You are on page 1of 29

CONTAMINAO DO SOLO:TCNICAS DE DESCONTAMINAO

Vincius Freitas Naftaly Araujo Weydylla Fernanda Nyara Harmon

INTRODUO
Nos ltimos anos, o nvel de compostos xenobiticos nos ecossistemas vem aumentado de forma alarmante como resultado da atividade sobre o meio ambiente. Tal fato vm contribuindo para a reduo da qualidade ambiental, bem como para o comprometimento da sade dos seres vivos que habitam esses ecossistemas, substncias txicas lanadas no ambiente, oriundas de diversas fontes de emisso. A descarga de lixos txicos os derrames acidentais de lixos qumicos e os esgotos domsticos lanados em rios e mares contribuem para a contaminao dos ecossistemas aquticos com uma ampla gama de agentes txicos como agrotxicos, compostos orgnicos, entre outros .

poluio do solo consiste numa das formas de poluio, que afeta particularmente a camada superficial da crosta terrestre, causando malefcios diretos ou indiretos vida humana, natureza e ao meio ambiente em geral. Consiste na presena indevida, no solo, de elementos qumicos estranhos, de origem humana, que prejudiquem as formas de vida e seu desenvolvimento regular.

LIXO:
As

principais causas da poluio do solo so o acmulo de lixo slido, como embalagens de plstico, papel e metal, e de produtos qumicos, como fertilizantes, pesticidas e herbicidas. O material slido do lixo demora muito tempo para desaparecer no ambiente. O vidro, por exemplo, leva cerca de 5 mil anos para se decompor, enquanto certos tipos de plstico nunca se desintegram, pois so impermeveis ao processo de biodegradao promovido pelos microorganismos.

As

solues usadas para reduzir o acmulo de lixo, como a incinerao e a deposio em aterros, tambm tm efeito poluidor, pois emitem fumaa txica, no primeiro caso, ou produzem fluidos txicos que se infiltram no solo e contaminam os lenis de gua. A melhor forma de amenizar o problema, na opinio de especialistas, reduzir a quantidade de lixo produzida, por meio da reciclagem e do uso de materiais biodegradveis ou no descartveis.

incinerao reduz bastante o volume de resduos e destri organismos que causam doenas. um processo caro, pois, para evitar a poluio do ar, necessria a instalao de filtros e de equipamentos especiais para filtrar a fumaa resultante da incinerao, que tambm poluente. O lixo deve ser queimado em aparelhos e usinas especiais. Aps a queima, o material que resta pode ser encaminhado para aterros sanitrios.
A

AGROTXICO:
Os

primeiros registros de utilizao de agrotxicos vm da Roma antiga. Segundo se sabe, os romanos usavam a fumaa proveniente da queima de enxofre para controlar pulges que atacavam as plantaes de trigo, bem como sal para controlar ervas daninhas. Mais recentemente, nos primrdios da sculo XIX, os chineses utilizavam arsnico misturado em gua para controlar insetos.

no inicio sculo XX, descobriu-se que produtos derivados de plantas, como exemplo, a rotenona e a piretrina, controlavam diferentes tipos de insetos e, em 1915, foi desenvolvida uma formulao lquida com esses componentes para ser utilizada em controle de doenas fngicas e tratamento de sementes.

surgimento de produtos qumicos empregados no combate s pragas da lavoura representou grande progresso na agricultura, sobretudo na produo em grande escala, trazendo consigo um novo conceito de produo. O conjunto de produtos qumicos recebeu as denominaes de defensivos agrcolas, pesticidas, praguicidas, produtos fitossanitrios ou agrotxicos, este ltimo termo restrito ao Brasil, por fora da Lei n 7.802/89 (Kotaka e Zambrone, 2001).

produtos, quando aplicados sobre os campos de cultivo, podem atingir os corpos d'gua diretamente, atravs da gua da chuva e da irrigao, ou indiretamente atravs da percolao no solo, chegando aos lenis freticos. Outras formas de contaminao indireta podem ocorrer atravs da volatilizao dos compostos aplicados nos cultivos e pela formao de poeira do solo contaminado e/ou da pulverizao de pesticidas, que podem ser transportados por correntes areas e se depositarem no solo e na gua, distantes das reas onde foram originalmente usados.
Esses

destino dos agrotxicos usados na agricultura determinado por lei no Brasil (decreto 4.074 de 4 de janeiro de 2002). Apesar disso, pesquisa divulgada hoje pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatstica) revela que 978 dos 5.560 municpios brasileiros descartam embalagens de agrotxicos em vazadouros a cu aberto, os chamados lixes.

De

acordo com o estudo, o uso de agrotxico mais intenso nas reas onde o modelo agrcola baseado na monocultura. Em todo o pas, apenas 600 municpios informaram possuir posto ou central de recebimento de embalagens de agrotxicos. Neste grupo, o destaque o Estado de Santa Catarina, com a maior proporo de postos de recebimento.

A contaminao

do solo por agrotxicos atinge 20,7% dos municpios brasileiros. Entre os Estados, a maior proporo verificada em Santa Catarina, com 56%. uso indiscriminado de agrotxicos e fertilizantes apenas uma das vertentes de contaminao do solo, um problema que atinge 33% dos municpios brasileiros e que atinge com maior intensidade as regies Sul e Sudeste, com 50% e 34%, respectivamente.

ALIMENTOS CONTAMINADOS POR


AGROTXICOS
Com

o desperdcio nas aplicaes dos produtos, geralmente os alimentos comercializados possuem enormes quantidades de produtos qumicos que tm efeitos nocivos para a sade da populao.

FALTA DE EPI'S NAS APLICAES DE


AGROTXICOS
A

falta de informao da maioria dos agricultores da necessidade de se utilizar equipamentos de proteo individual (EPI) tambm um fator de grave risco quando se trata do uso de agrotxicos, principalmente no que diz respeito a intoxicaes: impacto sobre a sade pblica, com srios riscos de desenvolvimento de cncer e podendo levar morte.

EMBALAGENS E RESDUOS DE AGROTXICOS

DESCONTAMINADOR DE AGROTXICO:
A gua de lavagem dos Avies Agrcolas e Pulverizadores Terrestres contem uma porcentagem elevada de agrotxicos, e sua descarga no meio ambiente crime ambiental inafianvel (Decreto N 3179 de 21 de setembro de 1999). Essa gua no pode ser lanada no meio ambiente sem sofrer um tratamento de descontaminao dos agrotxicos nela contidos.

ESGOTO
No

Brasil, 49% do esgoto produzido coletado atravs de rede e somente 10% do esgoto total tratado. O resultado que as Regies Metropolitanas e grandes cidades concentram grandes volumes de esgoto coletado que despejado sem tratamento nos rios e mares que servem de corpos receptores

composio do esgoto bastante varivel, apresentando maior teor de impurezas durante o dia e menor durante a noite. A matria orgnica, especialmente as fezes humanas, confere ao esgoto sanitrio suas principais caractersticas, mutveis com o decorrer do tempo pois sofre diversas alteraes at sua completa mineralizao ou estabilizao

ESGOTO RURAL

CONCLUSO

OBRIGADO...

You might also like