e ao avulso (na medida em que a Constituio probe qualquer discriminao ao trabalhador avulso no Inciso XXIV do art. 7), porquanto a partir de 29 de abril de 1995 o autnomo, o domstico e o avulso no poderiam comprovar, em conformidade com a exigncia do 3 do artigo 57, a exposio a agentes nocivos de maneira habitual e permanente.

APOSENTADORIA ESPECIAL
LEI 9.032/95

Entretanto, por fora da MP 83, convertida na Lei 10.666, consoante j comentado, os cooperados cuja filiao Previdncia Social efetuada na estirpe de contribuintes individuais no faziam jus aposentadoria especial. Buscando corrigir essa situao, a Medida Provisria 83, de 12 de dezembro de 2002, determinou a aplicao ao cooperado filiado cooperativa de trabalho e de produo, que trabalha sujeito a condies especiais que prejudiquem a sua sade ou a sua integridade fsica, das disposies legais sobre a aposentadoria especial. Art. 1 As disposies legais sobre aposentadoria especial do segurado filiado ao Regime Geral de Previdncia Social aplicam-se, tambm, ao cooperado filiado cooperativa de trabalho e de produo que trabalha sujeito a condies especiais que prejudiquem a sua sade ou a sua integridade fsica. Nesse sentido dispe o atual Art. 64 do RPS, na redao delineada pelo Decreto 4.729, de 09 de junho de 2003. Art.64. A aposentadoria especial, uma vez cumprida a carncia exigida, ser devida ao segurado empregado, trabalhador avulso e contribuinte individual, este somente quando cooperado filiado a cooperativa de trabalho ou de produo, que tenha trabalhado durante quinze, vinte ou vinte e cinco anos, conforme o caso, sujeito a condies especiais que prejudiquem a sade ou a integridade fsica. (Nova redao dada pelo Decreto n 4.729/2003)

APOSENTADORIA ESPECIAL
LEI 9.032/95

d) o segurado deve comprovar a efetiva exposio aos agentes insalutferos pelo perodo equivalente ao benefcio desejado (4 do art. 57); Com a edio da Lei n 9.032/95, de 29 de abril de 1995, ainda era permitida a concesso de aposentadoria com base na relao de profisses do Decreto n 53.831/64. Entretanto, em face da alterao promovida no art. 57, em especial a nova redao do 4, tambm passou a ser necessria a demonstrao real de exposio aos agentes nocivos, qumicos, fsicos, ou biolgicos, passando o INSS a exigir para quem implementasse os requisitos aps 29/04/95, alm do antigo formulrio denominado SB40, a apresentao de laudo pericial.

APOSENTADORIA ESPECIAL
LEI 9.032/95

Parecer/CJ/n 1.331/98 aprovado pelo Ministro da Previdncia em 28/05/98. Eis a Ementa do Parecer: Previdencirio. Aposentadoria Especial. Implementao dos requisitos. Advento da Lei n 9.032, de 28.04.95, o critrio para a aposentadoria especial fixa-se na comprovao das condies especiais prejudiciais sade ou integridade fsica, bem como na efetiva exposio aos agentes nocivos. Todavia, o segurado que preencheu os requisitos para a concesso do benefcio at 28.04.95, vspera da data de publicao da Lei n 9.032/95, possui direito adquirido de obter aposentadoria especial, segundo o critrio outrora vigente, qual seja o da atividade profissional, ainda que no haja requerido seu benefcio. Smula n 359 do STF. Precedentes. Um conceito sem definio precisa. Como exemplos de atividades consideradas penosas pelo decreto 53831/64 podemos citar a dos professores e dos motoristas e cobradores de nibus. A Lei n 7.850/89 considerou a atividade dos telefnicos como atividade penosa (revogada pela Lei 9.528).

APOSENTADORIA ESPECIAL
LEI 9.032/95

Outras alteraes substanciais tambm foram operadas pela Lei 9.032/95 tais como:

e) ficou vedada a converso do tempo comum para especial;

f) a renda mensal passou a ser 100% em qualquer caso;

g) vedou-se ao segurado aposentado de retornar ao exerccio de atividade em condies de exposio ao agente prejudicial sade.

APOSENTADORIA ESPECIAL
LEI 9.032/95

A nova redao do caput desse dispositivo, originada pela Medida Provisria n 1.523, de 11 de outubro de 1996, reeditada at ser convertida na Lei n 9.528/97 apresenta duas inovaes principais: a) o legislador no quis deixar qualquer dvida quanto a necessidade de demonstrao das condies especiais impedindo que o simples o exerccio de uma determinada profisso - onde presumia-se que determinada categoria estaria submetida a agentes insalutferos - pudesse permitir o direito prestao. Agora, a concesso restringe-se apenas aos segurados que demonstrarem a efetiva presena de agentes insalubres, penosos, ou perigosos nas suas atividades, assemelhando-se ao que ocorre na verificao de insalubridade no Direito do Trabalho. b) Aboliu-se a exigncia de lei, delegando para o poder executivo a atribuio de fixar os agentes agressivos cuja efetiva exposio ensejaria o direito de obter a aposentadoria especial, revogando-se o artigo 152 da Lei n 8.213/91.

APOSENTADORIA ESPECIAL
LEI 9.032/95

Estava aberto o caminho para que as antigas relaes que disciplinavam as atividades consideradas especiais, integrantes dos Decretos n 53.831, de 25/03/64 e 83.080 de 24/01/79 fossem modificadas, pois a MP 1.523/96 expressamente revogou a Lei 5.527/68, retirando o fundamento de validade do quadro anexo ao Decreto n 53.831. A nova lista emanou do anexo IV do Regulamento dos Benefcios da Previdncia Social, aprovado pelo Decreto n 2.172, de 5 de maro de 1997. Atualmente, os agentes nocivos esto retratados no anexo IV do Decreto 3.048/99. importante destacar que a EC n 20/98 passou a exigir a edio de Lei Complementar para disciplinar as atividades exercidas sob condies especiais (1 do artigo 201), mantendo, a partir de 16 dezembro de 1998 a redao dos artigos 57 e 58 da Lei 8.213/91 de novas alteraes.

