You are on page 1of 30

CADERNO 5

AVALIAO DIAGNSTICA: ALFABETIZAO NO CICLO INICIAL

APRESENTAO

Apresenta uma proposta de avaliao diagnstica das capacidades dos alunos do CA;

Integra o conjunto de aes desenvolvidas pela SEEMG, para assessorar os educadores da rede estadual nos processos de formao continuada e de acompanhamento da implementao do CA.

OBJETIVO DA PROPOSTA E A LEGISLAO


SOBRE O CICLO DA ALFABETIZAO

O objetivo central desta proposta: Propiciar subsdios para a avaliao diagnstica da aprendizagem dos alunos do CA; O C com durao de trs anos, compreende 03 fases: Fase Introdutria (1 ano): destinada a alunos de 06 anos que ingressam no EF; Fase I (2 ano): destinada aos alunos provenientes da Fase Introdutria (1 ano), aps o cumprimento dos objetivos da mesma; Fase II (3 ano): destinada aos alunos que atingiram os objetivos da Fase I.

Na Res. SEE MG 469/2003 (revogada pela Res. SEE 1086/2008), preconiza uma avaliao contnua e diagnstica do processo de aprendizagem, para que a progresso continuada dentro de cada Ciclo seja apoiada e garantida por estratgias de atendimento pedaggico diferenciado;

Isso significa que, embora o CA pressuponha um tempo global de 03 anos para o desenvolvimento do conjunto de capacidades envolvidas no domnio inicial da lngua escrita:

no se pode perder os objetivos correspondentes a cada ano de escolaridade, nem a necessidade de reagrupamentos dinmicos, temporrios e rotativos, para atendimento de alunos com dificuldades ou necessidades especficas de aprendizagem.

PROPOSTA DE INSTRUMENTO DE AVALIAO

Seja assumida como: um ponto de partida para o diagnstico das aprendizagens dos alunos;

bem como para o planejamento de aes e intervenes necessrias ao longo do CA.

A MATRIZ DE REFERNCIA: PRESSUPOSTOS, OBJETIVOS, ESTRUTURA

Uma matriz de referncia discrimina: Conhecimentos e competncias a serem avaliados;

Sua finalidade: - Orientar a elaborao de estratgias ou questes de avaliao.


o

CAMPO DE ABRANGNCIA: FOCOS DE


ATENO E CAPACIDADES

A matriz de referncia da avaliao diagnstica apresenta capacidades que devem ser desenvolvidas ao longo do CA, englobando de forma indissocivel, os processos de alfabetizao e letramento.

Esses dois processos so os focos principais de ateno da matriz.

O foco na alfabetizao: Enfatiza a apropriao do sistema de escrita alfabtico-ortogrfico, bem como o desenvolvimento de capacidades motoras e cognitivas pertinentes a esse processo;

O foco no letramento: - Como dimenso complementar e indissocivel da alfabetizao, privilegia aspectos relativos insero e participao do indivduo na cultura escrita, abrangendo capacidades de uso do sistema e de seus equipamentos e instrumentos na compreenso e na produo de textos, em diversas situaes ou prticas sociais.
o

A ESTRUTURA DA MATRIZ

apresentada em quadros; Em uma leitura vertical: apreendem-se as capacidades a serem dominadas, apresentadas em graus de dificuldade. Quando a perspectiva de leitura horizontal, a matriz aponta, em 03 colunas:

O que est sendo avaliado: as capacidades a serem desenvolvidas ao longo do CA; A discriminao dessas capacidades: os descritores pertinentes s capacidades enumeradas;

Como avaliar as capacidades: exemplos de procedimentos e alternativas para operacionalizar a matriz num instrumento de avaliao. (ver Matriz de Referncia da Avaliao Diagnstica, na pg. 11, Caderno 5)

INSTRUMENTO DE AVALIAO DIAGNSTICA


A proposta apresenta exemplos comentados de atividades para a avaliao do aluno do CA; Sua elaborao possui duas finalidades:
1.

Fornecer subsdios para a organizao da prtica de ensino da lngua escrita; Servir de material didtico para a formao continuada de alfabetizadores.

2.

O INSTRUMENTO SE DIRIGE S TRS FASES


DO CA

Os nveis claramente definidos de alfabetizao a serem atingidos pelos alunos, em cada fase: 1 ano o ideal que o aluno domine, mesmo que com erros, o princpio alfabtico da escrita, isto , que a criana saiba que nosso sistema de escrita representa sons ou fonemas;

Isto significa que o aluno deve ser capaz de escrever e ler palavras com certa autonomia (ainda que com muitos erros e hesitaes).

2 ano ao final deste ano de escolaridade, o ideal que o aluno demonstre dominar as capacidades trabalhadas no 1 ano e que, alm disso:
Leia e escreva, com autonomia, palavras e sentenas com fluncia;

Leia e escreva, com autonomia, textos curtos, mesmo que com algumas hesitaes e erros, e mesmo que com fluncia e rapidez um pouco limitadas;
Compreenda e produza textos, com maior grau de autonomia, porm contando ainda com a ajuda do professor.

3 ano espera-se, que ao final desta etapa, o aluno esteja plenamente alfabetizado: Lendo e escrevendo com fluncia e rapidez textos mais extensos e complexos que os lidos em avaliaes do 2 ano; Compreendendo e produzindo textos com autonomia (sem ajuda do professor).

