You are on page 1of 43

Brasil Domnios Morfoclimticos

Domnios Morfoclimticos
Clima

Hidrografia
Domnio Morfoclimtico

Relevo

Solo

Vegetao

Domnio Amaznico

Domnio Amaznico
Esse domnio ocupa cerca de 40% do territrio brasileiro. Clima equatorial (quente e mido) Domnio de terras baixas (depresses e plancies). Hidrografia abundante (bacia Amaznica); Floresta Equatorial Amaznica latifoliada (grande biodiversidade); floresta heterognea e densa. Solos pouco frteis.

As queimadas para abertura de pastos, os desmatamentos para retirada de madeira, minerao (expanso da fronteira agrcola) so os principais impactos provocados pela ao humana na Amaznia.

Domnio do Cerrado

Domnio do Cerrado
Denominado Savana do Brasil, a segunda formao vegetal mais extensa do pas. Caracteriza-se pela presena de pequenas rvores e arbustos bastante retorcidos(caduciflia e razes profundas) Clima tropical tpico (estaes seca e mida); Nos fundos de vales aparece as matas ciliares; Solos pobres e cidos. O aproveitamento econmico do cerrado vem destruindo a vegetao natural, sobre tudo a expanso agropecuria comercial mecanizada (cultivo da soja.)

Mata Ciliar

Domnio da Caatinga

Domnio da Caatinga
Formao tpica do clima semi-rido (quente e seco com chuvas irregulares); composta por arbustos e plantas xerfilas (cactceas, com folhas em espinhos), caduciflias e carnaubeira (cera que evita transpirao). Rios intermitentes. So Francisco o nico perene. Solos rasos e salinos. Esse ecossistema que vem sendo agredido ao sofrer o impacto da irrigao, drenagem, criao de pastos, latifndios e da desertificao.

Domnio dos Mares de Morros

Domnio dos Mares de Morros


Predomnio do Clima tropical de altitude Chuvas orogrficas Planaltos e serras do Atlntico. Morros ondulados (meiaslaranjas) e reas serranas (Mar, Mantiqueira, Espinhao, etc.) Vegetao tpica a Mata Atlntica (muito devastada). Solos muito suscetveis eroso. Essa paisagem sofreu grande degradao em conseqncia da forte ocupao humana.Alm do desmatamento, esse domnio sofre intenso processo erosivo (relevo acidentado e clima mido), com deslizamentos freqentes e formao de voorocas.

Restam 6,98% de Mata Atlntica Nos ltimos cinco anos foram desmatados cerca de 95 mil hectares, o equivalente a 8 mil Maracans

Domnio de Pradaria

Domnio das Pradarias


Clima subtropical; Relevo de colinas (coxilhas ou campanha gacha); Domnio de vegetao rasteira (pradarias ou pampas); Os campos esto diretamente ligados agropecuria (cereais e criao de gado). As queimadas, a desertificao e a agropecuria so os principais impactos ambientais que ocorrem nesse ecossistema.

Domnio das Araucrias

Domnio das Araucrias


Clima Subtropical (grande amplitude trmica e chuvas bem distribudas); Domnio do Planalto Meridional com depresses. Mata das Araucrias ou Pinheirais.(aciculifoliada) Solos diversificados. Alguns com grande fertilidade natural (terra roxa) outros pobres e cidos. Calcula-se que apenas 5% da rea original dos Pinheirais esteja preservada. A retirada da madeira, para a produo de mveis e papel de jornal, c a agropecuria so os principais fatores de sua devastao acentuada.

Faixas de transio

So reas intermedirias entre as regies naturais que, muitas vezes, agrupam as caractersticas de dois ou mais domnios morfoclimticos

Manguezais
Esse ecossistema apresenta caractersticas muito especiais; se, por um lado, no possui grande variedade de vegetais, por outro considerado um viveiro de animais, graas grande quantidade de matria orgnica nele existente. A vivem peixes, crustceos, aves e invertebrados. um dos ecossistemas brasileiros mais devastados e ameaados pela intensa urbanizao e industrializao. Certos bairros de cidades litorneas brasileiras foram construdos sobre reas de manguezais.

Vegetao das dunas e praias


Vegetao herbcea (gramneas) e arbustiva (poucas rvores e espaadas) desenvolve-se em solo salgado e arenoso. O capim-da-praia, o capim-daareia so algumas das espcies vegetais desse ecossistema que tambm est sendo destrudo pelo excessivo crescimento urbano e pelo turismo desordenado.

Invaso urbana nas reas de mangue

Mata dos Cocais


Abrange predominantemente os estados do Maranho , Piau Cear, Rio Grande do Norte e Tocantins. Est numa zona de transio entre os ecossistemas da Amaznia e da caatinga. Constitui uma formao vegetal secundria, por seu acentuado desmatamento, Nesse ecossistema predominam dois tipos de palmeira muito importantes para a economia local:

- Babau, de cuja amndoa se extrai o leo; as folhas so usadas para a cobertura de casas e o palmito, como alimento, Um rico artesanato emprega suas fibras para confeccionar esteiras, cestos e bolsas. Da casca do coco, podem ser retira dos o alcatro e o acetato.
- Carnaba, cujo produto mais conhecido e a cera. Como tudo dessa palmeira pode ser aproveitado (folhas, caule, fibras), o nordestino denominou-a "rvore da providncia".

Pantan al O pantanal uma das principais zonas de transio


encontrada no Brasil. Ele um complexo ambiental de suma importncia, pois compreende uma grande diversidade de fauna e flora

A pecuria e a utilizao de enormes monoculturas, fazem o despejo de uma grande quantidade de agrotxicos aos rios. Nesse sentido, a preservao dessas zonas de transio so consideradas de suma importncia para a existncia dos domnios morfoclimticos brasileiros. Pois eles estabelecem uma relao direta com a fauna, flora, hidrografia, clima e morfologia, conservando o equilbrio dos frgeis sistemas ecolgicos.

You might also like