You are on page 1of 17

RELEVANCIA E DILEMAS DA PESQUISA EM EDUCAO

Alberto Albuquerque Gomes

29/04/2014

1. Primeira grande questo: preocupao de alguns autores com um balano histrico a) Gouveia (1971, 1976), que examina a pesquisa educacional desde seu incio como atividade regular, com a criao do Inep em 1938, at a dcada de 70; b) Gatti (1983), que estende a anlise at 1982; d) "Avaliao e perspectivas na rea de educao" (Associao Nacional de Ps-Graduao e Pesquisa em Educao ANPEd, 1993) - 1982 a 1991. e) Cunha (1979,1991) f) Mello (1983) g) Warde (1990).
29/04/2014 2

2. Problemas apontados a) Primazia do ensino sobre a pesquisa no mbito das universidades, deixando aos docentes pesquisadores pouca disponibilidade de tempo para a pesquisa e a orientao; b) Ausncia de equipes com articulao/continuidade suficientes para o estabelecimento de linhas de investigao que favoream a produo de um corpo slido e integrado de conhecimentos. c) Falta de apoio efetivo das universidades e das agncias de fomento ao desenvolvimento de pesquisas.

29/04/2014

3. Deficincias apontadas

a) Fragilidade das revises bibliogrficas de teses e dissertaes; b) Pobreza terico-metodolgica na abordagem dos temas, com um grande nmero de estudos puramente descritivos e/ou "exploratrios"; c) Pulverizao e irrelevncia dos temas escolhidos; d) Adoo acrtica de modismos na seleo de quadros tericometodolgicos; e) Preocupao com a aplicabilidade imediata dos resultados; f) divulgao restrita dos resultados e pouco impacto sobre as prticas.
29/04/2014 4

4. A centralidade da questo terico-metodolgica a. Pobreza terico-metodolgica + adeso aos modismos + preocupao com a aplicabilidade imediata dos resultados. b. Muitos pesquisadores iniciantes permanecem "colados" em sua prpria prtica, dela derivando o seu problema de pesquisa e a ela buscando retornar com aplicaes imediatas dos resultados obtidos. c. O fato de que esses estudos no permitem a transferibilidade ou 29/04/2014 replicao em situaes semelhantes.

5. Teorizao e transferibilidade do conhecimento a. As pesquisas atuais parecem desconsiderar que a produo do conhecimento cientfico constitui um processo de construo coletiva ao longo do tempo. b. Uma reviso bibliogrfica bem feita serve para dois aspectos: Contextualizao histrica e terica do problema Anlise do referencial terico 6. A reviso bibliogrfica tem dois propsitos a. Para reflexo do prprio pesquisador sobre as questes terico-metodolgicas pertinentes ao tema; b. Para construo do relatrio do estudo.
29/04/2014 6

7) Problemas na construo do texto

1. Falta de introduo que proporcione um "pano de fundo" s questes focalizadas. 2. No situando o problema na discusso mais ampla sobre o tema focalizado, o pesquisador reduz a questo estudada ao recorte de seu prprio estudo. 3. A contextualizao do problema exige um processo continuado de busca para se conhecer e analisar criticamente o estado atual do conhecimento. 4. Este exerccio deve ser feito antes mesmo da construo do projeto de pesquisa sem prejuzo da sua continuidade; 5. Falta de definio do paradigma que sustenta a pesquisa;

29/04/2014

8. Transferibilidade objetividade

do

conhecimento

1. A nica objetividade a que podemos aspirar em nossas pesquisas aquela que resulta da crtica interpares, uma vez que ela permite expor as tendenciosidades do pesquisador. 2. As bancas examinadoras: grandes responsveis pela baixa qualidade de muitos trabalhos desenvolvidos em nossas ps-graduaes;

29/04/2014

8. Transferibilidade objetividade

do

conhecimento

3. Parecem evitar a crtica, a discordncia, como se isso fosse uma forma de destruir o conhecimento produzido e no a forma de constru-lo. 4. As reas do saber que mais progridem so aquelas que mais se expem e que mais naturalmente aceitam a crtica mtua como prtica essencial ao processo de produo de conhecimentos confiveis.