APOSENTADORIA ESPECIAL
COMPROVAO DAS CONDIES

a) at 28/04/1995, basta o formulrio SB40, desde que a sua emisso seja contempornea ao exerccio da atividade, e a atividade/agente estiver prevista nos Decretos 53.831/64 ou 83080/79, salvo para o rudo ou no caso de dvida fundamentada (tambm foi o entendimento acolhido na ACP 2000.71.00.030435-2/RS). Caso o SB 40 no seja contemporneo, venho entendendo estar caracterizada dvida fundada que reclama a realizao de PROVA PERICIAL E TESTEMUNHAL. Nesse sentido destaco o seguinte precedente: PREVIDENCIRIO. CONCESSO DE APOSENTADORIA. RECONHECIMENTO DE TEMPO DE SERVIO. DECLARAO DA EMPRESA. ATIVIDADE ESPECIAL. LEGISLAO APLICVEL. CONVERSO DO TEMPO ESPECIAL EM COMUM. TEMPO DE SERVIO MILITAR. (...) 3. A declarao da empresa que no guardar contemporaneidade com o fato cuja prova intentada, carece de condio de prova material, exteriorizando, apenas, simples testemunho escrito que, legalmente, no se mostra apto a comprovar a atividade laborativa para fins previdencirios. Precedentes do STJ. 4. Uma vez demonstrado nos autos o tempo de servio e o exerccio de atividades enquadrveis como especiais, sob a gide da legislao poca vigente, o segurado adquire o direito ao reconhecimento como tal e ao acrscimo decorrente da sua converso em comum. 5. A deficincia de iluminao, por tratar-se de agente no previsto nos anexos dos Decretos n 53.831/64, 83.080/79 e 2.172/97, no enseja cmputo do perodo como ESPECIAL. (...) (AC n 2002.71.05007451-0/RS, 6 T., rel. Des. Fed. Victor Luiz dos Santos Laus, DJ 12/01/05).

APOSENTADORIA ESPECIAL
COMPROVAO DAS CONDIES

b) APS 29/04/1995 at 31.12.2003: O segurado dever instruir o seu requerimento com os formulrios preenchidos pelas empresa (SB 40, DSS8030) bem como instruir o requerimento com o laudo tcnico de condies ambientais do trabalho LTCAT, sobre todas as atividades que so exercidas, especificando as condies de trabalho de cada uma delas (elaborado por mdico do trabalho ou engenheiro de segurana do trabalho). No laudo devero constar informaes sobre a existncia de tecnologias de proteo coletiva e individual aptas a reduzir a intensidade dos agentes nocivos a limites suportveis e a recomendao de seu emprego pelo estabelecimento respectivo. O RPS no 7 do art. 68, determina que o laudo deve observar as normas do Ministrio do Trabalho e Emprego e dos atos normativos expedidos pelo INSS. Com base neste laudo tcnico a empresa dever preencher o formulrio DSS 8030, o qual substituiu o antigo formulrio SB 40 informando as atividades com exposio a agentes agressivos, para fins de comprovar perante o INSS que a atividade era especial. A contar de 07 de maio de 1999 o formulrio DSS 8030 e o laudo pericial devero ser analisados pela percia mdica do INSS, inclusive podendo inspecionar o local de trabalho para corroborar as informaes constantes dos documentos ( 5 do art. 68 do RPS).

APOSENTADORIA ESPECIAL
COMPROVAO DAS CONDIES

c) Com a adoo do perfil profissiogrfico previdencirio PPP - introduzido pela MP 1596-14(convertida na Lei 9.528/97), mas cuja implantao ocorrer, em conformidade com o prevista pela IN 95/2003, em 01.01.2004, os demais formulrios deixaro de ser empregados, valendo os que foram emitidos na poca em que o segurado exerceu a atividade. O PPP deve ser elaborado pela empresa, rgo gestor de mo de obra ou respectivo sindicato da categoria (trabalhador avulso no porturio) ou ainda pelas cooperativas, devendo estar respaldado nas movimentaes das GFIP (Guia de Recolhimento do FGTS e Informaes Previdncia Social). O PPP substituiu o formulrio de informaes sobre atividades com exposio de agentes nocivos, conhecido como DIRBEN 8030, antigo SB40. Assim, o PPP substitui o formulrio para comprovao da efetiva exposio dos segurados aos agentes nocivos para fins de requerimento da aposentadoria especial, a partir de 1 de janeiro de 2004, conforme determinado pelo pargrafo 2 do artigo 68 do RPS, alterado pelo Decreto n 4.032, de 2001.

APOSENTADORIA ESPECIAL
COMPROVAO DAS CONDIES O PPP dever ser emitido com base em Laudo Tcnico de Condies de Ambiente de Trabalho para fins de comprovao da atividade especial, podero ser aceitos, em substituio ao LTCAT, ou ainda de forma complementar a este, os seguintes documentos: I - laudos tcnico-periciais emitidos por determinao da Justia do Trabalho, em aes trabalhistas, acordos ou dissdios coletivos; II - laudos emitidos pela Fundao Jorge Duprat Figueiredo de Segurana e Medicina do Trabalho (FUNDACENTRO); III - laudos emitidos pelo MTE ou, ainda, pelas DRT; IV - laudos individuais acompanhados de: a) autorizao escrita da empresa para efetuar o levantamento, quando o responsvel tcnico no for seu empregado; b) cpia do documento de habilitao profissional do engenheiro de segurana do trabalho ou mdico do trabalho, indicando sua especialidade; c) nome e identificao do acompanhante da empresa, quando o responsvel tcnico no for seu empregado; d) data e local da realizao da percia. V - os programas PPRA, PGR, PCMAT e PCMSO, de que trata o artigo 152.

