You are on page 1of 50

UNIVERSIDADE LRIO FACULDADE DE CINCIAS DE SADE CURSO DE MEDICINA DENTRIA

Ateno Integral ao Adulto II Dra. Natacha Amin

Hemorragia

Xerostomia

Tumefaco

Sialorria

Halitose

Trismos

Bruxismo

Nota: A maioria dos sintomas estomatolgicos, no so sintomas puros, uma vez que o mdico tambm se pode aperceber deles, de modo que muitas vezes podem ser considerados como sinais.

Estomatorragia Podem resultar como consequncia de alteraes: Local: Sistmica: Ps-extraco Alterao de Gengival plaquetas Traumatismos Alterao de Tumores benignos e coagulao malignos

Aumento do volume ou inchao patolgico de um orgo. Pode ser provocada por:


Edema Infiltrao Inflamao Neoplasia

(Tipo de alterao metablica fcilmente reversvel)

Alterao caracterizada pela secura excessiva da boca, que pode ter diversas etiologias que condicionam a diminuia ou mesmo interrupo da secreo salivar. Caractersticas clnicas:
Ardor Prurido Atrofia das papilas Ulcerao ou fissuras Disfagia Perda de renteno prottica ( em caso de uso)

Etiologia:
Ingesto inadequada de lquidos Respirao bucal crnica Doenas sistmicas ou metablicas Distbios emocionais Higene oral precria Administrao medicamentosa
Anticonvulsivantes Anti-hipertensivos Sedativos Antidepressivos

Secreo salivar abundante Etiologia:


Irritao local (Aftas) Prteses mal ajustadas Sistema tampo protector para neutralizar cido gstrico em pacientes com refluxo gastroesofgico. Caracterstica clnica da raiva Administrao medicamentosa
Ltio Agonistas colinrgicos

Hlito com mau cheiro/odor ftido/ desagradvel, eventualmente repulsivo, emitido pela cavidade oral, seja pela fala, seja pela respirao. Pode resultar como conseqncia de alteraes sistmicas:
Diabetes Mellitus Obstipao intestinal Disfuno renal grave Dfice de vitamina C Fisiolgica Tabagismo Stress psicolgico excessivo

Na maioria dos casos a etiologia local, pode ter origem: Cavidade oral:
Hipofuno das glandulas salivares Restauraes defeituosas Saburra lingual Alteraes morfolgicas da lngua Crie dentria Doena periodontal Estomatite Neoplasia Higiene oral deficiente

Vias areas superiores:


Amigdalite Faringite Sinusite Patologia das adendes Alterao respiratria nasal Presena de corpos estranhos

Mioespasmo dos msculos da mastigao causando especficamente abertura bucal limitada. Tratando se de trismo leve ou moderado, a abertura bucal torna-se difcil ou impossvel. Etiologia:
Ferimento da face Extrao dentria Amidalectomia Sintoma inicial do ttano Neoplasias Complicao de radioterapia Infecciosa (Parotidite, Artrite aguda da ATM, Estomatite, Alveolite)

Hbito parafuncional caracterizado pelo ranger ou apertar dos dentes de forma rtmica. O bruxismo consiste em ranger ou apertar os dentes durante o sono, portanto de forma involuntria e inconsciente. O Acto de ranger ou apertar os dentes no estado de viglia designa-se briquismo ou bruxismo diurno que caracterizado por uma atividade semivoluntria da mandbula, de apertar os dentes, geralmente no ocorre o ranger de dentes, e est relacionado a um tique ou hbito.

Classificao:
Primrio: no est relacionado a nenhuma causa mdica evidente, clnica ou psiquitrica. Ocorre como um distrbio crnico persistente, com evoluo a partir do seu aparecimento na infncia ou adolescncia para a idade adulta.
Secundrio: associado a outros transtornos clnicos: neurolgico (de Parkinson); psiquitrico (depresso); outros transtornos do sono (apnia); e uso de drogas (anfetaminas).

