You are on page 1of 39

END - Regulamentao

Ensaios No Destrutivos na Manuteno de Aeronaves da Aviao Civil

Maro - 2014

NOTAS importantes: Os regulamentos estabelecem requisitos bsicos que todos os regulados (pelo regulamento aplicvel) devem cumprir, com a finalidade de harmonizar procedimentos, dar oportunidade igual e equilibrada para os requerentes, estabelecendo um nvel mnimo do que a autoridade entende como seguro e razovel; Os regulamentos so elaborados na forma de consenso, com ampla participao da indstria e da sociedade. Alis, o custo dos requisitos estabelecidos em regulamento representam o que a sociedade est disposta a arcar para manter o nvel mnimo de segurana que foi estabelecido. (ALARA) O regulamento tambm deve refletir o que e como praticado pelas outras autoridades, de forma a tornar o mercado nacional competitivo entre as naes. Os regulamentos refletem a maturidade de uma sociedade frente a um assunto que necessita ser regulado.

END na manuteno de produto aeronutico


(IS 43.13-003)

A seo 43.13 do RBAC 43 trata do seguinte assunto:


(a) Cada pessoa que estiver executando manuteno, manuteno preventiva e alterao em um artigo deve usar mtodos, tcnicas e prticas estabelecidas na ltima reviso do manual de manuteno do fabricante, ou nas instrues para aeronavegabilidade continuada preparadas pelo fabricante ou outros mtodos, tcnicas e prticas aceitveis pela ANAC, exceto como previsto na seo 43.16. A pessoa deve usar as ferramentas, equipamentos e aparelhos de teste necessrios para assegurar a execuo do trabalho de acordo com prticas industriais de aceitao geral. Se o fabricante envolvido recomendar equipamentos e aparelhos de teste especiais, a pessoa deve usar tais equipamentos e aparelhos ou equivalentes aceitos pela ANAC. (b) Cada pessoa que estiver executando manuteno ou manuteno preventiva ou estiver alterando um artigo deve executar esse servio de tal maneira e usar materiais de tal qualidade que as condies do artigo sob este servio fiquem pelo menos iguais s condies originais ou fiquem apropriadas alterao pretendida (no que diz respeito funo aerodinmica, resistncia estrutural, resistncia a vibrao e deteriorao e a outras qualidades que afetam a aeronavegabilidade).

A seo 145.151 do RBAC 145 trata do seguinte assunto:


(b) prover pessoal com vnculo contratual e qualificado para planejar, registrar, supervisionar, executar, inspecionar e aprovar para retorno ao servio a manuteno, manuteno preventiva ou alterao executada sob o certificado de organizao de manuteno e suas especificaes operativas;

(c) assegurar que exista nmero suficiente desse pessoal com vnculo contratual com treinamento ou conhecimento, e experincia na execuo da manuteno, manuteno preventiva ou alterao, conforme autorizada no certificado de organizao de manuteno e respectivas especificaes operativas, para assegurar que todo servio seja executado de acordo com o RBAC 43; (d) determinar a competncia do pessoal no habilitado que executa funes de manuteno, baseadas em treinamento, conhecimento, experincia ou testes prticos

A IS 43.13-003 Trata dos seguintes assuntos:


Definies; Certificados e Especificaes Operativas; Define os mtodos de END para a manuteno de aeronaves; Ordem de precedncia (DA e demais documentos); Requisitos de pessoal (execuo e APRS); Recomendaes adicionais para quem executa trabalhos com radiao ionizante; Manuais da OM; Servios em outra localidade; Contratao de servios de END; Normas aceitveis (END e treinamento/qualificao); Blocos de referncia/ensaio/calibrao; Confeco de laudos de END.

Quais so os mtodos END* utilizados na fabricao e manuteno de aeronaves**?

Lquidos penetrantes;
Partculas magnticas; Correntes parasitas ; Ultrassom; Radiografia (inclui Gamagrafia); Termografia; e Holografia (Shearografia).

* So estabelecidos por norma (exemplo: AIA-NAS-410).


** Na petroqumica, naval, nuclear, automotiva, etc. podem incluir outros mtodos ou no listar esses acima. *** Na aviao civil, alguns mtodos podem ser chamados, tal como o visual, mas este mtodo no est listado na AIA-NAS-410.

Existem outros tipos de ensaios de aplicao semelhante?