APOSENTADORIA ESPECIAL
COMPROVAO DAS CONDIES

Porm, no sero aceitos em substituio do LTCAT. em se tratando de: a-) laudo elaborado por solicitao do prprio segurado; b-) laudo relativo atividade diversa, salvo quando efetuada no mesmo setor; c-) laudo relativo a equipamento ou setor similar; d-) laudo realizado em localidade diversa daquela em que houve o exerccio da atividade; e e-) laudo de empresa diversa, O recebimento de adicional de insalubridade/periculosidade incio de prova material, mas no garantia do direito aposentadoria especial, sendo que da mesma forma s pela concesso da aposentadoria especial no atrela o direito ao recebimento dos respectivos adicionais. A responsabilidade trabalhista no se deve confundir com a previdncia, em razo de suas natureza: a primeira contratual e a segunda contributiva.

APOSENTADORIA ESPECIAL
JUSTIFICAO ADMINISTRATIVA

Em que pese a prova da atividade especial ser tarifada, haja vista que a lei menciona os documentos que comprovaro a atividade especial, no h que se proibir a realizao de outros meios de prova, desde que no contrrio a lei. Com efeito, em determinadas situaes possvel o reconhecimento de tempo de servio por meio da J.A., como dispe ao artigo 108 da LBPS e 4 do artigo 161 da IN 118/05. In verbis: Art. 161. Para instruo do requerimento da aposentadoria especial, devero ser apresentados os seguintes documentos: (...) 4 Na impossibilidade de apresentao de algum dos documentos obrigatrios mencionados neste artigo, o segurado poder protocolizar junto ao INSS um processo de Justificao Administrativa- JA, conforme estabelecido por captulo prprio desta IN, observado: I - tratando-se de empresa legalmente extinta, para fins de comprovao da atividade exercida em condies especiais, ser dispensada a apresentao do formulrio para requerimento da aposentadoria especial; II - para perodos anteriores a 28 de abril de 1995, a JA dever ser instruda com base nas informaes constantes da CP ou da CTPS em que conste a funo exercida, verificada a correlao entre a atividade da empresa e a profisso do segurado, salvo nos casos de exposio a agentes nocivos passveis de avaliao quantitativa; III - a partir de 28 de abril de 1995 e, em qualquer poca, nos casos de exposio a agentes nocivos passveis de avaliao quantitativa, a JA dever ser instruda, obrigatoriamente, com laudo de avaliao ambiental, coletivo ou individual, nos termos dos 2 e 3.

APOSENTADORIA ESPECIAL
RUDO

Em se tratando de agente fsico rudo, firme o entendimento de que a atividade que expe o trabalhador ao fator agressivo em nvel superior a 80 decibis e inferior a 90 decibis, de forma habitual e permanente, pode ser enquadrada como especial at 05.03.1997 (Turma Recursal, processo n 2002.71.08.008911-3, rel. Juza Eloy Bernst Justo, j. 13.05.2003). Ocorre que, no artigo 152, o Plano de Benefcios da Previdncia Social recepcionou expressamente os Decretos n 53.831/64 e Decreto 83.80/79, at que fosse promulgada a lei regulando as atividades prejudiciais sade e integridade fsica. Embora o limite de presso sonora de 80 decibis tivesse sido modificado pelo Decreto n 83.080/79, a jurisprudncia consolidou-se no sentido de manter o menor nvel de presso sonora at a edio do Decreto 2.172/97 (que veio regulamentar as modificaes introduzidas pela Lei 9.032/95, editando novo elenco de agentes prejudiciais sade e integridade fsica, em substituio aos Decretos anteriores). Nessa mesma linha, o entendimento que vingou na esfera administrativa, de acordo com as instrues internas da prpria autarquia.

SMULA 32 DA T.N.U.

O tempo de trabalho laborado com exposio a rudo considerado especial, para fins de converso em comum, nos seguintes nveis: superior a 80 decibis, na vigncia do Decreto n. 53.831/64 (1.1.6); superior a 90 decibis, a partir de 5 de maro de 1997, na vigncia do Decreto n. 2.172/97; superior a 85 decibis, a partir da edio do Decreto n. 4.882, de 18 de novembro de 2003.

FUNDAMENTO
O tempo de servio regido pela legislao em vigor ao tempo em que efetivamente exercido, o qual incorporado ao patrimnio jurdico do segurado, que no pode sofrer prejuzo em virtude de inovao legal. Embora tenha havido revogao do Decreto n. 53.831/1964 pelo artigo 2 do Decreto n. 72.771/1973, o certo que o artigo 295 do Decreto n. 357/1991, seguido do Decreto n. 611/1992, em franca repristinao, determinou a observncia dos Anexos I e II do Decreto n. 83.080/1979 e o Anexo do Decreto n. 53.831/1964 para efeito de concesso de aposentadorias especiais, o qual estabelecia como nociva a atividade sujeita a exposio ao rudo de 80 dB. O STJ considerou insalubre o tempo de exposio permanente a presses sonoras superiores a 80 e a 90 decibis at a vigncia do Decreto n. 2.172/1997, que revogou o Decreto n. 611/1992. O Decreto n. 4.882/2003, ao alterar o item 2.0.1 de seu anexo IV do Decreto n. 3.048/1999, reduziu o limite de tolerncia do agente fsico rudo para 85 decibis. No entanto, sua observncia se dar somente a partir de sua entrada em vigor, em 18/11/2003. Como o tempo de servio rege-se pela legislao vigente ao tempo do efetivo exerccio, no h como atribuir retroatividade norma regulamentadora sem expressa previso legal.

APOSENTADORIA ESPECIAL
EPIS

PEDILEF n 2002.50.50.001890-3/ES, Rel. Juiz Enquadramento por exposio a Leomar Amorim, DJ 17.10.2003 agente nocivo. Rudo. PEDILEF n 2002.70.01.008791-5/PR, Rel. Juiz Osni Cardoso Filho, DJ 06.07.2005 O uso de equipamentos de proteo PEDILEF n 2007.72.55.007170-3/SC, Rel. Juiz individual (EPIs) no caso de rudo Derivaldo de Figueiredo Bezerra Filho, DJ 11.03.2010 PEDILEF n 2007.83.00.518717-0/PE, Rel. Juza no descaracteriza a especialidade. Jacqueline Michels Bilhalva, DJ 04.09.2009

Fed. Fed. Fed. Fed.

