You are on page 1of 25

MATUTINO MDULO III

PLANEJAMENTO DE OBRAS
TCNICO EM EDIFICAES Professora: Larissa Andrade de Aguiar, Eng. Civil, MSc

Maro de 2014

Sequncia das atividades, a ordem em que elas ocorrem e que tipo de dependncia existe entre elas. A definio das duraes e o estabelecimento da interdependncia entre as atividades so os pontos chave do planejamento. Uma sequncia incorreta de atividades vai gerar um produto sem qualquer aplicabilidade prtica. importante atentar para o fato de que o melhor computador do mundo no corrigir uma rede malfeita.

O planejador identifica e registra quais as predecessoras para cada atividade, ou seja, de que outras atividades ela depende imediatamente ou diretamente. importante ressaltar o termo imediatamente; na construo de um prdio, por exemplo, a pintura do 10 andar obviamente no pode acontecer antes da concretagem dos pilares do 4 andar, mas esta no se caracteriza como uma atividade imediatamente anterior - a aplicao da massa corrida, ao contrrio, seria imediatamente anterior. Outros termos usualmente empregados para as atividades predecessoras so: precedentes, antecessoras, antecedentes.

O conceito de sucessora exatamente o inverso do de predecessora. Uma atividade sucessora a outra aquela que pode ser iniciada imediatamente aps a concluso desta. No difcil perceber que, se A predecessora de B, ento B sucessora de A. Outros termos usualmente empregados para as atividades sucessoras; sucedentes e subsequentes. Nem toda atividade tem predecessora. As atividades iniciais de um projeto no tm predecessoras, pois podem ser iniciadas a partir do instante zero, no dependendo da ocorrncia anterior de nenhuma outra tarefa. Nem toda atividade tem sucessora. As atividades finais do projeto no tem sucessoras, pois nada vem em seguida a elas.

Ter em mente a noo de dependncia imediata fundamental para que no se crie vnculos redundantes na rede.

Ligao Redundante

O quadro de sequenciao o tabela em que se definem e se registram as atividades e suas relaes de interdependncia. Tipicamente ele possui trs colunas:

Cdigo: identificao simplificada da atividade pode ser com letras, nmeros ou alfanumrica; Atividade: Nome da tarefa, tal como identificada na EAP; Predecessora: Atividade imediatamente antecessora atividade em questo para identificar as predecessoras, a melhor maneira perguntar: de quem esta atividade depende?

Quadro de Sequenciao Cdigo Atividade Predecessora

Exemplo: Interpretar o quadro de sequenciao das atividades referentes 5 concretagem de um bloco de fundao:
Cdigo A
B C D E F G H

Atividade Locao da fundao


Escavao da Fundao Montagem das Frmas Obteno do ao Preparao da armao Colocao da armao Mobilizao da betoneira Concretagem

Predecessoras A B D C, E F, G

A lgica executiva delineada no quadro revela para qualquer pessoa o mesmo raciocnio: i. A obra iniciada peta locao da fundao, mas logo de sada podem tambm ser realizadas as tarefas de obteno do ao e providncias para mobilizao da betoneira; ii. Locada a estrutura, faz-se a escavao do terreno; iii. Com a escavao concluda, montam-se as frmas no local; iv. A preparao da armao (dobragem) depende da aquisio do ao; v. Para se colocar a armao dentro das frmas necessrio que estas tenham sido montadas e as barras, preparadas; vi. A concretagem requer a colocao da armao nas frmas e que a betoneira tenha sido instalada. Deve-se reparar que a atividade H (concretagem) no tem C (montagem das frmas) como predecessora, porque C no sua antecessora imediata C ficou implcita em F, esta sim uma das predecessoras imediatas de H. Pode-se dizer que C veio a reboque de F.

Cdigo

Atividade

Sucessoras

A
B

Locao da fundao
Escavao da Fundao

B
C

C
D E F G H

Montagem das Frmas


Obteno do ao Preparao da armao Colocao da armao Mobilizao da betoneira Concretagem

F
E F H H -

A experincia tem mostrado que raciocinarem termos de predecessoras mais intuitivo. Fica mais prtico fazer a pergunta: De quem esta atividade depende?, do que perguntar: Quem depende desta atividade? (ou Para quem esta atividade abre caminho?), que a indagao de quem prefere raciocinar em termos de sucessoras. Os programas de computador permitem informar e visualizar tanto predecessoras quanto sucessoras.

0 planejador deve sempre ter o cuidado de checar se as atividades sem sucessora realmente so atividades firais, e se aquelas sem predecessora sio realmente atividades iniciais.

Circularidade

fcil perceber que a circularidade tambm chamada pelo termo ingls loop ilgica e precisa ser eliminada.

A dependncia entre duas atividades dita mandatria ou de lgica rgida (hard logic), quando a ligao entre elas obrigatria. Exemplo: em uma edificao impossvel fazer o pilar sem a sua sapata eles ento constituem uma dependncia mandatria: sapata predecessora obrigatria de pilar. Outros exemplos comuns so:
armao e concreto; chapisco e alvenaria: assentamento de tubo e reaterro de vala.

