You are on page 1of 14

AMARS AO

PRXIMO COMO A TI MESMO


(LC 10, 27)

Recordar a lio passada

Aprendemos os trs primeiros.


Mandamentos da Lei de Deus

Quais so?

1. Escrever uma orao a Deus, a pedir para cumprir os trs mandamentos que aprendemos hoje.
Meu Deus, ajuda-me a cumprir os teus mandamentos, Amando-te, como a ningum, Invocando-te, somente nas minhas oraes, Seguindo-te em todos os domingos.

Na primeira parte dos mandamentos da lei de Deus, procuramos amar a Deus. Na segunda parte devemos amar ao nosso prximo.

Mas quem ser o nosso prximo?

Se no amarmos o prximo, sinal de que ainda no amamos a Deus. Se Ele nos ama tanto, para ns amarmos o nosso prximo, isto , as outras pessoas. E como que ns as amamos, alm de rezarmos por elas? Vamos ouvir o que Deus nos diz.

Honrar pai e me e os outros legtimos superiores


Honrar significa respeitar, obedecendo, ajudando, agradecendo. Sobretudo quando o pai ou a me precisa de ns. Eles so, entre as pessoas que Deus nos deu para nosso bem, das mais importantes. Os pais, os avs, outros familiares, professores, catequistas, etc.. So todos aqueles que, ali, se chamam legtimos superiores Chamam-se assim, porque tm responsabilidades importantes para connosco: educar-nos, dirigir-nos, em casa, na escola, no local de trabalho.

No matar nem causar outro dano, no corpo ou na alma, a si mesmo ou ao prximo


Matar algum, ou a si prprio, uma coisa muito, muito m. dar cabo, destruir a vida que Deus nos d. Outros danos no corpo ou na alma que tambm so atos maus. s vezes at podem causar a morte: bater, ferir, aleijar; ou ento, desprezar; levar o outro a fazer o mal, a pecar como quererem fazer uma partida a algum e pedirem a outra pessoa para fazer esse mal, para no serem apanhados! So danos que podem fazer muito mal aos outros e a ns prprios. Porque a violncia pode provocar mais violncia.

Guardar castidade nas palavras e nas obras

Quem diz palavras ou nomes feios e faz gestos ou aes maldosas e provocadoras, no est a guardar castidade, isto , a ser justo, bondoso, respeitador dos outros, do seu corpo.

No furtar nem injustamente reter ou danificar os bens do prximo


Quem no entrega o que deve a outra pessoa, isto , o guarda para si o que de outra pessoa, de propsito; ou quem estraga o que pertence aos outros, s para estragar no por acidente, mas por maldade: como se estivesse a roubar. Aquilo que pertence a uma pessoa deve ser respeitado: as suas roupas, os livros, os cadernos e lpis que vs usais. Custaram dinheiro e esforo a comprar, e fazem falta ao seu dono. Respeitar as coisas das pessoas, respeitar as pessoas.

No levantar falsos testemunhos nem de qualquer outro modo faltar verdade ou difamar o prximo
Por vezes podemos dizer ou fazer coisas que estraguem o bom nome, a boa fama dos outros, de tal modo que eles ficam com a fama de maus, e j ningum lhes liga ou at os despreza. Se algum vos fizesse isso, como se sentiriam? muito feio mentir, mesmo que seja para nos proteger. Por exemplo, se temos medo de um castigo, quando fazemos uma asneira. Mas devemos ser corajosos e no faltar verdade.

Neste Mandamento, Deus diz-nos para no cobiar, isto , no ter inveja dos outros e desejar o que deles. Mas, do que pertence aos outros, h coisas mais importantes do que outras. Por isso, dividimos este mandamento em dois.

Guardar castidade nos pensamentos e nos desejos


Invejar, pensar ou desejar fazer aes sujas, maldosas contra a algum colega.

No cobiar as coisas alheias

Podemos invejar tambm os brinquedos, telemveis, livros, jogos, etc Invejar, cobiar essas coisas dos outros, j desejar-lhes mal.

1. Ler a parbola de Jesus sobre o Bom Samaritano.

2. Desenhar a parbola, escrevendo dois nomes nas figuras da parbola, sendo um nome o vosso e o outro de algum que precisa da vossa ajuda.

You might also like