Equipamentos de Proteo Individual EPIs - so aqueles postos a disposio dos trabalhadores tais como culos, protetor auricular, destinados a neutralizar ou atenuar as condies potencialmente nocivas do exerccio de determinadas atividades. A jurisprudncia vem entendendo que no se presume, da mera informao do fornecimento de tais equipamentos, a completa eliminao dos efeitos nocivos do agente agressor. A qualidade (inclusive no que concerne capacidade de eliso dos fatores insalubres) dos equipamentos de proteo individual utilizados pelo demandante, portanto, no foi atestada pelo perito judicial, pelo que deve ser desconsiderada.

TRF 4 REGIO

Por sua vez, o TRF da 4 Regio na ACP n 2002.71.00.030435-2, entendeu o seguinte: certo que a lei no dispe expressamente sobre a matria, mas coerente admitir que, uma vez demonstrada a inexistncia da insalubridade ou periculosidade, seja pela utilizao eficiente dos equipamentos de proteo e segurana ou por qualquer outra razo, resta elidida a prpria natureza especial da atividade. Pensar diferente seria o mesmo que convalidar presunes que as novas leis pretenderam eliminar. A pura e simples disponibilizao dos equipamentos de segurana no suficiente. A utilizao, tambm no. necessrio que fique cabalmente comprovado que a utilizao dos EPIs ou EPCs revelou-se eficaz para reduzir a insalubridade a limites tolerveis, a padres normais. Alis, no ponto, o prprio INSS no considera eliminado o agente nocivo por meio da simples utilizao de equipamentos de proteo, como faz crer o autor. Para que se afaste o enquadramento da atividade, na forma da orientao interna do Instituto Previdencirio, necessrio que conste do laudo a eliminao ou neutralizao do agente nocivo, segundo o disposto nos itens 2.2.8 e 2.2.8.1 da Ordem de Servio n 600, in verbis: 2.2.8. A utilizao de equipamento de proteo no descaracteriza o enquadramento da atividade. 2.2.8.1. Se do laudo tcnico constar a informao de que o uso de equipamento, individual ou coletivo, elimina ou neutraliza a presena do agente nocivo, no caber o enquadramento da atividade como especial (grifei).

APOSENTADORIA ESPECIAL
CONVERSO DE TEMPO DE SERVIO

Converso de tempo de servio uma modalidade de transformao de perodo trabalho especial para comum.

A converso de tempo de servio foi introduzida no ordenamento pelo Decreto 63.230/68, no seu artigo 3, 1 possibilitando a converso de tempo especial para especial. A flexibilizao do tempo especial para comum foi introduzido no ordenamento pela Lie 6.887/80, nos termos do seu artigo 2, a qual conferiu nova redao ao artigo 9 da lei 5.890/73.

No que tange a converso do tempo anterior a 1980, ocasio da promulgao da Lei 6.887, no possvel ante o princpio da irretroatividade da norma (REsp 270.551, TRF 3 Regio 96.03.09.12840/SP).

CONVERSO DE TEMPO ESPECIAL EM ESPECIAL

A doutrina unnime sobre a possibilidade da converso quando do exerccio sucessivo de duas ou mais atividades do direito aposentadoria especial, sem completar o segurado em qualquer delas o tempo mnimo exigido para a obteno do benefcio, os respectivos perodos sero somados, aps a converso do tempo relativo s atividade no preponderantes, devendo ser utilizada a seguinte tabela:

Tempo de atividade a ser convertido De 15 anos De 20 anos De 25 anos

Para 15 anos 1,00 0,75 0,60

Para 20 anos 1,33 1,00 0,80

Para 25 anos 1,67 1,25 1,00

Trabalho em minerao subterrnea (aps. aos 15 anos de servio) = 7 anos; Trabalho com exposio ao rudo superior a 90 dB (aps. aos 25 anos de servio) = 10 anos

Desta forma, converte-se o tempo trabalhado em 15 anos para 25, multiplicando-se 7 anos em 1,67 para a converso = 11, 69, que acrescido com 10 anos (rudo) obtm-se 21,69 anos de tempo de servio.

CONVERSO DE TEMPO ESPECIAL EM TEMPO COMUM


Quando o trabalhador deixa a atividade nociva para trabalhar em atividade comum, devera ser computado um acrscimo e somado um tempo comum para fins de obteno de aposentadoria por tempo de servio. A converso dever ser procedida da seguinte forma:
Tempo de atividade a ser convertido De 15 anos De 20 anos De 25 anos Mulheres (30 anos) 2,00 1,50 1,20 Homens (35 anos) 2,33 1,75 1,40

Em 28/05/1998 foi publicada a MP 1.663-10 que expressamente revogava o 5 do artigo 57, que permitia a converso do tempo de servio especial em comum. Na sua 13 reedio, foi acrescentado na MP, especificamente no seu artigo 28 que a sua converso poderia ser realizada at o dia 28/05/1998, desde que o segurado j contasse com mais de 20% do tempo de servio especial, criando a presente regra de transio intertemporal. Na converso da Medida Provisria 1.663-14, foi promulgada a Lei n 9.711, de 20 de novembro de 1998, que deixou de acolher expressamente a revogao do 5 art. 57 da Lei n 8.213/91, mas recepcionou o disposto no artigo 28 que determinara o cumprimento do perodo mnimo de 20% da aposentadoria especial, ou seja: 3 anos (15), 4 (20) e 5 anos (25).

