You are on page 1of 17

Obesidade : Como identificar e prevenir

O que Obesidade? A obesidade o acmulo de gordura no corpo causado quase sempre por um consumo excessivo de calorias na alimentao, superior ao valor usada pelo organismo para sua manuteno e realizao das atividades do dia a dia. Ou seja: a obesidade acontece quando a ingesto alimentar maior que o gasto energtico correspondente.

Diagnstico de Obesidade A obesidade determinada pelo ndice de Massa Corporal (IMC) que calculado dividindo-se o peso (em kg) pelo quadrado da altura (em metros). O resultado revela se o peso est dentro da faixa ideal, abaixo ou acima do desejado - revelando sobrepeso ou obesidade.

Classificao do IMC:
Menor que 18,5 Abaixo do peso Entre 18,5 e 24,9 - Peso normal Entre 25 e 29,9 - Sobrepeso (acima do peso desejado)

Tratamento de Obesidade
Como a obesidade provocada por uma ingesto de energia que supera o gasto do organismo, a forma mais simples de tratamento a adoo de um estilo de vida mais saudvel, com menor ingesto de calorias e aumento das atividades fsicas. Essa mudana no s provoca reduo de peso e reverso da obesidade, como facilita a manuteno do quadro saudvel.

Medicamentos
A utilizao de medicamentos contribui de forma modesta e temporria no caso da obesidade, e nunca devem ser usados como nica forma de tratamento. Boa parte das substncias usadas atuam no crebro e podem provocar reaes adversas graves, como: nervosismo, insnia, aumento da presso sangunea, batimentos cardacos acelerados, boca seca e intestino preso. Um dos riscos mais preocupantes dos remdios para obesidade o de se tornar dependente. Por isso, o tratamento medicamentoso da obesidade deve ser acompanhado com rigor e restrito a alguns tipos de pacientes.

Cirurgia baritrica
Pessoas com obesidade mrbida e comorbidades, como diabetes e hipertenso, podem optar por fazer a cirurgia de reduo de estmago para controlar o peso e sair da obesidade. Existem quatro tcnicas diferentes de cirurgia baritrica para obesidade reconhecidas pelo Conselho Federal de Medicina (CFM): Banda Gstrica Ajustvel, Gastrectomia Vertical, Bypass Gstrico e Derivao Bileopancretica. A escolha da cirurgia depender do quadro do paciente, do grau de obesidade e das doenas relacionadas.

Complicaes possveis
Pessoas com obesidade tm maior probabilidade de desenvolver doenas como presso alta, diabetes, problemas nas articulaes, dificuldades respiratrias, gota, pedras na vescula e at algumas formas de cncer.

Convivendo/ Prognstico Cuidados No deposite as esperanas do tratamento da obesidade apenas no medicamento ou cirurgia, pois o resultado depende principalmente das mudanas nos hbitos de vida (dieta e atividade fsica) Com o tempo o medicamento para obesidade pode passar a perder o efeito. Se isso ocorrer, consulte seu mdico e nunca aumente a dose por conta prpria Existem muitas propagandas irregulares de medicamentos para emagrecer nos meios de comunicao, por isso no acredite em promessas de emagrecimento rpido e fcil No compre medicamentos para obesidade pela internet ou em academias de ginstica, pois muitos no so autorizados pelo Ministrio da Sade e podem fazer mal a quem utiliza Clnicas e consultrios no podem vender medicamentos para obesidade. O paciente tem a liberdade de escolher a farmcia de sua confiana para comprar ou manipular o medicamento prescrito Frmulas de emagrecimento com vrias substncias misturadas so proibidas pelo Ministrio da Sade e j provocaram mortes.

Lembre-se sempre: No existe mgica! Para manter o peso dentro dos valores desejveis e controlar a obesidade, a melhor opo ter uma alimentao balanceada e praticar atividades fsicas regularmente.

Referncias :
http://www.minhavida.com.br/saude/temas/ obesidade#top1 http://www.abcdasaude.com.br/artigo.php?3 03

You might also like