H tambm dependncias mandatrias contratuais. Basta pensar no caso em que uma rea s pode ser liberada para o construtor depois de desapropriada. H ainda dependncias mandatrias externas, que so aquelas que envolvem relacionamento entre atividades do projeto e atividades que no so do projeto. Exemplo: a montagem de uma vlvula redutora de presso em uma rede de abastecimento de gua depende do fornecimento do equipamento por um fornecedor externo. Outro exemplo a limpeza do terreno depender da emisso da licena ambiental fornecida pelo rgo competente.

Enquanto a dependncia mandatria geralmente de ordem fsica, a preferencial de ordem lgica.

Conhecida como arbitrada, discricionria ou de lgica fina (soft lock). Essa uma dependncia criada por convenincia da equipe executora do projeto, em funo do plano de ataque da obra. Essa dependncia no obrigatria. O vnculo criado entre as duas atividades definido, mas existem outras sequncias aceitveis. Exemplo: na construo de um edifcio, a alvenaria do 2 pavimento no necessariamente depende da alvenaria do 1 pavimento, pois no h nenhuma restrio de ordem fsica. bem possvel pular o primeiro pavimento e atacar logo o segundo, mas por uma questo de lgica construtiva o planejador pode vincular as duas atividades.

As dependncias Tratadas anteriormente so do tipo trmino-incio (TI). Esse tipo de vnculo entre duas atividades A e B impe que, para que B comece, A dever ter sido totalmente concluda o trmino de A condio necessria para o inicio de B. A ligao TI a ligao padro. Embora vlida para a maioria dos casos, a dependncia TI nem sempre reflete o tipo de lgica que se quer imprimir rede. Exemplo tpico: vnculo entre as atividades concretagem e desfrma. Apesar de aquela ser predecessora desta, a relao precisa guardar uma defasagem entre as atividades. Assim, a lgica TI parcialmente correta, pois no reflete plenamente a lgica construtiva.

A sada para isso criar uma defasagem ou um retardo (lag), que o tempo de espera entre as duas atividades.
Ligao TI T Ligao TI + 5 dias T

A
5 dias

B
I

B
I

Outro tipo de ligao til quando uma atividade no precisa que sua predecessora esteja 100% terminada. Em outras palavras, B pode comear sem que A esteja concluda, havendo uma sobreposio entre elas. Esse tipo de ligao chamado incio incio (II), aceitando tambm incio com defasagem (lead). Um exemplo instalao hidrulica (A) e instalao eltrica (B), que podem ser iniciadas juntas (II), e alvenaria (A) e chapisco (B) de um mesmo pavimento - no preciso que toda a alvenaria do andar tenha terminado para que o chapisco comece a ser feito, bastando que a alvenaria esteja por alguns dias adiantada. Esse tipo de ligao tambm chamado de adiantamento ou antecipao (termos pouco precisos).

Ligao II I I

Ligao II + 5 dias

A
5 dias

B
I

B
I

O terceiro tipo de ligao possvel o trmino-trmino (TT). o caso em que se estipula que o trmino de uma atividade est vinculado ao trmino de sua predecessora, ou seja, o fim de B depende do fim de A. Exemplo: montagem da subestao (A) e aluguel de gerador (B) - o trmino da montagem decreta o fim da necessidade do gerador alugado.
Ligao TT T Ligao TT + 5 dias T

5 dias

B
T

B
T

O quarto e ltimo tipo de dependncia o incio-trmino (IT). Esse tipo de vinculo muito pouco utilizado. o caso em que uma atividade s pode terminar quando se iniciar outra, ou seja, o fim de B depende do incio de A. Exemplo: partida da subestao e aluguel de gerador - o incio da operao da subestao amarra o fim da necessidade do gerador alugado.

Ligao IT I

Ligao TT + 5 dias

A
5 dias

B
T

B
T

Ligao (entre A e B) TI (trmino incio) II (incio incio)

Significado A tem de terminar para B poder iniciar. A tem de ter iniciado para B poder iniciar.

TT (trmino trmino)

A tem de ter terminado para B poder terminar.


A tem de ter iniciado para B poder terminar.

IT (incio trmino)

Dos quatro tipos de dependncia, o TI o mais utilizado ( a ligao naturalmente das atividades). Em seguida vem o II. Ligaes TT e IT so muito rara se pouco a parecem nos planejamentos. Existem tambm defasagens negativas, Exemplo: TI2 dias - comeo de B acontece 2 dias antes do trmino de A. 0 uso excessivo de ligaes II, TT e IT trava a rede por impor muita restrio. Quanto mais detalhada a EAP menor a necessidade de o planejador usar defasagens. Isso porque os pacotes de trabalho sero menores e mais sequenciais entre si (TI). Exemplo: para um pavimento, alvenaria e chapisco so ll+n dias; porm, se o planejador desmembrasse a alvenaria em paredes P1, P2 etc, o chapisco seria programado para iniciar depois de uma delas, com o vnculo TI e no mais II.

Por influncia dos softwares estrangeiros, sigIas inglesas tambm so empregadas para identificar as dependncias: TI = FS (finish-start) II = SS (start-start) IT = SF (start-finish) TT = FF (finish-finish) O mtodo das flechas (ADM) s admite ligaes TI. O mtodo dos blocos (PDM) admite todos os tipos de ligao.

You might also like