DIVERGNCIA DE INTEREPRETAO

H, contudo, posicionamento doutrinrio que a manuteno da redao do artigo 28, evidentemente incompatvel com a regra que autorizava a converso. Por sua vez, o Decreto n 2.782, de 14 de setembro de 1998, fixou os percentuais mnimos de tempo de servio especial, exercido at 28 de maio de 1998, necessrios para que o segurado possa valer-se do preceito transitrio, os quais equivalem a 20% do tempo requerido, ou seja, 3, 4 e 5 anos respectivamente para o tempo de servio que enseja a aposentadoria especial com 15, 20 e 25 anos (norma repetida pelo pargrafo nico do art. 70 do RPS). Por fora de deciso liminar proferida na ao civil pblica n 2000.71.00.030435-2, com validade para todo o Brasil, da lavra da Juza Federal Marina Vasques Duarte, da 4 Vara Previdenciria de Porto Alegre, o INSS ficou compelido a realizao da converso do tempo de servio especial em comum independentemente da poca em que foi prestado, seja antes ou seja depois de 28.5.98.

SUPERIOR TRIBUNAL DE JUSTIA

Mesmo antes da deciso do STJ, vinha entendendo que a Lei n 9.711, ainda que de forma tcita, na medida que convalidou a MP 1663-14 que revogava o art. 57 da Lei de Benefcios, operou esta convalidao da regra revocatria do 5 do art. 57 da Lei n 8.213/91, com a ressalva de que agora este dispositivo foi substitudo por uma regra de transio. Ainda que tal exegese possa ser combatida, salvo melhor juzo, o art. 28 da precitada lei, sendo lei de mesma hierarquia e norma posterior, a toda evidncia, derrogou o 5 do art. 57, permitindo apenas que o tempo laborado at 28.5.98, para quem implementar os requisitos aps esta data, desde que o percentual de atividades especiais atinja o patamar mnimo de 20%. H quem no veja agresso ao ncleo essencial do direito fundamental previdncia social uma vez que: a) o Direito ao benefcio de aposentadoria especial continua mantido para quem exercer atividades sob condies especiais (ainda que exclusivamente); b) o tempo especial laborado sob perigosas ou insalubres, laborado no regime geral at 28.05.98, tambm pode ser convertido, desde que implementado percentual mnimo de 20%; c) com a modificao legislativa, a disciplina do tempo especial passou a ser a mesma dos regimes prprios, pois neles no possvel a converso do tempo laborado em condies perigosas ou penosas (artigo 96, inciso I, da Lei 8.213/91; pargrafo nico do art. 5 da Lei n 9.717/98);

REVOGAO DA SMULA 16 DA TNU

Posteriormente, o STJ no sustentou tal orientao: REsp 956.110/SP; AgRg no REsp 739.107/SP, No prevalece mais a orientao jurisprudencial que inibia a converso aps 28 de maio de 1998, autorizando a converso do tempo a qualquer momento. Inclusive, o IUJ da TNU n 2007.63.06.001919-0 revogou a Smula 16 da TNU que limitava tal operao.

CONTINUANDO...

Destaco, ainda que, como a aposentadoria por tempo de servio, no regime geral, no exige limite mnimo de idade, buscou o legislador estabelecer mais uma medida destinada a no conceder aposentadorias precoces. A norma foi editada em sintonia tanto com a redao original da Constituio, e encontra-se ainda mais congruente com as modificaes operadas pelas Emendas Constitucionais n 20/98 e 41/03, as quais acentuaram a preocupao com a sustentabilidade dos regimes previdencirios a fim de que sejam atendidos critrios que preservem o equilbrio financeiro e atuarial, sob pena de no ser possvel atender nem os mais elementares direitos previdencirios. Guardando a necessria sintonia, na hiptese de o segurado laborar parte do perodo em condies especiais, permitia a legislao que o tempo de servio comum fosse transmudado em tempo especial, ou vice-versa, para que ficasse viabilizada a sua soma dentro de um mesmo padro, permitindo o deferimento da aposentadoria comum ou da aposentadoria especial, conforme o desejo do segurado. Com base neste critrio, o fundamento buscado pelo legislador na elaborao da redao original do 1 do artigo 57 considerava para a composio da parcela varivel apenas o tempo de servio especial - pois caso contrrio a aposentadoria especial, cumprida a carncia, corresponderia a uma renda mensal inicial obrigatoriamente de 100% do salrio-de-benefcio. O Decreto n 4.827, de 2003 acrescentou dois pargrafos ao artigo 70 do Decreto 3048/99, dispondo que a caracterizao e a comprovao do tempo de atividade sob condies especiais obedecer ao disposto na legislao em vigor na poca da prestao do servio e que as regras de converso da atividade especial em comum aplicam-se ao trabalho prestado a qualquer tempo.

CLCULO DO SALRIO-DE-BENEFCIO

a) perodo de 05.09.60 a 28.07.69 art. 23 e art. 31 da Lei n 3.807, de 26.08.60: - mdia aritmtica simples dos 12 ltimos salrios-de-contribuio anteriores ao incio do benefcio. O pargrafo 3, do art. 23, da tal lei permite o recuo at 24 meses. No h previso legal para a atualizao monetria dos salrios-de-contribuio. b) perodo de 29.07.69 a 10.06.73 inciso II, do art. 1, do Decreto-lei n 710, de 28.07.69: - 1/36 (um trinta e seis avos) da soma dos salrios-de-contribuio imediatamente anteriores ao ms do afastamento da atividade, at o mximo de 36, apurados em perodo no superior a 48 meses, corrigindo-se monetariamente os anteriores aos doze ltimos meses, na forma do pargrafo 1, art. 1, do aludido Decreto-lei. c) perodo de 11.06.73 a 30.06.75 inciso II, do art. 46, do Decreto n 72.771, de 06.09.73: -1/48 (um quarenta e oito avos) da soma dos salrios-de-contribuio imediatamente anteriores ao ms de afastamento da efetividade, at o mximo de 48, apurados em perodo no superior a 60 meses; corrigindo-se monetariamente os anteriores aos doze ltimos meses, na forma do pargrafo 1, do art. 46, do aludido Decreto. d) perodo de 01.07.75 a 04.04.91 inciso II, do art. 4, da Lei n 6.210, de 04.06.75; inciso II e pargrafo 1, do art. 26, do Decreto n 77.077, de 24.01.76; inciso II e pargrafo 1, do art. 21, do Decreto 89.312, de 23.01.1984: - 1/36 da soma dos salrios imediatamente anteriores ao ms de afastamento da atividade ou da entrada do requerimento, at o mximo de 36, apurados em perodo no superior a 48 meses, corrigindo-se monetariamente os anteriores aos 12 ltimos meses.

