You are on page 1of 38

Trabalho de Concluso de Curso TCC 1

Aula Comit de tica e Biblioteca digital


Data: 19/03/2013
Professores: Simone Beux Raquel Dalla Costa da Rocha

COMIT DE TICA

Projeto que, individual ou coletivamente, envolva o ser humano, de forma direta ou indireta, em sua totalidade ou partes dele, incluindo o manejo de informaes ou materiais (questionrios, anlise sensorial, entre outros) dever ter o parecer do comit de tica, segundo a Resoluo no 196, de 10 de outubro de 1996, do Conselho Nacional de Sade/MS.

Trabalhos de concluso de curso que utilizarem de animais vertebrados, como criao e a utilizao em atividades cientficas devero obedecer aos critrios estabelecidos pela Lei No 11.794, DE 8 DE OUTUBRO DE 2008. O acadmico dever entrar em contato com o orientador e o coordenador de TCC para obter informaes sobre os documentos necessrios

COMIT DE TICA

DOCUMENTAO QUE DEVE SER ANEXADA AO PROJETO PARA ANLISE OS ARQUIVOS DEVERO SER DIGITALIZADOS E ENVIADO EM PDF PELA PLATAFORMA BRASIL

ENDEREO DA PLATAFORMA BRASIL (O depsito do projeto no CONEP responsabilidade do professor orientador):

http://aplicacao.saude.gov.br/plataformabrasil/login.jsf

COMIT DE TICA
RG e CPF da equipe de trabalho. Folha de Rosto da CONEP (assinadas e carimbadas pelos responsveis), preenchida dentro da plataforma lattes. Formulrio de apresentao de projeto; IMPORTANTE: Os campos introduo, resumo, hipteses, objetivo primrio, objetivos secundrios, metodologia, critrios de incluso e excluso, riscos, benefcios, metodologia de anlise de dados, desfecho primrio e desfecho secundrio comportam at 4 mil caracteres (cada campo). Assim, se no projeto original tais campos ultrapassarem os 4 mil caracteres, ao final da submisso, o pesquisador dever anexar ao sistema o arquivo contendo o projeto completo.

Modelo - Termo de Consentimento Livre e Esclarecido e/ou Termo de Compromisso para Uso de Dados; IMPORTANTE: O modelo a ser seguido o que est nomeado como TERMO DE CONSENTIMENTO LIVRE E ESCLARECIDO, porm h dois modelinhos para quem quiser saber o que escrever.

COMIT DE TICA
Termo de cincia do responsvel pelo campo de estudo. IMPORTANTE: Este documento dever estar assinado e carimbado pelo campo de estudo.

Termo de Compromisso para Realizao do TCC. IMPORTANTE: Autorizao dos servios que sero requisitados para realizao do projeto (original, em papel timbrado ou com carimbo identificando a assinatura do responsvel) formulrio que dever ter assinatura da direo; Documento exigido pela UTFPR para realizao do TCC fornece ao aluno um seguro de vida para se obter o nmero do termo

Instrumento de Coleta de Dados questionrio que ser aplicado ao entrevistado; Curriculum lattes atualizado de todos da equipe pesquisadora. Termo de compromisso da equipe; Declarao de Pesquisa no iniciada. FINALIZADO O TCC, O ALUNO E O ORIENTADOR DEVERO PREENCHER O RELATRIO FINAL PARA ENVIO AO COMIT DE TICA.

COMIT DE TICA
Calendrio de reunies ordinria 2013:

Reunio Ordinria 1a. 2a. 3a.

Ms Fevereiro Maro Abril

Dia 21 14 11

4a.
5a. 6a. 7a. 8a.

Maio
Junho Julho Agosto Agosto

09
13 04 15 29

9a.
10a. 11a. 12a.

Setembro
Outubro Novembro Dezembro

12
10 07 12

BIBLIOTECA DIGITAL
CADASTRO

Entre na biblioteca digital no endereo abaixo para fazer o seu cadastro

http://www.pg.utfpr.edu.br/bibliotecadigital/
Escolha a biblioteca digital da qumica

BIBLIOTECA DIGITAL

Importante no esquecer de marcar como Leitor (padro do cadastro) e como Autor.

Aps a defesa

PDF

INFORMAES

E-MAIL DO TCC:
raqueldcr@utfpr.edu.br simonebeux@utfpr.edu.br

You might also like