Etiologia:
No est completamente esclarecida Nenhum marcador gentico foi encontrado para transmisso do bruxismo Vrias hipteses para explicar a etiologia do bruxismo:
Factores morfolgicos (caractersticas oclusais anatomia das estruturas sseas da regio facial) Factores psicolgicos (stress elevado) Modulao de neurotransmissores e

Alteraes morfolgicas que ocorrem na cavidade oral, com caractersticas prprias, que juntamente a outros dados clnicos, auxiliam na identificao de patologias maxilofaciais.

Mcula Ppula Ndulo Tumor Placa Vescula Bolha Quisto

Eroso lcera Fissura Crosta Descamao

Aterao da colorao normal da mucosa bucal sem que ocorra elevao ou depresso tecidual (leso plana). Exemplos:
Pigmentao racial gengival Tatuagem por amalgma

So pequenas leses slidas, circunscritas, elevadas, cujo dimetro no ultrapassa 5 mm. Podem ser nicas ou mltiplas, de superfcie lisa ou rugosa, arredondadas ou ovais, pontiagudas ou achatadas. Quando aglomeradas, constituem a chamada placa papulosa.

Leso slida, circunscrita, de localizao superficial ou profunda, formados por tecido epitelial, conjuntivo ou misto. Sensvel palpao. Mais de 5mm de diametro. Exemplos: Papilomas Lipomas Granulomas piognicos Tumores glandulares Fibromas

Massa slida elevada, de cor varivel e que pode surgir em qualquer localizao oral, com mais de 2cm de diametro. Exemplos:
Neoplasias:Hemangioma

Leso slida, elevada, achatada com mais de 1cm de dimetro. Exemplo: Leucoplasias

Leso circunscrita, elevada de conteudo lquido (fludo seroso) e diametro inferior a 5 mm. Devido a sua durao raro serem visualizados na cavidade oral. Como resultando da sua ruptura ocorre uma lcera.
Exemplos:

Varicela
Herpes simples

Vescula de dimetro superior a 5 mm. Resulta da acumulao de fludo na espessura do epitelio ou na juno epitelio-conjuntivo. Exemplos:
Queimadura Penfigo

Cavidade revestida por epitlio, com conteudo lquido ou semislido. Exemplos:


Quisto sebceo Quisto dermide Quisto epidermide

Leso geralmente deprimida, resultante da ruptura de vescula ou bolha. Exemplos:


Varicela (aps ruptura)

Leso de dimenso varivel onde existe perda de epiderme e derme. Geralmente dolorosas Exemplos:
Aftas

Etiologia:
Neoplasias Pigmentao por depsitos endgenos Pigmentao por depsitos exgenos Disturbio endcrino

Melanoma:
Tumor maligo, contm manina. Pode originar-se a partir de um nevo, factores genticos, imunolgicos ou ambientais. Raro antes da pubredade. Aparece entre os 40 a 70 anos. Comum no palato.

Manchas negras, lisas, planas ou ligeiramente elevadas, bem delimitadas de longa durao.

Localizam-se frequentemente nos lbios, palato e mucosa jugal.

Pigmentao melnica (acmulo de melanina) Causa desconhecida Assintomatica No requer tratamento

racial/fisilogica

Tatuagem por amlgama:


Pigmentao pouco extensa negra ou azulada que se encontra na vizinhana de uma restaurao por amlgama.

Metais pesados
H um aumento de nvel sistmico de metais pesados o que resulta na deposio metlica na gengiva marginal.

Doena de addison:
Glndulas adrenais, localizadas acima dos rins, no produzem cortisol e, algumas vezes, nem aldosterona, em quantidade suficiente.) Ocorre pigmentao castanha na mucosa jugal, lngua, lbio, gengiva, devido a deposiao de melanina na camada basal do epitelio. Tratamento endocrinolgico.

Herpes Simples Herpes Zster Pnfigo Vulgar Penfigide Benigno da mucosa

O Vrus Herpes Simples pode originar duas alteraes vesiculo-bulhosas:


Gengivoestomatite Herptica primria
Herpes Labial Recorrente

Caractersticas Clnicas: Infeco herptica primria. Mais frequente em crianas entre 6 meses e 5 anos. Sinais iniciais: linfadenopatia cervical anterior, febre, irritabilidade, anorexia, leses orais com sintomatologia dolorosa. Inicialmente essas leses aparecem como vrias vesculas que facilmente se rompem formando ulceraes. A gengiva apresenta se avermelhada e edemaciada

Caractersticas Clnicas:
Sinais e sintomas:dor, ardor, calor localizado, eritema e prurido. Leses do lbio inicialmente como vesculas preenchidas por lquido que se rompem formando crostas. A cicatrizao ocorre num perodo que varia entre 7 e 10 dias.