CLCULO DO SALRIO-DE-BENEFCIO

e) perodo de 05.04.91 a 28.11.99 redao original do art. 29, da Lei n 8.213/91, (o pargrafo 3 teve nova redao dada pela Lei n 8.870, de 15.04.94): - mdia aritmtica simples de todos os ltimos salrios-de-contribuio dos meses imediatamente anteriores ao do afastamento da atividade, at o mximo de 36, atualizados monetariamente, sendo permitido o recuo at 48 meses. f) de 29.11.99 em diante sero consideradas trs situaes distintas:
f.1) para o segurado filiado a Previdncia Social a partir de 29.11.1999: - aplica-se o disposto no art. 29, inciso II, da Lei n 8.213/91, com redao dada pela Lei n 9.876/99, ou seja, mdia aritmtica simples dos maiores salrios-de-contribuio correspondentes a 80% de todo o perodo contributivo. f.2) para o segurado filiado Previdncia Social at 28.11.1999: - aplica-se o disposto art. 3 da Lei 9.876/99, ou seja, mdia aritmtica dos maiores salrios de contribuio, correspondentes a no mnimo, 80% de todo o perodo contributivo, decorridos desde a competncia de julho de 1994 at o ms anterior ao do afastamento da atividade ou da data do requerimento. f.3) para o segurado que at o dia 28 de novembro de 1999 tenha cumprido os requisitos para concesso do benefcio: - ficou assegurado o clculo do valor inicial segundo as regras at ento vigentes, considerando-se como perodo bsico de clculo os trinta e seis meses imediatamente anteriores quela data, observado o pargrafo 2, do art. 35, e assegurada a opo pelo clculo na foram do art. 188-A, se mais vantajoso. (art. 188-B, do Decreto 3.265/99).

RENDA MENSAL INICIAL

a) perodo de 05.09.60 a 28.07.69 art. 31 da Lei n 3.807, de 26.08.60: - 70% do salrio-debenefcio, mais 1% deste salrio para cada grupo de 12 contribuies mensais, at o mximo de 30%. b) perodo de 29.07.69 a 10.06.73 inciso I do art. 3, do Decreto-lei n 710/69: - a renda mensal inicial igual ao salrio-de-benefcio, no podendo ser inferior a 70% do salrio mnimo mensal de adulto vigente na localidade de trabalho do segurado. c) perodo de 11.06.73 a 23.01.76 inciso II, do art. 50, do Decreto 72.771, de 06.09.73: - 70% do salrio de benefcio, mais 1% deste salrio por ano completo de atividade abrangida pela Previdncia Social, at o mximo de 30%. Obs. Se o salrio-de-benefcio for igual ou inferior a 10 vezes o salriomnimo, aplica-se o coeficiente devido ao segurado. Se for superior ser dividido em duas partes: a primeira igual a 10 vezes o maior salrio mnimo e a segunda, igual ao valor excedente multiplicado for uma frao ordinria igual a tantos 1/30 quantos forem os grupos de 12 contribuies, acima de 10 salrios-mnimos, respeitado sempre o limite mximo de 80% do valor desta parcela. d) perodo 24.01.76 a 28.02.79 art. 38 do Decreto n 77.077, de 24.01.76: - o critrio a ser aplicado o mesmo mencionado no item c. Observao: Se o salrio-de-benefcio for igual ou inferior ao Menor Valor Teto (MVT), aplicado o coeficiente previsto no item c e a segunda, igual ao valor excedente multiplicado por uma frao ordinria igual a tantos 1/30 quantos forem os grupos de 12 contribuies, acima do MVT, respeitado em cada caso o limite mximo de 80% do valor desta parcela. O valor da renda mensal ser a soma das duas parcelas no podendo ultrapassar a 90% do Maior Valor Teto.

RENDA MENSAL INICIAL

e) perodo 01.03.79 a 04.04.91 Decretos n 83.080/79 e 89.312/84: - 70% do salrio-de-benefcio, mais 1% deste, por grupo de 12 contribuies, no podendo ultrapassar 95% do salrio-de-benefcio. Observao: Se o salrio-de-benefcio for igual ou inferior ao Menor Valor Teto (MVT), aplicado o coeficiente previsto no item c e a segunda, igual ao valor excedente multiplicado por uma frao ordinria igual a tantos 1/30 quantos forem os grupos de 12 contribuies, acima do MVT, respeitado em cada caso o limite mximo de 80% do valor desta parcela. O valor da renda mensal ser a soma das duas parcelas no podendo ultrapassar a 90% do Maior Valor Teto. f) perodo de 05.04.91 a 28.04.95 redao original do pargrafo 1, do art. 57, da Lei n 8.213/91: - 85% do salrio-de-benefcio, mais 1% deste, por grupo de 12 contribuies, no podendo ultrapassar 100% do salrio-de-benefcio. g) de 29.04.95 em diante: - 100% do salrio-de-benefcio.

APOSENTADORIA ESPECIAL DO SERVIDO PBLICO

No ordenamento jurdico brasileiro, a aposentadoria especial possui previso tanto para o Regime Geral como para o Regime Prprio de Previdncia Social. No Regime Geral, a aposentadoria especial possui previso normativa nos artigo 201, 1 da CF/88, nos artigos 57 usque 58 da Lei 8.231/91, artigos 64 ao 70 do Decreto 3048/99 e artigos 77, e 234 ao 273 da IN-PRES 45/10. No Regime Prprio, a previso normativa limita-se ao disposto no artigo 40, 4, onde se discute a ausncia de Lei Complementar para regulamentar o inciso III da CF/88. Policiais Civis e Militares Aplica-se o disposto na LC 51/85 (RE: 567.110).