O INSTRUMENTO APRESENTA ATIVIDADES DE


AVALIAO E NO ATIVIDADES DE ENSINO

importante o professor ter em mente: Nos momentos em que se quer trabalhar a anlise de slabas, ser mais interessante comear por slabas mais simples. Isso no significa, porm, que, durante todo o 1 ano ou boa parte do 2 ano, as atividades de ensino devam se resumir ao contato apenas com slabas mais simples.

O INSTRUMENTO EXIGE A MEDIAO DO


PROFESSOR

Primeira recomendao enftica: que os professores se coloquem como mediadores efetivos em tais situaes e estabeleam condies de interao com as crianas:

Lendo enunciados para alunos ainda sem autonomia de leitura; Conferindo a compreenso de elementos textuais ou no textuais (imagens);

Adaptando situaes propostas s vivncias scioculturais das crianas;


Monitorando o nvel de desempenho e a margem de frustrao que pode ocorrer em alunos do 1 ano, quando no podem demonstrar certas capacidades. Na avaliao, torna-se fundamental: que o professor investigue o campo de experincias da criana, dentro e fora da escola (sondagens sobre o seu processo de insero na cultura escrita e, em particular, na cultura escolar).

O INSTRUMENTO DEVE SER APLICADO COM


FLEXIBILIDADE

Admite variaes quanto ao uso do tempo e organizao dos alunos: Quanto ao tempo utilizado, o professor poder optar por dividir o repertrio de questes por ele selecionadas em 03 sesses, de acordo com domnios propostos: Aquisio do sistema; Leitura e, Produo textual.

1. 2. 3.

O INSTRUMENTO PRESSUPE UMA ANLISE


CUIDADOSA DOS ERROS DOS ALUNOS

necessrio transformar os erros dos alunos em observveis que permitam inferir hipteses ou conflitos cognitivos subjacentes a cada resposta ou a desempenhos alternativos em relao ao esperado; O lugar de mediao do professor: sua postura investigativa o elemento central nesse tipo de avaliao que transforma o erro em fonte de informao.

O INSTRUMENTO S CUMPRIR SEUS OBJETIVOS SE SEUS RESULTADOS FOREM ANALISADOS,


COMUNICADOS E UTILIZADOS

De nada adianta utilizar o instrumento de avaliao diagnstica apenas para dar uma nota ao aluno e classific-lo numa categoria como atrasado ou adiantado.

necessrio que o professor e seus colegas:

- Analisem os resultados dos alunos (em grupo e individualmente);

Registrem esses resultados de modo a visualizar adequadamente os diferentes nveis de rendimento (grficos ou nas fichas propostas) e a acompanhar, ao longo do ano e do Ciclo, o crescimento do aluno;

Apresentem os registros da turma aos alunos, estabelecendo com eles objetivos e metas a serem alcanadas;
Comuniquem os resultados aos pais, para incentivar o acompanhamento do aluno e dar a eles conhecimentos para faz-lo;

- Utilizem os resultados para orientar o planejamento a ser elaborado, para propor e executar aes, na sala de aula e na escola, para buscar a resoluo dos problemas encontrados; para modificar estratgias e procedimentos de ensino que no se mostraram adequados; para avanar naqueles pontos em que os resultados se mostraram satisfatrios.

O INSTRUMENTO APRESENTA VRIAS


POSSIBILIDADES DE REGISTRO

O desempenho dos alunos numa avaliao diagnstica pode ser registrado de diferentes formas: Fichas descritivas; Relatrios individuais de natureza mais qualitativa; Dirios de campo que acompanham o processo de aprendizagem da turma, de grupos ou de alunos especficos.

COMUNICANDO OS RESULTADOS DA
AVALIAO AOS ALUNOS

Pode ser feita: Por fichas descritivas ou grficos (individuais ou de toda a turma);
Relatrios dirios ou peridicos, entre outros; Auto-avaliaes (debates, textos individuais ou coletivos, anlise comparativa de atividades desenvolvidas por ele); Portiflios (composto por algumas atividades mais representativas do processo de aprendizagem dos alunos).

CONCLUSO

A principal funo deste instrumento de avaliao diagnstica a de fornecer elementos para que o professor possa planejar o trabalho pedaggico que encaminhar em sala de aula;

Este instrumento um recurso didtico capaz de auxiliar o professor: Quanto definio das metas de aprendizagem para seus alunos; Quanto na escolha dos procedimentos e materiais didticos mais adequados aos objetivos definidos.

Dois aspectos importantes devem ser levados em conta ao se planejar o trabalho dirio em sala de aula: O planejamento do ensino precisa ser elaborado a partir do nvel de aprendizagem dos alunos; O planejamento didtico da ao docente se dirigir a trs nveis de interao com os alunos: o grupo como um todo, os pequenos grupos (demandas semelhantes) e cada um de seus alunos (demandas especficas de aprendizagem).

1.

2.

A avaliao diagnstica no tem como funo classificar os alunos e apontar formas de reenturmao. Sua funo a de servir para que o professor possa planejar a ao didtica a ser desenvolvida em sua classe de alfabetizao.

REFERNCIA

Coleo: Orientaes para a Organizao do Ciclo Inicial de Alfabetizao; 5 Avaliao Diagnstica: Alfabetizao no Ciclo Inicial/Centro de Alfabetizao, Leitura e Escrita. Belo Horizonte: Secretaria de Estado de Educao de Minas Gerais, 2005.

You might also like