Sim, os convencionais e os emergentes: Visual;

Tap test;
Anlise de vibraes; Anlise espectrogrfica de fluidos (leo e combustvel); Ensaios de vazamento de pressurizao (no o hidrosttico); Ressonncia acstica; Ultrasonografia a laser; PIPA - photon induced positron annihilation; etc.

Ensaios convencionais:

Largamente utilizados (exemplo: visual* e tap test) mas o pessoal que as utiliza no requerido a seguir um treinamento e qualificao regulado por uma norma aceitvel, tal como a referenciada na documentao tcnica dos produtos aeronuticos.
* com ou sem auxlio de lentes, microscpios, boroscpios, etc. Ensaios Emergentes: Inovaes ainda em desenvolvimento para a aviao, tais como Emisso Acstica, Radiografia com Nutrons, Tomografia, Aniquilao de Psitron Induzida por Fton PIPA. Ateno! Alguns ensaios, tal como o hidrosttico, anlise de leo ou vazamento de pressurizao no so END (aviao civil); Servio de remoo de mossas por correntes parasitas no END.

Para a manuteno de produtos, qual a publicao tcnica que devo utilizar?


A referncia bsica para uma inspeo o manual de NDT (NTM) ou o captulo do manual da manuteno, fornecido pelo detentor do projeto do produto, que contm referncia aos procedimentos especficos, ou referencia uma norma aceita pela indstria (em geral MIL, AMS ou ASTM)* * na ausncia do procedimento especfico, cabe a uma pessoa qualificada Nvel 3 desenvolver um procedimento de inspeo adequado baseado nas normas aplicveis (documentos aceitveis pela ANAC). O procedimento especfico pode resultar em uma folha de dados de inspeo.

Para acomodar as situaes possveis, a IS 43.13-003 esclarece quais documentos tem prioridade:
DA; Procedimento especfico em manuais (NTM, CMM, etc.); Procedimento geral*(Standard Practices Manual); e Norma ou mtodo citado (CMM)*.

* Sempre que no houver um procedimento especfico, pois uma norma geral, ou mtodo foi citado, necessrio a interveno de um Nvel 3 para elaborar o procedimento especfico. O procedimento especfico elaborado referenciando normas da indstria, de larga aceitao.

Documentos aceitveis para a manuteno de aeronaves na aviao civil:


AC 25-29 Development of a Nondestructive Inspection Program - Organization; AC 43-13 Acceptable methods, techniques and practices - aircraft inspection and repair; T.O. 33B-1-1 Nondestructive inspection methods, basic theory; CMM, NTM, SPM, etc. AC 65-13 Training, qualification and certification of nondestructive inspection (ndi) personnel; AIA-NAS-410 Certification & qualification of nondestrucive test personnel; SNT-TC-1A Personnel qualification and certification in nondestructive testing; ISO-9712 General standard for qualification and certification of nondestructivetesting personnel; ASD-STAN-EN-4179 Qualification and approval of personnel for non-destructive testing; ATA-SPEC-105 Guidelines for training and qualifying personnel in nondestructivetesting methods; e MIL-STD-410 Military Standard, nondestructive testing personnel qualification and certification.

IS 43.13-003 Ensaios no destrutivos na manuteno de produto aeronutico; e


IS 145.163-001 Qualificao e autorizao em END na manuteno de produto aeronutico.

Documentos aceitveis para elaborar procedimentos de END*:


AIA-NAS-410 Treinamento, qualificao e certificao (preferencial) ASTM-E-1417 Lquidos penetrantes

ASTM-E-1444 Partculas magnticas


MIL-HDBK 728/2, ABNT NBR 15548 Correntes parasitas. SAE-AMS-2154 , ASTM E 2375, ASTM E 317 Ultrassom ASTM-E-1742 Radiografia

* Quando no h referncia explcita a outra norma.

Quem pode executar END em produto aeronutico?


Um MMA que atende aeroclube pode inspecionar um END executado por uma pessoa treinada e qualificada (CTA). Tambm pode executar o END se o MMA for treinando e qualificado no Nvel 2 (no mtodo). Em uma OM: somente uma pessoa autorizada pela OM pode executar END em um produto aeronutico que se pretende dar retorno ao servio. Designao do pessoal treinado e qualificado para NDT = AUTORIZAO: Nvel 1 ou Operador (manuseia produtos e ajuda na execuo dos ensaios)* Nvel 2 ou Inspetor (executa o ensaio e assina o laudo) Nvel 3 ou Examinador (elabora procedimentos e responsvel pelo treinamento) * somente o Nvel 2 ou 3 pode ser autorizado a executar inspeo por END em um produto aeronutico que se pretende dar retorno ao servio.