Magistrio ADI 3772: somente para as funes de professor, coordenador e assessor pedaggico. Atividade especial strictu sensu MI 795, MI 721 e MI 1286: comprovar as atividades nos termos do RGPS a serema analisadas Faz. Pblica. MI 1083: no tem idade mnima. AgRg 528.343 e RE 459.188: Aposentadoria especial da Telefonista e do Professor. RE 363064: contagem recproca

PREVIDENCIRIO. APOSENTADORIA PROPORCIONAL. CONVERSO DE TEMPO ESPECIAL EM COMUM. FRENTISTA. MOTORISTA E COBRADOR DE NIBUS. LEI N 9.032/95. IRRETROATIVIDADE. EXPOSIO A AGENTE AGRESSIVO (RUDO) EM CARTER HABITUAL E PERMANENTE. DEFINIO LEGAL QUANTO AO NVEL DE TOLERNCIA. INTERPRETAO AMPLIATIVA E RETROATIVA. EC 20/98. REQUISITOS. IDADE MNIMA. 1. Subsiste a possibilidade de converso de tempo especial em comum, mesmo aps o advento da Lei n 9.711/98, porque a revogao do 5 do art. 57 da Lei n 8.213/91, prevista no art. 32 da Medida Provisria n 1.663/15, de 20.11.98, no foi mantida quando da converso da referida Medida Provisria na Lei n 9.711, em 20.11.1998. 2. O cmputo do tempo de servio prestado em condies especiais deve observar a legislao vigente poca da prestao laboral, tal como disposto no 1, art. 70 do Decreto n 3.048/99, com redao do Decreto n 4.827/03. 3. No devem receber interpretao retroativa as alteraes promovidas no art. 57 da Lei n 8.213/91 pela Lei n 9.032/95, especialmente no tocante necessidade de comprovao, para fins de aposentadoria especial, de efetiva exposio aos agentes potencialmente prejudiciais sade ou integridade fsica do trabalhador (Precedente desta Turma). Portanto, at 28 de abril de 1995, data do advento da Lei n 9.032, a comprovao de servio prestado em condies especiais pode ser feita nos moldes anteriormente previstos. 4. No caso dos autos, a efetiva exposio do recorrido a agentes agressivos a sua sade comprova-se por prova documental, consubstanciada em formulrios DSS 8030 e laudo tcnico pericial, dos quais consta que o autor, exercente da funo de frentista nos perodos de 21.05.73 a 28.06.74, 01.02.75 a 14.02.76, 23.07.77 a 20.11.81, 14.12.81 a 18.01.82, 01.02.82 a 19.04.83, 02.01.92 a 26.11.96 esteve exposto a vapores de hidrocarbonetos e a rudos de nveis mdios de 84 dB(A) e 80,8 dB(A), de modo habitual e permanente, no ocasional, nem intermitente. 5. No perodo de 21.05.73 a 28.06.74, 01.02.75 a 14.02.76, 23.07.77 a 20.11.81, 14.12.81 a 18.01.82 e 01.02.82 a 19.04.83, estava em vigor o Decreto n 53.831/64, que previa em seu item 1.2.11, que as operaes executadas com derivados txicos do carbono seriam consideradas insalubres. O contato com a gasolina, leo diesel, graxa e vapores de hidrocarbonetos pode ser includo nesse item, uma vez que o simples trnsito pela rea das bombas de combustvel, expondo o trabalhador aos riscos de estocagem com lquidos inflamveis, enseja o enquadramento da atividade como especial. 6. As profisses de cobrador de nibus (24.11.83 a 11.09.91) e de motorista (02.01.92 a 26.11.96), por si s, garantem o enquadramento da atividade desenvolvida como especial at 28.04.95, uma vez que o Decreto n 53.831/64 estabelecia no item 2.4.4 que as atividades desenvolvidas por "motorneiros e condutores de bondes, motoristas e cobradores de nibus, motoristas e ajudantes de caminho" seriam consideradas penosas. 7. Quanto aos nveis de rudo considerados nocivos sade do trabalhador, a jurisprudncia desta Turma firmou-se no sentido de que, at 05 de maro de 1997, data de edio do Decreto n 2.172/97 (que revogou o Decreto n 611/92, passando a exigir limite de 90 dB), o limite tolervel seria de 80 dB; dessa data em diante, por fora do advento do Decreto n 4.882/2003, que recebeu da Turma interpretao ampliativa e retroativa, o limite passou a ser de 85 dB. . Como o autor laborou exposto ao rudo de 02.01.92 a 26.11.96, deve-se considerar o limite de 80 dB(A), o qual foi superado de acordo com prova pericial realizada nos autos (rudo mdio de 80,8 dB(A) a 84 dB(A)). Portanto, tambm esse perodo deve ser considerado como especial para fins de aposentadoria. 9. Nos termos do artigo 3 da EC 20/98, teve o recorrido, que implementou tempo necessrio para aposentadoria proporcional antes de sua edio, assegurado seu direito aposentadoria, independentemente de satisfao dos requisitos estabelecidos no artigo 9 da mesma Emenda (Nesse sentido, confira-se precedente do STJ firmado no RESP 722455/MG, de relatoria do Ministro Gilson Dipp, publicado no DJ 14.11.2005, p.395). 10. Apelao e Remessa Oficial desprovidas.

