You are on page 1of 37

INTRODUO

As chaves secionadoras so dispositivos destinados a isolar equipamentos ou zonas de

barramentos, ou ainda, trechos de LTs.

Tipos Construtivos
Os tipos construtivos de chaves esto definidos em diversas normas.

apresentada a seguir a classificao segundo as normas ANSI,


definidas com relao ao tipo de abertura ou ao modo de operao, ou ainda, ao meio de movimentao do contato mvel.

Abertura Vertical

As chaves de abertura vertical podem ter montagem horizontal,

vertical ou invertida, sendo aplicadas para isolar equipamentos


e circuitos, para desvio (by-pass) ou como chave seletora.

Abertura Vertical

Dupla Abertura Lateral

Essa chave composta por trs colunas de isoladores fixadas sobe uma base nica, sendo a coluna central equidistante das duas colunas externas. O movimento de abertura ou fechamento do contato mvel dse num plano paralelo ao plano de montagem da base, atravs da rotao da coluna central.

Dupla Abertura Lateral

Abertura Lateral

A chave composta por duas colunas de isoladores ligadas a uma nica base, sendo o contato fixo suportado por uma coluna fixa e o contato mvel por uma coluna rotativa.

O movimento de abertura ou fechamento da lmina d-se em um plano paralelo ao plano de montagem da chave.
As chaves de abertura lateral podem ter montagem horizontal, vertical ou invertida, sendo aplicadas para isolar equipamentos e circuitos, para desvios ou como chave seletora

Abertura lateral.

Abertura CENTRAL

A chave seccionadora com abertura central composta por duas colunas de isoladores, ambas rotativas e ligadas a uma nica base. O movimento de abertura e fechamento da lmina seccionada em duas partes fixadas ao topo das colunas rotativas, ficando o contato macho na extremidade de uma das partes da lmina e a fmea, na outra. Esse tipo de chave tem montagem horizontal ou vertical, sendo aplicada para isolar equipamentos e circuitos, para desvio ou como chave seletora.

Abertura

Central.

Abertura Semi Pantogrfica

Tambm chamado de chave vertical reversa, este tipo de chave composto por duas ou trs colunas de isoladores. O movimento de abertura ou fechamento da lmina d-se num plano perpendicular ao plano de montagem da base, na qual esto fixadas as duas colunas de isoladores, uma rotativa e outra fixa.

Existem duas possibilidades de montagem dos contatos fixos: em coluna de isoladores invertida ou diretamente no barramento.

Abertura Semi Pantogrfica

Abertura Operao por

vara de manobra

A chave composta por duas colunas de isoladores fixas. A abertura ou fechamento da lmina d-se atravs de engate da vara de manobra a um gancho ou olhal apropriado. Sua montagem pode ser vertical ou invertida.

Abertura Operao por

vara de manobra

LoadBuster
Ter um equipamento de interrupo instalado em cada chave seccionadora, chave fusvel ou fusvel de potncia no sistema de distribuio desnecessariamente caro.
A ferramenta porttil de interrupo sob carga Loadbuster, leva o interruptor at a chave seccionadora, chave fusvel ou fusvel de potncia onde quer que seja necessria capacidade de manobra sob carga, mas somente onde for necessrio.

No h necessidade de procedimentos de manobra complexos envolvendo aberturas e novos fechamentos de disjuntores de linhas e de alimentadores para permitir manobra sem carga.

Chave Seccionadora Tripolar Uso Externo Abertura sob carga.

Abertura sob carga.

Chave Seccionadora Tripolar Uso Externo

Chave Seccionadora Tripolar Uso Externo Abertura sob carga.

Punho de Manobra.

Chave Seccionadora Tripolar Uso Interno.

Chave Seccionadora Tripolar Uso Interno.

Chave Seccionadora Tripolar Uso Interno.

Chave Seccionadora Tripolar Uso Interno.

