You are on page 1of 32

INTRODUO FARMACOTCNICA

Profa. Msc. Maria Carolina M. R. Buss

Conceitos
FARMACOTCNICA: cincia aplicada que
estuda a transformao do(s) frmaco(s) em medicamentos, atravs de OPERAES

FARMACUTICAS, levando a obteno da forma farmacutica.

Conceitos
OBJETIVO: Desenvolver, preparar, acondicionar, conservar e dispensar os medicamentos, doseados com preciso e exatido, e apresentados sob uma forma farmacutica, que facilite sua administrao com base nas Boas Prticas de Manipulao em obedincia legislao atual.

Conceitos
Base Galnica: preparao composta de uma ou mais matriasprimas, com frmula definida, destinada a ser utilizada como veculo/excipiente de preparaes farmacuticas.
Contaminao Cruzada: contaminao de determinada matriaprima, produto intermedirio ou produto acabado com outra matriaprima ou produto,durante o processo de manipulao. Droga Vegetal: planta medicinal, ou suas partes, que contenham as substncias, ou classes de substncias, responsveis pela ao teraputica, aps processos de coleta, estabilizao e/ou secagem, podendo ser ntegra, rasurada, triturada ou pulverizada.

Conceitos
Embalagem Primria: acondicionamento que est em contato direto com o produto e que pode se constituir em recipiente, envoltrio ou qualquer outra forma de proteo, removvel ou no, destinado a envasar ou manter, cobrir ou empacotar matrias primas, produtos semi-elaborados ou produtos acabados.
Embalagem Secundria: a que protege a embalagem primria para o transporte, armazenamento, distribuio e dispensao.

Especialidade Farmacutica: produto oriundo da indstria farmacutica com registro na Agncia Nacional de Vigilncia Sanitria e disponvel no mercado.

Conceitos
Forma Farmacutica: estado final de apresentao que os princpios ativos farmacuticos possuem aps uma ou mais operaes farmacuticas executadas com ou sem a adio de excipientes apropriados, a fim de facilitar a sua utilizao e obter o efeito teraputico desejado, com caractersticas apropriadas a uma determinada via de administrao.
Forma Farmacutica Bsica: preparao que constitui o ponto inicial para a obteno das formas farmacuticas derivadas. Forma Farmacutica Derivada: preparao oriunda da forma farmacutica bsica ou da prpria droga e obtida pelo processo de dinamizao.

Conceitos
Insumo: Matria-prima e materiais de embalagem empregados na manipulao e acondicionamento de preparaes magistrais e oficinais.
Insumo Inerte: substncia complementar, de natureza definida, desprovida de propriedades farmacolgicas ou teraputicas, nas concentraes utilizadas, e empregada como veculo ou excipiente, na composio do produto final. Insumo Farmacutico Ativo

Conceitos
Manipulao: conjunto de operaes farmacotcnicas, com a finalidade de elaborar preparaes magistrais e oficinais e fracionar especialidades farmacuticas para uso humano.
Material de embalagem: recipientes, rtulos e caixas para acondicionamento das preparaes manipuladas. Matria-prima: substncia ativa ou inativa com especificao definida, que se emprega na preparao dos medicamentos e demais produtos. Medicamento: produto farmacutico, tecnicamente obtido ou elaborado, com finalidade profiltica, curativa, paliativa ou para fins de diagnstico.

Conceitos
Preparao: procedimento farmacotcnico para obteno do produto manipulado, compreendendo a avaliao farmacutica da prescrio, a manipulao, fracionamento de substncias ou produtos industrializados, envase, rotulagem e conservao das preparaes. Preparao magistral: aquela preparada na farmcia, a partir de uma prescrio de profissional habilitado, destinada a um paciente individualizado, e que estabelea em detalhes sua composio, forma farmacutica, posologia e modo de usar.

Preparao oficinal: aquela preparada na farmcia, cuja frmula esteja inscrita no Formulrio Nacional ou em Formulrios Internacionais reconhecidos pela ANVISA.

Conceitos
Quarentena: reteno temporria de insumos, preparaes bsicas ou preparaes manipuladas, isolados fisicamente ou por outros meios que impeam a sua utilizao, enquanto esperam deciso quanto sua liberao ou rejeio. Substncia de baixo ndice teraputico: aquela que apresenta estreita margem de segurana, cuja dose teraputica prxima da txica. Todos os conceitos aqui apresentados foram retirados da RDC 67, de 8 de outubro de 2007 a qual Dispe sobre Boas Prticas de Manipulao de Preparaes Magistrais e Oficinais para Uso Humano em farmcias.