Existe a necessidade do pessoal em END ser MMA?


Em OM, normalmente no, mas isso depende do sistema de treinamento e qualificao que a OM possui (AIA-NAS-410 ou ATA-SPEC-105). Se no for requisito da norma de treinamento e qualificao, ainda assim a OM pode estabelecer como requisito prprio. A pessoa autorizada em END assina documentos como executante do servio. Se ele for MMA, pode assinar o campo inspeo, quando no h um procedimento (de uma OM) requerendo que outra pessoa (MMA) o faa. Somente uma pessoa detentora de licena (MMA) e autorizada por uma OM pode assinar um formulrio ANAC F-100-01 ou uma liberao da manuteno (maintenance release = outro nome para APRS).

Existe a necessidade da OM ter um Nvel 3?


O nvel 3 responsvel por: Elaborar procedimentos; Elaborar e manter o programa de treinamento em END;

Selecionar equipamentos e materiais; e


Orientar o Gestor Responsvel em assuntos relacionados com END.

Existem outros requisitos para o pessoal de END?


Sim, mas no so atributos da ANAC. So eles: CONFEA/CREA;

CNEN; e
CONTER/CRTR.

Treinamento, qualificao e autorizao em END


(IS 145.163-001)

1988 - ALOHA AIRLINES O MARCO DIVISRIO MUNDIAL

Apesar das normas referentes aplicao dos ensaios no destrutivos (por ex. BAC desde 1965, MIL STD 410 data anterior), somente em 1988, aps o caso Aloha, o FAA promoveu uma discusso no forum de NDT - Aging Aircraft, de forma a definitivamente estabelecer os princpios de treinamento e qualificao dos envolvidos com os ensaios. Dessa discusso, a Air Transport Association criou em 1990 a norma ATA-SPEC-105 que estabeleceu requisitos de treinamento e qualificao baseados na SNT-TC-1A, acrescido da exigncia de credencial de mecnico de avies (clula e propulso) que deve ser seguida por todos que sujeitarem-se a ela. Porm, estes requisitos so apenas aplicados manuteno de aeronaves.

Para a indstria aeronutica em geral, foi criada em 1996 a AIA-NAS-410, sucessora da MIL-STD-410.
E, para quem no lembra .....

A seo 145.163 (Requisitos de treinamento) do RBAC 145 Trata do seguintes assunto:


145.163(a) Cada organizao de manuteno certificada deve ter um programa de treinamento do pessoal, aprovado pela ANAC, que consiste de treinamento inicial e recorrente. Para cumprir com este requisito, cada requerente de um certificado de organizao de manuteno deve submeter o programa de treinamento para aprovao da ANAC, conforme requerido pelo pargrafo 145.51(a)(7) deste RBAC. (b) O programa de treinamento deve assegurar que cada pessoa designada para executar manuteno, manuteno preventiva ou alterao e funes de inspeo e de registro seja capaz de executar as tarefas a ela designadas. (c) Cada organizao de manuteno certificada deve documentar, em formato aceitvel ANAC, o treinamento individual do pessoal requerido pelo pargrafo (a) desta seo. Esses registros de treinamento devem ser retidos por, no mnimo, 5 (cinco) anos aps o trmino do vnculo contratual. (d) Cada organizao de manuteno certificada deve submeter revises de seu programa de treinamento ANAC de acordo com os procedimentos requeridos pelo pargrafo 145.209(e) deste RBAC

A IS 145.163-001 Trata dos seguintes assuntos:


Definies; Conceitos gerais sobre a qualificao; Qualificao interna e por organizao de treinamento; Qualificao com base na experincia prvia; Normas de qualificao e certificao; Mtodos de END; Nveis de qualificao e atribuies; Fases de qualificao; Treinamento tcnico especializado, quantidade de horas do treinamento; Exames, pontuao e reexaminao;

A IS 145.163-001 Trata dos seguintes assuntos:


Autorizao; Nvel 3 responsvel; Instrutor; Auditor; Registros e praticas administrativas; Disposies adicionais para o mtodo radiogrfico; Requalificao; Mtodos emergentes; e Proposta de programa de treinamento, por mtodo.

