You are on page 1of 8

FLUIDO CSMICO UNIVERSAL

O Fluido Csmico Universal matria elementar primitiva, da qual as modificaes e transformaes constituem a inumervel variedade de corpos da natureza.

a matria bsica fundamental de todo o Universo material e espiritual, a matria elementar primitiva.
altamente influencivel pelo pensamento (que uma forma de energia), podendo se modificar, assumir formas e propriedades particulares. A ao do pensamento Divino sobre o Fluido Csmico Universal deu origem s nebulosas, aos sistemas estelares, aos planetas e astros. nessa matria fludica que o Criador executa o plano existencial. Por meio dele viajam as ondas do pensamento, do mesmo modo que as ondas sonoras se projetam na camada atmosfrica.
Allan Kardec - A Gnese Cap. XIV, Pargrafo 2 e 13

FLUIDO CSMICO UNIVERSAL


O ponto de partida do Fluido Csmico Universal o grau de pureza absoluta, do qual nada pode dar uma idia; o ponto oposto a sua transformao em matria tangvel.

Entre os dois extremos existem inmeras transformaes as quais se aproximam mais ou menos de uma ou de outra. Os fludos mais prximos da materialidade, e por conseguinte os menos puros, compem aquilo que se pode chamar de atmosfera espiritual terrestre.
nesse meio, onde se encontram igualmente diferentes graus de pureza, que os espritos encarnados e desencarnados da Terra extraem os elementos necessrios manuteno de sua existncia. O perisprito, ou corpo fluido dos Espritos, um dos produtos mais importantes do fluido csmico; uma condensao desse fluido em torno de um foco de inteligncia ou alma. O corpo carnal tambm tem seu princpio de origem nesse mesmo fluido condensado e transformado em matria tangvel
Allan Kardec - A Gnese Cap. XIV, Pargrafo 5 e 7

FLUIDO CSMICO UNIVERSAL


Os Espritos atuam sobre os fluidos, no manipulando-os como os homens, mas empregando o pensamento e a vontade.

Pelo pensamento eles imprimem aos fluidos tal ou qual direo, os aglomeram, combinam ou dispersam, organizam uma aparncia, uma forma, uma colorao, mudam-lhes as propriedades.
Criando imagens fludicas o pensamento reflete no envoltrio perispirtico como num espelho; toma corpo e de certa forma se fotografa no perisprito. Desse modo que os mais secretos movimentos da alma repercutem no envoltrio fludico.

Allan Kardec - A Gnese Cap. XIV, Pargrafo 14 a 17

FLUIDO CSMICO UNIVERSAL


Sendo o fluido csmico o veculo do pensamento e podendo este modificar-lhe as propriedades, evidente que eles devem achar-se impregnados das qualidades boas ou ms dos pensamentos que os colocam em vibrao, modificando-os pela pureza ou impureza dos sentimentos. Seria impossvel fazer uma classificao dos bons e maus fluidos, ou especificar-lhes as qualidades, por ser a diversidade deles to grande quanto a dos pensamentos. Sob o ponto de vista moral, carregam a marca dos sentimentos (dio, inveja, cime, orgulho, egosmo, violncia, hipocrisia, bondade, benevolncia, amor, caridade, doura, etc.). Sob o aspecto fsico, so excitantes, calmantes, penetrantes, irritantes, dulcificantes, narcticos, reparadores, eliminadores...

Allan Kardec - A Gnese Cap. XIV, Pargrafo 16 e 17

Esprito Perisprito Fluido Vital Matria Inteligncia Vida

Grau de Condensao

DEUS

Fluido Csmico Universal

You might also like