You are on page 1of 35

Bruna Coutinho Laura Gomes Priscila Cristina

ABRIL/2011

INFECO URINRIA
 a presena de microorganismos em alguma parte

do trato urinrio.

 A grande maioria das IU causada por bactrias,

mas tambm podem ser provocadas por vrus, fungos e outros microorganismos

CLASSIFICAO TOPOGRFICA

Uretrite Cistite Pielonefrite Prostatite

Infeco Urinria

URETRITE
a inflamao da uretra com conseqente surgimento sintomas. A inflamao pode ser :  de causa bacteriana (gonococo, clamdia, E.coli)  de causa qumica (por exemplo, espermaticida usado durante as relaes)  de causa traumtica (cirurgias, corpos estranhos) As uretrites mais comuns so as infecciosas sexualmente transmitidas. de secrees e

Uretrite

COMO SE ADQUIRE ?
Nos ltimos anos houve aumento na freqncia das uretrites sexualmente transmitidas devido:  promiscuidade sexual  ao acesso fcil a anticoncepcionais  divulgao de material ertico e pornogrfico  prtica de automedicao com tratamentos inadequados

Uretrite

O QUE SE SENTE ?

As uretrites causam sintomas como :  dor pra urinar  aumento da freqncia urinria  secreo (corrimento) pela uretra  dor durante relaes sexuais

Uretrite

DIAGNSTICO
As queixas geralmente so tpicas, principalmente quando acompanhadas de secreo uretral. Em casos mais complexos, outros exames devero ser solicitados como:  Exame qualitativo de urina  Urocultura com teste  Tcnica do PCR Conforme o caso, testes para pesquisa do HIV devero ser pedidos.

Uretrite

PREVENO
 Uso de preservativo e diminuio do nmero de parceiros sexuais.  Identificao e tratamento dos parceiros sexuais mesmo que assintomticos em caso de tricomonase e de cervicites.  Tratamento sindrmico antes da confirmao etiolgica para interromper a cadeia de transmisso do agente.

Uretrite

CONSEQNCIAS


As uretrites podem levar infeco a outros rgos do aparelho genital e urinrio. A infertilidade outra conseqncia temida das uretrites, bem como a transmisso para o feto.

Uretrite

TRATAMENTO


Os antibiticos so prescritos, uma vez feito o diagnstico de uretrite infecciosa. O prognstico bom quando o tratamento bem indicado.

Uretrite

CISTITE
 A cistite uma inflamao da bexiga.  Essa condio afeta mais frequentemente as mulheres, mas pode ocorrer em ambos os sexo e todas as faixas etrias.

Cistite

 A uretra mais curta permite a passagem de microorganismos at a bexiga, especialmente durante o coito.

Cistite

TIPOS DE CISTITE
 Cistite bacteriana, o tipo mais comum, o qual geralmente causada por bactria coliforme sendo transferida do intestino para a bexiga atravs da uretra.  Cistite intersticial considerada mais uma leso da bexiga resultando em irritao constante e raramente envolve a presena de infeco.  Cistite eosinoflica uma forma rara de cistite que diagnosticada por bipsia. Nesses casos, a parede da bexiga infiltrada com altas nmeros de eosinfilos (tipo de glbulo branco).  Cistite por radiao geralmente ocorre em pacientes passando por radioterapia para tratamento de cncer.  Cistite hemorrgica.
Cistite

CAUSA
 A cistite ocorre quando o trato urinrio inferior (uretra e bexiga) infectado por bactria e fica irritado e inflamado.

INCIDNCIA
 Geralmente afeta mulheres sexualmente ativas de 20 a 50 anos, mas tambm pode ocorrer em pessoas que no so sexualmente ativas e de faixa etria mais jovem.

Hbitos de higiene

Intercurso sexual

Diminuio na produo hormonal

Cistite rara em homens.


Cistite

FATORES DE RISCOS
 Idade  Mltiplos parceiros  Gravidez,  Diabetes,  Nefropatia analgsica  Nefropatia de refluxo.

Cistite

SINTOMAS
 Presso no plvis inferior.  Necessidade de urinar frequente ou urgente.  Cor anormal da urina, similar a infeco no trato urinrio.  Disria.  Sangue na urina.  Odor forte da urina.

Cistite

TRATAMENTO
 Tratamento imediato quase sempre recomendado em idosos.  aconselhado evitar penetrao vaginal at que a infeco seja curada.  Para controlar a infeco bacteriana so utilizados antibiticos.  vital que o tratamento com antibiticos, uma vez comeado, seja completado.  A escolha do antibitico preferencialmente guiada pelo resultado da cultura da urina. O monitoramento da cistite inclui culturas de urina para certificar que a bactria no est mais presente na urina.

Cistite

POSSVEIS COMPLICAES
 Infeco no trato urinrio crnica ou recorrente.  Pielonefrite (infeco do trato urinrio ascendente que atingiu a pelve do rim).  Insuficincia renal aguda.

Cistite

PREVENO
 Manter a rea genital limpa e lembrar de esfregar da frente para trs pode reduzir as chances de introduzir bactrias da rea retal para a uretra.  Elevar a ingesto de fluidos pode permitir urinar frequentemente para eliminar bactrias da bexiga.  Urinar imediatamente depois do intercurso sexual pode ajudar a eliminar bactrias que pode ter sido introduzidas durante o ato.  Deixar de urinar por longos perodos de tempo pode dar bactria tempo para se multiplicar, ento urinar frequentemente pode reduzir o risco de cistite.