29/04/2014

9. Resgate da relevncia

a. A dificuldade atual de se definir o que constitui pesquisa est diretamente vinculada s mudanas verificadas na conceituao de cincia e de mtodo cientfico, resultantes da crtica do paradigma positivista. b. Todas as tentativas de estabelecer critrios de demarcao para distinguir, inequivocamente, o que pode e o que no pode ser considerado cincia, falharam.

29/04/2014

10

9. Resgate da relevncia c. A ausncia de critrios de demarcao consensuais e o abandono das falsas certezas prometidas pelo modelo tradicional de cincia trouxeram uma considervel desorientao aos pesquisadores, principalmente no campo das cincias humanas e sociais, o que, freqentemente, descambou no valetudo. d. preciso que pesquisas no campo da educao sejam rigorosas, atendendo assim aos requisitos da tradio cientfica.

29/04/2014

11

9. Resgate da relevncia

e. As conceituaes de pesquisa cientfica encontradas nas cincias naturais sempre decorreram da prtica concreta dos cientistas; num processo anlogo, perfeitamente legtimo construir, nas cincias sociais, uma idia de cientificidade, que pode ser distinta da adotada nas cincias naturais e mais adequada natureza dos fenmenos por elas estudados, sem desprezar o rigor, como se este fosse uma seqela positivista.

29/04/2014

12

10. Desafios a. Revises bibliogrficas mais amplas e rigorosas; b. Evitar alguns tipos de reviso: Summa: evitar a tentao de esgotamento do tema. Arqueolgica: reviso exaustiva histrica mesmo que no haja ligao direta entre o tema e reviso histrica Patchwork (miscelnea, colcha de retalhos): colagem de conceitos, pesquisas e afirmaes de diversos autores colados de forma aleatria; Suspense: embora haja planejamento prvio, alguns pontos da pesquisa permanecem em suspense no trabalho e no so revelados nem ao final da trama;.
29/04/2014 13

Coquetel terico: ajuntamento de autores para tentar explicar pontos obscuros da pesquisa; Apndice intil: apesar do grande esforo da reviso terica no h uma relao entre este esforo e o esforo de interpretao dos dados. Falta cruzamento terico com o exerccio emprico. Monstico: longos e estreis estudos que parecem uma penitncia ao leitor. Rococ: excessiva e pouco confivel erudio terica. Estilo rebuscado, mas pouco convincente; Caderno B: abordagens pouco profundas e quase preguiosas. Uso e abuso de fontes secundrias e comentaristas.
29/04/2014 14

Cronista social: modista. Cita os autores em evidncia mesmo que no sejam essenciais sua pesquisa; Colonizado X xenfobo Excesso de citaes de autores estrangeiros em detrimento dos nacionais X Resistncia em citar autores estrangeiros mesmo que a literatura nacional seja pobre; Off de records: preservao das fontes. Afirmaes sem referir concretamente as fontes. Ventrloquo: excessiva dependncia das palavras de outros autores sem expressar a sua prpria opinio..

29/04/2014

15

10. Desafios

3. Generalizao dos estudos em profundidade de fenmenos microssociais, contextualizados, para o estudo de outros contextos semelhantes. 4. A "descrio densa" dos contextos e sujeitos da pesquisa no parece ser suficiente para favorecer a transferibilidade dos conhecimentos produzidos. 5. A identificao de padres, dimenses e relaes, ou mesmo a construo de modelos explicativos, no incompatvel com o estudo de fenmenos microssociais;

29/04/2014

16

10. Desafios 6. A aplicabilidade dos conhecimentos na rea da educao depende do desenvolvimento de teorias prprias, seleo adequada de procedimentos e instrumentos, anlise interpretativa dos dados, organizao em padres significativos, comunicao precisa dos resultados/concluses e da sua validao pela anlise crtica da comunidade cientfica. 7. Os problemas a serem enfrentados no campo da educao, em nosso pas, exigem solues sustentadas por um corpo de conhecimentos significativamente mais amplo e mais confivel do que aquele que estamos produzindo.

29/04/2014

17

You might also like