No exigido que o INSPAC seja um especialista em END, mas cabe a ele saber observar e determinar aonde e oque questionar. Como pde ser observado na apresentao de abertura, existe uma grande preocupao com o treinamento e a qualificao das pessoas que executam END na manuteno de aeronaves da aviao civil. Pode-se argumentar que existem uma centena de outras atividades na manuteno que no so reguladas pela ANAC. Entretanto, exercer a atividade de END sem o devido treinamento, qualificao e autorizao compromete diretamente a aeronavegabilidade. Alis, existem evidncias incontestveis que, ao deixar de regular essa atividade no passado, a segurana foi seriamente comprometida. fato a enorme quantidade de tarefas de END na manuteno de aeronaves de grande porte; outro fato que a pessoa que executa END conta com a aprovao para retorno ao servio de pessoas que no possuem sequer o treinamento e qualificao no Nvel 1. Conclusivamente, a pessoa Nvel 2 ou 3 que executa uma inspeo END o principal elo que impede um evento, que pode ser catastrfico.

Baseando-se nessas premissas, a ANAC segue as recomendaes das demais autoridades de aviao civil, e estabelece critrios mnimos para o treinamento e qualificao em END. A IS 145.163-001 trata de assuntos do cotidiano das organizaes de manuteno referente ao treinamento, qualificao e autorizao em END. A IS 145.163-001 um tutorial da AIA-NAS-410, com orientaes adicionais. A leitura das IS permite uma boa noo dessa dinmica, mesmo para quem no pertence ao ramo. Uma das primeiras questes relevantes o fornecimento de treinamento e qualificao em END, voltado aviao civil. At o momento, o CTA o nico centro aceitvel de treinamento e qualificao brasileiro para a viao civil, mas existem outras possibilidades: - treinamento e qualificao fornecido por Nvel 3 formado pelo CTA ou - o disponibilizado pelos detentores de projeto de tipo ou fabricantes de produtos. Quando essa pessoa (que fornece treinamento e qualificao) no o prprio empregador, utilizamos o conceito de organizao de treinamento .

O treinamento normalmente segregado em 3 Nveis: (1, 2 e 3), referente a: complexidade do treinamento/qualificao; e responsabilidades atribudas para determinar a autorizao.

O prazo para requalificao de qualquer nvel de at 5 anos. Para o Nvel 3, existe ainda (por exemplo: na AIA-NAS-410) uma tabela de pontuao que pode ser utilizada.
Prestar ateno para a diferena entre estar qualificado e estar autorizado. Num passado recente, era comum ouvir de empregadores a frase: o CTA certificou, e lavar as mo em relao a um programa de treinamento. Agora, as regras so bem claras: - Programa de treinamento_IS 145-010 - Treinamento, qualificao e autorizao em END_IS 145.163-001

Concesso: se a pessoa em treinamento/qualificao MMA, pode ter crdito de at 50% das horas de treinamento OJT requerido, mas o programa de treinamento da OM precisa contabilizar esse fator (programa de treinamento aprovado pela ANAC). A ATA-SPEC-105 torna obrigatrio o pessoal de END ser detento0r de licena MMA, mas esta SPEC aplicvel somente a operadores 121/135. A AIA-NAS-410 no carrega essa obrigatoriedade, e aplicvel a: indstria e manuteno;

Uma diferena entre a AIA-NAS-410 e a IS, que a IS taxativa em referenciar que apenas os Nveis 2 e 3 podem executar inspees determinando aeronavegabilidade.
Outra diferena a terminologia:

certificao (AIA-NAS-410) = autorizao (IS e regulamentos)

Outra diferena a ser levada em conta que a AIA-NAS-410 estabelece que para a passagem do Nvel 2 para o 3 a progresso contabiliza o tempo como Nvel 2 (opcional). Isso no quer dizer que a OM pode simplesmente estabelecer que qualquer Nvel 2 pode, depois de um certo tempo, ser autorizado como Nvel 3. Ser Nvel 3 subentente conhecer mais de um mtodo. Numa OM, significa conhecer todos os mtodos, e possuir cada qualificao.

Para facilitar a migrao N2 -> N3 o CTA tem um curso especfico para Nvel 3, por mtodo.
Inserimos um programa de treinamento (por mtodo) para auxiliar a anlise de programas de treinamento interno/externo pelo INSPAC da ANAC.

Uma OM, mesmo no desenvolvendo procedimentos de END necessita de um Nvel 3 para elaborar e manter o programa de treinamento vivo. ------

O segredo da formao do Nvel 1, 2 e 3 est no:


no OJT ; no processo de autorizao; e na experincia acumulada.

You might also like