Chave Seccionadora

Tipo de Operao
Operao em Grupo

Os plos da seccionadora so interligados mecanicamente atravs de hastes ou cabos e so operados simultaneamente. As chaves de operao em grupo podem ter ainda comando direto e indireto. No primeiro caso, o movimento transmitido s colunas rotativas atravs de um dos prprios plos. J no caso de comando indireto, o movimento transmitido atravs de rolamentos auxiliares, denominados bases de comando.

Tipo de Operao

Operao Monopolar

Os plos so comandados individualmente, sem interligao mecnica entre eles. A operao monopolar tambm pode ser direta ou indireta.

Tipo de Operao

Comando Manual

Comando Motorizado
Os comandos motorizados podem ser realizados atravs de motores eltricos, acionadores hidrulicos, pneumticos, etc.

Tipo de Operao
Dimensionamento da chave fusvel para SE de 13,8 kV em funo da demanda.

Caractersticas Eltricas

Tenso Nominal: aquela para a qual o seccionador foi projetado para funcionar em regime contnuo, e deve ser igual a tenso mxima de operao prevista para o sistema em que ser instalado. Corrente Nominal: aquela que o seccionador deve conduzir continuamente sem que sejam excedidos os limites de temperatura previstos em norma. ABNT: 200-400-600-800-1200-1600-2000-2500-3000-4000-5000-6000A Os seccionadores devem tambm suportar condies de trabalho acima do nominal:

Caractersticas Eltricas
Os seccionadores devem tambm suportar condies de trabalho acima do nominal: Sobrecarga Contnua:

a corrente de qualquer valor, superior a corrente nominal do seccionador, que capaz de conduzi-la durante um perodo de tempo suficientemente longo para permitir a estabilizao de sua temperatura de operao.

Tm Ta I SC I n Tm 40

Caractersticas Eltricas
Sobrecarga Contnua:

Fator de Sobrecarga

Tm Ta I SC I n Tm 40 I SC Fs Im

I sc In

Corrente de sobrecarga admissvel na temperatura ambiente considerada, em A Corrente nominal do seccionador referida temperatura ambiente de 40C Temperatura permissvel no ponto mais quente do seccionador que normalmente se localiza nos contatos, conexes e terminaes Temperatura ambiente

Tm Ta

EXERCCIO - 1

Tm Ta I SC I n Tm 40

I SC Fs Im

Calcular o fator de sobrecarga admissvel numa chave seccionadora unipolar de 630/15kW, instalada numa rede area em que a temperatura ambiente de 25C ??

Caractersticas Eltricas
Os seccionadores devem tambm suportar condies de trabalho acima do nominal por um curto perodo de tempo: Sobrecarga de Curta Durao:

Caracteriza-se pela corrente que o seccionador pode conduzir acima de sua capacidade nominal, durante um perodo de tempo especificado, sem que sejam excedidos os limites de temperatura dados por norma.

40 Ta I SC I n 1 A T t Tm 1 e

Caractersticas Eltricas
Sobrecarga de Curta Durao:

40 Ta I SC I n 1 A T t Tm 1 e

T
T
t

Elevao de temperatura mxima admissvel para qualquer componente do m seccionador em graus clsius

Tempo de circulao da corrente para o qual se inicia o processo de estabilizao trmica em minutos Constante trmica do equipamento. Para um valor crescente de T/t, a corrente de sobrecarga admissvel da corrente de curta durao se aproxima do valor admissvel da corrente de sobrecarga contnua. Para seccionadores de 15kV, o valor de t de 40 minutos

EXERCCIO - 2
Sobrecarga de Curta Durao:

40 Ta I SC I n 1 A T t Tm 1 e

Determinar a corrente mxima de sobrecarga de curta durao para o exemplo anterior, considerando que o tempo de sobrecarga de 70 minutos, o suficiente para se realizar uma transferncia de carga entre alimentadores a fim de possibilitar um reparo na rede de distribuio sem desligar os consumidores da rea.
*considere de 35 graus celsius (ligas de cobre no ar) b) O que aconteceria como o valor da corrente de sobrecarga de curta durao se o t = 140? c) E se a temperatura ambiente fosse de 35 graus?

You might also like