You are on page 1of 21

Segurana no Trabalho

Professor Jos Renato Bianchi

Introduo
Empresas, funcionrios e gerentes tm comeado, cada vez mais, a se preocupar com a segurana no ambiente de trabalho. Medidas rpidas e simples, como palestras, folhetos, cartazes, e-mails e dinmicas que promovam um ambiente organizado e seguro so boas alternativas para conscientizar todos aqueles que dividem o mesmo local de trabalho.

Papel dos Sindicatos


O acidente de trabalho um fato indesejado que traz prejuzos aos trabalhadores, aos empresrios, s famlias e a toda a nao. Entre as entidades organizadas que atuam diretamente na produo de bens e servios e detm a responsabilidade de promover a preveno, indiscutivelmente, as empresas e os sindicatos, principalmente aqueles que defendem os direitos dos trabalhadores, podem interferir na diminuio das ocorrncias.

Acidentes e Doenas do Trabalho

Sob o ponto de vista prevencionista, causa de acidente qualquer fato que, se removido a tempo, teria evitado o acidente. Os acidentes so evitveis, no surgem por acaso e, portanto, so passveis de preveno. Os acidentes ocorrem por falha humana ou por fatores ambientais.

Normas Regulamentadoras
As Normas Regulamentadoras (NR), no Brasil, so de cumprimento obrigatrio por todas as empresas privadas e pblicas que possuam empregados regidos pela Consolidao das Leis do Trabalho (CLT).

A NR-05 (CIPA) estabelece que as empresas organizem e mantenham uma comisso constituda, exclusivamente, por empregados com o objetivo de prevenir acidentes no ambiente de trabalho.

Mapa de risco
Mapa de Risco uma representao grfica de um conjunto de fatores presentes nos locais de trabalho (sobre a planta baixa da empresa, podendo ser completo ou setorial), capazes de acarretar prejuzos sade dos trabalhadores: acidentes e doenas de trabalho.

Elaborao do Mapa de Risco


Para elaborar um mapa de risco deve-se fazer um reconhecimento de todos os ambientes de trabalho do estabelecimento; saber o que feito, como e quanto feito em cada local de trabalho. Depois, devem fazer uma representao, como a planta de uma casa, dos diversos locais de trabalho. Alm disso, os trabalhadores devem listar todos os materiais, equipamentos, ferramentas e utenslios utilizados na execuo das tarefas realizadas em cada local representado em planta e relacionar todos os riscos existentes.

Riscos Ocupacionais
Os riscos ocupacionais englobam os agentes ambientais gerados no, ou pelo trabalho e que podem causar doena ou desconforto significativo e ineficincia entre os trabalhadores ou entre os cidados da comunidade envolvente.

Agentes Fsicos
So aqueles gerados por mquinas e condies fsicas caractersticas do local de trabalho, que podem causar danos sade do trabalhador.

Agentes Qumicos
So aqueles representados pelas substncias qumicas que se encontram nas formas lquida, slida e gasosa, e quando absorvidos pelo organismo, podem produzir reaes txicas e danos sade.

Agentes Ergonmicos

Estes riscos so contrrios s tcnicas de ergonomia, que exigem que os ambientes de trabalho se adaptem ao homem, proporcionando bem estar fsico e psicolgico.

Riscos Mecnicos

Os riscos mecnicos ou de acidentes ocorrem em funo das condies fsicas (do ambiente fsico de trabalho) e tecnolgicas imprprias, capazes de colocar em perigo a integridade fsica do trabalhador.

Equipamentos de Proteo Individual


Equipamento de proteo individual (EPI), de acordo com a legislao, todo dispositivo de uso individual, de fabricao nacional ou estrangeira, destinado a proteger a sade e a integridade fsica do trabalhador.

Equipamentos de Proteo Coletiva


Equipamentos de proteo coletiva (EPC) so dispositivos usados no ambiente laboral com o objetivo de proteger os trabalhadores dos riscos inerentes aos processos industriais.

Concluso
Concluimos que, a segurana no trabalho essencial tanto para o trabalhador quanto ao empregador. As empresas devem procurar minimizar os riscos a que esto expostos seus funcionrios pois, apesar de todo avano tecnolgico, qualquer atividade envolve um certo grau de insegurana e a falta de um eficaz sistema de segurana acaba causando problemas de relacionamento humano, produtividade, qualidade dos produtos e/ou servios prestados e o aumento de custos.

Integrantes
Dalila Cristina Braga Diogo Henrique Silva Franciane Alameda Guilherme Rafael Rezende Leliani dos Santos Arajo Leila Maciel da Silva Lucas de Haro Rafael Carvalho de Rezende

You might also like