Acrdo n 2002.33.00.022878-2 de Tribunal Regional Federal da 1a Regio, Primeira Turma, 11 de Fevereiro de 2009

SEGURO-DESEMPREGO

Constituio de 1946, no seu artigo 153, inciso XV meramente programtico. Lei 4923/65 estabeleceu medidas contra o desemprego e de assistncia aos desempregados Ao implantar o Plano de Estabilizao Econmica (Plano Cruzado), introduzido no Brasil no ano de 1986, por intermdio do Decreto-Lei n. 2.284, de 10 de maro de 1986 e regulamentado pelo Decreto n. 92.608, de 30 abril de 1986, foi institudo o seguro desemprego. Aps a Constituio de 1988, previsto no artigo 7, inciso II e no artigo 201, inciso III, o benefcio do Seguro-Desemprego passou a integrar o Programa do SeguroDesemprego que tem por objetivo, alm de prover assistncia financeira temporria ao trabalhador desempregado em virtude de dispensa sem justa causa, inclusive a indireta, auxili-lo na manuteno e busca de emprego, promovendo para tanto, aes integradas de orientao, recolocao e qualificao profissional.

EVOLUO LEGISLATIVA

O Programa foi criado por intermdio da Lei n. 7.998, de 11 janeiro de 1990, que tambm deliberou sobre a fonte de custeio, com a instituio do Fundo de Amparo ao Trabalhador FAT, o que permitiu a definio de critrios de concesso do benefcio mais acessveis e mudanas substanciais nas normas para o clculo dos valores do Seguro-Desemprego. Essa legislao, tambm, instituiu o Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador CODEFAT, constitudo por representantes dos empregadores, dos trabalhadores e do governo, responsveis pela gesto do FAT. A partir de 20 de dezembro de 1991, por intermdio da Lei n 8.287, foi criado o Programa Seguro-Desemprego Pescador Artesanal, que se destina ao pagamento do benefcio ao Pescador Profissional desde que este, artesanalmente exera suas atividades de forma individual ou em regime de economia familiar. A partir de 1 de julho de 1994, entrou em vigor a Lei n. 8.900, de 30 de junho de 1994, que estabeleceu novos critrios diferenciados para a concesso de parcelas do benefcio.

CONCEITO

O seguro desemprego benefcio previdencirio assegurado pelo artigo 7, inciso II da CF/88 destinados queles que necessitam da assistncia financeira temporria, no inferior a 1 salrio mnimo, concedida ao trabalhador desempregado previamente habilitado com a finalidade de auxiliar na busca de um novo emprego. Tem direito ao seguro desemprego: Empregado celetista; Empregado temporrio; Avulso que trabalha por meio de entidade de classe; Pescador artesanal que exera atividade desta forma ou em regime de economia familiar; Empregado domstico vinculado ao FGTS

REQUISITOS

Os requisitos so os seguintes: a-) ter recebidos salrios de pessoa jurdica relativos a cada seis meses imediatamente anterior data da dispensa; b-) ter sido empregado ou ter exercido atividade regular pelo menos 15 meses nos ltimos 24 meses; c-) no estar em gozo de benefcio previdencirio; d-) no possuir renda suficiente manuteno prpria e da famlia; A comprovao destes requisitos devero ser realizadas com a apresentao dos seguintes documentos: CTPS; Termo de resciso contratutal; Juntada do Comunicado de Dispensa (CD) que dever ser fornecida pela empresa em at 120

dias.

O benefcio poder ser requerido a partir do 7 dias subsequente data da resciso do Contrato de Trabalho at o 120 dia, tratando-se de prazo decadencial.

CONTINUAO

O pagamento do seguro desemprego ser por um perodo de 03 meses a cada perodo aquisitivo de 16 meses (carncia), contados da data de dispensa que deu origem ltima habilitao, observando os seguintes critrios:
Perodo de trabalho De 06 a 11 meses De 12 a 23 meses Mais de 23 meses Nmero das parcelas 03 parcelas 04 parcelas 05 parcelas

a primeira dispensa que habilitar o trabalhador ao seguro desemprego que determinar o nmero de parcelas a que este ter direito no perodo aquisitivo. A concesso do benefcio ocorrer na hiptese de dispensa sem justa causa por iniciativa do empregador, ou nas hipteses de resciso indireta (culpa do empregador). Em caso de indeferimento, dever ser apresentado o recurso em formulrio prprio, dirigido ao Ministrio do Trabalho no prazo de 30 dias.

VALOR DO BENEFCIO

A renda do benefcio ser a mdia aritmtica dos ltimos trs salrios, sendo calculada da seguinte forma:
Faixas de Salrio Mdio At R$ R$ 899,66 De R$ 899,66 at R$ 1.499,58 Acima de R$ 1.499,58 Valor da Parcela Multiplica-se salrio mdio por 0.8 (80%) O que exceder a 899,66 multiplica-se por 0.5 (50%) e soma-se a 719,12. O valor da parcela ser de R$ 1.019,70 invariavelmente.

O pagamento realizado pela Caixa Econmica Federal.

SUSPENSO/CANCELAMENTO DO BENEFCIO

Ser suspenso nas seguintes condies: Admisso do segurado em outro emprego; sob pena de estelionato; Recebimento de benefcio previdencirio de prestao continuada, salvo: auxlio-acidente, penso por morte, auxlio recluso. Ser cancelado quando: Recusa por parte do desempregado da oferta de outro emprego condizente com a sua qualificao profissional; Falsidade nas prestaes das informaes necessrias habilitao; Fraude visando a percepo indevida do benefcio; morte do segurado. Trata-se de um benefcio personalssimo, porm se transfere ao dependente quando: No caso de morte do segurado para o recebimento de parcelas vencias acompanhado de Alvar Judicial; Grave molstia do segurado, atestada pelo INSS, pago ao curador

MUITO OBRIGADO!

O DIFCIL NO impossvel. Quem vive para o que der e vier, sabe que semeando a boa semente, ainda que seja pela umidade das lgrimas, um dia ver nascerem as plantas. Pode mesmo acontecer que os outros no valorizem o quanto custou esse trabalho. No faz mal: Voc se comprometeu pelo ideal do bem. No importa tambm se, nesse esforo, tropeou e caiu, pois aos que tombam na luta que se costuma chamar de heris. Apenas o que se lhes pede o testemunho da PERSEVERANA. (Extrado do livro 100 dicas para viver melhor) Autor: (Gianfrancesco T. Venturin)

You might also like