You are on page 1of 8

Evoluo do Pensamento Econmico

Parte II

CLSSICOS

UNIMONTES Economia I Professora: Elbe Brando

Adam Smith -1723/1790


Precursor da moderna Teoria Econmica O mercado como que guiado por uma mo invisvel, a partir da livre iniciativa (laissez Faire), do trabalho humano, levando em conta a produtividade e proteo a sociedade. Adotava uma atitude liberal, apia o no intervencionismo, pois ele acredita que o intervencionismo prejudica mais. Escreveu o livro a riqueza das Naes- Liberalismo de mercado, Estado mnimo e diviso do trabalho. O grande insight de Smith foi enfocar o TRABALHO como fonte de riqueza e no a natureza (como defendia os fisiocratas). O trabalho produzia riqueza em qualquer rea e no apenas na terra. Riqueza =mercadoria e servios de que todas as pessoas consomem.

David Ricardo 1772/1823


Todos os custos se reduzem a custos de trabalho e mostra como a acumulao de capital, acompanhada de aumentos populacionais, provoca uma elevao na renda. Desenvolve estudos sobre comrcio internacional e a teoria das vantagens comparativas. Desenvolve um modelo teorico fundamentado numa economia predominantemente agrcola, procurando determinar as leis que regulam a distribuio do produto entre as diferentes classes sociais. Principal contribuio o princpio dos rendimentos decrescentes, devido a renda da terra e a Lei do Custo Comparativo. A acumulao de capital>acompanhada do crescimento populacional > elevao da renda das terras > rendimentos decrescente diminuem at o lucro e a poupana serem nulos > economia estacionria > subsistncia. Seus estudos deram origem a corrente neoclssica e marxista.

Thomas Malthus - 1766/1834


Sistematiza uma teoria geral sobre a populao, assinalando que o crescimento da populao dependia da oferta de alimentos dando apoio teoria dos salrios de subsistncia e levantando o problema do excesso populacional. Expressou claramente o pessimismo da escola clssica. Para Malthus, a populao e a riqueza podem crescer, mas h um limite no qual se chega a um estado estacionrio, em que a vida ser miservel, mera sobrevivncia. A populao cresce de forma geomtrica e alimentos crescem de forma aritmtica. Ele no levou em considerao o crescimento tecnolgico e o controle da natalidade. A TERRA NO PROCRIA A POPULAO SIM.

John Stuart Mill 1806/1873


Sintetizador do pensamento neoclssico, cosolidando o exposto anteriormente avanando ao incorporar elementos institucionais e ao definir melhor restries, vantagens e funcionamento de uma economia de mercado. Liberal mas profundamente preocupado pelas questes sociais, defendeu a liberdade sindical e o cooperativismo. Tambm foi pioneiro do feminismo e , em sua juventude, foi preso por propagar mtodos de controle de natalidade. Sua principal obra foi Principios de Economia Poltica 1848. Ficou conhecido como o sintetizador do pensamento clssico.

Jean Baptiste Say 1768/1832


Retomou a obra de Smith e a ampliou. Deu ateno especial ao empresrio e ao lucro. A lei de Say: A oferta cria sua prpria procura. Toda oferta cria sua prpria demanda. O aumento da produo transformar-se-ia em renda dos trabalhadores e empresrios, que seria gasta na compra de outras mercadorias e servios.

Karl Max 1818/1883


O mais eminente terico do comunismo. Introduziu o problema dos detentores dos meios de produo; explorao da mo de obra humana; lucro sobre o trabalhador: mais valia. S o trabalho dava valor as mercadorias. A caractersitca essencial do sistema capitalista , esta na apropriao privada da mais-valia. Acreditava que o valor da troca depende da quantidade de trabalho despendida. Valor de uso: representa a utilidade que um bem proporciona a pessoa que possui. Valor de troca: Exige um valor de uso mas no depende dele. Obra principal O CAPITAL.

Obrigada

You might also like