Histria
ANTIGIDADE: procura de algo que aliviasse a dor 1700aC: Papiro de Eber

Rituais religiosos mdico-farmacutico-feiticeiro beberagens deuses da sade e doena


Hipcrates (350a.C.), grego, fundador da Medicina Racional, escritor de frmulas e operaes farmacuticas.

Galeno (130 - 200 d.C.), grego, estudou medicina em Alexandria, e trabalhou em Roma. GRANDE NOME DA FARMACOTCNICA. Escreveu tratados da Arte de Compor os Medicamentos. De seu nome advm: Farmcia Galnica, Preparaes galnicas, Bases galnicas.

Histria
IDADE MDIA: apelo religioso doena = pecado conhecimento mdico e farmacutico retido em mosteiro = estudo das plantas medicinais Frederick II (1240 dC): imperador alemo decretou a separao da farmcia e medicina. RENASCIMENTO: esprito de renovao Paracelsus ( Aureollus Phelippus Teophrastus Bombastus von Hockenhein). Teoria das Assinaturas (1493-1541), pesquisa dos princpios ativos das drogas vegetais.

Histria
IDADE MODERNA e CONTEMPORNEA: revoluo da qumica , incio da era dos frmacos de origem qumica. Alcalides (1803): isolamento da morfina em 1805. Nascimento dos Grandes Laboratrios Farmacuticos. 1872: sntese do AAS 1821: 1 Escola de Farmcia nos EUA (Philadelphia College of

Pharmacy)
SCULO XX:

1839: 1 Escola de Farmcia no Brasil: (Ouro Preto)

Dcada de 50: instalao macia das Ind. Farmacuticas. Decaimento dos boticrios e o papel fundamental do farmacutico. Declnio das preparaes manipuladas. Dcada de 80-90: ressurgimento da manipulao com o esgotamento da era qumica. Dcada de 90 e agora: terapia gnica.

Histria

Representao egpcia dos boticrios-feiticeiros preparando as poes.

Histria

Almofariz e pistilo de bronze.Alemanha 1533. National Museum American History, Smithsonian Instituion. Washington DC.

Histria

Histria

Histria

Histria

Histria

Histria

Histria

Frmula
Finalidade: a composio quali e quantitativa de um medicamento ou cosmtico. Sendo que frmula de um produto magistral, em especial, ser completa e adequada quando for elaborada e estudada sob possveis efeitos sinrgicos ou no, dos frmacos, adjuvantes e excipientes, alm de garantir estabilidade qumica, fsica, microbiolgica e esttica adequada.

Composio das frmulas


a) Princpio ativo ou insumo farmacutico ativo: o frmaco responsvel pela ao teraputica. o principal agente da frmula em termos farmacolgicos, sendo acompanhado de insumos terapeuticamente inertes. b) Coadjuvante ou adjuvante teraputico: uma substncia que auxilia a ao do princpio ativo por adio, potenciao ou sinergismo. Isolado pode no ter efeito teraputico eficaz.

Frmula
iodo.........................................2,0 g% iodeto de potssio...............2,5 g% gua destilada.......................qs Etanol a 70%........qsp.......100,0 mL

KI I2 + I- I3

c) Coadjuvante ou adjuvante tcnico: pode ser um ou mais componentes da frmula com a funo de estabilizar, conservar o aspecto e caractersticas fsico-qumicas da forma farmacutica. Agem atravs de suas propriedades fsicas como tamponamento de pH, espessando o meio, emulsificando ou atravs de propriedades qumicas protegendo o frmaco da oxidao, hidrlise, contaminao microbiana. Ex.: espessantes gomas, carboximetilcelulose, conservantes parabenos, fenoxietanol, agentes tampo trietanolamina, emulsificantes lauril sulfato de sdio, tween, etc.

Frmula
d) corretivo: pode ser um ou mais componentes da frmula com a funo de corrigir o produto final quanto s propriedades organolpticas: sabor, odor, cor, tornando-a mais aceitvel pelo paciente. Ex.: edulcorantes, flavorizantes, aromatizantes, etc.

e) Veculo ou excipiente: a parte da frmula constituda por componentes capazes de dissolver, emulsificar ou suspender o princpio ativo a fim de facilitar a administrao. Ex.: gua, lactose, amido, talco, polietilenoglicol, vaselina, lanolina, cosmowax, carbopol, hidroxipropilmetilcelulose, etc.