Caractersticas Clnicas:
Virose provocada por uma variante do herpes vrus que tambm causa a varicela. Incidncia rara. Provoca afeces na pele. Mais frequente em indivduos com baixa defesa imunolgica (idosos, pacientes com HIV). As leses orais esto relacionadas ao envolvimento a um dos ramos do nervo trigmio e apresentam se como vesculas opacas, unilaterais, que se rompem formando ulceraes.

Etiologia: Doena auto-imuno que resulta na formao de uma fenda intra-epitelial. Caractersticas Clnicas: Formao de bolhas intra-epiteliais na pele e mucosas. Afeta principalmente indivduos a cima de 40 anos. Quatro formas mais conhecidas:vulgar, vegetante, foliceo e eritematoso. Pode apresentar Gengivite Descamativa. As leses bucais podem preceder o aparecimento das manifestaes cutneas.

Etiologia: Doena auto-imune, caracterizada pela produo anormal de auto-anticorpos direcionados membrana basal, formando bolhas mais profundas do que as do pnfigo vulgar. Caractersticas Clnicas: Mais comum nas mulheres a partir dos 60 anos de idade. Leses orais frequentes que iniciam-se em forma de bolhas e posteriormente se rompem deixando reas de ulcerao, bastante dolorosas. As leses so ainda observadas na pele, mucosa nasal, esofgica, farngea, vaginal e conjuntiva.

Leucoplasia Lquen plano Candidase Leucodema

Leso representada por placa branca que se desenvolve na mucosa oral. Ocorre em qualquer rea da mucosa oral sendo mais comum no labio inferior, devido a radiao solar e uso de tabaco e no bordo lateral da lngua e mucosa jugal . assintomtica e predominate nos homens entre os 40 e 60anos. Leso pr-cancergena.

As leses orais de lquen plano surgem, com frequncia, associadas s tpicas leses cutneas que evoluem com remisses e recidivas. Pode ocorrer quadro exclusivamente oral e considerado pr-cancergeno. Apresenta gengivite descamativa que provoca eroso, atrofia e descamao da gengiva e pode ser tambm manifestao do pnfigo vulgar. As leses orais predominam na mucosa jugal, lngua, gengiva tm maior risco de malignizao. Apesar da origem desconhecida , acredita-se que o lquen plano esteja associado a distrbios emocionais.

a infeco mictica mais comum da cavidade oral causada pelo fungo C. albicans. Infeco oportunista relacionada a fatores locais e sistmicos. Quando ocorre ruptura do equilbrio biolgico, geralmente resultante de fatores predisponentes (patolgicos, fisiolgicos, imunolgicos), h um aumento na multiplicao de leveduras nos tecidos, instalando-se ento a infeco.

Geralmente est associada a indivduos debilitados, imunocomprometidos ou que estejam fazendo uso abusivo de antibiticos. As leses orais da candidase so placas ou ndulos brancos, que crescem centrifugamente e confluem. A remoo das placas ou pseudomembranas com uma compressa deixa uma superfcie eritematosa ou ulcerada.

Condio comum da mucosa jugal de etiologia desconhecida. Ocorre com maior incidncia em indivduos negros. Caractersticas Clnicas: Colorao branco-acinzentada difusa da mucosa. A superfcie aparece pregueada, resultando em estrias esbranquiadas ou rugosas. As leses no so removidas por raspagem. Ocorre bilateralmente na mucosa jugal e pode-se estender at a mucosa labial. Em raras ocasies, pode, tambm, envolver o soalho da boca e regio palatina. Fcilmente diagnosticado uma vez que o aspecto esbranquiado diminui acentuadamente ou desaparece, quando a bochecha esticada.

You might also like