PIELONEFRITE
 uma infeco do trato urinrio superior, que atinge um ou ambos os rins, geralmente causada por bactrias vindas da bexiga, que alcana a pelve renal por via ascendente.  Existe um segundo modo, que pode ser pela via hematgena, quando h alguma outra infeco no organismo, a bactria pode viajar pela corrente sangunea e acabar se alojando no rim.

Pielonefrite

Fisiopatologia

Pielonefrite

FISIOPATOLOGIA
 A bactria entra pelos genitais e desloca-se at a bexiga. Se as vias urinrias estiverem a funcionar corretamente, a bactria no consegue progredir pelos ureteres at aos rins. Isto porque a urina desloca as bactrias dos ureteres at a bexiga e estes fecham se, na zona de ligao com esta, impedindo o retorno.  Se houver alguma obstruo passagem da urina nos ureteres, como por exemplo, um calculo renal (pedra), aumento da prstata (no homem) e refluxo de urina da bexiga para o ureter, esta fica a acumulada criando um meio favorvel ao desenvolvimento de bactrias e consequente infeco do rim.
Pielonefrite

SINAIS E SINTOMAS
 Febre alta e dor ao nvel dos rins;  Nuseas e vmitos;  Ardncia e dor ao urinar;  Urina concentrada (escura) e ftida;  Sensao de mal-estar e calafrios;  Dificuldade ou sensao urgente para urinar, mesmo de noite;  Urina muitas vezes, mas pouco de cada vez;

Pielonefrite

DIAGNSTICO
 Histrico clnico  Exame fsico  Para um diagnstico conclusivo feito um exame de urina simples e um exame de sangue que ir confirmar a infeco. Atravs da urocultura, ser elucidado o tipo de bactria que est causando a infeco, deste modo feito um antibiograma para identificar quais antibiticos sero efetivos no tratamento da infeco em questo.

TRATAMENTO
antibiticos de acordo com a bactria em questo, por via oral, geralmente de 10 a 14 dias; Nos casos da infeco ser causada por uma obstruo ou malformao, pode ser necessria a realizao de cirurgia para eliminao da causa.

Pielonefrite

ALGUNS FATORES QUE PODEM LEVAR A UM QUADRO DE PIELONEFRITE

 A cistite o principal fator de risco que facilita a infeco dos rins;  Obstruo: como tumores, clculos;  Uso de cateteres vesicais;  Cirurgias urolgicas;  Anormalidades anatmicas do trato urinrio;  Refluxo vesico uretral: pode ocorrer em crianas, devido a uma anormalidade existente na bexiga que permite que a urina volte em direo ao ureter;

Pielonefrite

COMPLICAES
 Casos de pielonefrite crnica podem resultar em hipertenso arterial de causa renal, sndrome nefrtica e insuficincia renal, podendo existir a necessidade de realizao de dilise.

 A pielonefrite um caso potencialmente grave, j que estamos falando da infeco de um rgo vital. um quadro que pode ter gravidade semelhante a uma pneumonia. Se no tratado a tempo e corretamente, pode levar a septicemia e bito.

Pielonefrite

ALGUMAS MEDIDAS IMPORTANTES QUE PODEM PREVENIR AS INFECES DO TRATO URINRIO


 Cuidados com a higiene pessoal;  Evitar transportar as bactrias da regio anal para a uretra, para isso, as meninas devem ser orientadas desde cedo a fazer a higiene da frente para trs sempre que usarem o banheiro;  Lavar as mos antes e aps de utilizar o banheiro;  No banho as mulheres e meninas devem lavar-se sempre na direo da frente para trs;  Uso de preservativo e diminuio do nmero de parceiros sexuais.  Identificao e tratamento dos parceiros sexuais mesmo que assintomticos em caso de tricomonase e de cervicites.  Tratamento sindrmico antes da confirmao etiolgica para interromper a cadeia de transmisso do agente
Pielonefrite

 Durante o perodo menstrual os absorventes devem ser trocados vrias vezes, pois o sangue menstrual um meio de proliferao de bactrias;  Ingerir bastante gua, pelo menos de 2 litros por dia;  No reter a urina por longos perodos, o ideal urinar a cada duas ou trs horas;  Para mulheres que sofrem de ITU aps atividade sexual, recomenda-se ingerir gua antes e depois da relao, para que, aps o ato, esvaziem a bexiga o quanto antes. Com este procedimento simples, as bactrias que podem ter entrado na uretra so expelidas.

BIBLIOGRAFIA
http://www.infoescola.com/doencas/pielonefrite/ - Acesso em 16/04/11 s 15h21min. http://www.abcdasaude.com.br/artigo.php?326 Acesso em 05/04/11 s 15h57min. http://www.conhecersaude.com/adultos/3088-Pielonefrite.html - Acesso s 15h24min. http://www.manualmerck.net/?id=153&cn=1217 - Acesso em16/04/11 s 15h27min. http://www.copacabanarunners.net/cistite.htmlAcesso em 20/04/11 s 16h35min Wikipdia

You might also like