Posologia e dose
POSOLOGIA: a forma de regular e administrar as doses teraputicas, ou seja, atravs da posologia se conhece a quantidade a ser administrada, assim como, a forma de administrao. Ex.: tome 1 cp pela boca aps as refeies instile 1 gota no olho direito massagear com quantidade suficiente do creme o local afetado 2 x ao dia.
DOSE: a quantidade do frmaco necessria administrar por determinada via, a fim de produzir efeito teraputico desejado. Ex.: Aspirina via oral analgsico 500 mg Aspirina via oral antiagregante plaquetrio 325 mg

Frmula
1. Seja a seguinte frmula:

Dose

Clcio (citrato malato glicinato)..................600mg Magnsio (glicina)............................................300mg Ferro (glicina)...................................................50mg Zinco (histidina)...............................................60mg Cobre (lisina)....................................................5000g Selnio (quelato)..............................................100g Excipiente.........qsp..........................................1 cpsula Mande 180 cpsulas. Tomar 1 cpsula 3x ao dia, 1 hora antes das refeies por 2 meses.

Composio quali e quantitativa dos componentes

Posologia

Prescrio
RECEITA: um conjunto de indicaes escritas, dada pelo mdico, dentista ou veterinrio ao farmacutico para a preparao e dispensao de um

medicamento, apresentando tambm a indicao quanto ao modo de


administrao e uso prescrito. CONTEDO DA RECEITA OU PRESCRIO:

Do latim recipe, R ou Re ou Rx, tome ou receba

A ) Informaes do paciente (nome, endereo, idade, peso) B) Data da prescrio e data da dispensao C) Smbolo R (opcional) D) Medicao prescrita: nome e quantidades dos medicamentos ou frmula E) Instrues ao farmacutico aps as frmulas magistrais. Ex.: misture e faa cpsulas F) Instrues ao paciente (modo de administrao). Ex.: tome p.o 1 cp 2x dia. G) Outras informaes (n de caixas, etc) H) Assinatura e carimbo do prescritor, manipulador e dispensador.

Exerccios
1. Anlise tcnica ou crtica da frmula, descreva a funo de cada um dos componentes (insumo farmacutivo ativo, coadjuvante farmacotcnico, coadjuvante teraputico, corretivo, veculo ou excipiente).

Sulfato de neomicina.......................1 g Sulfadiazina.....................................3 g Pectina.............................................0,65 g Veegum....................................... .0,65 g Sacarina...........................................0,025g Metilparabeno..................................0,18 Propilparabeno.................................0,02 Soluo Bordeaux a 1%....................qs gua destilada........qsp...............100 mL---------veculo

Exerccios
2. Com base nos dados da literatura, citados abaixo, voc, farmacutico manipulador e responsvel, poder aviar esta prescrio? Justifique sua resposta. 1. Seja a seguinte frmula: Clcio (citrato malato glicinato)..................600mg Magnsio (glicina)............................................300mg Ferro (glicina)...................................................50mg Zinco (histidina)...............................................60mg Cobre (lisina)....................................................5000g Selnio (quelato)..............................................100g Excipiente.........qsp..........................................1 cpsula Mande 180 cpsulas.

Tomar 1 cpsula 3x ao dia, 1 hora antes das refeies por 2 meses.


DADOS DA LITERATURA Os minerais acima relacionados, tanto na forma de sais como quelatos ou complexados com aminocidos, esto expressos na quantidade do elemento correspondente. A faixa de DOSAGEM DIRIA PERMITIDA do elemento correspondente : Clcio (citrato malato glicinato)..................500-1500mg Magnsio (glicina)............................................50-500mg Ferro (glicina)...................................................30-60mg Zinco (histidina)...............................................10-60mg Cobre (lisina)....................................................1-5mg Selnio (quelato)..............................................20-200g///

Exerccios
3. Considerar as seguintes frmulas e transforme os valores das doses prescritas para unidade de peso em grama (g): a) Sejam as seguintes frmulas: Clonazepam..................2 mg Excipiente.........qsp...1 cpsula Mande 180 cpsulas. Fenobarbital..................40 mg Veculo.........qsp...1 mL Mande 1 vidro com 20 mL. Posologia: 8 mg/kg/dia, divididos em 2 tomadas. Cromo ................100 mcg Selnio ................50 mcg Ferro (glicina)......18 mg Zinco (glicina)......15 mg Excipiente.........qsp.cpsulas Mande 30 cpsulas.

Exerccios
4. Considerar as seguintes frmulas e transforme os valores em porcentagem (%) das doses prescritas para unidade de peso em grama (g): a) Sejam as seguintes frmulas: Cloreto de sdio..................3% Veculo.........qsp...10 mL Octilfenol Polioxietileno ..0,25% Diestearato de polietilenoglicol.................0,50% Dimetilpolisioloxilane..q.s.p 10 mL Cetoconazol ..5,0% Creme ..q.s.p 60 g Cloridrato de lidocana ..1,0% Veculo.........qsp...5 mL

You might also like