You are on page 1of 14

FICHAMENTO

Metodologia do Trabalho Cientfico

Fichamento
O fichamento o ato de registrar os estudos de um livro e/ou um texto. O trabalho de fichamento possibilita ao estudante, alm da facilidade na execuo dos trabalhos acadmicos, a assimilao do conhecimento. De acordo com diversos autores, o fichamento deve conter a seguinte estrutura: cabealho indicando o assunto e a referncia da obra, isto , a autoria, o ttulo, o local de publicao, a editora e o ano da publicao. Existem trs tipos bsicos de fichamentos: o fichamento bibliogrfico, o fichamento de resumo ou contedo e o fichamento de citaes. Cada professor pode seguir um modelo de fichamento, tendo em vista, que no existe um modelo pronto e/ou determinado.

Fichar um texto significa sintetiz-lo, o que requer a leitura atenta do texto, sua compreenso, a identificao das ideias principais e seu registro escrito de modo conciso, coerente e objetivo. trata-se de um exerccio da escrita, essencial para:

a elaborao de resenhas, papers, artigos, monografias etc; assimilao e produo de conhecimento


O fichamento objetiva : Identificar as obras consultadas; Registrar o contedo das obras; Registrar as reflexes proporcionadas pelo material de leitura; Organizar as informaes colhidas;

Recurso utilizado quando no se tem acesso obra ou quando o pesquisador encontra-se na fase de levantamento de material O ideal que o pesquisador, a partir do fichamento, no necessite voltar mais ao texto original Se bem organizado, facilita a redao final do trabalho.

Tipos de Fichamento
Bibliogrfico (catalogao bibliogrfica) Citao (transcrio) Resumo (de contedo) Opinio (de comentrio ou analtico)

Estrutura do Fichamento
Cabealho Assunto Referncia : autoria, ttulo, local de publicao, editora e ano da publicao. Corpo

Fichamento de Citao
o tipo de fichamento que vai ser composto de citaes do prprio autor da obra lida. a transcrio literal do texto. Aps a leitura sistemtica da obra, o estudante/pesquisador sublinha frases, pargrafos, partes que expressam a ideia principal do autor. Ter o cuidado de abrir e encerrar com aspas e indicar a pgina da qual se fez a transcrio. Quando se fizer supresso de alguma parte da obra, deve-se indicar tal supresso com reticncias entre colchetes [...]
Conforme a ABNT (2002a), a transcrio textual chamada de citao direta, ou seja, a reproduo fiel das frases que se pretende usar como citao na redao do trabalho.

Modelo de fichamento de citaes


Educao da mulher: a perpetuao da injustia (pp. 30 132). Segundo captulo. TELES, Maria Amlia de Almeida. Breve histria do feminismo no Brasil. So Paulo: brasiliense, 1993. uma das primeiras feministas do Brasil, Nsia Floresta Augusta, defendeu a abolio da escravatura, ao lado de propostas como educao e a emancipao da mulher e a instaurao da Repblica (p.30) na justia brasileira, comum os assassinos de mulheres serem absolvidos sob a defesa de honra (p. 132) a mulher buscou com todas foras sua conquista no mundo totalmente masculino (p.43) Fichado por: Stela

Fichamento resumo ou contedo


o que contm uma parfrase do trecho lido, isto , a transcrio das ideias do autor com palavras prprias. O resumo uma forma de citao, chamada citao livre ou conceitual, e por isso deve vir precedido ou cedido, no texto, da referncia bibliogrfica. O resumo de cada tpico ou pargrafo e a sua correspondente anotao supem a compreenso do texto inteiro e a adequao ao problema que se quer resolver. Pode-se fazer uma reproduo livre do trecho lido ou se pode acompanhar a mesma linha estrutural do texto. O resumo pode ser do tipo esboo ou do tipo sumrio.

Modelo de fichamento de resumo ou contedo


Educao da mulher: a perpetuao da injustia (pp. 30 132) segunda captulo.
TELES, Maria Amlia de Almeida. Breve histria do feminismo no Brasil. So Paulo: brasiliense, 1993. O trabalho da autora baseia-se em anlise de textos e na prpria vivncia nos movimentos feministas, como relato de uma prtica. A autora divide seu texto em fases histricas compreendidas entre Brasil Colnia (1500 1822), at os anos de 1975 em que foi considerado o Ano Internacional da Mulher. A autora trabalha ainda assuntos como mulheres da periferia de So Paulo, a luta por creches, violncia, participao em greves, sade e sexualidade. Fichado por:

Local:

Fichamento Bibliogrfico
As fichas bibliogrficas so as que registram as informaes bibliogrficas completas e as anotaes sobre tpicos da obra, as palavras-chave e a temtica do texto. O primeiro passo de uma pesquisa bibliogrfica fazer um levantamento bibliogrfico nas bibliotecas que se tem acesso, montando para isso seu prprio banco de dados bibliogrfico. O uso do arquivo eletrnico (word, excel, acess...) facilita a catalogao desses dados, oferecendo assim maior rapidez na localizao e transcrio dos dados. a descrio, com comentrios dos tpicos abordados em uma obra inteira ou parte dela.

Modelo de fichamento bibliogrfico

TELES, Maria Amlia de Almeida. Breve histria do feminismo no Brasil. So Paulo: brasiliense, 1993.

A obra insere-se no campo da histria e da antropologia social. A autora utiliza-se de fontes secundrias colhidas por meio de livros, revistas e depoimentos. A abordagem descritiva e analtica. Aborda os aspectos histricos da condio feminina no Brasil a partir do ano de 1500. A autora descreve em linhas gerais todo s processo de lutas e conquistas da mulher.
Fichado por:

Fichamento Crtico
nesse tipo de ficha que o estudante/pesquisador vai alm de descrever o contedo da obra lida, ele interpreta incluindo uma crtica pessoal s ideias expressas pelo autor da obra. O fichamento crtico a base, juntamente com o de resumo para a construo de resenhas. uma anlise crtica do contedo, tomando como referencial a prpria obra. uma interpretao de um texto obscuro para torn-lo mais claro, a comparao da obra com outros trabalhos sobre o mesmo tema; a explicao da importncia da obra para o estudo em pauta. a elaborao pessoal sobre a leitura e deve conter: comentrios (parecer e crtica) e ideao (novas perspectivas).

Modelo de Fichamento Crtico


NBREGA, V. L. O latim para as profisses liberais. In: ____. Metodologia do Latim. 2. ed. Rio de Janeiro: Acadmica, 1962. p. 47.
A posio Adotada por Nbrega em relao importncia do latim para as

diversas profisses liberais supe que esta lngua seja muito bem ensinada, de
modo a dar aos profissionais competncia para o desempenho cultural. Como o latim vem sendo mal ensinado, a sua utilidade fica prejudicada ou diminuda. Fichado por:

Local:

You might also like