You are on page 1of 48

O nascimento da arte como ns conhecemos

1000.C.:

diversos povos ao redor do mar Egeu (em especial, Drios e Jnios) Pequenas comunidades distantes (pleis=cidades estados): Independentes Isoladas Pobres Iletradas

Desenvolvimento:

Aumento

populacional Aumento do comrcio Uso da moeda Criao do alfabeto Contato com culturas e povos diferentes (Egito e Oriente prximo)
Posio

geogrfica e relevo:

-dificultou o contato entre as cidades - formao de cidades-estados (plis) - muitas ilhas: favoreceu o comrcio martimo e portos

Pleis:

possuiam a lngua e a religio em comum Deuses gregos: Imagem do prprio homem Podiam ter filhos Tinham personalidade humanizada (passionalidade, fria, cime...) Possuam beleza insupervel

Moravam no Monte Olimpo Mais alta montanha da Grcia No tocava a Terra Cercada de muros No existem estaes Espao agradvel e familiar (humanizao do espao divino)

Dizem as lendas gregas que, no princpio, havia somente o grande Caos, do qual surgiram os Velhos Deuses, ou Tits, dirigidos pelo deus Cronos (Tempo). Zeus era um filho de Cronos e chefiou a rebelio da nova gerao dos deuses - chamados Deuses Olmpicos - que dominaram a Grcia em toda a sua poca clssica. Os principais deuses olmpicos so:

Outros

seres msticos: Centauros (cavalo + homem) Minotauro (touro + homem) Stiros (cabra + homem) Ninfas (deusas menores) Monstros (foras do mal) Heris (Homens com temperamento divino, geralmente nascidos da unio de um deus com um mortal) Mais famoso: Hrcules Pleis: Reuniam-se em competies em honra aos deuses Guerras constantes Uniam-se para defesa coletiva

Embates

famosos: Guerras prsicas (490 a 479 a.C.): Esparta e Aliados X Persas Obs.: Idade de Ouro da Cultura Ateniense

Guerra do Peloponeso (431 a 404 a.C): Esparta e aliados (Liga do Peloponeso) X Atenas (Liga de Delfos)

1100-750

a.C.: A Idade Mdia As pessoas viviam uma vida simples e difcil, quase em comunidades tribais. Os poemas picos, escritos posteriormente por Homero (Ilada sobre a Guerra de Tria, e Odissia, sobre as aventuras de Ulisses), podem ter sido inventados nesta poca para recontar a vida contempornea, apesar de que alguns estudiosos contestam esta teoria.

750-500

AC: Perodo Arcico

Com

o final da Idade Mdia, as comunidades tribais comearam a crescer como as primeiras Cidades-estado, nas quais Corinto e Esparta j se destacavam com importncia. O comrcio cresceu, trazendo aos gregos contatos com os fencios, cujo alfabeto eles adotaram. A capacidade de ler e escrever se espalhou rapidamente e os grandes poemas picos, A Ilada e A Odissia, foram os primeiros a serem escritos.

500-336 As

a.C.: O Perodo Clssico

Guerras Persas de 490-480a.C. foram o momento central deste perodo, pois ajudaram a criar o reconhecimento da identidade grega e definiram o cenrio para as grandes realizaes culturais que viriam. Em 385a.C., Plato fundou a primeira universidade, A Academia. Para o final do Perodo Clssico, a unificao da Grcia e a expanso comearam sob o reinado do Rei Felipe e seu filho Alexandre, o Grande.

OBS. O termo clssico: Excelncia, exemplo notvel do seu tipo. Histrico (Grcia e Roma antigas) Estilo Artstico do sculo V a.C.

336-146
Quando

a.C.: O Perodo Helenstico

Alexandre, o Grande morreu sem herdeiros em 323 a.C., a guerra comeou entre os seus generais. A era helenstica estava caracterizada pelo crescimento das grandes cidades, como Alexandria no Egito, e o florescimento do comrcio internacional. Em 146 a.C., os romanos conquistaram a Macednia e todo o territrio helenstico foi sujeito ao governo romano. Foi o fim do antigo imprio grego.

Civismo:

virtude enaltecida. Participao ativa na vida da cidade. Livre expresso: Estmulo s aptides individuais, bem como do orgulho criativo, traduzido em dezenas de inscries. Pensamento estimulado cotidianamente . Surgimento dos direitos polticos (Todos os homens cidados, sem importar se fossem pobres, tinham direitos polticos)

gora:

Assemblia dos cidados que se reunia para ouvir as decises dos chefes para deliberar Filosofia: compreenso da existncia humana e do funcionamento do mundo (substituio dos mitos) Abundncia de materiais para escultura e arquitetura Madeira (casas/templos/cobertas) Calcrio de vrios tipos Mrmore Cincia

Estmulo

do meio + Materiais apropriados + Esprito irrequieto e experimentalista + Humanismo = Arte que at os dias atuais serve como exemplo de excelncia tcnica e criativa

Ler artigo: http://www.infopedia.pt/$cer amicagrega,3;jsessionid=0Ts9z5WKvZ m+dyN58Leh-g__

Os Faunos eram seres meiohumanos que apresentavam caractersticas animais, frequentemente com uma cauda, pernas, orelhas ou chifres de bode, e seguiam a Baco, deus do vinho.

Laocoonte era um sacerdote troiano que, prevendo que o cavalo de madeira deixado s portas da cidade de Tria era uma armadilha, tenta alertar seus compatriotas do perigo de lev-lo para o interior da cidade. Como a cidade j estava condenada pelos deuses, Atena envia duas serpentes contra Laocoonte e seus filhos, que os dizimam, impedindo que o sacerdote obtivesse sucesso nos seus alertas.

You might also like